31/12/2010

OS MELHORES DE 2010

Com 2010 a despedir-se, o Portugal Rebelde, deixa aqui as suas escolhas para os melhores álbuns editados em 2010.
A nossa escolha para melhor álbum do ano recaiu nos Galandum Galundaina, com o álbum "Senhor Galandum". "Vale a pena ouvir, por uma vez que seja, a herança do cancioneiro mirandês por quem a sabe de ginjeira. (...) Ele há rabecas, sanfonas, gaitas de fole portuguesas e galegas, flautas tamborileiro, caixas, adufes, bombos, castanholas, pandeiretas, realejos e mais uns quantos foliões, tudo em incontrolável algazarra nume empoeirada eira mirandesa. Fosse toda a música em Portugal assim." (Ricardo Braz Frade)

Destaque ainda para B Fachada, com dois discos colocados na lista dos melhores do ano.

30/12/2010

VÍDEOCLIP | "Tão Bom" - The Lucky Duckies

Foi com muito "Glamour & Nostalgia (Part One)", que The Lucky Duckies apresentaram em 2010 o seu disco de estreia.
"Tão Bom", é a primeira amostra deste trabalho. Um novo arranjo do clássico cantado em dueto em 1964 por António Calvário e Madalena Iglésias. Aqui cantam o Marco e a Cláudia.

SEAN RILEY & THE SLOWRIDERS

Entre os dias 12 e 15 de Janeiro de 2011, Sean Riley & The Slowriders viajam até Groningen na Holanda para participarem no Festival Eurosonic.
E este ano junta-se o maior contingente de artistas nacionais com a presença ainda de Youthless, Oquestrada e Valete.
Este festival junta mais de 250 bandas em 41 salas e conta ainda com a presença de mais de 2500 profissionais da indústria musical.

JOSÉ AFONSO | "Todas as Canções"

«"José Afonso é o nosso maior cantor de intervenção!" Este elogio tão consensual e aparentemente tão generoso é a forma mais eficaz de liquidar a obra do grande mestre da música popular portuguesa no que ela tem de universal e de artisticamente superior.
Não é sequer uma meia verdade. É, de facto, uma «falsa» verdade. Reduzir José Afonso ao cantor de intervenção, que ele também foi, é induzir no grande contingente de distraídos a ideia de menoridade artística, (mal) associada à canção política.
É claro que, numa análise larga, podemos considerar cada cantiga de José Afonso uma canção de intervenção, na medida em que todas elas reflectem a sua forma de estar na vida e de a observar.
Desse ponto de vista, cada uma das suas cantigas foi concebida deliberadamente à revelia da ideologia dominante e contra ela.
Na realidade, porém, as canções de conteúdo expressamente político são até minoritárias no conjunto da sua obra.
Arrumar José Afonso na gaveta da canção de intervenção, é não compreender que a dimensão da sua obra está ao nível do que de mais importante se fez na música popular universal do século XX.
E se não teve o impacto mundial que merecia, foi tão-somente porque ele nasceu onde nasceu. Além disso, essa etiqueta é um óptimo álibi para que os divulgadores musicais o possam banir com toda a tranquilidade.
Porque "a música de intervenção já teve o seu tempo e já não interessa ao grande público". Mas sejamos justos: se a rádio e a televisão ignoram a obra de José Afonso, esse facto não se deve apenas ao analfabetismo musical e ao mau gosto de muitos dos seus directores de programas.
Deve-se também às imposições do mercado, para o qual e com o qual esses directores trabalham. Sintomaticamente, essa marginalização não tem hoje reflexo no meio musical. Pelo contrário, de há uns anos a esta parte, José Afonso passou a ser o autor mais cantado por todas as gerações e diferentes escolas de músicos.
Este facto atesta bem a sua importância na história da música popular portuguesa. Graças ao seu talento excepcional, renovou a nossa canção popular a partir da tradição musical coimbrã em que se iniciou, integrando novas influências e marcando decisivamente as gerações seguintes.
A esse papel não são estranhos três factores resultantes da sua própria vivência: o meio universitário coimbrão, culto e boémio, onde estudavam jovens oriundos de zonas rurais ou semi-rurais, que integrava já, na tipicidade das suas baladas, fortes influências da poesia e da música tradicionais de várias regiões do país, sobretudo das Beiras e dos Açores; a instabilidade, pouco normal para a época, da sua infância e da sua adolescência, que muito cedo o levou a contactar com meios socioculturais muito diferentes; uma cultura literária acima da média, adquirida sobretudo em Coimbra, que contribuiu para elevar os seus padrões de qualidade no uso da palavra cantada.
Mestre incontestado da canção popular portuguesa, simultaneamente um genial autor e intérprete de canções, cidadão exemplar e incansável lutador pela liberdade e pela justiça no contexto da ditadura salazarista, mas também no pós 25 de Abril, a sua vasta obra discográfica, iniciada em 1953 e terminada em 1985, constitui um manancial inesgotável de inspiração e de aprendizagem.
José Afonso deixou-nos em 1987. Num país tremendamente desculturado e desatento foi preciso esperar quase um quarto de século para ver aparecer o presente trabalho, que reúne as partituras de todas as 159 canções que gravou, com as respectivas letras e cifras, exceptuando apenas os fados de Coimbra de autoria alheia que interpretou.
Para que este livro possa constituir um complemento de alguma utilidade para quem pretender conhecer e estudar a sua obra, optámos pela transcrição fidedigna do que está registado nos fonogramas, independentemente de pensarmos, num ou outro caso, que poderia haver outras soluções ao nível da estrutura ou da harmonia.
Pela mesma razão, não sugerimos qualquer hipótese de harmonização, quando a harmonia não é evidente no arranjo. Apenas nos permitimos alterar a tonalidade de algumas canções na transcrição, nos seguintes três casos: - Para que a partitura reflicta a digitação utilizada, nas situações em que a afinação habitual das violas foi alterada; - Quando os instrumentistas utilizaram um transpositor; - No limite, quando a tonalidade da gravação, com pequena diferença de tessitura, poderia dificultar desnecessariamente a leitura e a execução.
A autoria das letras e das músicas é de José Afonso, excepto quando são indicados outros autores.
Esperamos que este José Afonso — Todas as canções possa contribuir para um melhor conhecimento e estudo deste precioso património.» (Guilhermino Monteiro, João Lóio, José Mário Branco e Octávio Fonseca)
"Todas as Canções ", é uma edição da Assírio & Alvim.

