18/09/2019

SOPAS DE CHAVALO CANSADO | Discurso Direto


A poucos dias de se apresentarem na Sociedade Harmonia Eborense, recebemos hoje em "Discurso Direto" a banda de rock progressivo Sopas de Chavalo Cansado, 

Portugal Rebelde - Mais que uma banda, os Sopas de Chavalo Cansado são um colectivo artístico. Querem explicar um pouco melhor esta ideia?

Sopas de Chavalo Cansado - A ideia de colectivo artístico prende-se com o facto de estarmos abertos a colaborar com artistas de outras áreas para enriquecer o nosso projeto. Dessa abertura surgiram colaborações ao nível da escrita (letras), realização de vídeos, fotografia, trabalho de estúdio, ou até mesmo pintura e desenho aplicados ao nosso merchandising. Basta pesquisar online para identificar os artistas do colectivo e ouvir o nosso trabalho para perceber a sua influência.

PR - A banda sofreu nos últimos anos algumas mudanças com a saída e entrada de novos elementos. De alguma forma isto abalou o processo criativo da banda?

Sopas de Chavalo Cansado - Abalou sim, mas positivamente. Se por um lado, estas mudanças abrandaram o desenvolvimento de novos temas, por outro, ajudaram a refinar o nosso som, a reflectir sobre os temas já feitos, elevando-nos para outro patamar. Hoje já nem pensamos nisso, estamos juntos há mais de 3 anos, já gravámos um álbum e só pensamos em gravar outro no próximo ano.

PR - Depois do álbum “Forte” lançado em 2018, já estão a preparar em novas canções?

Sopas de Chavalo Cansado - Sim, canções que preencherão o nosso próximo álbum. Com o “Forte", criámos uma identidade, agora estamos mais soltos e podemos compor mais livremente, o que nos tem dado bastante gozo. A amizade também tem aumentado e esse fertilizante só dá bons frutos. Em Évora, juntamente com o “Forte”, vamos apresentar três temas novos.

PR - Sentem que os Sopas estão mais maduros musicalmente?

Sopas de Chavalo Cansado - Acreditamos que sim. Ao longo destes anos temos vindo a aprimorar aquilo que apelidamos de “som Sopas”: uma sonoridade audaz e irreverente que, tendo como base estruturas musicais semelhantes à do rock progressivo, vai buscar influências às mais diversas derivações do rock, seja ele punk, post ou alternativo. Em cada música procuramos abordar assuntos e sensações diferentes, de forma, a que cada uma seja singular, tentando ao mesmo tempo que todas elas façam sentido dentro do mesmo universo musical. Por essa razão, tanto os instrumentais como as letras são pensados ao pormenor.

PR - “No próximo dia 21 de Setembro apresentam na Sociedade Harmonia Eborense (Évora), o álbum “Forte”. O que é que o público pode esperar deste concerto?

Sopas de Chavalo Cansado - Quem assiste a um concerto de Sopas vai sentir. Vai sentir que viaja, que é rápido mas apetece dançar, vai sentir letras que derretem aparências, vai sentir irreverência, vai sentir cumplicidade. Sabemos que Évora sempre foi um lugar de Cultura, por isso estamos bastante ansiosos por mostrar lá o nosso trabalho, ainda mais numa sala como a S.H.E. A somar a tudo isto ainda há aquele gostinho especial que sentimos sempre que tocamos fora da grande Lisboa. Resumindo, tem todos os ingredientes para ser muito bom.




Sem comentários:

/>