10/04/2016

SALVADOR SOBRAL | Discurso Direto


Durante o tempo que viveu nos Estados Unidos e em Barcelona, Salvador Sobral desenvolveu vários projectos musicais: compôs para si próprio mas ao mesmo tempo criou perfomances arrojadas à volta da figura de Chet Baker, bebeu da bossa-nova e trouxe às suas canções as doces sonoridades da américa latina. "Excuse Me" é o seu primeiro álbum de originais, que hoje dá a conher em "Discurso Direto" no Portugal Rebelde.

Portugal Rebelde - Este disco é o resultado das viagens e influências que recebeu?

Salvador Sobral - Sim, ao longo destes últimos anos fui passando por diferentes obsessões musicais (Chet Baker, Caetano Veloso, boleros e mais tarde, já em Portugal, a música hindu).
Sendo que o jazz foi a influência sempre presente. Tudo isto está presente no disco de uma maneira ou de outra.

PR - É verdade que o cantor e trompetista norte-americano Chet Baker é a figura maior onde foi beber as suas influências?

Salvador Sobral - Não sei se é a maior mas é uma das mais importantes sem dúvida. A maneira como canta sem pretensão, como aborda as melodias e os seus solos de trompete tão cantados foram cruciais na maneira como passei a pensar na música.

PR - “Excuse Me” foi a canção escolhida para single de avanço deste álbum. Este é o tema que melhor define o “espírito” deste disco?

Salvador Sobral - Totalmente. Sinto que esta canção define o "tom" do disco por isso também decidi que fosse a primeira a chegar ao público de uma forma mais evidente.

PR - Numa frase como caracterizaria este “Excuse Me”?

Salvador Sobral - "Excuse Me" é um disco leve fresco e fácil de se ouvir.

PR - Uma das canções originais deste disco é “I might just stay away”. Este é um tema especialmente grato para si?

Salvador Sobral - É um tema que escreveu a minha irmã quando eu estava na fase de obsessão pelo Chet Baker. Cantava como ele e comportava me como ele. Um dia ela ligou-me e disse que eu não podia estar sempre a imitá-lo, a cantar o que ele canta e como ele canta, então escreveu uma canção original que podia ser da época, que tem um pouco o mood do Chet.

PR - Amanhã e 12 de Abril, as canções deste “Excuse Me” são apresentadas no jardim de Inverno do São Luíz Teatro Municipal, em Lisboa. O que é que o público pode esperar deste s concertos?

Salvador Sobral - O público pode esperar um concerto bastante dinâmico onde se vê em directo a comunicação constante entre os músicos e a alegria de estarmos ali a fazer o que gostamos. Pode esperar também surpresas e convidados especiais...Acho que vai ser bem giro!

1 comentário:

Anónimo disse...

...Um momento ..Mágico"...este Discurso Directo..!!
O tal ..FEELING....que se impõe..simplesmente ..!!!

GOSTEI...

/>