12/10/2020

NOISERV | Discurso Direto



“Uma palavra começada por N” é o novo disco de originais de Noiserv, músico que se estreou em 2005 e que edita agora o seu quarto álbum, totalmente em português. À semelhança dos discos anteriores, a edição física é especial, num formato único que acompanha o conceito das canções sugerindo-nos diferentes maneiras de olhar uma mesma realidade, e a ideia de que o que vemos, e o nosso entendimento do mundo, depende também do lugar de onde o olhamos, e do que absorvemos dele. As onze canções que compõem “Uma palavra começada por N” apresentam-nos o Noiserv que muitos conhecem não deixando de nos surpreender com uma estética mais arrojada. Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Noiserv.
 
Portugal Rebelde - “Uma palavra começada po N” parece um disco menos orquestrado e mais incisivo no poder da palavra. É mesmo assim? 

Noiserv - Não considero menos orquestrado, tem aquilo que me pareceu necessário para cada uma das músicas. Acabei por gastar muito mais tempo com cada som e talvez por isso senti a necessidade que todos respirassem mais não enchendo tanto cada música. Sobre a palavra, e talvez por ser o quarto disco, senti-me também bastante exigente nesse campo, não que não tenha sentido nos anteriores. 

PR - Este novo trabalho é um álbum totalmente em português. Estava “escrito" que seriam assim o teu 4º disco ou tudo aconteceu naturalmente? 

Noiserv - Na verdade, tudo acontece naturalmente e, este disco só aconteceu assim porque teve os outros discos como anteriores. Sinto claramente um ligação entre todos os discos. 

PR - À semelhança dos discos anteriores, a edição física é especial, num formato único que acompanha o conceito das canções sugerindo-nos diferentes maneiras de olhar uma mesma realidade. As canções depois de editadas deixam de alguma forma de te pertencer. É isto

Noiserv - Uma música, só é verdadeiramente música quando faz parte da vida de quem a ouve. A música nunca deixará de ser minha, mas espero que as pessoas sintam vontade de se apropriarem dela também.  

PR - “Eram 27 Metros de Salto” é a música mais dançável deste disco. De que é fala esta canção? 

Noiserv - Fala do tempo que é necessário ter para qualquer mudança, da pouca capacidade que temos para esperar e aproveitar verdadeiramente essa espera. 

PR - A digressão nacional arrancou no passado a 26 de Setembro em Fafe e tem datas confirmadas até novembro de 2020, passando por localidades como Lisboa, Porto, Braga, Castelo Branco, Vila Real entre outras. O conceito deste disco será facilmente transportado para o palco? 

Noiserv - Nada é fácil, mas tudo se consegue. O verdadeiro fecho de um disco acontece quando o tocamos para as pessoas, é esse um dos pontos mais importantes de todo o processo. 

 PR - Para terminar, que palavra começada por N te sugerem as canções deste disco ? 

 Noiserv: Essa que tu pensaste...

Sem comentários:

/>