07/08/2021

RICARDO GORDO | Discurso Direto


“Conversas de Esquina" é o nome do novo álbum de Ricardo Gordo e também um dos temas nele incluídos, que espelha o diálogo entre o músico, compositor e a guitarra portuguesa, e que define a sua sonoridade alternativa. Ao longo destas conversas é possível ouvir relatos de Ricardo Gordo numa procura pelo significado da sua música. Ricardo Gordo é hoje meu convidado em "Discurso Direto".
 
Portugal Rebelde - Podemos dizer que, “Conversas de Esquina” é um disco que mescla a guitarra portuguesa e a música eletrónica? 

Ricardo Gordo - "Conversas de Esquina" nasce a partir do desejo de criar um álbum de guitarra portuguesa moderno, de sonoridade atual. Onde eu, enquanto compositor, procuro encontrar respostas através destas conversas com o instrumento, aqui personificado. 

PR - A guitarra portuguesa continua a ser um instrumento com pouca “vida” para além do fado? 

Ricardo Gordo - Não necessariamente. Eu vejo o assunto por outro prisma: o fado está cada vez menos tradicional e a guitarra portuguesa continua a ser usada. Portanto, é frequente ouvi-la em alguma pop, música eletrónica, hip hop e até rock. Culpo o Stereossauro por ter aberto aqui esta porta para a música portuguesa com o marco que foi o álbum "Bairro da Ponte", no qual tive a honra de colaborar. 

PR - Este disco conta com a participação de Stereossauro, Valéria e Razat, entre outros. Quer falar-nos um pouco destas participações? 

Ricardo Gordo - São pessoas com quem me cruzei profissionalmente ao longo da minha vida e fazia sentido incluí-los nestas "Conversas de Esquina". 

PR - Há algum tema deste disco que o toque em particular? Porquê? 

Ricardo Gordo - Não, gosto do álbum como um todo. Entendo-o como tendo um fio condutor, uma linha que se despoleta num percurso repleto de histórias e emoções que vai culminar num desfecho leve e tranquilo.

PR - No dia 18 de Setembro “Conversas de Esquina” é apresentado no CAE - Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre. O que é que o público pode esperar deste concerto? 

Ricardo Gordo - Será um espetáculo de música e vídeo onde as pessoas poderão sentir-se envolvidas e fazer parte destas "Conversas de Esquina".

Sem comentários:

/>