31/07/2008

XXIV FESTIVAL INTERCÉLTICO | Moaña

No próximo sábado, dia 2 de Agosto, Júlio Pereira vai marcar presença no XXIV Festival Intercéltico, um dos maiores festivais galegos de música Celta, que se realiza em Moaña, Pontevedra.
O multi-instrumentista irá levar consigo o repertório do seu último trabalho “Geografias”, editado no ano passado, disco este que trouxe Júlio Pereira de volta ao seu instrumento de eleição: o bandolim.
Este é o mote para um espectáculo especial onde o músico percorrerá sonoridades de mundos com muitas latitudes e padrões acústicos, mas, se há contextos locais e regionais de referência, neste espectáculo cruzam-se na universalidade sem lugar da própria música.
Nesta noite especial, Júlio Pereira (Bandolim) será acompanhado por Miguel Veras (viola) e Sofia Vitória (voz, teclados e programação).

VÍDEOCLIP | "Emma Kalisz" - Mu

"Emma Kalisz", vídeoclip/single de apresentação do álbum "Casa Nostra" dos MU.
O grupo actua amanhã em Vila Conde às 19.00h, no âmbito do Festival Ollin Kan.

9º FESTIVAL INTERCÉLTICO | Sendim

RODRIGO AMADO | "Searching for Adam"

NIKOUALA | On & Of

NBC

ROCK ÀS SEXTAS | Cais de Gaia

30/07/2008

KM0 | 2º Episódio

O segundo episódio do KM0, vai estar em Braga, no velho estádio 1º de Maio, a ouvir a precisão dramática dos Peixe : Avião, o rock satírico dos Smix Smox Smux e o funk vigoroso dos Monstro Mau.
Sábado (2 de Agosto) - 19.30h/RTP2

X-WIFE | "Are you Ready For The Blackout?"

"Are you Ready For The Blackout?" é o terceiro e muito aguardado álbum dos X Wife.
Depois das excelentes críticas e airplay que o single "On The Radio" (editado em Maio pela Rastilho Records no formato vinil / 7" ) obteu na imprensa/rádios nacionais, a banda de João Vieira, Fernando Sousa e Rui Maia, vai ter um verão bastante activo, tocando em alguns festivais portugueses e espanhóis, esperando-se uma tour de clubes/bares em Setembro/Outubro.
"Are you Ready For The Blackout?", relembramos, é uma edição Norte Sul/I Play e será editado em Setembro (em data ainda por definir).

VÍDEOCLIP | "Circus Parade" - If Lucy Fell

"Circus Parade" é o novo video dos If Lucy Fell, realizado pela Moopie Filmes.
Em preparativos para uma tour europeia durante o mês de Setembro, a banda de Makoto Yagyu, Pedro Cobrado, Rui Carvalho, Hélio Morais e João Pereira continua a promover o mais recente "Zebra Dance", editado em Fevereiro´08 pela Rastilho Records.

ALLIANCEFEST

13º FESTIVAL DE GONDOMAR

PER7UME | Porto

FESTIVAL OLLIN KAN | Vila do Conde

O Festival Internacional das Culturas em Resistência Ollin Kan abre agora uma nova sede, localizada em Portugal.
Numa parceria da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Bartilotti Produções, este festival sai pela primeira vez da Cidade do México e abre a sua primeira sede alternativa em território europeu.
É o início de um festival que se torna itinerante, levando consigo a mensagem do mundo alternativo a diversas cidades do Planeta.
O Festival Ollin Kan Portugal vai ser levado a cabo de 31 de Julho a 02 de Agosto de 2008, durante 3 dias, e dará início a uma importante programação de artistas mexicanos, indianos, africanos, venezuelanos, franceses, espanhóis e portugueses.
A cidade de Vila do Conde será a sede deste primeiro Festival.Os concertos irão-se realizar durante os 3 dias do Festival junto ao Cais da Alfândega (em frente à Nau) com 2 palcos que funcionarão alternadamente das 18.00h à 01.00h.
Podem ver a agenda do programa AQUI.
Os concertos são gratuitos.

