22/01/2019

THE WALKS | Discurso Direto


The Walks regressaram aos discos no passado mês de Novembro com a edição de um novo trabalho, “Opacity”. O disco é composto por 8 temas originais, incluindo “I Guess...”, fruto de uma parceria com Ghost Hun. Hoje em "Discurso Direto" são meus convidados The Walks.

Portugal Rebelde - É verdade que este “Opacity” resume de alguma forma as novas vivências da banda e as mudanças na sonoridade?

The Walks - Sem dúvida. Todos os processos que levaram à materialização do novo álbum foram vividos, por nós, de uma forma bastante intensa. As escolhas que fizemos, desde o inicio, obrigaram-nos a saír da nossa zona de conforto e a trabalhar arduamente a fim de alcançarmos os objectivos a que nos tínhamos proposto. Durante esse período moroso, passámos por muitas experiências de vida, tanto na banda como individualmente, que foram moldando a sonoridade e o ambiente do disco. Existe muito sentimento nosso nas faixas, fazendo com que este álbum tenha uma genuinidade que queremos relevar.

PR - Podemos dizer que este disco apresenta “duas faces”, uma “mais brilhante”, animada e outra “mais negra”?

The Walks - Claro que sim, se bem que essa aparente divisão não se torna totalmente estanque. A nível de sonoridade, é transparente a diferença das 4 primeiras faixas para as 4 subsequentes. No entanto, analisando cada tema, percebe-se que, nem sempre um tema alegre tem uma mensagem positiva e nem sempre um tema mais "carregado" demonstra uma ideia ou pensamento derrotista. A subtileza das nuances faz a diferença e isso resume "Opacity". A própria vida é repleta destas incongruências e a nossa existência é determinada pelas vários níveis de opacidade que, de certa forma, influenciam a nossa percepção da realidade.

PR - Qual é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste disco?

The Walks - Possivelmente, o tema que escolhemos para a apresentação do álbum, "Special", é o que traduz este conceito de forma mais clara. Tem uma abordagem colorida e dancável, em que o próprio nome tem uma conotação, tendencialmente, positiva, onde até o video nos transporta para um ambiente de festa e boa disposição. No entanto a mensagem do tema é tudo menos isso. Leva-nos a reflectir sobre as consequências mais nefastas de tudo aquilo que, à primeira vista, confere-nos conforto e prazer.

PR - Numa frase apenas como caracterizariam este “Opacity”?

The Walks - Sem querer aparentar ser grandioso e pretensioso, "Opacity" resume a nossa própria história de vida, como seres humanos e partes integrantes desta sociedade moderna.


Sem comentários:

/>