29/12/2010

CARLOS PAREDES | "Canto do Amanhecer"

Chama-se "Canto do Amanhecer" e é um dos temas que faz parte do álbum "A Voz da Guitarra" (Universal, 2010) de Carlos Paredes.

MARIA JOÃO | "Amoras e Framboesas"

“Amoras e Framboesas” é o novo disco de Maria João. Neste novo trabalho, a cantora junta-se à Orquestra Jazz de Matosinhos, para um registo que é editado em Fevereiro de 2011.
O disco contou com a direcção de Pedro Guedes e, para a música “Há Gente Aqui”, de Carlos Azevedo. Gravado maioritariamente nos Estúdio Vale de Lobos por Mário Barreiros, “Amoras e Framboesas” foi masterizado em NYC, por Sterling Sound Studio.
No repertório constam temas emblemáticos da carreira de Maria João como "Flôr", "Torrente" e "Beatriz", bem como revisões a "Canto de Ossanha", "Sklylark", "Lígia", entre outros.
Madeiras, Trompetes e Trombones, com arranjos de Pedro Guedes, Carlos Azevedo, Paulo Perfeito e Telmo Marques prometem tornar este novo álbum uma ambiciosa mistura de sons e sabores.
Depois de sucessos com a parceria de Mário Laginha, e o último a solo ("João"), Maria João dá agora voz a “Amoras e Framboesas”, acompanhada pela Orquestra Jazz de Matosinhos, com André Fernandes, João Farinha e André Nascimento como músicos convidados.

www.mariajoao.org

TUDO ISTO É FADO

Da autoria de Clara Azevedo e Luís Chimeno Garrido, há a partir de agora um roteiro sobre o Fado; uma edição Planeta.
Fazer um roteiro sobre o fado não é tarefa fácil. Fazer um "roteiro para provar e ouvir o fado em Lisboa", é ainda mais complicado, mas é também um prazer redobrado que põe à prova todos os sentidos.
Há cada vez mais casas de fado, tertúlias de amigos que se reúnem para «fadistar» nas tasquinhas, e até inúmeros bares frequentados por uma geração mais nova, e que incluem a tradição do fado na sua programação.
Com tantas alternativas, "optámos por fazer uma selecção que incluísse todas estas tendências. Nas nossas sugestões podem ouvir desde o fado profissional, passando pelo fado amador, até ao chamado fado vadio."

XUTOS & PONTAPÉS | Lisboa

28/12/2010

ANTÓNIO ZAMBUJO | "Zorro"

Chama-se "Zorro" e é um das canções do fantástico "Guia" (2010) de António Zambujo.

