31/05/2008

ANDRÉ INDIANA | Rock in Rio

André Indiana, que tem tido grande exposição junto das rádios nacionais com o tema "Alone With You" foi convocado a participar no Rock In Rio Lisboa.
Dia 5 de Junho, às 17.00h, no Palco Sunset, irá mostrar ao público a sua garra e mestria ao vivo. Músico por natureza, triunfará com grandes temas do seu reportório, ligado ao Rock e à Soul, de onde se destacam "Busted", "Tripping On The Edge Of The Light" ou "Electric Mind".
Junto do grupo SP & Wilson, especializados em poesia urbana pela mão do Hip-Hop, irão improvisar uma parceria musical entre Porto e Lisboa que ficará para a história.

NBC | "Maturidade"

FESTA HIP-HOP | "Choque Verbal"

VÍDEOCLIP | "Estrada" - Mafalda Veiga

"Estrada", primeiro single do novo álbum de Mafalda Veiga, "Chão".

30/05/2008

A NAIFA | Theatro Circo

A Naifa, a banda de João Aguardela (baixo), Maria Antónia Mendes (voz) e Luís Varatojo (guitarra portuguesa), apresenta no Theatro Circo o seu terceiro trabalho, “Uma Inocente Inclinação para o Mal” .
O disco consubstancia-se num reflexo fiel das sonoridades d’A Naifa, que recorrem à subversão da estética tradicional do fado, através da introdução de elementos como “samplers”, bateria ou baixo elétrico, para dar origem a uma sonoridade mais contemporânea e vanguardista deste género musical tão enraizado nas tradições portuguesas.
Os ingressos, a 12 euros e podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo.
Theatro Circo - Braga
31 Maio, sábado, 22.00h

FESTIVAL TONALIDADES | Espinho

Na sua primeira edição, o Festival Tonalidades, dedicado à música portuguesa, pretende trazer a palco alguns dos nomes mais importantes da escrita de canções em Portugal - desta nova geração que agora corre.
Durante dois dias, o Auditório de Espinho recebe quatro concertos (dois em cada noite) de gente que trata a canção por 'tu' - seja em português ou inglês.
Festival Tonalidades 08
30 de Maio - The Partisan Seed + JP Simões / 21.30h
31 de Maio - Old Jerusalem + Nuno Prata / 21.30h
Bilhete para um dia: 5 euros
Bilhete para os dois dias: 7,5 euros

EXPENSIVE SOUL | Rock in Rio

Num palco criado à imagem de um cubo gigante aberto à experimentação, a banda de New Max e Demo continua a desafiar estereótipos e a provar que o hip-hop é uma cultura, uma fórmula madura, complexa mas descomplexada, aberta ao mundo.
Os Expensive Soul encerram o Palco Sunset neste dia, apresentando um espectáculo muito especial que representa uma homenagem àquele que é considerado por muitos o “pai do Rock Português” - Rui Veloso - um artista bem atento às novas gerações, sempre presente e receptivo a novas experiências.
Acompanhados pela Banda Rock in Rio e três elementos da Jaguar Band (dois backing vocals e um percussionista) vão certamente proporcionar um concerto inesperado onde não vão faltar surpresas. Vamos ter oportunidade de ouvir “13 mulheres” - 2º single do álbum “Alma Cara” - e ainda canções como “Porto Sentido” e “Chico Fininho”.
Quem sabe se Rui Veloso não partilhará o palco com a banda e que parcerias e colaborações poderão surgir no futuro…
Expensive Soul no Palco Sunset Rock in Rio
31 Maio - 19.50h

