09/11/2019

LOOSENSE | Discurso Direto


Tudo começou em 2014 numa garagem algures em Setúbal. Pedro Nobre e Diogo Costa, ambos amigos de liceu na altura, juntaram os seus gostos por ambientes instrumentais vindos da música clássica e do jazz e começaram a compor música juntos. Isto foi apenas o ponto de partida para o que se seguiria. Com a adição de mais músicos ao longo do caminho, o som da banda cresceu imenso tornando-se uma mistura entre os mais variados estilos musicais. Com uma forte secção rítmica caracterizada pelos grooves do Funk, Latin, Hip-Hop, e ideias melódicas e harmónicas vindas do mundo do Jazz, Gospel e Soul, tudo culmina em vários momentos de improvisação que exploram a criatividade de cada músico. A música de Loosense está constantemente a mudar e a evoluir, é uma viagem guiada pela vontade de criar momentos únicos que toma rumos inesperados num piscar de olhos. "Saloon" é o nome do segundo disco de originais da banda editado no passado dia 4 de Outubro. Hoje em "Discurso Direto" são meus convidados os Loosense.

Portugal Rebelde - Este “Saloon” sabe a um novo começo para a banda?

Loosense - Sem dúvida. Sentimos que este disco soa ao que sempre ambicionámos desde o inicio da banda.

PR - Em Junho do ano passado a banda juntou à família 5 novos elementos. O que é trouxe de novo ao grupo a entrada destes novos elementos?

Loosense - Esses 5 elementos vieram trazer o que nos faltava para completar o som que tinhamos em mente. Para além disso cada um deles “ofereceu” à banda a sua própria voz e a sua própria maneira de interpretar a música o que tornou o disco muito mais rico no final.

PR - Os nomes dos temas deste disco celebram alguns dos clubes e sala de espetáculos por onde a banda já passou. Esta foi a melhor forma que encontraram para perpetuar estes espaços na vossa memória?

Loosense - Não necessariamente. Os sítios que escolhemos para dar nome aos temas ficaram na nossa memória muito antes de termos decidido este conceito para o disco. Todos eles são especiais para nós de maneiras diferentes. Apenas queremos celebrar isso mesmo.

PR - Qual é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste “Saloon”?

Loosense - É difícil escolher um porque todos os temas do disco têm a sua própria entidade e diferem bastante musicalmente entre si. Mas talvez a “Taifa” seja a que melhor caracteriza a essência do disco, tendo curiosamente sido a primeira a ser composta e a última a ser arranjada.

PR - Numa frase como caracterizariam este “Saloon”?

Loosense - “Saloon” é a melhor e mais pura representação da paixão dos músicos pela música que admiram e que os inspira diariamente.



Sem comentários:

/>