08/08/2022

OITO OITO | "Raíz"


"Raiz", o primeiro lançamento na editora Oito Discos, traz o foco musical para os arquivos sonoros de Michel Giacometti, um etnomusicólogo que dedicou a sua vida a estudar as tradições orais de Portugal que se tinham perdido ou sido esquecidas, com as suas coleções ainda exibidas hoje no Museu da Música Portuguesa no Estoril. Tal como os seus
lançamentos anteriores, o duo manipulam cuidadosamente o material original e entrelaçam-no com os seus subtons de Acid House, com ambos os cortes originais de "Ceifeiras" e "A Poda", fazendo um belo trabalho emergir as vozes poderosas com linhas de baixo e ritmos cativantes. 

A abertura em particular tem um misticismo profundo, as vozes que conduzem a linha enquanto os pads afiados criam um pulso ao lado de uma estável mas poderosa estrutura de percussão. "A Poda" leva as coisas numa direção ainda mais alucinada, com as vozes esticadas num estilo prog house que deixa a mente a tiquetar e o corpo a só. 

Os colapsos nesta faixa são muito eficazes e retratam verdadeiramente a alma da performance vocal original e permitem ao ouvinte que conecte com o sentimento geral que se retrata. Por outro lado, o duo perguntou aos produtores Switchdance e Terra Chã para colocarem algo seu em "Ceifeiras", e os resultados acrescentam apenas à atmosfera. 

Switchdance leva as coisas para profundezas ainda mais turvas, com uma batida baixa pendurada intercalada habilmente com notas baixo energizantes, enquanto linhas cordais desviam-se para cima, dando um novo ângulo ao original e ganhando os nossos corações. 

A versão de Terra injeta algum swing em procedimentos, com stabs cordais em loop pelo meio com algumas adições melódicas que exaltam e inspiram em igual medida. Balançado, referencial, beatífico, dinâmico. Tudo isto e mais, na primeira edição de Oito//Oito Discos, por isso porque não vir meandrar pelo tempo e espaço - vale a pena a viagem...

Sem comentários:

/>