13/06/2019

FAUX TAPES APRESENTA DISCO DE ESTREIA


Faux Tapes é um projeto de instrumentais com estética alternativa, post-rock e ambiente, que apresenta agora o seu álbum de estreia. João Pedro Nogueira, que tem como principal instrumento a guitarra, escreveu todos os temas, fez todos os arranjos e programações. Também tocou e gravou todos os instrumentos presentes no álbum.

O trabalho apresentado neste projecto explora ambientes amplos e profundos, com texturas detalhadas e com timbres lo-fi com carácter intencionalmente nostálgico. A componente melódica acrescenta conteúdo emocional enquanto a rítmica, quando presente, complementa a dinâmica dos temas e adiciona espessura. Uma grande variedade de instrumentos acústicos, electro-acústicos, eléctricos, electrónicos e virtuais foram utilizados. Esta variedade apresenta-se porém de forma coerente e complementar ao longo de todo o álbum.

O disco é composto por 9 temas, numa duração total de 47 minutos, em que se procurou um alinhamento dinâmico com contrastes rítmicos e sonoros para captar o interesse do ouvinte ao longo de todo o álbum. Há temas com composição predominantemente post-rock a contrastar com temas mais ambientais, atmosféricos, contemplativos e introspectivos.

Na escrita deste trabalho foi dado muito espaço a técnicas experimentais que enriqueceram os temas com uma sonoridade mais orgânica, em contraste com uma sonoridade tendencialmente mais técnica e quantizada da música electrónica em geral. A utilização de gravações de campo enriquecem as texturas e acrescentam o elemento natureza para enfatizar a profundidade e dramatismo em alguns temas.

Neste momento, o álbum encontra-se à venda no Bandcamp em formato digital e cassete de áudio e estará mais tarde disponível nas principais plataformas de venda online e streaming.

Sem comentários:

/>