31/08/2008

VÍDEOCLIP | "Entre as memórias e o sonho"

"Entre as memórias e o sonho", segundo vídeoclip/single para o álbum "Oito" dos Rádio Macau.

ZÉ PERDIGÃO | "Os Fados do Rock"

As referências de Zé Perdigão remontam ao fado e à música étnica, apesar de ter começado a vida artística em várias bandas rock.
Dono de uma voz única e de expressão ímpar, Perdigão serve-se de temas pop sobejamente conhecidos dos portugueses e remete-os para a área que melhor domina: o fado.
Produzido por José Cid, "Os Fados do Rock" dão nova roupagem a músicas interpretadas por bandas tão distintas como The Gift, Jorge Palma, Madredeus ou Rádio Macau.
No próximo dia 8 de Setembro, Zé Perdigão vai ao Fórum Fnac do Norteshopping para apresentar o seu álbum de estreia.
Zé Perdigão - Fados do Rock

Forum Fnac Norteshopping (Matosinhos) - 22.00h

DESBUNDIXIE | Viseu

Os Desbundixie vão animar a III Gala de Honra do Jornal do Centro, em Viseu, onde serão atribuídos os Troféus Aquilino Ribeiro.
A Gala é na próxima sexta-feira, dia 5 de Setembro no Teatro Viriato, com início marcado para as 21.30h.

HIGH FLYING BIR EM CONCERTO

MUSICA SUBSCUTA

30/08/2008

VIMUS | Póvoa de Varzim

Após o sucesso da edição 2007, o Festival ViMus apresenta-se com imagem renovada e vontade reforçada de crescimento sustentado para ir marcando uma posição de referência nesta área particular da produção audiovisual nacional e internacional.
Assim, reforçando as secções competitivas e apostando na internacionalização das mesmas, o principal destaque para este ano prende-se com o início da secção Competitiva Internacional de Videodocumentários musicais, da qual destacamos alguns títulos: "Heavy Metal in Baghdad", "Sounds of Silence", "Sonic Youth - Sleeping Nights Awake" ou "The Night James Brown Saved Boston".
Nos videodocumentários nacionais, e em ano de eleições em Angola, destacamos os títulos: "É Dreda Ser Angolano" ou "Kuduro – Fogo no Museke.
Quanto às competições de videoclipes, apresentaremos dos mais inovadores vídeos da actualidade de países como EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Canadá, Bélgica, Bielorrússia, Austrália, África do Sul, Suécia, Finlândia, Suiça, Holanda, etc.
Grupos como Interpol, Chemical Brothers, Bjork, Bob Dylan, Feist, Gnarls Barkley, Madrugada, ou os portugueses David Fonseca, Jorge Cruz, Clã, Terrakota, Fausto, The Vicious Five, Dead Combo entre muitos, muitos outros.
Relativamente aos videoconcertos, sendo que a secção competitiva irá iniciar-se no próximo ano, será apresentada uma retrospectiva da mais aclamada obra de videoconcertos a nível mundial, a série "Freedom Now!" da produtora francesa La Huit Productions, através dos seguintes videoconcertos:"Jerry Gonzalez - Latin Jazz Stories" com Los Piratas del Flamenco,"Yohimbe Brothers" com Vernon Reid & DJ Logic, "Raï! Raï! Raï!" com Cheikha Rabia & Bellemou.
Integradas nos Programas Especiais, serão apresentadas duas retrospectivas de realizadores com obra importante na área dos videoclipes, o português Rui de Brito e o francês Edouard Salier.
O júri será composto pelo realizador Rui de Brito, pela jornalista do "Público", Inês Nadais e pelo realizador/produtor francês Stéphane Jourdain (um dos produtores da retrospectiva "Freedom Now"), que entregarão os seguintes prémios: Para Videoclipes Nacionais e Internacionais – melhor videoclipe, melhor videoclipe performativo, melhor fotografia, melhor animação e melhor ficção. Para Videodocumentários Nacionais e Internacionais – melhor videodocumentário.
A destacar ainda que de um videoclipe da competição nacional, o canal MTV Portugal irá seleccionar 1 para ter especial destaque no Programa "Brand:New" deste prestigiado canal.
Ao vencedor do prémio "ViMus 08/Fotograma-RTPN" para Melhor Videodocumentário Nacional será dada especial atenção no programa "Fotograma", na RTPN.
ViMus - Festival Internacional de Vídeo Musical