CÍRCULO DE FOGO | #9 Sinergia

Já está disponível para download gratuito e legal a colectânea "Círculo de Fogo - #9 Sinergia".
Alinhamento:
01. Arya (Hard Rock)
02. Outer Skin(Heavy Metal)
03. Eyeblast (Alternative Rock Metal)
04. Devil In Me (Hardcore)
05. Miss Lava (Stoner Heavy Rock)
06. Custom Circus (Cabaret Rock Show)
07. Albert Fish ( Punk Rock)
08. N0ctívagus (Post-Punk Gothic Rock)
09. Dark Wings Syndrome (Prog Rock Metal)
10. Primal ( Metal, No Bass)
11. Grimlet (Progressive Death Metal)
12. Revolution Within (Thrash Metal)
13. Oblique Rain (Melancholic Dark Progressive Metal)
14. In Peccatvm (Gothic Doom Metal)
15. Echoes Of The Fallen Messiah (Melodic Death Black Metal)
16. Cryptor Morbius Family (Industrial Metal)
17. Grog ( Brutal Death Metal Grindcore)

ENA PÁ 2000 | Santiago Alquimista

TV RURAL | Musicbox

27/12/2010

TRIBUTO A ANTÓNIO SÉRGIO

António Sérgio comemoraria 61 primaveras em 2011. E nós, celebramos!
O Cinema São Jorge, em Lisboa, vai ser palco de um tributo ao histórico radialista, um tributo a um homem que deu voz forte à divulgação da música em Portugal e que foi um pioneiro no trabalho a que se propôs fazer, tanto como locutor como divulgador.
Assim, no dia 14 de Janeiro, pelas 20.00h, todos os caminhos vão dar ao Cinema São Jorge, onde os Dead Combo, Os Golpes, Linda Martini, Peste & Sida (Power Trio), Monspell e Xutos & Pontapés irão marcar presença e dar voz a uma noite que se com certeza ficará na memória de todos.

VÍDEOCLIP | "Lembras-te?" - :Papercutz

Aqui está o "presente" de Natal dos :papercutz - "Lembras-te?".

THE LEGENDARY TIGERMAN | "Femina"

O álbum “Femina” de Legendary Tigerman está entre os 50 melhores do ano para a revista francesa “Les Inrockuptibles”.
O disco do projecto a solo de Paulo Furtado tem data de edição do ano passado, mas foi editado em França este ano. “Femina” está no lugar 46 da lista dos melhores álbuns do ano.
Tigerman vai estar ao vivo nos Coliseus em Janeiro – dia 21 no Porto e 22 em Lisboa, com muitos convidados em palco.
www.myspace.com/thelegendarytigerman

THE JILLS | Hard Club

CARTAZ | Concerto

25/12/2010

T(H)REE

T(h)ree é um projecto musical que junta músicos contemporâneos de Portugal, e vários países asiáticos.
A ideia surge não só com o compromisso de materializar esse encontro de culturas mas também o desejo premente de incentivar a produção musical local, levando-a para longe das suas fronteiras, chegando a territórios distantes, dando forma e início a novos contactos musicais e culturais que, de outra forma, nunca teriam lugar.
Este projecto nasce também sob o desígnio do diálogo puro, sem barreiras, na mistura de processos criativos, sonoridades e diferentes formas de fazer música, num mundo que vive sem espaço e sem distâncias, onde a tecnologia é a principal fonte de ligação e o ponto de encontro.
T(h)ree traz para o mesmo campo músicos distintos, com diferentes experiências e culturas, e convida-os a tocar em conjunto.
Mais do que um simples desafio, "T(h)ree" é um laboratório musical que nos pode levar para todo um novo mundo sónico pronto a ser descoberto.
Esste é um projecto não lucrativo e grande parte das vendas será doada a instituições de apoio social e a caridade.
Os :papercutz participam nesta compilação com um tema feito a meias com o grupo chinês Fragile e com guitarras dos japoneses Mono.
O álbum pode ser adquirido AQUI.

CLÃ | "Disco Voador"

Os Clã preparam-se para regressar aos discos em 2011. O sucessor de "Cintura" (2007) chama-se "Disco Voador" e é um registo dedicado ao público infanto-juvenil.
Integrado no projecto "Estaleiro", um conjunto de iniciativas ligadas à música e ao cinema a decorrer em Vila do Conde, terra natal da banda, o disco deverá sair depois de o grupo apresentar as canções ao vivo em concertos no Teatro Municipal de Vila do Conde nos próximos dias 14 e 15 de Janeiro.

