Inebriantes, hilariantes e festivos, os Trio Alcatifa lançam ao mundo e ao cosmos o seu primeiro registo discográfico intitulado "Triofásico". Um álbum que resulta de uma pesquisa intensa, com o objetivo de aproximar sonoridades de diversas culturas, através da experimentação e fusão de elementos distintos, para criar uma sonoridade original. Especialistas em enfeitiçar tudo e todos com o seu apelo irresistível à alegria e à dança, dr. Alban no trompete, dr. Bombazine no sax alto, e dr. Rashid no teclado deram descanso aos tapetes voadores, assentaram arraiais no estúdio e gravaram 12 temas originais e inéditos que misturam diversas e exóticas influências desde o turbo folk ao arábico psicadélico, para os quais convidaram Senhora do Ó (voz), Mateja Dolsak (saxofone), Drezaro (turntables), Gulami Yesildal (sax), Ululo (gimbri) e Marc Planells (alaúde). O Trio Alcatifa são hoje meus convidados em "Discurso Direto".
Portugal Rebelde - O Trio Alcatifa conta já com vários anos de existência e um percurso considerável de atuações ao vivo. Porquê só agora a edição deste primeiro disco?
Trio Alcatifa - Nós somos músicos de profissão e temos outros projetos que ao longo dos anos tem tido prioridade. Por não ter havido concertos por causa de pandemia ficamos com tempo para gravar e recebemos um subsídio de "Garante a Cultura" para concretizar o disco.
PR - Os 12 temas originais e inéditos misturam diversas e exóticas influências desde o turbo folk ao arábico psicadélico, para os quais convidaram Senhora do Ó (voz), Mateja Dolsak (saxofone), Drezaro (turntables), Gulami Yesildal (sax), Ululo (gimbri) e Marc Planells (alaúde). Querem falar-nos um pouco destas participações?
Trio Alcatifa - Nós temos o privilégio para ter amigos que são grandes artistas e tocam instrumentos não vulgares e participaram no nosso disco.
O Ululo toca gimbri, um instrumento guitarra baixo de Marrocos.
A Mateja Dolsak no saxofone com sonoridade balcânica, Gülami Yesilsal no saz, uma guitarra turca
O Marc Plannels no alaúde, uma guitarra da Índia, a Senhora do Ó na voz, o Drezaro fazer scratch nos turntables dar a sonoridade do hip hop.
PR - Qual é a música que melhor caracteriza o “espirito” deste disco?
Trio Alcatifa - A música "Sempre Na Viagem". Estamos sempre numa viagem musical para descobrir os nossos horizontes.
PR - Inebriante, hilariante e festiva. Estes são os melhores adjetivos para qualificar a vossa música?
Trio Alcatifa - Com certeza. Com música do mundo a dar energia positiva ao nosso público.
PR - Depois do disco, onde e quando vos poderemos ver e ouvir?
Trio Alcatifa - Vamos divulgar os próximos concertos sempre na nossa página do Facebook Trio Alcatifa. Na sexta-feira dia 18 de Março tocamos no Castelo de Pires Coxe, dia 2 de Abril no Lisboa Underground, 09 de Abril na Figueira da Foz e 01 de Maio em Montemor-o-Novo.
Sem comentários:
Enviar um comentário