29/07/2008

PEIXE : AVIÃO | "40.02"

"40.02" é o album de estreia dos peixe : avião, quinteto bracarense composto por André Covas, Luis Fernandes, Pedro Oliveira, Ronaldo Fonseca e Zé Figueiredo.
Na Antena 3 o tema "a espera é um arame" estrou para a playlist desta e os elogios sucedem-se à sonoridade refrescante dos peixe:avião.
Em preparação está o video do single "a espera é um arame" disponível na primeira semana de Setembro. O disco chega às lojas dia 14 de Setembro.
As palavras seguintes são de Adolfo Luxúria Canibal e confirmam todo o burburinho criado à volta da banda.
"Aqueles com memória mais curta serão tentados a ouvir em peixe:avião ecos de Radiohead e eles estão lá, efectivamente, mas enquanto herança de uma linhagem muito mais antiga, com genealogia nos pergaminhos de Canterbury e no rock progressivo dos primeiros Pink Floyd de Syd Barrett e dos Van Der Graaf Generator de Peter Hammill, passando pelo krautrock dos Faust ou dos Neu!.
Mas se a estirpe é identificável, o que faz a singularidade de peixe : avião é a portugalidade que irradia, como se de repente tudo o que nos habituamos a associar à alma portuguesa, a melancolia dos seus poetas, o singelo das pequenas coisas, se cristalizasse em sons e palavras.
Esqueçam o fado como Amália o popularizou e é macaqueado de Portugal ao Japão: o novo fado do século XXI é peixe : avião! "

VÍDEOCLIP | "Push" - Monomonkey

"Push" é o primeiro video retirado de "Before We All Implode", álbum de estreia dos Monomonkey.
A banda de Ricardo Simões, Pedro Lemos, David Silva e Bruno Julião, iniciará em Setembro a segunda fase da tour promocional de "Before We All Implode" pelas principais salas nacionais.

FEROMONA NAS FLORES

O documentário/videonovela Feromona nas Flores, realizado pela Joana Vaz, tem já um segundo episódio online AQUI e o primeiro mantém-se acolá.

MANDRÁGORA

Os Mandrágora disponibilizam no seu myspace duas musicas de "Escarpa" para audição.
"Abaixo esta serra" com a participação de Francisco Silva na voz e guitarra e "Malagrado" com a participação de Matteo Dorigo na sanfona e Simone Bottaso no acordeão diatónico.

DAVID FONSECA

Depois de já ter percorrido o país de norte a sul, passando pelas ilhas, David Fonseca prepara-se para aquele que será o Verão mais frenético de sempre.
Com concertos agendados para Cantanhede, Setúbal, Oleiros, Ansião, Batalha, Malveira, Vila Nova de Cerveira, Esposende, Penafiel, Bidoeira de Cima, Grândola, Corroios, Angra do Heroísmo, Montemor-o-Novo, Arganil, Paços de Ferreira e Montemor-o-Velho, esta será difícil perder a oportunidade de ouvir algumas das canções mais empolgantes do novo disco e, certamente, também as mais emblemáticas de toda a sua discografia, como “Kiss Me, oh Kiss Me”, “Superstars”, “The 80’s” ou “Someone That Cannot Love”.
Nesta digressão de Verão, David Fonseca irá marcar presença naquele que é considerado o mais popular festival nacional: Sudoeste.
O autor de “Superstars” promete uma noite enérgica para quem for assistir ao seu concerto no dia 9 de Agosto, e garante que irá levar consigo algumas surpresas para aquele que será um dos concertos mais especiais desta tournée.
“O Festival Sudoeste é um dos meus palcos preferidos e tenho sempre grandes expectativas para estes concertos. Foi há precisamente 10 anos que estive na Zambujeira do Mar pela primeira vez e espero que esta possa ser mais uma noite de grande festa e celebração. Como a ocasião exige, estamos a preparar um concerto muito especial onde quase tudo possa acontecer, uma bola espelhada de surpresas para um dia que se quer mágico. Mal posso esperar!”
Ao seu lado estarão os músicos que habitualmente o acompanham: Ricardo Fiel nas guitarras, Paulo Pereira nos teclados, Sérgio Nascimento na bateria, Nuno Simões no baixo e Rita Redshoes no piano.
A Tour “Dreams in Colour Live” continua a percorrer o país:
07 de Agosto/22.00h – Oleiros – Ar Livre
10 de Agosto/23.30h – Ansião
15 de Agosto/23.00h – Batalha – Ar Livre
16 de Agosto/22.00h – Malveira – Ar Livre
21 de Agosto/22.00h – Esposende – Ar Livre
22 de Agosto/22.00h – Agrival- Penafiel – Ar Livre
25 de Agosto/22.00h – Ar Livre – Bidoeira de Cima
27 de Agosto/23.00h – Grândola – Ar Livre
29 de Agosto/22.30h – Corroios – Ar Livre
31 de Agosto/22.30h – Angra do Heroísmo – Açores – AngraRock
03 de Setembro/22.00h – Montemor-o-Novo – Feira da Luz
05 de Setembro/22.00h – Arganil – Ar Livre
06 de Setembro/22.00h – Paços de Ferreira – Ar Livre
07 de Setembro/22.00h – Montemor-o-Velho – Ar Livre