DEOLINDA | Coliseus do Porto e Lisboa

Coroando três anos de intensa actividade em palcos espalhados pelo país e pelo mundo, os Deolinda vão estrea-se em 2011 nas salas nobres dos Coliseus de Lisboa e Porto.
"Dois Selos e um Carimbo", o segundo álbum do grupo, será o ponto de parida para uma viagem em tons de festa nas duas cidades.
22 de Janeiro - Coliseu do Porto
23 de Janeiro - Coliseu dos Recreios, Lisboa

OPTIMUS BAILES | Clube Ferroviário

24/12/2010

DAVID FONSECA | "Last Christmas"

É desta forma, que desejo a todos os leitores do Blog Feliz Natal!

XMAS COMPILATION 2010

Noiserv, é um dos músicos incluidos na compilação "Xmas Compilation 2010", que agrega vários projectos Europeus. Esta edição tem o selo da editora italiana Megaphone.
"Xmas Compilation 2010", está disponível para download gratuito e legal AQUI.

23/12/2010

PAULA TEIXEIRA | Discurso Directo

Hoje a nossa convidada em "Discurso Directo" é Simplesmente Paula Teixeira. Depois de uma longa ausência, tem disco novo - "Simplesmente Eu". O Portugal Rebelde esteve à conversa com Paula Teixeira e convida-o agora a entrar nesta viagem musical com muitas "cores".
Portugal Rebelde - Depois de sete anos de pausa discográfica e três anos de pesquisa intensa, a Paula Teixeira regressa com "Simplesmente Eu". Este disco é uma espécie de extensão do seu próprio ser?
Paula Teixeira - Sim, é sem dúvida uma extensão de mim. Reuni nele muito trabalho, muita paciência, as pessoas que me completam profissionalmente e um acreditar sem limites.
PR- Que "viagens sonoras" podemos percorrer ao longo deste trabalho?
PT - Sempre com a matriz pop rock como fio condutor este disco não se encerra naquilo a que as pessoas já conheciam da Paula Teixeira. Tem muito mais ambiências; tanto com instrumentos eléctricos, acústicos e étnicos. É um trabalho muito mais World Music. Este disco tem muitas cores.
PR - "Simplesmente Eu", conta com a participação de Tó Cruz, Ruy de Carvalho, António Feio entre outos convidados. Como é que surgiu esta oportunidade?
PT - O Tó é um amigo de longa data e sempre que tenho oportunidade convido-o, pois considero-o uma das melhores vozes portuguesas. O António Feio foi um privilégio poder ter a sua guitarra e o seu humor registados para sempre neste álbum; esta participação foi uma promessa de há cerca de 5 anos, desde que nos conhecemos sempre partilhámos palcos. Ele é um amigo que me deixa saudades. O Ruy de Carvalho, foi simplesmente uma bênção que ele tivesse aceite gravar a voz de um "sem abrigo". Desde que sou gente que o adoro e tê-lo no meu disco é fantástico.
PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizaria este "Simplesmente Eu"?
PT - Uma extensão de mim e um sonho realizado. É simplesmente Paula Teixeira.

PR - Tendo em vista a entrada no mercado hispânico e latino-americano, Paula Teixeira foi buscar o produtor, músico e cantautor catalão Jaume Pradas. É um sonho antigo "conquistar" este mercado?
PT - Sem Dúvida! E o Jaume Pradas foi essencial, sem ele este álbum não seria tão completo, é um privilégio trabalhar com uma pessoa tão talentosa que me mostrou outras sonoridades. Queremos entrar no mercado hispânico muito brevemente.
PR - A Paula Teixeira é a única cantora no mundo que consegue chegar à comunidade surda cantando as suas canções em língua gestual. Sente que de alguma forma já conseguiu sensibilizar as pessoas para a universalidade da música?
PT - Não sei se sou a única, mas é fantástico poder sentir que a minha música é realmente universal, sem barreiras e mesmo não havendo surdos sei que vou sensibilizar as pessoas a pensarem um bocadinho.
PR - Que sensações espera que as pessoas retirem da audição deste disco?
PT - Que se sintam tão bem quanto eu me senti a gravar. Todas as músicas têm uma mensagem forte, todas elas fazem sentir, pensar e cada um pode dar asas à sua imaginação e dar asas aos seus sentidos!

VÍDEOCLIP | "Carta ao Pai Natal" - Boss Ac

Em tempo de Natal, recuperamos o vídeoclip "Carta ao Pai Natal", tema que faz parte do álbum "Ritmo Amor e Palavras" (2005) de Boss Ac.

JORGE PALMA | Musicbox

22/12/2010

VÍDEOCLIP | "Lupiter Deacon" - Paus

É este o novíssimo vídeoclip de Paus - "Lupiter Deacon", uma das canções incluídas no EP de estreia "É Uma Água".

