10/09/2020

CLAV LIVE SESSION | Discurso Direto



As CLAV Live Session (da CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação C.R.L.) focam-se essencialmente na programação de concertos de artistas nacionais e internacionais, de todos os géneros musicais, na sede do CLAV – Centro e Laboratório Artístico de Vermil. Têm como objetivo a programação regular num espaço que se situa numa pequena freguesia rural do Município de Guimarães. O seu conceito foi inovador em Portugal dando a oportunidade do público assistir a um conjunto de concertos intimistas como se num estúdio de música estivessem, utilizando como escuta auscultadores de estúdio, para um número de 25 espectadores presenciais. Alberto Fernandes, um dos elementos da Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação C.R.L. é hoje meu convidado em "Discurso Direto".


Portugal Rebelde - A partir de uma pequena freguesia rural do Município de Guimarães, o Centro e Laboratório Artístico de Vermil tem uma programação de concertos de artistas nacionais e internacionais. Como é que tudo isto se operacionaliza? 

Alberto Fernandes - A metodologia de trabalho é igual a qualquer outra utilizada por exemplo numa grande sala de concerto em Lisboa, os passos são os mesmos, as dinâmicas são parecidas e os resultados têm sido de grande qualidade. A única diferença é mesmo a visibilidade que o projeto tem, sediado numa zona rural ou num grande centro urbano. Contudo, nos últimos anos poderemos afirmar que os resultados dos impactos sociais e culturais refletem-se de uma forma mais intensa nas zonas rurais, isso só quer dizer que tem de haver mais investimentos na descentralização cultural nos territórios. A melhor forma de operacionalizar é ter uma equipa criativa, que tenha a capacidade de encontrar as soluções para os problemas que aparecem constantemente, é ser objetivo e acima de tudo ser persistente, não desistir é muito importante. De resto o sonho comanda a vida e a vida é feita de sonhos, é mesmo isso, a melhor metodologia é mesmo sonhar. Mas o processo das CLAV LIVE SESSION é complexo, porque envolve a programação, a produção do concerto, a transmissão do mesmo, a pós-produção áudio e vídeo em formato televisivo, a produção da entrevista “Um Sofá, Uma História” e a sua pós-produção, ou seja, é um processo que envolve um conjunto de profissionais de varias áreas artísticas e técnicas, isto porque, o CLAV também é uma plataforma de promoção artística, o que nós fazemos é criar um conjunto de produtos técnicos e artísticos que os artistas possam utilizar nas suas promoções. Tenho por hábito dizer a todos os artistas que passam pelo CLAV, “que a CAISA é a vossa ´caisa´”, é o espírito solidário que a instituição mãe tem, só assim, a existência da mesma fará sentido nesta pequena União de Freguesias em Guimarães. 

PR - As CLAV LIVE SESSION é o primeiro projeto de programação nacional no país a utilizar o formato misto para as suas sessões com Público/ Transmissão Online através das redes sociais e plataformas de comunicação desde Janeiro de 2018. Qual tem sido em média o numero de visualizações? 

 Alberto Fernandes - Sim é correto! E isso só é correto, porque este novo formato foi oficializado pelo ministério da cultura nas últimas candidaturas para apoios na programação e desenvolvimento de públicos, tudo isto porque infelizmente o mundo foi assolado por esta pandemia, que ainda está muito longe de acabar. Em formato de brincadeira tenho dito, que a CAISA, com o CLAV - Centro e Laboratório Artístico de Vermil, já ficou para a história da programação em Portugal por estes dois motivos, foi a única entidade programadora que não encerrou a sua programação regular no período de confinamento, e foi a primeira em Portugal a programar neste formato. A média de visualizações, tem rondado as 5500 no fim de cada transmissão, que é um número muito interessante para um projeto como já disse, sediado numa zona rural, e o que é interessante é que 30% das mesmas são visualizações internacionais. Estas sessões podem ser vistas no Facebook do CLAV - Centro e Laboratório Artístico de Vermil, no Facebook do Comunidade Cultura e Arte e a sua retransmissão também será feita, a partir de Setembro no canal de cabo Alma Lusa, em Portugal na Meo na posição 139. 

Quer falar-nos da programação desta segunda temporada? 

Alberto Fernandes - A mesma iniciou-se no dia 10 de Julho com os Unsafe Space Garden, que vieram aqui apresentar o seu novo disco em primeira mão, aliás o mesmo foi gravado aqui no CLAV. Dia 11 de Setembro teremos o Grutera que também vem apresentar o seu novo disco “Aconteceu”, no dia 16 de Outubro os Hot Air Ballon, que trarão novidades ao nível do seu trabalho, no dia 13 de novembro o Atlantic Percussion Group, que trará também um concerto novo e por último as Spicy Noodles que nos irão brindar com um concerto maravilhoso. O que tentamos fazer é trazer diversidade às nossas sessões e fazer que cada uma seja única não só na forma, mas também que nos transportem para o mundo imaginário do ser humano. Como estão a ver, as CLAV LIVE SESSION têm sido também uma plataforma de apresentação dos novos trabalhos em primeira mão, de alguns projetos musicais emergentes em Portugal, o que muito nos satisfaz. Posso já adiantar que a programação para 2021 já está totalmente desenhada e que trará novidades muito interessantes ao CLAV e às CLAV LIVE SESSION.

Sem comentários:

/>