ARSHA A CAMINHO DO DUDOESTE

O início dos concertos no palco principal do Sudoeste 2008 está marcado para 7 de Agosto, mas o festival vai começar a dar música a todos os visitantes cinco dias antes.
Os Arsha sobem ao Palco Sounds Good montado no parque de campismo no dia de estreia pelas 21.45h, logo a seguir aos Black Bombain.
O acesso ao parque de campismo é gratuito para todos os portadores do passe de quatro dias.

28/07/2008

VII FESTIVAL BRENHA ARDER

Está completo o cartaz para o Brenha Arder 2008, depois do cancelamento da banda Kalashnikov a organização do Festival chegou a acordo com a banda de Rock and Roll de Coimbra,os Bunnyranch.
12 de Setembro:
SubCaos
Motornoise
Freedoom
Estado de Sitio
M.O.T.U
13 Setembro:
Bunnyranch
Capitao Fantasma
Killer Karma
Midnight Priest.Factor Biotico
Entrada: 7 €
Bilhete para os dois dias 10€
Campismo Gratuito

VANGUARDA | "Fragmental"

Depois de terem lançado online o videoclip do primeiro single a ser extraído do próximo trabalho, os Vanguarda disponibilizam outro tema, em avanço, no myspace oficial da banda.
"Fragmental", a ser editado este ano, é um mini CD com 5 músicas que sucede a "bomba de adrenalina", o álbum de estreia de 1999, e apresenta um Rock bastante moderno e técnico com grande experimentação a nível de texturas e linhas eletrónicas.
À produção coesa e contemporânea junta-se o nome de Björn Englemann (Dimmu Borgir, In Flames, Within Temptation, The Hives, etc), engenheiro de som e produtor que irá masterizar o disco.
Neste momento a banda encontra-se em fase de negociação com algumas editoras e prepara um novo video clip, assim como o regresso aos palcos.

TV RURAL | "Eu no muro"

O recente video para "Eu no muro", dos TV Rural, retirado do álbum Filomena Grita, pode ser visto em alta definição AQUI.

SKEWER | "Stayed"

MAXIME | Agenda

27/07/2008

CARVIÇAIS ROCK´2008 | Torre de Moncorvo

O Festival Carviçais surge no ano de 1996 pela mão de um grupo de jovens ligados à Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Carviçais.
Procurou-se com essa primeira experiência animar uma noite quente de Agosto, com a invasão de sons a que os locais, novos e menos novos, não estavam habituados.
Pretendia-se também contribuir para combater o isolamento cultural a que a região do Nordeste Transmontano estava votada.
Esta primeira experiência superou de tal forma as expectativas que no ano seguinte a organização, entretanto criada, viu-se “forçada” a mudar de local (para o campo de futebol) e a aumentar o número de dias do evento.
Em 1999, o festival mudou o local da sua realização para a Herdade dos Carrascos do Pinto, nos dias de hoje propriedade da Câmara Municipal de Moncorvo. De realçar que a localidade se situa entre o Parque Natural do Douro Internacional e o Parque Arqueológico de Foz Côa, e a 30 km da fronteira com Espanha.
Em 2008, o festival regressa em força e também ao centro da aldeia. Hoje, o festival é um evento que faz parte do calendário dos festivais de Verão.
Soube sempre resistir à concorrência e à crise que atravessa o país sobretudo porque se apresenta como uma alternativa à massificação que hoje caracteriza os festivais de verão em Portugal.
A edição de 2008 está marcada para 2 e 3 de Agosto e no local onde nasceu, há 12 anos.
2 de Agosto:

Rádio Macau
Blind Zero
Slimmy
Duff
(Dj Frittus Potatoes Suicide)
3 de Agosto:

Blasted Mechanism
X-Wife
Trabalhadores do Comércio
Myula
(Dj Pasta)

VÍDEOCLIP | "On The Radio" - X-Wife

"On The Radio", vídeoclip oficial para o Ep dos X-Wife.

