17/09/2021

FOGO FOGO | "Fladu Fla"


Fogo Fogo editam hoje primeiro disco de originais - "Fladu Fla". o novo disco é composto por onze temas: nove originais e dois escolhidos do cancioneiro de funaná: “Ka Bu Frontam”, de Menu Petcha, e “Labrada” de Catchás, aqui no seu primeiro registo discográfico. 

“Fladu Fla” sugere-nos um olhar telúrico através de alguns costumes e expressões Cabo-verdianas. É o caso da canção que dá nome ao disco e que aborda o costume da maledicência e da perpetuação do boato, da notícia sensacionalista pouco fundamentada. Mas outras canções como “Snaki Pa Guloso”, “Ca Ta Da”, “Dia Não” ou “Hora Di Bai”, apontam também, ora para reflexos de consequências de sonhos cheios de esperanças e coragens na hora de partir (“Hora Di Bai”), ora as impossibilidades de viver sem saúde, amor ou dinheiro (“Ca Ta Da”), ou o quão difícil é viver nas malhas do preconceito (“Dia Não”), ou ainda ao apontar e espetar o dedo no manjar exclusivo do privilégio (“Snacki Pa Guloso”). 

 Mas nem só de protesto vive o funaná de Fogo Fogo: envolto de muito movimento e psicadelismo, também se encontram temas mais leves ou sentimentais no repertório. Inteiramente para a dança é-nos apresentado o tema “Que Kbo Cre” ou, na temática do amor, o caso de “Labrada” ou “Dxam Fica Na Bo”. Além do repertório escolhido para o alinhamento do disco em CD, o LP em vinil que será editado em Outubro, inclui ainda outros dois temas, “Shaft meets Soul Makossa”, clássicos de Shaft e Manu Dibango e “Enter the Dragon”, tema original de Lalo Schinfrin, eternizado no filme com o mesmo nome do artista marcial Bruce Lee.

Sem comentários:

/>