04/06/2022

XIKO RODRIGUES | Discurso Direto


Xiko Rodrigues é o novo "projeto" do músico multi-instrumentista e compositor aka Francisco Amorim e surge de uma necessidade de transmutar as suas composições e as suas relações/ vivências com músicos de excelência, super criativos e multifacetados das mais variadas áreas. O músico acaba de lançar o seu álbum de estreia "Bode Expiatório". Um álbum eclético, maioritariamente instrumental, que reflete a atualidade da perspetiva do músico compositor, apontando a divisão criada entre as pessoas através da desinformação e propaganda, levada a cabo por meios de comunicação, entidades políticas e outras, denunciando a velha frase "dividir para conquistar". Xiko Rodrigues é hoje meu convidado em "Discurso Direto".
 
Portugal Rebelde - “Bode Expiatório” é um disco, que apela à dança e à união? 

Xiko Rodrigues - Bode Expiatório é um Disco que apela a que as pessoas desliguem a televisão e as redes sociais e vão dançar e conviver! 

PR - Este disco é um registo eclético, maioritariamente instrumental. O álbum reflete de alguma forma o seu estado de “espírito” atual? 

Xiko Rodrigues - Este disco compila temas antigos que estavam “na gaveta” e outros compostos durante a Pandemia, reflete o estado de espírito de toda a malta envolvida de certa forma e as influências que temos recebido, é um disco que abrange muitos estilos e “ondas” diferentes, desde o Rock ao Jazz, passando pelo Reggae, Afrobeat e até Jungle/ Drum n Bass. 

PR - Há algum tema deste disco, que o toque em particular? 

Xiko Rodrigues - Pessoalmente tenho uma relação especial com todos os temas, não é fácil identificar um em particular, mas neste momento talvez o “It’s about time” Que conta com a participação especial do Luís Barrocas e do Nuno Salvado, amigos de longa data e no qual estamos neste momento a finalizar um “vídeoclip”. 

PR - Este disco vai ser apresentado amanhã, dia 5 de Junho no Outjazz (Parque Urbano do Jamor). O que é que o público pode esperar deste concerto? 

Xiko Rodrigues - Já no domingo,  5 de junho, vamos estar no OutJazz a apresentar o Disco! O local do concerto será no Parque dos Poetas em Oeiras e não no Jamor como foi anunciado! Tiveram que alterar por questões que nos ultrapassam, e vai ser um concerto muito especial, onde vamos contar com convidados muito muito especiais e algumas surpresas! 

PR - Para terminar, a que se ficou a dever a escolha de “Bode Expiatório” para título deste disco? 

Xiko Rodrigues - Bode Expiatório foi o nome escolhido, por refletir atualidade, o facto de toda a atenção mediática ser sempre e cada vez mais direcionada apenas para um assunto, para um tema, sendo que cada vez mais nos “passam a perna” em diversos sentidos e tantas outras coisas se passam na nossa vida e ao nosso redor. É desligar a televisão.

Sem comentários:

/>