ONE LOVE FAMILY | Contagiarte

Os One Love Family são uma das bandas mais carismáticas de Reggae nacionais.
Fundada em 1998, esta familia, que hoje compreende membros entre os 8 e os 47 anos, e que passou já pelos principais palcos do país, com destaque para participações memoráveis em paredes de coura e no Sudoeste, e por festivais na Holanda e em Espanha, estreia-se finalmente em disco com "Allelujah".
"Allelujah" celebra a concretização da música dos One Love Family em disco, num registo da sua profunda espiritualidade.
Um disco que através do mais "rootsy" reggae chama a atenção para fazendo a apologia da vida em comunhão com o próximo e com a natureza como meios essenciais para construir um mundo melhor.
Uma cativante colecção de canções que conta com colaborações de peso como, entre outros, as dos jamaicanos Sly Dunbar, Dean Fraser, Danny Thompson, Stephen Stuart ou Earl Chinna Smith, que também co-produziu "Allelujah", gravada entre Carcafelos e a Jamaica.
"Allelujah" é sem dúvida um marco de Reggae nacional, um albúm em que os One Love Family nos transmitem a sua mensagem carregada de vibrações positivas e a sua música feita de palavras de paz, liberdade e harmonia, porque como esta familia não desiste de nos lembrar: "Ao acreditamos na Humanidade com uma grande família somos mais livres".
Concerto Reggae

30 de Julho, 00.30h _ Est. 2
Contagiarte - Porto

BLITZ #26 | Nas bancas

Já está nas bancas a Blitz #26!
Na sua edição especial de Verão, a Blitz mergulha de cabeça no espírito da estação.
David Fonseca é a capa desta edição. "A Blitz foi com ele para a beira-mar e ficou a saber tudo sobre o Verão Azul de Dvid Fonseca - desde as memórias mais queridas de férias que já lá vão, às músicas que fizeram a sua juventude e ao tórrido Verão que atravessa. À boleia do sucesso de Dreams In Colour , este é o melhor Verão da sua vida".
Na secção "Quase Famosos", o destaque vai para o concurso Rock Rendez Worten. Rita Redshoes marca presença no "RSF".
No "Guia’, há críticas aos novos discos de Mandrágora (3/5), Royalistick (3/5), Buraka Som Sistema (4/5), Aldina Duarte (4/5), Nel Assassin (4/5) , Fadomorse (3/5) e ao DVD de José Cid (3/5).

ROCK NA PRAIA | Bed Noise

ATOM LIQUIDIFICATION | Aboboreira

CARTAZ | Associação José Afonso

26/07/2008

A CAMINHO DO SUDOESTE

O chegar do Verão traz-nos também a época dos festivais de música. Estes são como romarias que levam o público a conhecer novas bandas e a ver grandes concertos embalados pelas noites quentes de Verão.
Este ano não será excepção e tendo a época festivaleira já sido inaugurada, partimos agora para o Festival Sudoeste na Zambujeira do Mar.
Depois da participação no festival Delta Tejo, Rita Redshoes, irá partilhar a noite com nomes sonantes como os Tindersticks, Goldfrapp ou os Chemical Brothers, no palco principal do Festival Sudoeste.
A revelação do ano irá apresentar ao vivo alguns dos temas que compõem o seu disco de estreia “Golden Era”, como "Dream on Girl" e "The Beginning Song", e mostrar ao público presente a magia que os seus sapatos vermelhos emanam.
Uma outra novidade será a participação de Camané. O fadista, que se estreou no Sudoeste em 2006 com os Humanos num concerto memorável para as 55 mil pessoas que assistiram, irá levar o seu novo trabalho de originais “Sempre de Mim” ao Palco Planeta e terá como convidado especial o contrabaixista Carlos Bica.
Camané aguarda este espectáculo com muita expectativa: “Tenho notado que há cada vez mais gente nova a assistir aos meus concertos e a acompanhar a minha carreira, pelo que esta participação vai ser um desafio”.
Também David Fonseca promete uma noite frenética para que for assistir ao seu concerto no dia 9 de Agosto.
A tour “Dreams in Colour Live”, que tem levado este seu novo disco de norte a sul do país, vai trazer algumas surpresas naquele que será um dos concertos mais especiais desta tournée.
O Palco Principal será pequeno para temas como “Superstars”, “The 80’s” ou “Kiss Me, oh Kiss Me”.

