“Avis 2020” é o novo EP de Rodrigo Leão, um projecto que espelha a realidade dos meses de confinamento e expressa a liberdade criativa do músico durante o período vivido em Avis, no Alentejo. São nove temas instrumentais originais, pequenas peças elegíacas que tanto expõem tranquilidade e a passagem amena do tempo, como alguma tensão, dando sentido ao período particular vivido. Com co-produção de João Eleutério e Pedro Oliveira, dois amigos de longa data de Rodrigo Leão, “Avis 2020” apresenta novas composições que aprofundam as ideias e a sonoridade de “O Método”, álbum que o músico e compositor lançou em fevereiro deste ano. O EP apresenta ainda uma nova versão para Transporte, um dos temas incluídos no álbum “O Método”.
A naturalidade dos gestos domina o EP “Avis 2020”. Ouve-se na música a atmosfera campestre, os animais, os pássaros e as cabras. Pressentem-se os passos de seres humanos por entre caminhos de terra ou pelas ervas. Sente-se o vento e o tempo a passar, o Inverno, a Primavera, a volumetria das nuvens, a natureza a mudar de pele, as cores, as formas, as flores a abrir. “A verdade é que nunca havia estado tanto tempo de seguida no Alentejo”, reflecte Rodrigo Leão. “E ver tudo isto a mudar, a natureza a transformar-se, foi muito retemperador, apesar de estarmos conscientes e também preocupados com o que se passava e de sabermos que estávamos numa situação privilegiada.”
“Tive a sorte de fazer o confinamento perto de Avis, com a minha família e dois amigos. Estivemos juntos durante dois meses nesse refúgio inesperado, uma espécie de bolha, na qual me senti mais humano e, de alguma forma, mais feliz”, confessa Rodrigo Leão. “Só as notícias me acordavam para a dura realidade e tudo o que fiz durante este momento singular acabou por ficar ligado. A verdade é que acabei por sentir durante estes últimos meses uma sensação de liberdade criativa pela qual há muito ansiava”, afirma o músico.
Foi desta forma que foram surgindo pequenas ideias de músicas através de desenhos, fotografias e pequenos vídeos que foi partilhando nas redes sociais, com pedaços de música feita espontaneamente para os iluminar. Coisas simples, segundo Rodrigo Leão, mas capazes de o estimular porque refletiam aquele tempo e espaço.
Em “Avis 2020”, Rodrigo Leão, devolve-nos o seu refúgio nestes tempos contraditórios. Como sempre, na sua música, não existem certezas, apenas a partilha generosa de dúvidas que se diluem em sons que nos transmitem o envolvimento de quem não desiste de compreender.
“Avis 2020” tem hoje edição global pela BMG, dando continuidade à parceria iniciada com a editora no lançamento do álbum "O Método".
Sem comentários:
Enviar um comentário