28/11/2020

THE DIRTY COAL TRAIN | Discurso Direto


The Dirty Coal Train assinam o disco novo como Dirty Coltrane, tal como faziam no inicio da banda, ano em que celebram 10 anos de projeto e reduziram os convidados nas gravações para centrar grande parte da instrumentação no duo Ricardo e Beatriz. Espalharam as canções de Dirty Coltrane Vol. 1 e Vol. 2 por uma edição em vinil, CD e cassete. 
The Dirty Coal Train são hoje meus convidados em "Discurso Direto".
 
Portugal Rebelde - Depois de um álbum duplo cheio de convidados, “Portuguese Freakshow”, e um álbum em trio gravado "ao vivo em estúdio" no Brasil, “Primitive”, os The Dirty Coal Train voltam a baralhar cartas e a dar novamente. É isto? 

The Dirty Coal Train - Sim, tentamos sempre alterar as regras com que jogamos. Neste caso foi centrar ainda mais a instrumentação nos dois e pedir ajuda pontual a amigos. 

PR - Dirty Coltrane Volume I e II abre com um "I'm a one-trick-pony with a broken leg" como quem avisa e assume que o núcleo duro dos temas é o habitual garage com a energia e fórmula do punk? 

The Dirty Coal Train - É isso mesmo! Punk é uma fórmula simpl, eficaz e direta de que gostamos bastante. 

PR - A banda tem Neste disco lugar para coisas "fora da caixa". São disso exemplo as escolhas de covers de Volume I: um tema freefazz de Ornette Coleman e uma versão para um tema dos DeCanja. Querem falar-nos um pouco destas escolhas? 

The Dirty Coal Train - Sempre gostámos bastante de freejazz (A fase final do Coltrane, as gravações da tournée japonesa, os álbuns de Ornette Colemen, Albert Ayler, Sun Ra, NRG Ensemble estão a par de coisas rock e punk nos nossos preferidos) sentimos finalmente à vontade para brincar com isso em Dirty. A versão dos DeCanja sugiu por celebrarmos 10 anos e por ser a 1ª banda onde tocámos juntos. Convidámos a Miss Volatile que era a vocalista para gravar a voz do tema neste disco e o Pete Beat dos Act Ups para a bateria. 

PR - Já o Volume II parece funcionar como o "Lado B" da moeda. Houve carta branca para expandirem ainda mais o que vos desse na telha? 

The Dirty Coal Train - Exato. Tens um tema punk de 9 minutos e uma versão corte cola dissonante de "gringo aburrido" que gravámos originalmente na split cassete com o Trash Colapso bem como um take do tema "Casino" com castanholas, ferrinhos e orgão! 

PR - Os The Dirty Coal Train (ou será Dirty Coltrane?) Não avançam nem recuam nem tão pouco andam em círculos. Desenvolvem a sua própria espiral de géneros à volta do Garage Punk! Que memórias guardam de 10 anos de canções? 

The Dirty Coal Train - Memórias de como estes 10 anos parecem 1000. Com episódios divertidos, dissabores, cansaço, alegria, muitas amizades feitas e que apesar de todos os dissabores e falta de $$ no bolso não o trocaríamos por nada deste mundo! Foram 10 anos cheios de vida a explodir por todo o lado e a expandir a família do rock!



Sem comentários:

/>