Póvoa de Varzim - 4 a 7 de Setembro

IBERFOLK 2008 | Sortelha

Num desafio permanente ao público, aos conceitos culturais estabelecidos, à criatividade, à participação activa e à descoberta, a associação Transcudânia, os colectivos Rodobalho e Tradballs e a Junta de Freguesia de Sortelha preparam a 3ª edição do IberFolk, entre 5 e 7 de Setembro, na aldeia histórica de Sortelha.
Num formato em que a participação daqueles que seriam os espectadores é o centro do programa, o festival pretende levar o valor histórico e patrimonial de Sortelha e da região a novas pessoas.
O Iberfolk pretende construir um ponto de encontro saudável, partilhado em redor da música, da dança e da cultura tradicional, nas suas diversas formas de reconstrução e re-interpretação.
O programa será um misto de aprendizagem e descoberta – das danças, dos instrumentos, das artes, da paisagem – durante o dia e de partilha e alegria em sons diversos à noite.
A grupos de cariz tradicional, com propostas inovadoras de interpretação, junta-se a paisagem ímpar de Sortelha e arredores para que o olhar, a audição, o tacto e o olfacto se sintam em casa, numa casa-aldeia.
Assente numa organização voluntária e na conjunção de muitos esforços, o programa será aberto também a propostas de todos quantos se queiram juntar. Seja na preparação, ou no próprio dia, seja na logística, seja no palco.
Mais do que nomes sonantes para serem consumidos pelo imediato, dizemos agora que Sortelha volta a acontecer, que em Setembro as muralhas desaparecem.
Mais do que prometer programas recheados de habituais, deixamos o desafio para que o construam. A Transcudânia será o motor.
IberFolk – Festival de Cultura Tradicional
5, 6 e 7 de Setembro – Sortelha [aldeia histórica] – Sabugal

MANDRÁGORA

Os Mandrágora têm dois novos temas para audição no Myspace da banda, "Cubo" e "Baile do Escangalhado" com a participação de Simone Bottasso no acordeão.
www.myspace.com/mandragorafolk

BLITZ #27 | Nas bancas

Já está nas bancas a edição #27 da revista Blitz!
O destaque desta edição vai para "P&R", onde encontramos NBC "à conversa com Rui Miguel Abreu. O rapper e cantor português NBC confessa que a ambição que o trouxe de São Tomé para Torres Vedras e o mundo ainda lhe renderá mais frutos".
O Rock Rendez Worten, merece uma vez mais destaque na edição de Setembro. Jorge Palma é o convidado de "RSF".
No "Guia", há crítica aos discos de Murdering Tripping Blues (4/5), X-Wife (4/5), Dama Bete (3/5), António Pinho Vargas (5/5), You Should Go Adhead (4/5), Projecto Fuga (4/5) e o DVD "Circo de Feras ao vivo no Campo Pequeno" (3/5).

HEADZUM.ORG | Revista online

Já está disponível a primeira edição da revista online "Headzum.Org".
A "Headzum.Org" tem como objectivo promover a música Portuguesa, efectuando entrevistas, críticas e artigos de opinião pessoal.
Podem fazer o download gratuito da "Headzum.Org", Aqui!

FUNK OFF AND FLY

29/08/2008

UM CONCERTO PARA HOJE | Deolinda

"O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho..."
No âmbito do Festival Músicas do Mar, a decorrer na Póvoa de Varzim, a Deolinda vai ao Diana Bar, a partir das 21.00h apresentar o álbum "Canção ao lado".

