12/08/2020

PORBATUKA | Discurso Direto


Porbatuka Almada, fundado a 8 de Julho de 2017, é um projeto musical, artístico, performativo e cultural que tem por base a percussão, mais concretamente a percussão tradicional portuguesa. Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Tiago Araújo, coordenador do Porbatuka.

Portugal Rebelde - Antes de mais, quando e como o projeto Porbatuka começa a dar os primeiros passos? 

Tiago Araújo - Inicialmente, eu, Tiago Miguel Guerreiro Araújo, tinha como sonho desde pequeno de desenvolver um projeto musical de percussão de acordo com a minha área profissional, na minha cidade de Almada, que incluísse a parte musical, artística, performativa, educativa e cultural, cujos princípios se fundamentam em promover a solidariedade, a amizade e a integração/inclusão social. Todo este sonho se tornou real, e o projeto Porbatuka Almada foi fundado a 8 de Julho de 2017, tendo por base a percussão, mais concretamente a Percussão Tradicional Portuguesa. Este projeto conta, desde o seu começo, com o apoio da Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesias do Laranjeiro e Feijó, sendo que estes apoios tornaram possível todo o avanço e evolução do projeto até à atualidade. 

PR - A grande aposta dos Porbatuka passa pela formação musical, solidariedade, integração e inclusão social? 

Tiago Araújo - Sim, é um projeto gratuito, que aposta na formação musical dos seus tocadores, bem como promove a solidariedade, a amizade, a integração e a inclusão social, proporcionando a mesma oportunidade a todos os interessados de integrarem este projeto, com o mesmo princípio de tratamento, independentemente da sua proveniência, idade, género, raça e cultura. É um projeto que integra tocadores dos 5 aos 25 anos de idade. 
PR - Há muitos jovens a procurar as atividades dos Porbatuka? 

Tiago Araújo - No decorrer dos três anos, a procura tem sido bastante notória, uma vez que já contamos com 122 tocadores até à data, essa procura advém de todos os nossos espetáculos, bem como a nossa divulgação nas redes sociais. 

PR - Que tipo de espetáculos promovem? 

Tiago Araújo - O projeto Porbatuka Almada promove diferentes tipos de espetáculos, como por exemplo, desfiles, arruadas, animações de rua, espetáculos de palco, eventos e workshops. 

PR - Para além da música, o projeto Porbatuka tem uma forte componente visual e corporal. Qual tem sido a reação do público? 

 Para além da música, um dos objetivos do projeto é a performance coreográfica que demonstramos nas nossas atuações. Em paralelo trabalhamos a componente da formação musical (rítmica), técnica instrumental, percussão corporal e movimento/dança, pretendendo criar e inovar a nossa tradição cultural, procurando exportar a imagem de um Portugal moderno, ativo, criativo, inovador e possuidor de sólida identificação cultural. Deste modo, o feedback que temos recebido por parte do público ao longo desta nossa jornada tem sido bastante positivo, uma vez que todo o nosso trabalho desenvolvido é bastante apelativo, cativante, entusiasmante, transmitindo bastante energia aos que nos assistem. 

PR - Que memórias guardam de 3 anos de Porbatuka? 

Tiago Araújo - As memórias são imensas, e todas elas são especiais, com uma história para contar. Durante estes 3 anos, já contamos com 147 atuações efetuadas, como por exemplo: o “Festival Sol da Caparica” – uma atuação no concerto do Carlão, outra como cabeça de cartaz, no dia dedicado à família; Eurovision Village; RTP; CMTV; Rádio Renascença; Caparica Surf Fest; UHF; Encontros de Percussão em Beja, Redondo, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Torres Vedras, Pinhal Novo, Montijo; entre muitas outras. Acresce referir que, o Projeto Porbatuka Almada, foi vencedor da 9ª edição do “Concurso Jovens Talentos 2019” promovido pela Câmara Municipal de Almada, na categoria Almada Cidade Educadora, sendo este, o prémio principal das várias categorias a concurso.

Sem comentários:

/>