02/04/2020

DINO D´SANTIAGO | "Kriola"


"Kriola" é o novo álbum de Dino d’ Santiago, depois do sucesso do anterior álbum ‘Mundu Nôbu’. Mais uma vez, o artista volta às raízes cabo-verdianas ou portuguesas, mas com um apelo global, neste release surpresa editado pela Sony Portugal.

Este novo álbum, criado entre Londres e Lisboa, com canções de voz envolvente, filtros electrónicos e ritmos como o batuque ou o funaná. Os ritmos explorados levam-nos até Santiago, em Cabo Verde, de Lisboa, de Londres, Lagos, na Nigéria, ou de Luanda. “A cachupa instrumental”, como diz Dino, “desta vez viajou do batuku ao ozonto, da coladera ao grime, sempre com o tempero final dado pelo funaná que descansa no arriscar de um tarraxo.”

O autor da “Nova Lisboa” assume que "Kriola" é o seu álbum mais ativista, onde a Morabeza da linha de Sintra, fixa que o crioulo é a segunda língua mais falada na capital portuguesa e ainda assim, as mães negras continuam a chorar por equidade, enquanto gritam “Nhôs Obi”! 

Ao mesmo tempo, os jovens de hoje furam os preconceitos, e é na rua que nos provam diariamente que “nu ta mistura, Nôs tudo eh Kriolu!”, relembrando-nos o verdadeiro significado da palavra “Crioulo”, que é não mais que, o resultado da mistura. “Branco ku Preto, um gerason di Oru”, transpiram em uníssono, vibrando com um som que só a nós e a todos pertence.

Sem comentários:

/>