BLIND ZERO

Os Blind Zero terminaram um dos melhores anos da sua carreira nas alturas. Elevados a cerca de 10 metros, interpretaram os singles de "Luna Park" - "Slow Time Love", "Snow Girl" e "The Tallest Building on Earth", entre outros temas, perante mais de mil pessoas que encheram o Porto Gran Plaza, na baixa portuense, no passado dia 18 de Dezembro.
Rodeados por público de todas as idades, os músicos desejaram, assim, as Boas Festas aos fãs que, ao longo de uma hora, mostraram conhecer as músicas que fazem parte do último álbum do grupo. Um concerto inédito e irrepetível. Mais uma experiência radical na carreira do grupo.
www.myspace.com/blindzeromusic

6º CONCURSO DE BANDAS DE GARAGEM

Estão abertas, até ao dia 12 de Fevereiro de 2011, as inscrições para o 6º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, a decorrer entre os dias 26 de Fevereiro e 20 de Março próximos.
Os interessados em participar deverão entregar, até essa data, no Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal (ou através do correio electrónico gajuve@mun-setubal.pt) três temas da sua autoria em registo magnético ou digital, acompanhados das respectivas letras dactilografadas, nome dos autores das letras e das músicas, e ficha de inscrição.
Podem concorrer os projectos colectivos ou individuais portugueses que ainda não possuam qualquer contrato discográfico e que não tenham obtido o primeiro prémio na edição anterior do evento.

M-PEX

M-PeX foi seleccionado para a Mostra Jovens Criadores 2010 - concurso que destaca jovens artistas emergentes e a sua obra no contexto nacional - organizado pelo CPAI e apoiado pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) e pela Secretaria de Estado da Juventude e dos Desportos.
www.myspace.com/mpex

21/12/2010

PORTUGAL ACÚSTICO

"Portugal Acústico", projecto do qual faz parte Ricardo Soler (voz) e António Côrte-Real (guitarra) gravaram no passada semana o 1º videoclip deste trabalho e o resultado poderá ser visto brevemente.
Iniciando recentemente a promoção deste álbum, Ricardo Soler e António Côrte-Real têm realizado alguns showcases pelas Fnacs do país, estando já novas datas agendadas para Janeiro de 2011.
"Portugal Acústico" é um projecto de música Portuguesa liderado por Ricardo Soler, uma das revelações da última edição da Operação Triunfo.
Produzido, gravado, misturado e masterizado por José Pedro e co-produzido por António Côrte-Real (UHF e Revolta), "Portugal Acústico" apresenta-nos, como o nome indica, os grandes sucessos da música Portuguesa em acústico.
Este disco reúne alguns dos melhores temas da Pop portuguesa, despidos da sua roupagem inicial e apresentados com arranjos inéditos em formato acústico.
Trata-se de um trabalho intimista que procura reinventar a sonoridade de canções marcantes do cenário da música portuguesa, permitindo-lhes exprimir uma pulsação diferente mas sem perder a sua essência.
"Se te amo", "Dizer que não", "À minha maneira" ou ainda "Aprender a ser feliz" são alguns dos clássicos revisitados pelo grupo.
Alinhamento:

01. Se te Amo
02. Dizer que não
03. Amanhã é sempre longe demais
04. Á minha maneira
05. Aprender a ser feliz
06. Matas-me com o teu olhar
07. Leve beije triste
08. Perfume
09. Nada de nada
10. Quando se perde alguém

VÍDEOCLIP | "Há Quem Diga Adeus" - Tambor

"Há Quem Diga Adeus", vídeoclip para mais um dos temas do álbum "Quatro" dos Tambor.

MADAME GODARD | "Jingle Bells"

Os Madame Godard, uma das propostas da musica nacional dos últimos anos, que conhecemos de temas como "Love Is Poker", produziram "uma versão mais quente" de "Jingle Bells".
O tema Natalício, está disponível para download legal e gratuito AQUI.

HOMENS DA LUTA | Ofir

CELESTE RODRIGUES | Lisboa

CARINA FREITAS

20/12/2010

VÍDEOCLIP | "Bife de Natal" - Doismileoito

É este o vídeo oficial e caseiro da canção de Natal dos doismileoito - "Bife de Natal".
O tema está disponível para download gratuito e legal nas páginas de Facebook e Myspace da banda.

