28/02/2010

GALANDUM GALUNDAINA | Tour Fnac´s

"Senhor Galandum", novo trabalho discográfico do projecto Galandum Galundaina, reflecte a maturidade do grupo após 14 anos dedicados à recolha, ao estudo e à divulgação da tradição musical e etnográfica das terras de Miranda e do Nordeste Transmontano.
Marcado pela modernidade que a banda confere aos temas apresentados através da utilização muito própria de ritmos e timbres dos diferentes instrumentos e vozes, "Senhor Galandum" conta com várias participações especiais entre elas a de Sérgio Godinho, da cantora Galega Uxia e Luís Peixoto.
Agenda:
05 de Março - Fnac Santa Catarina, 18.00h
05 de Março - Fnac GaiaShopping, 22.00h
www.myspace.com/galandumgalundaina

RITA REDSHOES

Enquanto Rita Redshoes prepara o seu novo disco, com edição prevista para Maio, “Golden Era” o seu disco de estreia, ainda dá que falar.
“Choose Love”, um dos temas mais conhecidos do público português, foi escolhido para estar entre os 16 finalistas na categoria Folk/Singersongwriter, entre mais de 15 mil que concorrentes.
Este concurso tem 21 categorias e um júri composto por nomes sonantes do meio artístico como Tom Waits, Robert Smith (The Cure), Jeff Beck, Loretta Lynn, Jerry Lee Lewis, entre outros. Os resultados serão anunciados em Abril.
Há ainda um outro concurso – People’s Choice – onde o público tem oportunidade de votar nos seus artistas favoritos nomeados, sem divisão de categorias.
Assim, até ao dia 31 de Março é possível votar em Rita Redshoes seguindo este link:

MIND DA GAP | "Essência"

"Essência", é o novo single dos Mind da Gap, que já roda nas rádios. Com o espírito que os caracteriza, os MDG viram uma página na sua carreira e acrescentam uma outra na história do hip-hop em português. São mestres consumados da palavra e da batida.
O download gratuito e legal deste novo single, pode ser feito no site da Antena 3.

VÍDEOCLIP | "Where Am I, Where Are You"

Depois de “Too Flop To Boogie”, “Trying to Lose”, “Luna Dance” e “Teach us Lord…How to Wait”, os Bunnyranch estão de volta com “If You Missed The Last Train”.
O novo longa duração foi gravado e misturado em nove dias nos estúdios Serra Vista, em Monchique (Algarve).
A banda co-produziu o novo alinhamento com o lendário rocker Boz Boorer (proprietário dos estúdios Serra Vista), que também participou nos coros, tocou guitarra, percussão e saxofone.
Aqui fica o primeiro vídeoclip para o novo disco de originais - "Where Am I, Where Are You".

BLACK BOMBAIM | Coimbra

27/02/2010

PORTUGAL REBELDE | Podcast

Já está disponível para Podcast, a última emissão do Portugal Rebelde. O download gratuito e legal desta emissão, pode ser feito AQUI.

VÍDEOCLIP | "À Beira-Mar" - Os Tornados

Depois de nos terem mostrado "A Catraia", os Tornados apresentam "À Beira-Mar", a canção escolhida para o segundo vídeoclip/single do grupo.
O excelente vídeo é realizado por Artur Serra Araújo, com aposta garantida da MTV; um tema com uma energia transbordante, carregado das influências únicas que Os Tornados assumem receber do Rock n´Roll luso da década de 60 e de pitadas do melhor surf da época.