BAILEBURDIA NO CONTAGIARTE

THE GUYS FROM THE CARAVAN

29/05/2008

HIP HOP PESSOA

No próximo dia 13 de Junho completam-se 120 anos sobre o nascimento de Fernando Pessoa.
Para celebrar a data, a Casa Fernando Pessoa e a Câmara Municipal de Lisboa decidiram lançar um desafio à editora Loop:Recordings e marcar um encontro entre os escritos do poeta e algumas das mais aplaudidas vozes do movimento Hip Hop nacional.
O primeiro resultado desse desafio será o espectáculo que no próximo dia 13 tomará conta do Terreiro do Paço, ali mesmo ao lado do Martinho da Arcada tão caro a Fernando Pessoa.
A partir das 18 horas haverá música e graffiti para evocar a obra de Fernando Pessoa. Melo D, Maze e Fuse dos Dealema, Raptor, Rocky Marsiano, Rodrigo Amado, Sagas, Dj Ride, T-One, D_Fine e Viriato Ventura (pai de Sam The Kid) serão os artistas que marcarão presença no palco montado no Terreiro do Paço.
As actividades começarão às 18 horas, com DJs da Loop (Rui Miguel Abreu, José Belo, D-Mars, DJ Ride) a darem música à cidade enquanto painéis alusivos à iconografia pessoana serão pintados por Nomen, um dos mais reputados writers de graff nacionais. Ás 22 horas começará o concerto propriamente dito.
Entretanto, estão a ser dados os retoques finais num álbum de homenagem a Fernando Pessoa que a Loop:Recordings deverá editar em Setembro.
Este projecto nasce igualmente do desafio lançado pela Casa Fernando Pessoa. Tem direcção artística de D-Mars (aka Rocky Marsiano) e envolve artistas como Pedro Laginha (actor, vocalista dos Mundo Cão) em colaboração com DJ Ride, Marta Hugon em colaboração com os Spill de André Fernandes, Kalaf em colaboração com o trio do saxofonista Rodrigo Amado, D_Fine e Rocky Marsiano, Maze com o DJ Soma, Fuse, Melo D, Sagas, Raptor e Sam The Kid com o seu pai, Viriato Ventura.
Todos estes projectos partiram de diferentes abordagens aos textos de Pessoa para uma viagem de redescoberta das suas palavras e ideias.
A edição em CD deste projecto deverá ser acompanhada de um DVD com entrevistas aos diversos artistas envolvidos e imagens do concerto do próximo dia 13.
Hip Hop Pessoa - 13 de Junho 18 horas – Início com djs e graffiti
22 horas – Concerto
Entrada livre

GARAGE ENSEMBLE

Os Garage Ensemble são um quarteto de músicos oriundos da área do Pop/Rock, que nos últimos dez anos tem abordado de uma forma intensiva o repertório dos compositores da música popular norte americana do século XX.
Dos blues do Delta do Mississipi da década de vinte, aos primórdios do Rock´n Roll, passando pelos salões do Savoy e do Passeio das Estrelas, sintetizam e recriam de uma forma personalizada uma época em que um mero encadeamento de exercícios de virtuosismo consolidava, de um modo mais evidente, a matéria de que os sonhos são feitos.
Os Garage Ensemble são:

Carlos Gonçalves – Voz e Guitarra
Fernando Martins – Guitarra e voz
Pedro Inglês – Bateria e voz
Miguel Rego – Baixo
Um concerto imperdível, a decorrer no Arena Lounge do Casino Lisboa, de 26 de Maio a 2 de Junho.

CAMANÉ | JOSÉ MÁRIO BRANCO

Cúmplices desde 95, ano em que Camané gravou o seu primeiro trabalho discográfico, José Mário Branco tem embarcado como timoneiro nos seus projectos de fado tomando conta da produção, arranjos e direcção musical de todos os seus discos.
De “Uma noite de fados” ao mais recente “Sempre de mim”, todos os registos em estúdio e as grandes apresentações ao vivo contaram com a sua opinião artística, da qual Camané faz questão em não abdicar.
Da natural empatia entre os dois, foi claro para Camané quem iria convidar para pisar o palco e partilhar algumas canções, compostas para si, quer através da voz quer através do acompanhamento na melodia.
Fado da Tristeza, A cantar é que te deixas levar, Marcha do Bairro Alto e o tema que encerra o último disco – “As palavras”, fado composto por José Mário Branco em estúdio, num momento de pura inspiração, serão alguns dos temas da noite.
O público vai poder assistir a um desfile de fados e canções de dois dos intérpretes com maior carisma nas suas áreas musicais e cujo cruzamento resulta tão natural como se tivessem nascido e vivido um tempo do mesmo tempo.
Músicos:
José Manuel Neto - guitarra portuguesa
Carlos Manuel Proença - viola de fado
Paulo Paz - contrabaixo
José Peixoto - guitarra
Rui Júnior - percussão
Filipe Raposo - piano
Carlos Bica - contrabaixo
Festa do Fado
Camané convida José Mário Branco
Dia 6 de Junho – Castelo de S. Jorge

HIGH FLYING BIRD | Famalicão

DEOLINDA

Tour "Canção ao Lado":
29 de Maio - Coimbra - Salão Brazil
30 de Maio - Porto - Passos Manuel
1 de Julho - Gaia - Showcase na Fnac

