Com uma tour internacional de mais de 150 concertos e a nomeação para o Grammy Latino na categoria de Melhor Música em língua portuguesa, chegou a vez de Lisboa e Porto conhecerem Francisco, el Hombre. É com o disco “Soltasbruxa”, que se apresentam na Casa da Música e no B.Leza, nos dias 23 e 24 de Novembro.
Francisco, el Hombre nasceu com os irmãos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, que cresceram a viajar pelo mundo, acompanhados pelos seus instrumentos. Passaram por vários continentes, entre os quais América, Europa e África, e encontraram em São Paulo, Brasil, a sua base. Foi nesta grande metrópole que Francisco, el Hombre se concretiza como banda, nome inspirado numa lendária personagem popular da cultura colombiana que andava pelas ruas a tocar acordeão.
Os Francisco, el Hombre de hoje apresentam uma música que transita suavemente entre o formato acústico e o elétrico, espelhando uma corrente musical nómada e transcultural. Em palco, deixam a fluidez de uma música nutrida pelas suas experiências pessoais e um sentimento universal latino-americano.
Pachanga Folk é o nome de batismo atribuído ao género musical da banda, uma combinação de sonoridades tradicionais e regionais latino-americanas, cantadas em espanhol com sotaque brasileiro, em português com sotaque latino e, ainda, em inglês “à la mexicana”.
As suas produções mais recentes ganham ainda novos temperos com a experimentação de influências como o coco, a cumbia, o maracatu, a sala, o samba e a ciranda.
Em 2013, lançaram o primeiro EP, “Nudez”, disco que deu início ao percurso de Francisco, el Hombre enquanto banda. Dois anos depois, lançam o EP “La Pachanga”, gravado nos estúdios da Red Bull em São Paulo.
“Soltasbruxa”, de 2016, foi o disco revelação da banda, com uma tour internacional com mais de 150 concertos e a nomeação para o Grammy Latino na categoria de Melhor Música em Língua portuguesa. É com esse disco que se apresentam, pela primeira vez, em Portugal para dois concertos únicos na Casa da Música e no B.Leza, nos dias 23 e 24 de Novembro, respetivamente. O preço dos bilhetes é de 15 euros.
A tour de estreia europeia passará, ainda, por Barcelona, Madrid e Granada.

Sem comentários:
Enviar um comentário