RODRIGO LEÃO | "Ave Mundi Luminar"

Depois de ter esgotado o Coliseu de Lisboa com a apresentação do seu novo álbum "Ave Mundi Luminar", Rodrigo Leão regressa dia 5 de Fevereiro de 2011 a esta sala emblemática de Lisboa.
Em palco, estará uma formação diferente do habitual em que se destacam Ângela Silva, o Vox Ensemble e o Coro de Câmara da Escola Superior de Música - cerca de 40 vozes que irão conferir uma espectacular e épica dimensão ao repertório do início da carreira a solo de Rodrigo Leão.
Além dos temas da fase "Ave Mundi Luminar", que ocuparão a primeira parte do concerto, haverá ainda uma segunda parte em que o Cinema Ensemble interpretará peças da fase mais recente da carreira de Rodrigo Leão.
www.myspace.com/rodrigoleo

DAVID FONSECA | "U Know Who I Am"

Arranca hoje a maratona a solo de David Fonseca no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal em Lisboa, são 8 espectáculos em 4 dias e estão completamente esgotados.
O espectáculo a solo de David Fonseca, "U Know Who I Am - one man, a thousand instruments and a Polaroid", inicialmente anunciado para 4 sessões às 18.30h nos dias 20, 21, 22 e 23 de Dezembro, transformou-se num dos happenings do Natal de 2010, levando o músico a anunciar sessões extras para as 23.30h dos mesmos dias, que rapidamente esgotaram.
Estas apresentações a solo de David Fonseca, com o título baseado no seu último single (veja aqui o vídeoclip) retirado de “Between Waves”, revestem-se de características especiais, revelando um registo menos frequente em David.
Entre a utilização de “mil” instrumentos, a variação nos alinhamentos, a interpretação de temas raros, a recriação de canções de outros, ora eléctrico, ora acústico, a surpresa será um elemento presente em todas as sessões deste espectáculo.
www.davidfonseca.com

FESTA NA MOURARIA | Lisboa

CARTAZ | Concerto

19/12/2010

THANATOSCHIZO | "Origami"

Os ThanatoSchizO acabam de divulgar o tema de avanço de Origami, o seu quinto álbum com saída agendada para Janeiro de 2011.
A canção escolhida foi "(Un)bearable Certainty", originalmente editada no registo de 2008, "Zoom Code" e que aqui conta com a colaboração de Hugo Correia (Fadomorse).
O tema está disponível para download gratuito e legal em http://www.thanatoschizo.com/downloads/download-file/8/(Un)bearable+Certainty.mp3 ou escutado em online streaming através do renovado MySpace da banda, que, como novidade, apresenta, entre outras coisas, fotografias da nova formação do grupo de Santa Marta de Penaguião.
Com efeito, depois de dez anos com um line-up estável, os TSO reduzem-se agora a um quarteto. A Patrícia, Guilhermino, Filipe e Paulo juntar-se-ão em palco dois membros de sessão, os quais serão divulgados em devido tempo.
A este respeito, Guilhermino teceu o seguinte comentário: "A meio do processo de gravação e já depois da captação das guitarras, o Eduardo abordou-nos no sentido de sentir necessidade de abandonar o grupo para se focar na sua outra paixão artística: as artes plásticas.
Na altura tivemos de ponderar que caminho seguir em função disso e a solução natural passou pela Patrícia assumir - em exclusivo - as vozes principais a partir desse momento para a frente, cabendo-me a mim a função de vocalista secundário.
Todo o processo de desvinculação com o Eduardo aconteceu de forma cordial e a relação de amizade permanece intacta.
No caso do Miguel, ele também gravou o baixo do álbum, mas já há algum tempo que, por motivos profissionais, a residência dele tem sido no estrangeiro - facto notório, por exemplo, nos concertos do Teatro de Vila Real e do Ermal (ambos em 2009), nos quais fomos acompanhados por um outro baixista de sessão -, estando, por isso, impossibilitado de nos acompanhar ao vivo.
Os ensaios têm decorrido da melhor forma possível e, aos nossos fãs, só posso transmitir a ideia de que os membros de sessão que estão a trabalhar connosco não foram escolhidos ao acaso. Afinal esta banda é uma parte importante da nossa vida e não iríamos fazer escolhas de ânimo leve."
A banda divulgou ainda o alinhamento de "Origami":
01. inExistence
02. (Un)bearable Certainty
03. Nightmares Within
04. Pervasive Healing
05. RAWoid
06. Sublime Loss
07. Dance of the Tender Leaves
08. Sweet Suicidal Serenade
09. The Journey's Shiver
10. Hereafter Path
11. Last of the Few
12. Pale Blue Perishes
O álbum foi gravado no Teatro de Vila Real e nos Blind & Lost Studios (propriedade do grupo), com produção de Guilhermino Martins e masterização de Mika Jussila nos Finnvox Studios (Finlândia).

