09/11/2018

CARLOS BICA | "Azul in Ljubljana"


"Azul in Ljubljana" é o título do mais recente álbum de Carlos Bica e do seu trio Azul com Frank Möbus e Jim Black.

Depois de "More Than This“ (2016) álbum premiado pela crítica nacional e internacional, surge este novo álbum gravado ao vivo em 2015 no Festival de Jazz de Ljubljana no qual o trio optou por revisitar algumas das composições dos anteriores álbuns, dando-lhes uma nova vida. Este será o sétimo álbum do trio Azul de Carlos Bica, que já conta com mais de 20 anos de existência. "Azul in Ljubljana“ lançado do passado mês de Julho pela prestigiada editora Clean Feed.

Entre os vários projetos musicais que lidera, e para lá das suas participações em outras áreas como o teatro, a dança e o cinema, o seu trio Azul com Frank Möbus e Jim Black tornou-se a imagem de marca do contrabaixista e compositor. Foi com estes dois músicos, que fazem hoje parte integrante da personalidade musical do projeto, que Bica inaugurou a sua discografia pessoal, em 1996. 

O álbum chamou-se "Azul" e o grupo também. A formação manteve-se, amadureceu uma identidade musical – que se confunde já com a do próprio Carlos Bica –, e foi através dela que o contrabaixista voltou a expor notáveis resultados em 1999 com "Twist", em 2003 com "Look What They've Done To My Song", em 2006 com "Believer", em 2011 com "Things About“ e em 2016 com "More Than This". Pelo meio editou outros álbuns que contribuíram para o enriquecimento da discografia nacional, como "Diz“, "A Chama do Sol“, "Single“ ou "Matéria-Prima“.

Sem comentários:

/>