18/02/2019

FILIPA SOUSA | Discurso Direto


“Acreditar” é o álbum de estreia da cantora algarvia Filipa Sousa e o culminar de uma carreira de vinte anos em que, tendo sempre o fado como ponto de partida, essência e matriz, lançou pontes a outros géneros musicais – do rock à música electrónica de dança e à fusão do fado com sonoridades a ele estrangeiras, nos Al-Mouraria e no Gato Malvado Ensemble. Com um sonho para cumprir e espírito de aventura, Filipa Sousa foi uma das finalistas do concurso televisivo “Operação Triunfo” (2007), ganhou a I Grande Noite de Fado do Algarve (2008), foi a surpreendente vencedora do Festival RTP da Canção em 2012 com “Vida Minha” (Carlos Coelho/Andrej Babić). O álbum "Acreditar" vai ser apresentado no Auditório Municipal de Albufeira no próximo dia  23 de Fevereiro. Hoje em "Discurso Direto" é minha convidada Filipa Sousa.

Portugal Rebelde - O álbum “Acreditar” é o retrato fiel de uma cantora madura, segura do caminho (percorrido e) a percorrer?

Filipa Sousa - Acreditar foi sempre uma constante neste caminho. Sempre disse que só tomaria a decisão de gravar quando tivesse certezas de que o caminho era por ali. Quanto ao caminho a percorrer o tempo o dirá, mas por enquanto estou muito feliz por me ter encontrado um bocadinho!

PR - Que “viagem” é esta que podemos descobrir neste disco?

FS - Apesar de me dedicar exclusivamente à música há 11 anos, sempre fui fazendo parte de vários projectos, aceitando outros desafios consciente de que, não sendo o meu destino, fazia parte da jornada e levar essas experiências na bagagem iriam ajudar-me a decidir por onde ir. “Acreditar” reflecte exactamente esse caminho, um pouco de cada experiência. Não é o ponto de chegada, é mais um sonho realizado, mais uma paisagem muito bonita desta viagem, onde espero viver momentos inesquecíveis.

PR - Qual é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste disco?

FS - Não consigo escolher apenas um tema... a escolha das canções foi feita de modo gradual, com intuito de que cada tema trouxesse algo de novo em relação ao trabalho feito até ao momento. A inclusão do ensemble (cordas) em alguns temas foi a “cereja no topo do bolo”. Para perceber a essência do disco há que ouvir o disco como um todo: o “grito do amor”, o “abraço”, “há lá coisa bem melhor”, “acreditar”, “de volta”, “depois”, “miradouro (o filme)”, “Nossa Sra da Orada”, “diz que diz”, a versão mais intimista do meu tema da eurovisão “Vida Minha” e as versões de “No teu poema”, “meu amor (limão de amargura)”.

PR - Para além dos temas originais, podemos descobrir neste “Acreditar” os clássicos “No Teu Poema” (de José Luís Tinoco para a voz de Carlos do Carmo) e “Meu Amor, Meu Amor (Meu Limão de Amargura)” (de Alain Oulman e Ary dos Santos para a voz de Amália). Há alguma razão especial para a escolha destes temas?

FS - São ambos temas dos quais gosto muito e achei que eram os ideiais para dar o toque de “fado sem ser bem fado”. No caso de “Meu amor, Meu amor”, para além do destaque do piano, escolhi incluir o fliscorne para dar mais “leveza” ao tema.

PR - Para terminar, nesta disco presta uma a “Nossa Senhora da Orada”, padroeira dos pescadores de Albufeira. Este é um tema muito especial para si?

FS - Tenho algumas canções minhas mas apesar de ter um gosto especial cantar aquilo que escrevo, o meu processo de escrita sempre foi stressante quando não encontro uma ou outra palavra. Este tema surgiu na véspera do concerto na escadaria da capela da Nossa Sra. da Orada. Eu queria muito cantar um tema em homenagem e acordei a meio da noite a pensar na letra, escrevi sem hesitar, criei a melodia, e no dia seguinte, em conjunto com o Pedro Frias tornámo-la realidade, a tempo do concerto! Quem me dera ter mais momentos criativos como este!


Sem comentários:

/>