28/05/2008

RAQUEL TAVARES | Discurso Directo

Depois de uma ausência, as entrevistas voltam a este espaço. Hoje em Discurso Directo temos Raquel Tavares, a jovem fadista que lançou recentemente o seu novo trabalho, "Bairro". Raquel Tavares vive onde o seu fado mora, no coração de Alfama. O Portugal Rebelde esteve à conversa com a fadista para conhecer o "Bairro" que lhe molda a voz de menina. Canta desde muito nova, mas assegura-nos que foi o Fado que a descobriu.
Portugal Rebelde - Desde quando começou a cantar Fado?
Raquel Tavares - Canto fado há 17 anos e comecei naquilo a que se chama de fado amador e que as pessoas conhecem habitualmente por fado vadio. Como não gosto da expressão prefiro chamar fado amador.
PR - A Raquel Tavares canta no tema de abertura deste novo disco "Lisboa, meu amor Lisboa". "Bairro" é uma declaração de amor a Lisboa?
RT - De alguma maneira sim. Lisboa é uma das grandes paixões da minha vida, é uma das minhas grandes inspirações, e eu fiz alguma questão que estivesse presente neste disco toda a influência que a cidade tem em mim, enquanto mulher e enquanto fadista.
PR - Se a Raquel Tavares não vivesse num bairro típico de Lisboa (Alfama), era possível fazer um disco como este?
RT - Essa é uma pergunta à qual não sei responder. O que consigo dizer é que independentemente do bairro onde vivo ou do bairro em que cresci, seria sempre um disco com um conceito tradicional.
PR - A Raquel canta neste novo trabalho o que vê, sente e cheira à sua volta, o que vive diariamente?
RT - Muito. Está muito presente o meu dia-a-dia, as pessoas com quem me cruzo, o cheiro e as cores da minha cidade. Depois também canto um pouco do meu percurso no fado. Os sítios por onde passei, as pessoas que conheci, o fado e os fadistas, a noite, etc…
PR - Apresentou no passado dia 7 de Maio este "Bairro" no Teatro da Trindade em Lisboa. Como é que o público sentiu as canções deste novo disco?
RT - Acho que sentiu como eu as senti, que é o melhor que pode acontecer a quem canta. É conseguir com que, aqueles que nos ouvem, sintam as nossas emoções como se fossem as suas. Foi muito mágico trazer todas aquelas pessoas a conhecerem o meu “Bairro”.
PR - A Raquel Tavares venceu em 2006 o "Prémio Revelação Amália Rodrigues". Sente que este prémio lhe trouxe maiores responsabilidades enquanto fadista?
RT - Receber o Prémio foi uma grande surpresa porque nem sequer me passou pela cabeça tal coisa. Foi importante porque me trouxe alguma visibilidade, que é sempre a oportunidade que tenho de fazer chegar o meu fado a mais algumas pessoas. A única responsabilidade que senti foi que teria que continuar a dignificar o fado que defendo, porque foi esse fado que me deu esse prémio.
PR - Foi a Raquel Tavares que descobriu o Fado, ou foi o Fado que descobriu a Raquel Tavares?
RT - Definitivamente, eu não escolhi o fado, foi o fado que me escolheu a mim.

ANTÓNIO CHAINHO | Sesimbra

"Fado e Tango", duas expressões socioculturais portuárias com origem no século XIX e com grande desenvolvimento no XX. Duas cidades, Lisboa e Buenos Aires. Dois ícones, Amália Rodrigues e Gardel Carlos.

30 de Maio

Evento: Fado e Tango

Músicos: António Chainho, Isabel de Noronha, Fernando Alvim

Bailarinos de Tango: Alejandro Laguna e Solange Galvão

Local: Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

Horário: 21:30

HIGH FLYING BIRD | Tour "Escritos"

Tour "Escritos":

31 de Maio - Casa das Artes em Famalicão, 22.00h

06 de Junho - Café-Teatro em Viana do Castelo, 22.00h

04 de Outubro - Galeria do Desassossego em Beja, 22.00h

www.myspace.com/hfbird

http://www.hfbird.com.pt/

ANGELS | Concurso de Bandas

BEAT CLUB APRESENTA

KASTRUS | Agenda de Junho

27/05/2008

DOURO FM | Portugal Rebelde

Os destaques de amanhã da emissão do Portugal Rebelde vão para as entrevistas a Rita Redshoes e Fadomorse.
Emissão a não perder a partir das 22.00h na antena da Douro FM (91.5) ou online no seguinte endereço:

RAQUEL TAVARES | "Bairro"