LOTO EM CONCERTO

Os Loto regressam hoje à estrada, para um concerto em Alcains, Castelo Branco, no Festival Festins, pelas 21.30h.
Após a viagem às beiras, no dia 14 de Agosto, a banda junta-se aos Hipnótica para o derradeiro concerto da Two for the road tour, em Sesimbra.
Dois dias depois, a 16, é a vez dos Açores receberem os Loto.

TRABALHADORES DO COMÉRCIO

Agenda:
31 de Julho - Arcos de Valdevez, 22.00h
3 de Agosto - Festival de Carviçais, 22.00h
8 de Agosto - Club Naútico O Grove, Pontevedra, 0.00h
9 de Agosto - Vila Nova de Gaia, 22.00h

NBC REEDITA "AFRO-DISIACO"

CARTAZ | Concerto

FESTIVAL MÚSICAS DO MAR

GALAICO FOLIA | Esposende

25/07/2008

ROSE BLANKET | "Our Early Balloons"

O primeiro single de apresentação do novo disco de Rose Blanket é a música "Rosinha" que conta com a voz de Ana Deus em mais uma participação vocal brilhante!
Ana Deus teve toda a liberdade para uma intervenção criativa muito pessoal, num ambiente informal, o mais livre e espontâneo possível.
Os Rose Blanket regressam com um novo trabalho de composição de Miguel Dias, Our Early Balloons, recorrendo a um conjunto vasto de participações de músicos de diferentes universos musicais.
Ana Deus - voz (Três Tristes Tigres); Pedro Oliveira – bateria e percussões (Green Machine, Old Jerusalem); André Simão - baixo (La La La Ressonance); Pedro Amaro - trompete (Madame Godard); Petra Pais - voz (Nobody´s Bizness); Bárbara Reis – violino; Miguel Gomes - guitarra (Complicado); Francisco Silva - voz (Old Jerusalem); e Ana Figueira – voz (Unplayable Sofa Guitar).
Com o objectivo de tirar o melhor partido das dinâmicas musicais, Miguel Dias optou por fazer a masterização nos EUA, na Golden Mastetring onde foram masterizados discos dos Sonic Youth, Red House Painters, Devendra Banhart, Calexico, Chris Isaak, Rachel's, entre muitos outros projectos.
Um disco que abre a sonoridade de Rose Blanket como uma grande cornucópia, desta vez mais luminosa e ritmada, acentuando, por isso, as dinâmicas musicais, não perdendo, ainda assim, o seu tom intimista e suspirante.
"Our Early Balloons" está disponível nas lojas a partir de 8 de Setembro.

NBC | "Maturidade"

"Maturidade" de NBC é a expressão máxima da sensibilidade musical no Hip Hop nacional.
Com inspiração no Funk, Soul e no Jazz mais refinado, este Hip Hop de NBC transborda uma musicalidade multi-direccional que harmoniza perfeitamente com as suas palavras, flows e cantos.
Em "Maturidade" NBC é rapper, cantor e um dclamador de emoções profundas. Nomes como New Max (Expensive Soul), Sam The Kid, Dino, DJ Link foram também protagonistas para o alcançar desta magnificiência musical que transborda em cada faixa do álbum.
Amanhã NBC apresenta-se no Fórum Fnac de Viseu, a partir das 21.30h para com "Maturidade" dar a conhecer o seu 2º álbum.

VÍDEOCLIP | "Vamos esta noite" - Clã

"Vamos esta noite", terceiro single/vídeoclip do albúm "Cintura" dos Clã. A realização do vídeo esteve uma vez mais entregue á francesa Laurie Thinot.

