06/12/2016

JOANA GAMA & LUIS FERNANDES + RICARDO JACINTO | "Harmonies"


Depois de "Quest", o duo de piano e electrónica de Joana Gama e Luís Fernandes, e depois de "Satie.150", o projecto de Gama que assinalou o 150º aniversário do compositor Erik Satie, "Harmonies" é a combinação desses dois investimentos, mas adicionando um terceiro elemento: o violoncelista Ricardo Jacinto, bem conhecido também como artista plástico. 

Este é o brilhante passo que se segue ao álbum "Quest", cujo conteúdo já não era definido pelas incursões paralelas de Joana Gama na música clássica contemporânea e pelas actividades de Luís Fernandes nos domínios do rock e da electrónica ambiental, com a banda peixe: avião e sob a designação de The Astroboy ou Landforms. 

É muito mais do que isso: a exploração de um novo território musical alternativo a paradigmas previamente estabelecidos, agora beneficiando das contribuições de Jacinto, um músico habitualmente envolvido na musica experimental e improvisação livre e que, para este projecto, desenvolveu também uma cenografia-instrumental que articula a música do trio com o universo plástico de Satie. 

Curiosamente, as melodias simples sugeridas por Satie dão um sabor pop mais evidente às peças, ao mesmo tempo que as construções se tornam mais experimentais. A música continua a ser intrigante e misteriosa, mas a sua beleza atinge agora dimensões assombrosas.

O disco têm o lançamento oficial amanhã no Teatro Maria Matos, a partir das 22.00h.

Sem comentários:

/>