11/02/2016

TELMO PIRES | Discurso Direto


O fadista, poeta e compositor Telmo Pires edita no próximo dia 19 de Fevereiro, o seu quinto álbum, “Ser Fado”, um disco que é o culminar do percurso coerente e peculiar do fadista que nasceu em Trás-os-Montes e que, depois de ter passado grande parte da vida na Alemanha, veio para Lisboa há cinco anos. Telmo Pires, é hoje meu convidado em "Discurso Direto".

Portugal Rebelde - Antes de mais quem é Telmo Pires?

Telmo Pires -  O Telmo é um músico apaixonado por Portugal, Lisboa, pela língua e música portuguesa. Nasceu em Bragança, viveu a maior parte da vida na Alemanha... desde 2001 em Berlim onde gravou 3 álbums em português. O amor a Lisboa e ao Fado fez que ficasse por cá em 2010. Lançou em 2012 o seu primeiro álbum gravado em Portugal e de momento está prestes a lançar o novo "Ser Fado" com estreia de concerto no Museu do Fado, em Lisboa no dia de lançamento: 19 de Fevereiro.

PR - “Ser Fado” é o disco em que cristaliza de forma madura, a sua ideia muito própria do Fado?

Telmo Pires -  O novo álbum é a continuação muito natural do meu percurso artístico. Tem que haver uma certa evolução no trabalho... pois o trabalho artístico está sempre inconfundivelmente ligado á vida pessoal. ao estado de alma, à evolucao e às mudanças pessoais. A minha aproximação ao Fado foi muito diferente daquela dos colegas que viveram junto do Fado em Portugal e especialmente em Lisboa. Eu nao tive o privilégio de poder ver e ouvir Fado nas casas de fado, na TV... de conviver com ele. Tive outros, mas por isso a minha maneira de me entregar, de ver o fado pode ser um pouco diferente. Nao fazia sentido para mim continuar a viver na Alemanha, porque o fado vive-se, aprende-se, toca-se em Lisboa. Eu exijo de mim próprio de ser o mais autêntico possível... em tudo que eu faço. Isso trás, ao nível musical, a consequência de ter que estar aqui onde estou, de viver, de amar e de respirar em Lisboa. Foi com esse sentimento que gravei cá o meu primeiro álbum "Fado Promessa". O sucesso que teve dentro e mais fora de Portugal permitiu-me continuar, conhecer, aprender e viver mais e tudo isto foi dar ao segundo álbum "Ser Fado".

PR - Neste seu novo disco podemos descobrir uma versão alternativa da “Rosinha dos Limões” e um inédito com música e letra de António Variações, “Ao passar por Braga abaixo”. Quer falar-nos um pouco destes temas?

Telmo Pires -  Para mim esta versão é a "original"... porque foi esta versão que conheci 'Marujo Português' na voz de Amália. Escolhi esta versão por simplesmente gostar mais do poema. Neste caso o intérprete não está envolvido no assunto, não fala de si e passa a ser um mero observador a contar a história e descrever a atitude desse marujo que chega a Lisboa para de divertir! Gosto desse ponto de vista e dá bastante espaço para interpretação. Falando de "Ao passar por Braga abaixo" posso dizer que é um dos maiores tesouros, ou se calhar 'o' maior que veio ter às minhas mãos. Sempre fui fã de António Variações, sempre admirei o talento tão natural e a coragem. O meu álbum "Fado  Promessa" chegou às mãos do irmão de António há dois anos. Depois conhecemo-nos pessoalmente. Ele gostou da voz, do meu trabalho e se calhar também do facto de eu ser também 'homem do norte'. Um dia recebi um mail com uma maquete original da voz do António a cantar duas estrofes da melodia de "Ao passar por Braga abaixo". Foi daí que nasceu a minha versão. Fiz questão de ter o irmão de António, o Dr. Ribeiro, presente na gravação do tema. Ele gostou, aprovou... e fiquei a pessoa mais feliz do mundo!

PR - Numa frase apenas como caracterizaria este “Ser Fado”?

Telmo Pires - "Ser Fado" é o retrato da minha alma e do meu ser artístico dos últimos dois anos até hoje.

PR - Dos 12 temas que compõem este disco, há algum que o toque em particular? Porquê?

Telmo Pires -  Este disco era só para incluir 10 temas... como o anterior. Mas a lista foi crescendo e eu não me quis separar de nenhum. Estou muito contente por ter tido a possibilidade de incluir 4 poemas meus, tenho orgulho em ter dado vida a um tema de António Variações... mas não tenho "um preferido".

PR - Depois da edição deste “Ser Fado” (agendada para 19 de Fevereiro), há intenções de levar as canções deste disco para o palco?

Telmo Pires -  Eu defino-me muito mais pelo meu trabalho em palco do que só em estúdio. O objectivo é sempre de levar a música directamente ao publico em concertos... e de partilharmos! O primeiro concerto vai ser no próprio dia de lançamento,, 19 de Fevereiro em Lisboa no auditório do 'Museu do Fado'. Depois dia 11 de Março vai ser o lançamento no resto da Europa e começamos dia 12 de Março com a estreia e Berlim. Depois mais 4 concertos na Alemanha, estamos a marcar Holanda, Inglaterra, Austria, Suíça, Espanha e 4 concertos na Lituania. - Em Abril vamos estar nas Fnacs de Lisboa, e Maio no Norte!

Sem comentários:

/>