FESTIVAL FOLK CELTA | Ponte da Barca

FOLK & FEST

DÍNAMO | Festival de Música Exploratória

24/07/2008

QILÓMETRO ZERO | RTP2

No primeiro episódio, o programa KM0 vai estar no Distrito de Coimbra e dar a conhecer o folk dos Man & Bellas, o pop rock marialva dos The Guys From the Caravan e a torrencial criatividade de Anaquim”, explica JP Simões, apresentador da série documental sobre a nova música portuguesa, que estreia sábado, 26 de Julho, na RTP2 (19.30h).
Fazer música em Portugal, actualmente, é cada vez mais excitante e recompensador, pela crescente facilidade de ligação à comunidade musical, às novas tecnologias e ao público.
Contudo, pode melhorar-se a construção e divulgação de salas de espectáculo, bem como fomentar a oferta, procura e exploração de novos projectos, sonoridades e artistas”, argumenta José Rebola, autor do projecto a solo Anaquim, cujo primeiro álbum se prevê chegar ao público em Março de 2009.
Para os The Guys From the Caravan, a cultura está longe de ser uma prioridade no nosso país. Vale sobretudo o bom ambiente que se vive entre músicos: “Temos tido oportunidade de partilhar palco com algumas das novas bandas, que têm um papel preponderante no refresh da música feita em Portugal” – Outubro é a data prevista para lançamento do álbum desta banda de Coimbra.
Num registo mais popular, os Man & Bellas assumem “uma viagem recreativa e festiva às raízes culturais tradicionais (medievais, intercélticas e também à música de dança europeia)”, utilizando sanfonas do séc. XVII, construídas por Fernando Meireles, músico mentor do projecto.

FESTIVAL ROCK NA PRAIA | 2º Acto

O 2º Acto do Festival Rock na Praia 08 voltou a encher o PÉnoRIO de seguidores de Rock, que foram congratulados com mais cinco fantásticos concertos de bandas de garagem de todo o país, onde a voz feminina foi soberana.
A sessão voltou a começar em grande, prova disso foram os FM, que tiveram direito a um passe para a final com o concerto que deram na abertura da noite.
Em grande forma instrumental, FM recheou o público com pormenores fantásticos de todos os instrumentos destacando-se a grande ligação rítmica do baixo com a bateria, conseguindo encher a casa de Rock com três instrumentos e uma voz enquadradade forma perfeita. É para ela que vai o destaque no cover de escolha arrojada "Valerie".
O 2º concerto foi proporcionado pela banda que provou o grande gosto pela música antes de entrar em palco.
The Steves, a primeira banda suplente, veio completar a noite face à desistência dos Matria no dia anterior. Foram a banda que animou a noite com a excelente presença em palco, peculiar por se tratar de um grupo de cinco irmãos. O grande destaque foi a Voz, envolvida num instrumental cru e simples, mas poderoso.
A meio da noite quente de Rock junto ao rio, Pop Magazine sobe ao palco para um concerto memorável que surpreendeu toda a gente não só com os solos de guitarra estonteantes e com a pujante voz feminina, mas também com o espectáculo de entretenimento.
Todos os elementos da banda mostraram uma sincronização perfeita e muita experiência, que deu direito ao segundo passe da noite para a grande final.
The Agency foi a banda seguinte que provou o porquê de já ter pisado grandes palcos nacionais. Tocaram músicas em que rapidamente se memoriza o refrão, graças a mais uma voz excelente e melodias de ficar no ouvido.
O destaque vai para a polivalência instrumental e a evolução musical proporcionadas em apenas quatro músicas. Grande concerto que certamente deixará o público atento a futuros concertos e novidades da banda lisboeta.
A finalizar a noite, Trauma,explodem com uma electrónica que parecia acelerar cada vez mais um rock progressivo saído apenas de um baixo, guitarra e bateria.
Os sons exóticos e sintetizados da guitarra davam brilho a um concerto que contava com uma voz feminina forte que foi completada com a pujante voz do guitarrista. Grande destaque ainda para o cover "Sweet dreams".
A concurso no dia 9 de Agosto estarão os Blá Blá Blá, F.M, Fried Chicken and Gasoline e Pop Magazine, na praia de Apúlia, onde actuam os OIOAI e os BED NOISE vencedores da edição anterior.
A apresentação desta edição estárá a cargo de Ana Galvão, radialista da Antena 3.
/>