23/09/2020

AMÁLIA NAS SUAS PALAVRAS


No âmbito do Centenário de Amália Rodrigues, a Porto Editora publica entrevista inédita da fadista ao escritor Manuel da Fonseca em 1973. O prefácio da obra é de Rui Vieira Nery.

Numa edição conjunta com as Edições Nelson de Matos, e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Museu do Fado, é finalmente revelado o conteúdo das mais de 9 horas de gravações tendo Amália Rodrigues como protagonista e o escritor Manuel da Fonseca como interlocutor. "Amália nas Suas Palavras" é a transcrição integral dessas conversas realizadas em três momentos distintos. 

O encadeamento original das perguntas e respostas — num «itinerário errático de um diálogo informal», como nos explica Rui Vieira Nery no prefácio da obra —, os saltos cronológicos, as mudanças de tema, as associações imprevistas, as interferências externas, os pontos mortos ou até as graças ocasionais aqui contidas dão um encanto singular a esta obra que nenhum outro ensaio biográfico anterior pode reclamar para si. 

 Nesta espécie de coreografia a dois há, no entanto, três tópicos centrais «em relação aos quais o texto nos presta informações relevantes, e por vezes inéditas»: a infância dura da artista, a relação de Amália com o fado e as opções políticas de Amália. 

«O produto final é uma Amália na primeira pessoa, em discurso direto, sem segundas leituras ou interpretações», como frisa Pedro Castanheira, responsável pela transcrição e notas.

O livro "Amália nas suas palavras" chega amanhã às livrarias!

Sem comentários:

/>