20/10/2022

TIAGO VILHENA | Discurso Direto


Dia 27 de Outubro pelas 22.30h no Musicbox em Lisboa, Tiago Vilhena apresenta em concerto o seu novo conjunto de músicas chamado Canções Mundanas. Uma festa para dançar, cantar e sorrir sem preconceitos. Para iniciar o serão, as canções de Bruno Seda mostram-nos o seu romantismo citadino. Só é importante ir e descontrair enquanto o mundo fica lá fora sem se intrometer nesta noite descontraída e bem-disposta. Tiago Vilhena é hoje meu convidado em "Discurso Direto"

Portugal Rebelde - “Canções Mundanas” foi composto durante os últimos 2 anos. De que forma as canções deste disco foram influenciadas pelo período de isolamento que atravessamos? 

Tiago Vilhena - Não vejo grande ligação entre as músicas que fiz e o isolamento. Não quis escrever sobre esse tema enquanto estava a acontecer nem quero agora. Não é algo que me interesse. 

PR - De que é que nos falam as 8 canções deste disco? 

Tiago Vilhena - O mais fácil é correr as músicas uma a uma, uma fez que cada uma funciona como um ciclo fechado. 

“A Sorte” – É uma música que tenta motivar as pessoas a agradecerem a vida que têm e o mundo que as rodeia. 

“Vivo a um passo da luz” – Retrata a vida de uma pessoa como eu. Uma vida que eu imagino que seja comum a muitos. Trabalhar e cansar o corpo e a mente até chegar um fim de semana que muitas vezes cansa mais do que a semana. Sempre com os olhos postos em um objetivo. Em uma luz. 

“Etelvina” – É um diálogo entre mim e a minha avó Etelvina. 

“Não posso ter nada” – Tudo o que tenho, uso e abuso até à exaustão. Não posso ter nada. 

“Tête-à-tête” – Este tema retrata um passeio com um amigo imaginário chamado Tó-Zé. 

“Julinha” – Uma canção sobre uma pessoa real. É uma descrição da Júlia. 

“Lisboeta” – A vida boémia da classe média artística em lisboeta tem muito sumo para espremer. Esta música é um resumo dessa realidade. 

“JoJo” – Mais uma música sobre uma pessoa real. Um exercício de descrição. 

PR - O ritmo e a boa disposição marcam decisivamente as “canções mundanas”? 

Tiago Vilhena - Espero que sim. 

PR - Das 8 canções que compõe este disco, há algum tema que o toque em particular? Porquê? 

Tiago Vilhena - A “Lisboeta”. É uma musica que me diverte ouvir. 

PR - “Canções Mundanas” será apresentado ao vivo no próximo dia 27 de Outubro no Musicbox, em Lisboa. O que é que o público pode esperar deste concerto? 

Tiago Vilhena - Primeiro, espero ver um grande concerto do meu amigo Bruno. “Bruno Seda”. Depois espero divertir-me enquanto estiver no palco em conjunto com o publico que vai estar à minha frente. Boa disposição e ritmo, como referiste atrás, vão ser os ingredientes principais.

Sem comentários:

/>