Depois do belíssimo espectáculo que ofereceu ao público francês, no passado dia 17 de Maio, em Nîmes, onde apresentou ao vivo o seu novo trabalho, "Bairro", a fadista Raquel Tavares prepara-se para mais uma grande noite de fado, desta feita em solo português, nomeadamente em Arcos de Valdevez.
O concerto está marcado para este sábado, dia 31 de Maio, na Casa das Artes, no âmbito do 2º Ciclo Novos Fados que se realiza naquele espaço entre os dias 30 e 31 de Maio.
Raquel Tavares sobe ao palco do auditório por volta das 22.00h acompanhada de Guilherme Banza na guitarra portuguesa, Miguel Gonçalves na viola de fado e Gustavo Roriz no baixo acústico. Os bilhetes custam 8€.
Na bagagem, a fadista leva o seu mais recente álbum, "Bairro", editado no dia 5 de Maio, bem como alguns temas do disco de estreia homónimo que a deram a conhecer ao grande público como, por exemplo, "Fado Lisboeta".
Na primeira quinzena de Junho, Raquel Tavares vai viver uma experiência cultural única, quando actuar, pela primeira vez, na América do Sul.
Os concertos inserem-se no âmbito das Comemorações do 10 de Junho e estão agendados para:
5 de Junho - Uruguai, Montevideu (Sala Zitarrosa)
8 de Junho - Chile, Santiago do Chile (Teatro Nacional Chileno)
11 de Junho - Argentina, Buenos Aires (Teatro Coliseo)

MIND DA GAP | "Dar o Máximo"

O Vídeo “Dar o Máximo” dos Mind da Gap, entrou em destaque para a Hit List Portugal da MTV.
Para quem ainda não conhece este vídeo, pode vê-lo Aqui

UPTOWN | Agenda

INDIGNU EM CONCERTO

CARTAZ | Concerto

26/05/2008

REVOLTA | "Ninguém manda em ti"

Já está definido o alinhamento do primeiro disco da Revolta, "Ninguém Manda em Ti".
01. Intro
02. Ter ou Não Ter (a questão é)
03. Oh Vida
04. Ninguém Manda em Ti
05. Tu (ainda vais cair)
06. Nuclear
07. As Pessoas (como se a pressa fosse urgente)
08. Um Aviso
09. Estrela (a minha alma)
10. Bush
11. Neste Quarto
12. Perto de ti (ter o prazer)
13. Estrela (a minha alma) versão II
Podem ver online o filme sobre a gravação de guitarras no myspace da banda:

TEMPLÁRIOS DO ROCK

No próximo dia 5 de Julho, os Templários do Rock "invandem" Constantim - Vila Real, com a promessa de uma grande noite de Rock n´roll!
O novo vídeoclip da banda "Há sangue no asfalto" pode ser visto Aqui www.templariosdorock.com/

NBC | "Maturidade"

CARTAZ | Concerto

25/05/2008

FESTIVAL CARVIÇAIS ROCK

O Festival Carviçais Rock, em Torre de Moncorvo, está de volta e realiza-se nos dias 2 e 3 de Agosto.
Depois da aposta no Hip-Hop e Reggae, em 2006, volta à concepção original de pop-Rock e volta também ao local de origem, no coração da aldeia.
“O regresso ao coração da aldeia vai trazer nova vida a um Festival diferente, que assumiu o devido lugar no roteiro dos festivais de Verão que correm o país”, refere uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.
Já está confirmada a presença de alguns nomes maiores do panorama musical, tais como Rádio Macau, Trabalhadores do Comércio e X-Wife são, bem como as bandas Duff e Myula, originárias de Torre de Moncorvo.
O festival vai dispor de uma nova imagem e vai passar a ter periodicidade bienal.

SLIMMY | "Showgirl"

Já "roda" na MTV Portugal o novo vídeo de Slimmy, "Showgirl".
O vídeo pode ser visto Aqui:

SKEWER EM CONCERTO

PHEAR FEST | Leiria

24/05/2008

UM CONCERTO PARA HOJE | Os 3 Tenórios

Hoje as Produções Banana e o Cabaret Maxime vão surpreender-vos com um momento especial, até agora um segredo bem guardado: Para os privilegiados que se puderem deslocar até à Praça da Alegria, aguarda-os um verdadeiro manjar dos deuses!
Num momento de inspiração de se lhe tirar o chapéu, e até… a boina, Vitorino e Manuel João Vieira, prestam uma singela homenagem a João Vieira - mais conhecido nos meandros musicais por Juanito Caminero - e ao seu desmedido gosto por boleros.
A estas três vozes, quais 3 Tenórios, junta-se um elenco de virtuosos, a quem também podemos tirar barretes e cartolas - Djón Luz (guitarra e cavaquinho), Alberto Garcia (bateria), João Lucas (piano) e Filipe Rocha (contrabaixo) - para nos fazer tremer a alma ao som de alguns dos mais belos boleros de sempre, como “Piensa em mi”, “La Puerta”, Dos Gardénias”, e muitos outros.