DAZKARIEH

Depois de um ano marcado essencialmente por concertos fora de Portugal, os Dazkarieh preparam o seu quarto trabalho de estúdio a ser editado no primeiro trimestre de 2009.
Enquanto prepara o disco, a banda faz algumas experiências com novo repertório nos seus concertos.
Em agenda está uma digressão pela Polónia durante o mês de Setembro e na Alemanha em Maio de 2009.
Por cá, os Dazkarieh tocam amanhã no Castelo de Sesimbra pelas 21.30h, com entrada livre.

LINDA MARTINI

Primeiro foram descobertos por uma pequena mas fanática legião de fãs. Depois conquistaram a crítica. E, cada vez mais, estão a ser descobertos pelo grande público, um público fascinado por um rock atraente, subtil, denso, difícil de definir (é indie? é pós-rock? é experimental?) e, coisa rara neste universo musical, cantado em português.
Em 2008, os Linda Martini surgem com um excitante pacote de novidades discográficas: «Marsupial» (um EP em vinil com temas inéditos e raridades, editado pela Rastilho).
Mais do que uma lufada de ar fresco no cenário indie rock nacional, os Linda Marini são o próprio ar do qual muitas outras bandas certamente se irão alimentar no futuro.
Os Linda Martini, actuam amanhã nas Noites Ritual Rock, a partir das 23.15h.

CLASSIFICADOS | Crato

Os Classificados é a banda convidada para fazer a primeira parte do concerto dos James, amanhã no Crato.
O concerto tem início marcado para as 21.30h.

28/08/2008

MAFALDA VEIGA | Theatro Circo

É a Mafalda Veiga, que cabe a missão de abrir a nova temporada de espectáculos do Theatro Circo, a 6 de Setembro (22.00h), apresentando o seu mais recente trabalho, “Chão”.
Ao completar 20 anos de carreira, a intérprete de “Pássaros do Sul” apresenta em Braga o álbum que, após cinco anos de paragem na edição de projectos a solo, surge como «fiel testemunho de uma identidade e maturidade alcançadas no decorrer de um percurso marcado por um constante crescimento enquanto compositora, autora e cantora».
Com temas tão diversos como o “single” de apresentação “Estrada”, o «imediato» “Abraça-me Bem” ou o «devaneio» de “Era Uma Vez Um Pensamento Teu”, “Chão” caracteriza-se por um tom mais positivo e por um «som mais orgânico» que, de acordo com o produtor Miguel Ferreira, cria mais «espaço para o que efectivamente tem que brilhar: a canção e a voz da cantora».
Coerente com o estilo que a caracteriza como uma das mais carismáticas intérpretes da música moderna portuguesa, Mafalda Veiga, que ao longo de duas décadas de percurso mantém uma legião de admiradores incondicionais, assegura para esta digressão nacional um conjunto de concertos intimistas preenchidos pelas novidades de “Chão” e por alguns dos temas mais emblemáticos que fizeram de cada projecto da cantora inquestionáveis sucessos entre a crítica e o público.
Novamente a solo, após uma aplaudida parceria com João Pedro Pais, que culminou com o álbum “Lado a Lado” (2007) e vários espectáculos por todo o país, Mafalda Veiga reaparece nos palcos e nas rádios nacionais com o mais concreto resultado de um processo de maturação que se iniciou em 1987 através do lançamento de “Pássaros do Sul” que cativou as atenções com os temas “Planície” e “Restolho”.
Ao longo das décadas que separam o sucesso alcançado com o trabalho de estreia e a consagração com o recente “Chão”, Mafalda Veiga multiplicou-se entre a edição discográfica de oito álbuns – “Cantar” (1988), “Nada Se Repete” (1992), “A Cor da Fogueira” (1996), “Tatuagem” (1999), “Ao Vivo” (2000), “Na Alma e na Pele” (2003) e “Coliseu de Lisboa, 5 de Outubro” (2004) – , presenças assíduas em salas nacionais e internacionais (Cabo Verde, Macau, Brasil) e colaborações com músicos como Luís Represas, Jorge Palma, Raul Torres ou André Sardet.
Ingressos, a 20€, nas bilheteiras do Theatro Circo.

