14/11/2020

TIAGO SOUSA | "Oh Sweet Solitude"


Tiago Sousa está de regresso aos discos com o novo Oh Sweet Solitude. Um disco de piano solo gravado em apenas um dia (8 de outubro) nos estúdios Timbuktu em Lisboa. "Oh Sweet Solitude" está disponível no formato digital claro, mas também em livro de pautas! 

Para Tiago Sousa, Oh Sweet Solitude "é uma continuidade, uma extensão, do trabalho que tenho feito até agora. Ampliado por uma noção mais clara dos elementos que me interessam e dos alicerces que são necessários na composição musical. Somados a um maior protagonismo dado à espontaneidade e ao imprevisto. É uma versão minha mais confiante e menos obcecada pelo controlo.

"Oh Sweet Solitude" foi gravado em apenas um dia nos estúdios Timbuktu, em Lisboa. Mas como foi isso possível? O compositor explica que "na verdade correu tudo muito depressa. Estava a dar demasiada ênfase à parte consciente, de tomada de decisões, que tivessem uma razão lógica e premeditada e a esquecer o lado mais intuitivo e espontâneo que me guiou nos primeiros anos. Claro que foi importante compreender melhor as linhas com que se cose a arte da composição musical, mas chega um momento em que tens de esquecer as regras todas e simplesmente seguir o teu instinto. Neste processo foi muito importante a influência do Marco Franco. Estar mais próximo dele e entender o seu processo criativo, trouxe soluções que complementaram essas regras de escrita musical." 

Mais influências para a criação e realização de Oh Sweet Solitude? Tiago Sousa diz-nos que sim "o momento de suspensão das nossas rotinas que aconteceu com o primeiro confinamento acabou por trazer o tempo que às vezes falta, e finalmente dedicar a acabar estas peças. Outro momento chave foram dois processos de escrita de música para filmes, A Praia da Amália, da realizadora Patrícia Couveiro, e Efeitos Indirectos, a partir de um open call do município do Barreiro, em colaboração com a artista Catarina Simões. Isto tudo somado, acabou ser a chave do problema, num instante estava em estúdio. No início de outubro gravei e um mês depois o álbum está cá fora."

Sem comentários:

/>