POP DELL´ARTE | Maxime

CARTAZ | Concerto

PHAZER | "Kismet"

18/12/2010

FELIZ NATAL E UM 2011 REBELDE

O Portugal Rebelde deseja a todos:
Os leitores do blog
Os amigos do myspace e facebook
As bandas e músicos
Os promotores
Os produtores
Os agentes e managers
Os editores e distribuidores
Os jornalistas e radialistas
Um Feliz Natal e um 2011 com muita Música Portuguesa!

DIABO NA CRUZ | "Combate com Batida"

"Combate com Batida (feat. Sergio Godinho)", este é um dos temas do EP que acompanha a reedição do disco de estreia dos Diabo na Cruz - "Virou!".

CORAÇÕES DE ATUM | Maxime

CARTAZ | Concerto

17/12/2010

LINK | Discurso Directo

Instrumentista e produtor, LINK, começou como DJ de música electrónica, mas rapidamente o Hip Hop nacional e o funk-soul norte-americano invadiram a sua vida. "LongPlay" é o seu disco de estreia, que recentemente chegou às lojas. O Portugal Rebelde, este à conversa com LINK, que com muito "groove" revela os segredos deste "LongPlay".
Portugal Rebelde - " Uma viagem cheia de groove com momentos Funk, Hip-Hop, Soul clássica e Neo-soul." Foi desta forma que pensaste o teu disco de estreia?
LINK - Sim, logo de início, esta foi a fórmula a seguir. Como eu venho da escola do Funk e do Hip-Hop, para mim fazia todo o sentido lançar um disco com este tipo de sonoridades.
PR - "LongPlay" conta com a participação vocal de artistas consagrados como Milton Gulli, Marta Ren, NBC, David Cruz, BlackMastah, New Max entre outros. Estás contente com o resultado final deste disco?
LINK - Estou bastante contente com o resultado final, este disco acaba por reflectir o meu percurso como produtor até aos dias de hoje. Tive a sorte de ao longo dos tempos conhecer várias pessoas que não só me influenciaram musicalmente, mas pessoalmente também e portanto, a partir do momento em que decidi avançar com um disco a solo, a escolha acabou por ser fácil porque quem participa neste disco, para além de excelentes músicos, são também bons amigos.
PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizarias este "LongPlay"?
LINK - É um disco com sonoridades muito quentes e com bastante sentimento, foi feito para apreciar de início ao fim.
PR - Depois do disco, vais levar este "LongPlay" a viajar pelo país?

LINK - Sim, desde início que o objectivo é levar este disco para a estrada, é essa a segunda fase que está a ser planeada neste momento e que irá ser colocada em marcha a partir de Janeiro.
PR - Que sensações espera que as pessoas retirem da audição deste disco?

LINK - Eu espero que boas. Quando fazemos um disco, colocamos sempre um pouco de nós em cada faixa, e no “LongPlay” foi isso que aconteceu, espero que o meu disco seja a banda sonora em varias fases da vida de quem o ouve, tanto nos momentos mais alegres como nos momentos mais difíceis.
PR - Por onde passa o futuro próximo de Link?

LINK - Bom, o futuro do LINK neste momento passa por promover este disco mas também, para além de outras participações em discos que estão para sair em 2011, estou a iniciar a produção do terceiro disco de originais do NBC.

MALCONTENT | "Aggressive"

Um ano após a edição do álbum de estreia - “Love The Gun” – os Malcontent lançam a remistura do tema “Aggressive” por Rui Maia.
Aggressive (Rui Maia Remix) transporta a densa sonoridade indie/rock dos Malcontent para uma atmosfera mais tranquila, numa perfeita conjugação de distintas linguagens musicais.
Como todas as canções, Aggressive é uma obra passível de múltiplas interpretações e Rui Maia interpretou-a à luz do seu estilo, no quadro de uma sonoridade muito própria e madura.
O remix ficará em breve disponível para “download” gratuito no site www.malcontent.com.pt e assume-se como a ponte para a segunda fase da carreira dos Malcontent.
“Love The Gun”, o trabalho de estreia, levou os Malcontent a palcos nacionais, dos quais se destaca a participação no festival Super Bock Super Rock 2010, e também além fronteiras com destaque para Madrid.
Para 2011 aguarda-se o regresso dos Malcontent a estúdio para a gravação do segundo álbum.