LUÍZ E A LATA | "9"

Luiz e a Lata, um dos mais promissores grupos da Pop portuguesa, que editou o seu primeiro disco “Andei…” em 2005, está de volta, com o seu segundo álbum “9”, que contém 12 temas inéditos e um EPK com uma entrevista de Luiz Caracol e Ivo Costa, dois dos elementos fundadores da Banda.
O novo álbum “9” de Luiz e a Lata fala de modo directo de temas comuns, em que as músicas equilibram as letras, e consequentemente os elementos que as atravessam.
Mostra-nos também uma “lusofonia” ainda mais presente na linguagem do grupo, que se traduz na particularidade de opor sonoridades tradicionais a estruturas e sonoridades pop, usando instrumentos como o acordeão, o cavaquinho ou a guitarra portuguesa.
A palavra que melhor define Luiz e a Lata é a simplicidade. Simples é tudo aquilo que prescinde de acessório. Que serve o sabor original, sem tentar condimentá-lo para além do necessário.
E o álbum “9” mostra-nos esta simplicidade e a consistência, de um grupo que pode ter muito para dar à música portuguesa.
Luiz Caracol – Voz e Guitarras
Ivo Costa – Bateria e Percussão
Carlos Lopes – Acordeão
André Moreira – Baixo
Tânia Lopes – Percussão

CULTO DO VINIL TEM NOVA "CASA"

"Devido a problemas com o blog do Culto do Vinil, localizado em www. cultodovinil.blogspot.com, que estou a tentar resolver o blog encontra-se de momento encerrado, penso mesmo ter perdido toda a informação adquirida e postada ao longo deste anos. Quanto ao velho endereço parece perdido e sem hipóteses de recuperar ou usar.
O Blog do culto já contava com uma base de amigos bem alargada, em 3 anos chegou praticamente ás 50.000 visitas dos mais variados cantos do mundo.
Não me resta alternativa senão esperar que o problema seja resolvido e avançar, começar do ponto zero com a mesma filosofia e tentar dar seguimento ao antigo projecto mas com um URL diferente".
Aqui fica o novo endereço do blog Culto do Vinil :
Júlio Marques aka *©OsMi©_KeY§*_®

MERZBAU | Discos em promoção

Para assinalar o regresso à vida, depois dos fenómenos migratórios que ocorrem nestes mêses, a Merzbau tem um pacote especial para quem ainda não tem as edições físicas.
Assim podem adquirir estas 5 edições pela módica quantia de 20 euros + portes. Pagamentos, à cobrança, paypal ou por transferência bancária.
Frango - "Nada Miles"
Walter Benjamin - "The National Crisis"
Goodbye Toulouse - "moçoespinho"
Lobster - "Debut!"
Jesus, the Misunderstood
"Thinking Too Much Increases The Risk of Smoking"
+ Info:

27/08/2008

NOITES RITUAL | Porto

É já no próximo fim da semana que arranca a 17ª edição das Noites Ritual.
Duas jornadas de festa, este ano com Entrada Livre, porque a música portuguesa merece estas Noites Ritual, as únicas que lhes são exclusivamente destinadas, desde há já 17 anos consecutivos.
E são dois os palcos que se enchem, mais uma vez, com as apostas recentes, as entradas discográficas no mercado, os nomes mais que confirmados no panorama nacional, todos eles estreantes no Festival.
Na primeira noite, a começar Micro Audio Waves, seguido de Tiago Bettencourt & Mantha, e para terminar, Sam The Kid.
O Palco Ritual e os novos projectos a serem descobertos, traz-nos Casino Royal, Porte, e Human Chalice.
A segunda noite do festival continua com Rita Redshoes, Linda martini e para encerrar o cartaz principal os Buraka Som Sistemas, que tem preparado um espectáculo sonoro e visual de grande efeito.
O Palco Ritual, é tomado de assalto com três novas bandas, os Snail, os A Jigsaw e para terminar os Sizo.
Vão ser assim as Noites Ritual 2008, com muitas mais actividades, surpresas e como sempre a celebração da música nacional. Um Ritual que a cada ano se renova!
17ª Edição Noites Ritual

