13/07/2018

ZABRA RECORDS APRESENTA "DEPÓSITO DE UMA NATUREZA ACTIVA"


"Depósito de uma Natureza Activa", segundo lançamento da ZABRA Records. Reúne três peças musicais compostas originalmente por Mr. Herbert Quain, Manuel Guimarães e I, Alexander para a exposição homónima de João Pedro Fonseca. Extraídas do ambiente da exposição, as três peças preservam uma vida própria que agora renasce na sua edição em formato digital e posteriomente, em vinil numa edição limitada e especial.

A primeira faixa da compilação abre com Mr. Herbert Quain, uma música composta para a peça de videoarte e instalação “Stimulated/Simulated” de João Pedro Fonseca.

Esta sessão conta com 16 minutos de texturas e policromias das mais variadas forças e formas da natureza. Através de 4 fases, especula-se sobre uma breve história da passagem do Homem pela Terra e da sua relação agonística com a Natureza. 

Terá havido uma primitiva fase mágica de união umbilical, a qual, progressivamente, foi colonizada por todo o tipo de aparelhos de dominação desse grande depósito natural. Geo-construtivistas de todos os pontos terrestres, munidos das mais complexas ferramentas, dispuseram-se a formar à sua imagem aquilo que, mesmo que aparentemente passivo, dispunha já uma irascível forma original. 

O desfecho, sempre imprevisível, revelará ao Homem a obsolescência de todos os seus investimentos técnicos. Stimulated/Simulated dá conta dessas passagens ambíguas, nos sons e nas imagens que podem constituir a linha imaginária de um futuro que, esperamos, seja sempre alternativo.

Sem comentários:

/>