VÍDEOCLIP | "Plutão" - Macacos do Chinês

"Plutão", single/vídeoclip para este trabalho dos Macacos do Chinês. O vídeo tem realizaçãio de Ana Oliveira e trabalho gráfico de Vhils.

CAPITÃO FANTASMA | EP "720"

FESTIVAL SELEKTA | Praia de Pedrógão

23/05/2008

LINDA MARTINI | "Marsupial" na Estrada

Tour "Marsupial":
24 de Maio – Festival “Soundtrack” – Fábrica do Braço de Prata (Lisboa)
7 de Junho – Semana da Juventude (Benavente)
9 de Junho – Festival Rock da Ribeira (Pechão)
28 de Junho – Festival “Rocks Pot” (Bajouca/Leiria)
25 de Julho – Festival “Rock do Atlântico” (São Martinho do Porto)
11 de Agosto - Festival da Juventude (Esposende)

VÍDEOCLIP | "Cala-te" - Dama Beat

"Cala-te" é o single de avanço para o álbum "De igual para igual" de Dama Beat.

MAFALDA VEIGA | "Chão"

"Chão" o novo disco de Mafalda Veiga editado a 21 de Abril, atingiu o galardão de ouro três semanas após a data de edição!

SUSANA FÉLIX | Maxime

PÉ NA TERRA | Espaço d´orfeu

GRANITOS FOLK

CALAPEZ | Maus Hábitos

ROCKASTRUS | 3ª Eliminatória

TIAGO SOUSA & JOÃO CORREIA

22/05/2008

RODRIGO LEÃO

Rodrigo Leão subirá ao palco do Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa para uma ocasião muito especial: a apresentação de uma peça original que resulta de uma encomenda da empresa Estoril Sol que assim assinala meio século de existência.
Nesta ocasião, além do Cinema Ensemble que normalmente acompanha Rodrigo Leão, estará em palco a orquestra Sinfonieta de Lisboa dirigida pelo maestro Vasco Pierce de Azevedo, reeditando assim o encontro registado o ano passado num espectáculo da Torre de Belém onde se quebraram recordes de audiência.
Estes dois concertos no Casino Lisboa serão únicos e irrepetíveis. A primeira parte está reservada à apresentação da peça original, cujos arranjos para orquestra são da responsabilidade de Pedro Moreira, e a segunda será constituída por uma viagem pela obra de Rodrigo Leão que, como se sabe, é internacionalmente reconhecida pela sua beleza e singularidade.
21 e 22 de Junho / Lisboa, Auditório dos Oceanos
Bilhetes à venda na ticketline, FNAC, Worten: 30 €, 35 €

ANA LAÍNS | Onda Jazz

Ana Laíns apresenta-se em concerto no Onda Jazz!
29 de Maio
Bilhetes: 8 €

WALTER BENJAMIM | Fnac Cascais

ELEFANTES NO ONDA JAZZ

B (FACHADA) | Maxime

Depois de um concerto auspicioso na Galeria Zé Dos Bois em Lisboa b (fachada) prepara-se para lançar dois EP's "B Sings the Lusitanean Blues" e "Mini CD - Merzwerke Vol II" em colaboração com Walter Benjamin, com quem tem partilhado muitos palcos por este país fora.

IRMÃOS CATITA | Frescos e Hidratantes

Podiam ser cinco whiskies, cinco vodkas/laranja, cinco gin/tonics ou até cinco Licores-Beirão! Mas não: São os cinco fresquíssimos e hidratantes Irmãos Catita, que, após um período de seca vão inundar o palco do Maxime Cabaret com as suas canções ébrias.
Um repertório copofónico capaz de humilhar toda a dinastia Haddock! A “molha” está marcada para a noite do próximo dia 30 de Maio.
Após um jejum de práticamente cinco meses, os cinco cavaleiros do pós-calypso vêm mostrar que afinal “Tango Anti-alcoólico” não é com eles.
A trilogia sexo-borgas&tintol volta a imperar numa cidade sequiosa de loucura e agitação social! E este autêntico shaker que são Os Irmãos Catita vai servir um cocktail musical luso-disíaco como Lisboa nunca viu.
/>