29 e 30 de Agosto
Jardins do Palácio de Cristal – Porto
Entrada Livre

QUILÓMETRO ZERO | RTP2

“Bem-humorada com a própria finitude, a equipa do KM0 ruma agora em direcção a Viseu, para conhecer o jazz e a música tradicional de Carlos Peninha, o folclore hardcore dos Fadomorse e a electrónica melancólica dos Montecalvo 146”, explica JP Simões, apresentador da série documental sobre a nova música portuguesa, exibida sábados, pelas 19.30h, na RTP2.

+ Info:

http://www.bus-kmzero.blogspot.com/

IF LUCY FELL | Tour Europeia

Dois anos depois do lançamento do primeiro album "you make me nervous", os lisboetas If Lucy Fell voltaram em 2008 aos discos com "zebra dance" e é com ele que mais uma vez partem rumo à Europa em Setembro.
Setembro é o mês do regresso às aulas, o mês do regresso dos veraneantes e é também o mês de eleição destes cinco pseudo-empregados-desempregados para fazerem suar as mais bafientas salas de Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Áustria e Itália e como não podia deixar de ser, Portugal.
De referir que os rapazes não vão sozinhos porque têm medo do escuro. A acompanhá-los durante toda a tour vão estar os bobadelenses Suchi Rukara, também eles com disco novo.
Agenda:
1 de Setembro - Sant Feliu Codines, Espanha
2 de Setembro - Toulouse, França
4 de Setembro - Dudelange, Luxemburgo
5 de Setembro - Colonia, Alemanha
7 de Setembro - Hamburgo, Alemanha
8 de Setembro - Berlim, Alemanha
9 de Setembro - Darmstadt, Alemanha
10 de Setembro - Munique, Alemanha
11 de Setembro - Linz, Áustria
13 de Setembro - Freiburgo, Alemanha
14 de Setembro - Genova, Itália
15 de Setembro- Bordéus, França
17 de Setembro - Girona, Espanha
18 de Setembro - Barcelona, Espanha
19 de Setembro - Lisboa, Portugal
20 de Setembro - Madrid, Espanha

CARTAZ | Concerto

ROSE BLANKET | "Our Early Balloons"

26/08/2008

DOURO JAZZ 2008

VÍDEOCLIP | "Asas" - Eugénia Melo e Castro

Eugénia Melo e Castro, deu uma "nova vida" a algumas das melhores canções da "PoPortugal". "Asas", um tema dos GNR, é aqui recriado pela voz da Geninha Melo e Castro.

MELANIE | Vila Real

Melanie encontra nas raízes do fado a sua expressão artística. À formação clássica da guitarra e da viola, junta-se o timbre do contrabaixo, criando nuances sonoras que o fado não estranha.
No próximo dia 6 de Setembro vai estar no Teatro de Vila Real pelas 23.00h em Café-Concerto. A entrada é gratuita!

PLUMA | "Rebelde Way"

O novo single de Pluma "Brasil POP Portugal" está presente na nova telenovela da SIC "Rebelde way".

