"Desafiar Estereótipos" é o nome do projeto pedagógico de Educação para a Igualdade de Género e de Oportunidades da autoria de Ana Bacalhau, apresentado pela artista, no próximo dia 25 de Outubro, no Colégio St. Peter’s School, em Palmela, pelas 10.15h.
"Desafiar Estereótipos" é um projeto direcionado para a comunidade escolar, em particular para os/as alunos/as do Ensino Secundário, que explora, para uma melhor compreensão da temática geral, os diversos contextos de vida onde a discriminação em função do género acontece, nomeadamente, na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional; nos contextos de poder e de tomada de decisão e em casos de violência de género.
Através do livro, de uma performance teatral ou peça de teatro, e de temas musicados por Ana Bacalhau, os jovens poderão reflectir e debater sobre conceitos associados ao tema da igualdade: estereótipos de género; usos do tempo; papéis de género; androcentrismo; empoderamento; capacitação; assédio sexual; entre outros.
O livro, para além de três histórias ficionadas sobre a igualdade de género e oportunidades inclui também as letras das músicas compostas por Ana Bacalhau para o projeto, capítulos com enquadramento conceptual, exercícios, dados estatísticos, links e contactos úteis.
O projecto "Desafiar Estereótipos" beneficia de uma parceria estratégica com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, que garante a qualidade técnica dos conteúdos explorados.
Todas as instituições que trabalhem com o público-alvo do projeto poderão receber a apresentação do mesmo, tendo sempre incluídas uma performance teatral e uma performance musical de Ana Bacalhau com os temas compostos para "Desafiar Estereótipos".
Para assinalar a Semana para a Igualdade de vários Municípios, o projecto será ainda apresentado por Ana Bacalhau hoje no Auditório Municipal de Esposende, amanhã no Colégio St. Peter’s School, em Palmela, e no Cine-Teatro S. Pedro, em Alcanena, e, por último, dia 26 de Outubro, no Auditório de Vilar Formoso Almeida.
Mais informações sobre o projeto em: www.desafiarestereotipos.com ou www.facebook.com/desafiarestereotipos.
Sem comentários:
Enviar um comentário