30/09/2021

RUI MARTINS | Discurso Direto


O JazzNãoJazzPT pretende fomentar o desenvolvimento de criação artística, intercâmbio criativo, potenciando a relação de proximidade entre músicos e técnicos envolvidos com vista à apresentação do resultado final, um espetáculo ao vivo num casamento bucólico do JazzNãoJazzPT, o Jardim Botânico de Coimbra e o público. Este espetáculo único irá acontecer no próximo dia 2 de Outubro, pelas 16.30h, na cidade de Coimbra, no interior do Jardim Botânico da mesma cidade, com número limitado de espetadores, sendo de livre acesso após levantamento prévio de bilhetes. Contará com a participação de vários músicos num total de quatro bandas – Azar Azar, Bardino, Mazarin e Yakuza. Rui Martins, músico, e um dos elementos da curadoria deste espetáculo é hoje meu convidado em "Discurso Direto"

Portugal Rebelde - O jornalista Rui Miguel Abreu escreveu no seu Rimas e Batidas que “há uma nova geração de músicos interessada em levar o jazz para o futuro.” Esta é a mensagem que querem passar com este JazzNãoJazzPT? 

Rui Martins - Há uma clara partilha de influências entre estes quatro projetos, influências essas que vão do jazz mais tradicional às abordagens trazidas pela recente cena do jazz londrino, e foi esta uma das premissas que motivou esta reunião. Falando por nós, Bardino, não há uma intenção clara de estarmos na gaveta do jazz, nem em nenhuma em particular. Aquilo que fazemos é uma mescla de muitas influências, onde estão naturalmente músicos de jazz e que faz com que levemos para a nossa expressão algumas dessas coisas. Azar Azar, Bardino, Mazarin e Yakuza são as bandas convidadas deste espetáculo. 

PR - Esta é também a forma de dar palco a grupos que não tiveram a oportunidade de promoverem devidamente os álbuns lançados em 2020? 

Rui Martins - Sem dúvida. Este evento tem duas premissas fundamentais: dar palco a alguns projetos que editaram coisas em 2020; e fomentar também partilha entre músicos, algo que consideramos fundamental e que ficou em suspenso durante 2020 e boa parte de 2021. 

PR - Ainda com a pandemia a “ensombrar” todos os espetáculos, de que forma está montado este espetáculo

Rui Martins - Esta produção não descurou qualquer pormenor no que diz respeito aos plano de contingência assegurando dessa forma toda a segurança de quem estiver presente. Embora o acesso aos concertos seja gratuito obriga a reserva de lugares através do email jazznaojazzpt@gmail.com, que não vão exceder os 100, o respetivo distanciamento bem como o uso de máscaras e lugares sentados. No entanto até ao dia aguardamos as novas orientações por parte da DGS que podem ditar alguma flexibilidade face ao novo plano de desconfinamento que foi anunciado. 

PR - Três (boas) razões para marcar presença no Jardim Botânico de Coimbra, no próximo dia 2 de Outubro. 

Rui Martins - Em primeiro lugar, Bardino, Mazarin e Yakuza vão-se apresentar em formatos diferentes do habitual; Sérgio Alves vai apresentar pela primeira vez este projeto ao vivo; Tudo isto culmina num cenário do incrível Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Sem comentários:

/>