21/03/2025

TÓ TRIPS & FAKE LATINOS | Dissidente

Senhor de uma presença discreta, mas continuamente substancial na movida musical portuguesa, Tó Trips amealha já praticamente quatro décadas de ofício à guitarra, num caso raro de resiliência benigna e constante inventividade. Uma guitarra com gente dentro, populada por memórias e vivências, dotada de um poder imagético tão vasto quanto singular, que teve em 2009, na sua estreia a solo - Guitarra 66 - o seu primeiro traço abertamente autobiográfico, a que se seguiram Guitarra Macaca (2015) e Popular Jaguar (2023). 

 Agora, Tó Trips inicia um novo capítulo na sua jornada com o lançamento de "Dissidente", editado a 5 de Março, que tem recebido os maiores elogios da crítica. Este é o seu quarto álbum em nome próprio e o primeiro gravado em quarteto com os Fake Latinos: Alexandre Frazão na bateria, António Quintino no contrabaixo e Helena Espvall no violoncelo. 

A apresentação ao vivo de "Dissidente" terá a sua estreia em Amarante, dia 29 de Março, no Cine-Teatro de Amarante, seguindo a sua viagem até Lisboa, dia 31 de Março, no Teatro Maria Matos, passando depois pelos "Sons na Fábrica" em Valongo no dia 3 de Maio e pelo Porto dia 28 de Maio, na Casa da Música, com mais datas a anunciar brevemente. 

Para Tó Trips, este novo trabalho representa "Uma mão cheia de músicas, de lugares, de histórias de vida, por vezes mais escuras, outras mais luminosas, mais rítmicas, outras mais jazzy, sempre com um pé em Lisboa e outro fora. Onde o modo de tocar guitarra do passado se encontra com o de hoje! A minha música sempre foi um poderoso meio de dissidência para mim, sendo capaz de transformar sentimentos pessoais em formas de plenitude e de protesto. Ser eu próprio no mundo com a minha música e a minha guitarra!". 

"Fiesta Triste" é o single que surge como cartão de visita do novo álbum e que conta com um videoclipe realizado por Frederico Rompante, gravado ao vivo no Centro Cultural das Caldas da Raínha.

 

Sem comentários:

/>