HEAVENWOOD | "Abyss Masterpiece"

Os Heavenwood anunciaram a edição do seu 4º álbum de originais, "Abyss Masterpiece" através da editora Francesa Listenable Records.
Um trabalho misturado e masterizado por Kristian "Kohle" Kohlmannslehner nos Kohlekeller Studios na Alemanha, e o qual será lançado a 28 de Fevereiro de 2011.
O artwork de "Abyss Masterpiece" foi concebido e desenvolvido pelo artista Britânico Matthew Vickerstaff da Darkwave Art.
Acerca do artwork do novo álbum da banda, o guitarrista Bruno Silva declarou: "Sentimo-nos simplesmente maravilhados com o trabalhado efectuado pelo Matthew. Ele conseguiu ilustrar na perfeição neste artwork toda a essência e sentimento contido em "Abyss Masterpiece".
A experiência de Matthew foi uma grande mais valia para a produção gráfica deste álbum no seu todo e para todos aqueles verdadeiramente envolvidos no mundo dos Heavenwood."
www.myspace.com/heavenwood

ATE RUN HIM | "Glorius"

Já está disponível online a mais recente canção dos Ate Run Him - "Glorious" - e mostra a banda cheia de energia e boa disposição.
Para ouvirem e fazerem o download de "Glorious" basta que se dirijam à página da banda no Myspace ou Facebook.

JP SIMÕES | Porto

SAMUEL ÚRIA EM CONCERTO

16/12/2010

MÃO MORTA | Porto

O rock que fazem é só deles e é assim que está bem, de há 25 anos até agora. O aniversário de prata do colectivo bracarense celebra-se também no novo Hard Club num reencontro com uma sala por onde passaram tantas vezes.
Os pesadelos vão ter cor de peluche na Sala 1 do Hard Club, no próximo dia 18 de Dezembro, com um disco já considerado “um dos melhores de toda a sua obra”.
www.myspace.com/maomorta

TIAGO SOUSA | Lisboa

Verdes São Os Cantos é um ciclo mensal que tem como objectivo reunir novos nomes da poesia e da música portuguesa numa sexta-feira de cada mês.
O cenário será sempre uma das livrarias do grupo Coimbra Editora. As sessões dividem-se em dois momentos – um recital poético e um concerto.
Este será o terceiro encontro e contará com a presença da poeta Ana Salomé e com a música de Tiago Sousa.
Porque o mote destas sessões é a poesia, os poetas e os músicos trarão algumas escolhas de “autores da sua vida” que serão lidos e comentados juntamente com o público.
17 de Dezembro - Livraria Buchholz, Lisboa (21.30h) www.tiagosousa.org

CAMANÉ | "Do Amor e dos Dias"

De 3 a 6 de Fevereiro de 2011, Camané realiza quatro espectáculos nesta sala nos quais apresentará o seu mais recente trabalho discográfico – “Do Amor e dos Dias” – com o qual correu o país nos últimos meses e do qual se destacam temas como “A Guerra das Rosas”, “Súplica”, "Último Recado” ou “Fado Livre”, entre outros.
Este regresso, acontece a propósito de uma série de apresentações para as quais Camané promete algo de diferente e único: concertos que terão como tronco principal o aclamado “Do Amor e dos Dias”, o seu sexto álbum de originais, complementados com a inclusão de temas, distintos de noite para noite, do reportório poético do universo musical do fadista sob a temática do amor e dos dias, revelando assim o conhecimento e o respeito que mantém pelos seus mestres.
A propósito destes concertos, estará disponível na lojas Fnac uma edição exclusiva e limitada de “Do Amor e dos Dias” constituída por CD e bilhete pelo valor de 19,99€ (idêntico ao preço de bilhete de 1ª plateia).
“Do Amor e do Dias” conhece assim um outro formato depois das edições iniciais “Especial” (CD+DVD ao vivo); “Vinil” (duplo LP+CD), “Standard” (CD) e “Edição Digital”.
Editado a 27 de Setembro passado, “Do Amor e dos Dias” entrou directamente para o #1 do Top Nacional de Vendas e manteve até à data presença entre os títulos mais vendidos em Portugal.
Para além de um forte acolhimento por parte do público, o sexto álbum de Camané, tem merecido destaque na imprensa especializada, constando e liderando alguns dos habituais balanços anuais de edições discográficas.
Este regresso ao São Luiz Teatro Municipal constitui mais uma oportunidade para assistirmos à prestação ao vivo de um dos mais talentosos fadistas de sempre e intérprete de rara sensibilidade da música actual.
www.camane.com

VÍDEOCLIP | "Escadas de Luar" - Pé na Terra

É esta a primeira amostra para o álbum "13" dos Pé na Terra - "Escadas de Luar". O vídeo tem realização de Liliana Pereira.

GEADA 2010 | Miranda do Douro

/>