11/02/2016

DIOGO PIÇARA | "Diogo Piçarra em Pessoa"


"Diogo Piçarra em Pessoa" é um projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, da autoria do músico Diogo Piçarra.

O projecto destina-se a alunos do 7.º ao 12.º anos de escolaridade e inclui a edição de um livro, a exibição de uma peça de teatro e a adaptação musical de poemas.

No livro, com o mesmo nome do projeto, Piçarra reinventa-se em Pessoa e na sua heteronímia, apresentando uma reconstrução de 20 poemas pessoanos, tendo por base as suas próprias vivências e as vivências dos seus próprios heterónimos, concebidos para o efeito.

O livro tem uma natureza interativa, onde o leitor é desafiado a criar a sua própria versão dos poemas de Fernando Pessoa e a construir a biografia dos seus heterónimos. Cada poema apresentado no livro é também representado por ilustrações simples, que acompanharão o leitor na interpretação e análise da obra de Pessoa.

A dramatização dos poemas constantes no livro resulta na montagem e exibição de uma peça de teatro, onde Pessoa e Piçarra (e respetivos heterónimos) se confrontam, em diálogos complexos, mas entusiasmantes, sobre as suas perceções da vida.

O projecto também incluiu a adaptação musical de dois poemas do livro: um poema de Fernando Pessoa e a reconstrução do mesmo feita pelo Diogo Piçarra.

O público-alvo de "Diogo Piçarra em Pessoa" são os alunos do 7.º ao 12.º anos de escolaridade, sendo que os três elementos do projeto (livro, peça de teatro e performance musical) podem ser apresentados e promovidos por escolas públicas e privadas, câmaras municipais, associações ou outras instituições de cariz educativo que trabalhem direta ou indiretamente com este público-alvo.

Este projeto foi desenvolvido numa parceria entre Diogo Piçarra e a empresa Betweien, Spinoff da Universidade do Minho, especializada na área da educação, com vários anos de experiência na conceção e implementação de projetos inovadores em todo o país.

Eventos de apresentação do projecto:

17 de Fevereiro - Auditório do Parque de Exposições de Braga (14.30h)

18 de Fevereiro - Auditório da Escola Secundária Eça de Queiroz nos Olivais (11.30h)

19 de Fevereiro - Teatro das Figuras, Faro (11.00h)

+ Info:

Sem comentários:

/>