10/10/2018

CAVE STORY | Discurso Direto



Cave Story, o trio das Caldas da Rainha que se tornou um quarteto durante a tour de lançamento do seu primeiro LP "West" (2016), voltam às edições. O segundo longa duração tem o título "Punk Academics". Ao longo do disco percorremos as lições do DIY, do punk, do hardcore. Aqui tornadas um objeto. Estudo de caso sobre a influência sem preconceito, da libertação física dos Black Flag, ludicidade dos Minutemen, ou a contemplação que nunca se perde de vista dos Television. Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Ricardo Mendes, um dos elementos dos Cave Story.

Portugal Rebelde - “Punk Academics” foi gravado numa pequena casa no Oeste. Como é que decorreu o processo de gravação deste disco?

Ricardo Mendes - Em comparação aos nossos outros discos, também gravados na nossa sala de ensaios, este disco foi gravado durante o processo de composição. Ao contrário do West, que escrevemos e ensaiamos as músicas primeiro antes de gravar tudo de enfiada, no Punk Academics fomos compondo há medida que íamos gravando e trabalhando as músicas de forma mais espontânea.

PR - O que é que mudou na banda com a passagem a quarteto?

Ricardo Mendes - Na verdade podemos dizer que a banda já é quarteto desde a apresentação do West, quando convidámos o Zé a participar connosco ao vivo através de camadas mais experimentais utilizando um sampler, gravador 4 pistas e teclado fazendo manipulação em tempo real (ao vivo). Neste disco queríamos o mesmo em estúdio e claro que ele fez parte de toda a composição. Queríamos algo com mais texturas em vez de por-mos mais uma guitarra por exemplo.

PR - Numa frase como caracterizas este “Punk Academics”?

Ricardo Mendes - Não é um disco de punk, mas sim um estudo sobre todas as influências que temos e que nos inspiram como músicos e da maneira como trabalhamos (DIY).

PR - Qual é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste disco “?

Ricardo Mendes - Penso que seja a faixa que dá nome ao disco “Punk Academics”. É uma faixa de 8 minutos (onde existe a piada que uma música de 8 minutos não pode ser punk), que percorre todas as nuances deste disco. Desde as partes mais caóticas até às partes mais calmas.

PR - “Punk Academics” é apresentado no próximo dia 20 de Outubro no Clube de Vila Real, no âmbito circuito Super Nova. O que é que o público pode esperar destes concerto?

Ricardo Mendes - Estamos muito entusiasmados por poder tocar um trabalho novo e de o poder mostrar em todo lado. Vai ser um novo ciclo na nossa banda e penso que estes concertos possam ser mais físicos mas com a mesma entrega que temos desde sempre.




Sem comentários:

/>