25/08/2008

OS GULLY

Quando ouvimos Os Gully associamos o seu som às bandas míticas das décadas de 60, 70 e 80.
Nomes como Led Zeppelin, Cream, Jimi Hendrix, Deep Purple, AC/DC, Ramones, e os mais recentes Q.O.T.S.A, Dinosaur Jr. and so on ... mas são efectivamente estas bandas que servem de referência ao Som d' Os Gully.
O som é uma fusão do rock mas em português. Utilizam um nível de decibéis alto - característica do rock´n´roll - mas o seu som é marcante, forte, coeso.
A letra das músicas faz sentido e isso ajuda a passar a mensagem. O vocalista utiliza muito bem o seu potencial, alterando o tom de voz, na hora e momento certos. Riff's vibrantes que encaixam na perfeição com a voz.
Uma bateria forte, técnica e um baixo marcante, guitarras criativas, e um desfile de licks que contribuem para as mudanças de ritmo nas músicas.
Os Gully vêem de Azeitão e esta é a base de criação do 1º EP. Constituído por Seis temas: Estou Preso (Radio Edit), Corpo Sem Sombra, Reencontro, Ocorrência, Ideia e Estou Preso (Versão Integral), que demonstram todo o potencial d' Os Gully, fazendo-nos passar por diferentes estados emocionais, suportados numa técnica e "feeling'"que revelam toda a dinâmica da banda.
Ouvir "Os Gully"

TREZE | QUATORZE | Nazaré FM

Um ano e poucos dias depois da primeira edição o progama "treze/quatorze" da Nazré FM vai de férias para se preparar para um novo ciclo.
Segundo o autor do prgrama, Fredereico Monteiro," iremos continuar com as entrevistas e os showcases em estúdio para vossa própria recriação.
Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que disponibilizaram o seu trabalho mesmo antes da edição final, aos que fizeram muitos quilómetros para virem até nós e tocarem em directo e a todos aqueles que de tudo fazem para que a normalidade não lhes coma o sonho e os deixe por momentos serem aquilo que realmente sentem.
Em jeito de balanço elaboramos um pequeno top de álbuns e maquetas que nos enviaram ao longo deste tempo que estamos no ar.
Álbuns:
0.1 Sean Riley & The Slowriders – Farewell
0.2 Dapunksportif – Electro Tube Riot
0.3 Feronoma – Uma Vida A Direito
0.4 A Jigsaw – Letters From The Boatman
0.5 Monomonkey – Before We All Implode
0.6 Ölga – What Is
0.7 Projecto Fuga – 01
0.8 Green Machine – Plays Ghost
0.9 Capitão Fantasma – Viva Cadáver
10 Fado Morse - Folklore Hardcore
Maquetas:
0.1 A Estranha – Ep
0.2 Luis Costa – So Said The Mute (Ep)
0.3 Radio 99 - Ep
0.4 Malcontent – Scream Dream (single)
0.5 Kyoto – Ep
0.6 Royale Rendez Vous – Ep
0.7 Rodriguez – Country Playground (Ep)
0.8 Peixe:Avião – A Espera É Um Arame (single)
0.9 All Things Shining – Ep
10 Mr. Bones & La Rush – Bang! So she was the killer!
O "treze/quatorze" marca encontro a partir de 20 de Setembro para mais uma ronda. Até lá, sejam felizes"!

THE JILLS

Encontra-se disponível um novo vídeo dos The Jills ao vivo. O vídeoclip foi gravado no Cais de Gaia, inserido no Festival Rock às Sextas.
O vídeo pode ser visto Aqui.

GRITALI & OS TRATANTES

O quarteto de Recarei "Gritali & os Tratantes" disponibilizou 4 musicas paradownload gratuito no blog oficial da banda.

VINHAIS FEST 2008

24/08/2008

VÍDEOCLIP | "Tira a teima" - Clã

"Tira a teima", vídeoclip/single para o novo álbum dos Clã, "Cintura".

THE GUYS FROM THE CARAVAN

The Guys From The Caravan, apresentam-se em concerto no próximo dia 12 de Setembro em Moura, com início marcado paras 22.00h.
O primeiro álbum da banda chega às lojas no dia 13 de Outubro.

CASSAPO | "S.O.S."

Cassapo prepara o seu 4º disco de originais, "S.O.S.". O novo álbum traz-nos mais uma grande colecção de boas canções. "S.O.S." terá o lançamento oficial no 1º trimestre de 2009.
Enquanto não chega o novo disco, poderão fazer download gratuito do novo single, "Aquele momento em:
/>