07/07/2016

GRANDFATHER´S HOUSE | Discurso Direto


GrandFather’s House surge em 2012 como uma one-man band de Tiago Sampaio. Em 2013, Rita Sampaio (sua irmã) junta-se como cantora e mais tarde assume também os teclados. Depois da edição de "Skeleton" João Costeira entra para a bateria formando o actual trio. As influências da banda vão desde o Blues ao Rock, de Buddy Holly, White Stripes, PJ Harvey, Alabama Shakes, até à música eletrónica e nomes mais recentes tais como, peixe:avião, Sensible Soccers, entre outros. "Slow Move" (2016) é o primeiro longa duração da banda. Hoje recebemos na casa do Portugal Rebelde Grandfather´s House.

Portugal Rebelde - Antes de mais como é surgiu o projeto Grandfather´s House?

Grandfather´s House - O projeto surgiu pelas mãos do Tiago em 2012 como um one-man band. Começou com uma tarola, um bombo, guitarra e voz e muito porque, como ele já explicou antes, sentia necessidade de começar com um projeto mais próprio relativamente ao projeto que mantinha em paralelo na altura.

PR - “Numa época em que a música portuguesa anda tão limpinha e desenxabida, é uma bênção ouvir finalmente uma banda nova com nervo e garra e um som sujo a rasgar a monotonia.” Estavam à espera deste rasgado elogio do Adolfo Luxúria Canibal?

GH - Não, não estávamos! O Adolfo já tinha visto dois concertos nossos antes disto e realmente o feedback foi muito bom, assim como relativamente ao disco, mas não deixa de ser uma surpresa! Aliás, para além de uma surpresa foi realmente uma enorme honra saber que uma pessoa que admiramos tanto fez este juízo de valor relativamente à nossa música.

PR - Peixe:Avião e Sensible Soccers são algumas das influências da vossa música. Isto é também reflexo da vossa maturidade?

GH - Não acho que atingimos qualquer tipo de maturidade. Nem trabalhamos para isso propriamente. Achamos que crescemos, sem dúvida, trabalhamos para crescer e para superar as nossas próprias expectativas essencialmente. Essas influências fazem parte do processo de evolução e mudança que sofremos.

PR - Já tiveram a oportunidade de apresentar as canções deste disco em palco. Qual tem sidoo “feedback” do público?

GH - Tem sido ótimo!

PR - Numa frase como c caracterizariam o álbum “Slow Move”?

GH - O “Slow Move” é um momento de mudança, de união, de química e de compreensão mútua!

PR - No próximo mês de Agosto vão subir ao Palco Europa do Festival Sziget, em Budapeste. Querem contar-nos como é que tudo isto foi possível?

GH - Isto tornou-se possível através de um concurso de bandas da APORFEST que nos desafiaram a concorrer! E ainda bem porque na verdade, foi tudo um pouco por acaso. Concorremos contra outras bandas numa eliminatória no Musicbox e ganhamos! Estamos lá!


Sem comentários:

/>