23/05/2022

O PERIGOSO PACIFISTA | Histórias de Adriano Correia de Oliveira


Numa edição conjunta do Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira e A Seita, chegou recentemente às livrarias “O Perigoso Pacifista”, uma biografia que nos traz a história da vida de Adriano Correia de Oliveira, baseada em episódios vários da sua vida, contados por Paulo Vaz de Carvalho, que com ele privou e tocou durante anos, e ilustrada por João Mascarenhas, um dos veteranos da BD nacional. 

Diz o poeta que o sonho comanda a vida. E foi o sonho por uma vida melhor e mais justa que Adriano Correia de Oliveira sempre cantou. Acima de tudo. Sendo um dos maiores vultos da música portuguesa, a par de outros, Adriano cedo percebeu a força que a música e o poema cantado podem ter na consciencialização de um povo. Fazendo uso não apenas das obras que criou na sua breve vida, mas também dos poemas e músicas de outros companheiros, assim como das raízes que brotam do ser de um povo. 

“O Perigoso Pacifista” traz-nos algumas das vivências de Adriano nas cerca de 50 páginas que compõem o livro de Banda Desenhada. Neste livro são desenhados alguns dos relatos escritos e testemunhados por alguns que com ele viveram todo um período que atravessou os anos da ditadura salazarista, até ao raiar da Liberdade, num Portugal onde quase tudo estava por fazer. As histórias relatam os períodos fundamentais da vida de Adriano: 

1942-1959, desde o seu nascimento no Porto, a sua infância em Avintes, o liceu no Porto e a descoberta da música; 

1959-1966, a ida para Coimbra, a vida académica e a importância de Adriano, juntamente com outros músicos, poetas e amigos, na recriação da canção de Coimbra (fado, balada e trova) e as suas lutas contra a ditadura fascista, tendo tomado consciência da força que a canção poderia ter, no despertar das consciências; 

1966-1982, a vinda para Lisboa e a continuação de um vincar da luta pela Liberdade, a revolução de Abril, e a sua missão, a que se comprometeu, de utilizando o canto poder tornar o seu país mais justo e bom para se viver. Muitas são as qualidades de Adriano, enquanto ser humano, amigo e companheiro, que são relatadas por todos os que com ele viveram a sua breve vida. 

O despontar de um músico e cantor obstinado por chegar a algo, de forma lúcida, olhando sempre mais à frente, contudo caminhando para coisas simples, conhecendo as suas raízes, e a importância que as mesmas têm na formação da sua identidade. Temas que ainda hoje se mantêm, atuais. 

São todas estas as questões que se pretende relatar neste livro, fazendo justiça a um dos personagens maiores da nossa História contemporânea, com o olhar próprio da 9ª Arte, que é a Banda Desenhada. 

O livro inclui um CD em que se reúnem sete dos maiores êxitos de Adriano Correia de Oliveira: 

01. Minha Mãe (1962)


03.  Cantar de Emigração (1970) 




07. Vira Velho (1980)

Sem comentários:

/>