07/03/2021

NBC | "EPiderme"


Não há singles, mas há histórias". NBC não quis escolher a canção principal do seu novo EP e por isso vamos poder ouvi-lo todo de uma vez. "EPiderme" é o título da estória que Timóteo de Deus Tiny nos escreveu com papel e caneta. 

Dentro de quatro paredes, quando ainda vivíamos o primeiro confinamento, o artista imaginou aquele que será, provavelmente, o trabalho mais despedido, com sentimentos muito concretos, de linguagem extremamente simples. Os temas à flor da pele, como faz sentido, ganham corpo pela transparência e pela fragilidade do que canta. Quis aproximar-se mais das pessoas, numa altura em que parecemos todos distantes. E foi assim mesmo que construiu o alinhamento. Sozinho, criou, produziu e tocou todos os instrumentos, de forma inédita, porque afinal "toda a gente pode ser tudo". 

E a ordem das canções espelha isso também: desde a canção quase rascunho à canção mais elaborada, pronta para ser ouvida em qualquer sistema de som. Deixou os samples e as rimas na prateleira e aventurou-se num blues que nos vai tocar no coração, profundamente. Durante o ano de 2020, NBC projetou este EP sem imaginar que por esta altura estaríamos novamente com a vida em pausa. Mas parece propositado. 

O EP quer mesmo mostrar esta ideia de solidão e de supressão, e de como a nossa mente pode viajar, mesmo que nunca mudemos do mesmo lugar. Este é também o segundo EP do músico, já que em 2013 havia lançado "EPidemia". O paralelismo não é inocente, nem mesmo o lettering. Visionário novamente, as canções de outrora ganham agora corpo num disco muito mais introspetivo e menos reivindicativo. 

 Mais de quatro anos depois da edição do último disco, as surpresas não se ficam pelo facto de não ouvirmos o NBC do hip-hop (ainda que essa gênese esteja sempre lá). Há também um cover acústico do tema vencedor do Festival da Canção 2020, com "Medo de Sentir (Tudo Sobre Mim)" a ganhar um novo intérprete e uma outra dimensão, e também o regresso aos temas bilíngues. Nada que o NBC já não nos tenha habituado nas suas serenatas à janela das redes sociais, mas aqui tem um sabor diferente.

 Afinal vai ficar para a eternidade de um repertório. Ainda que o tempo pareça ter parado nas nossas vidas, NBC arregaçou as mangas e tem vídeos prontos para todas canções, idealizados, produzidos e realizados em parceria com Leonor Fonseca. 

Nas próximas semanas, as histórias vão ser contadas como um filme, como uma banda sonora, como uma vida real. Cada tema será representado por uma cor diferente, como se fosse um pantone da vida de cada um, ou da pele de cada um... "EPiderme" já está disponível em todas as plataformas de streaming. O vídeo "Metade" é o primeiro capítulo a ser revelado e já pode ser visto no YouTube.

Sem comentários:

/>