RODA DO CHORO | Vila Real

Roda do Choro é um projecto de músicos portugueses e brasileiros que se desenvolve dentro do repertório clássico do género musical choro (ou chorinho), respeitando a linguagem singular do mesmo, mas com algumas surpresas.
Ritmos bem portugueses, como o corridinho, o fandango ou o fado, são também trabalhados de forma a evidenciar esta proximidade das linguagens lusófonas.
O choro surgiu no Rio de Janeiro em meados do séc. XVIII. A chegada da corte portuguesa àquela cidade, em 1808, foi a matriz deste género musical, que juntou as danças de salão europeias em voga (polcas, mazurcas, valsas, scottish) com o lundum e a modinha.
Pode-se afirmar que o choro é primo direito do fado, da morna e também do tango, pois partilha com estes, várias influências.
Nas suas apresentações, a Roda procura recriar o espírito do Rio. Os “chorões” vestem-se a rigor, do sapato bicolor ao chapéu panamá, e interpretam a música de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldyr Azevedo e muitos outros.
Carlos Lopes – acordeão
José Nunes – bandolim
Nuno Gamboa – violão de 7 cordas
Alexandre Santos – percussão
27 de Fevereiro - Teatro de Vila Real, 22.00h

ANTÓNIO CHAINHO | "Lisgoa"

«Parece sempre que não há mais nada para fazer – mas há». Quem o diz é Mestre António Chainho, que quase sem querer resume numa frase a sua longa carreira e a vontade que a motiva.
De facto o mundo parece não chegar para o homem que fez da guitarra portuguesa o seu amor e a sua missão. Depois de acompanhar os grandes fadistas do seu tempo, António Chainho sentiu a necessidade de afirmar o que lhe estava na alma e não se podia limitar ao fado. Nessa altura, tomou a decisão corajosa de se lançar como solista; e hoje só podemos estar agradecidos por isso.
"Lisgoa", o novo disco e projecto de Mestre Chainho é mais uma escala no mapa dos afectos que o guitarrista tem desenhado no planeta.
Desta vez viajou para a Índia e encontrou cumplicidades e diferenças que quis trazer para o seu mundo musical e partilhá-lo connosco.
Os cúmplices nesta aventura não poderiam ser melhores: para as colaborações vocais indianas, Lisgoa conta com dois cantores consagrados no seu país: Sonia Shirsat e Remo Fernandes, que cantam em Concanim, dialecto goês com muitas contribuições do português; para os temas cantados em Hindi, há a espantosa voz de Natasha Lewis; e para a ponte portuguesa, Mestre Chainho conta com Isabel de Noronha, companheira de aventuras musicais anteriores e que garante a alma fadista nesta longa viagem.
Tiago Oliveira na guitarra clássica, Paulo Sousa na cítara, Raimund Engelhart nas tablas, Ruca Rebordão nas percussões, Rodrigo Serrão no contrabaixo, Mohamed Assani nas tablas e cítara, Marc Rapson nos sintetizadores e Carlos Barreto Xavier (que produziu, assegurou a direcção musical e toca teclados e piano) completam a equipa de músicos-viajantes que fizeram nascer Lisgoa.
Depois do Brasil e de África a guitarra portuguesa passa pela Índia, num casamento perfeito entre o sagrado e o profano, entre a lágrima e a festa.
O ponto de partida e de chegada desta viagem é universal, como há muito António Chainho nos tem mostrado: esta jornada começa e acaba na alma. E nesse aspecto, Lisgoa é um dos mais belos descobrimentos.
Alinhamento: “Lisgoa”(CD-Digipack)
01. Ao encontro do Oriente
02. Disseste-me
03. Beijo de sal
04. Alísios
05. Panch Vorsam
06. Zindagi Ke Safar Mein
07. So Ja Rajkumari
08. Lisgoa
09. Ghar Aaja Pardesi
10. Mera Joota Hai Japani
11. Bangalore
12. Adeus
13. De Mandovi ao Tejo
www.antoniochainho.com

VÂNIA CONDE | Porto

Vânia Conde nasceu nas Caldas da Rainha. Desde pequena cantarolava em casa, mas foi só durante os seus estudos de Enfermagem que a paixão pelo canto aflorou.
Participou activamente na Tuna da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo e, a partir daí, passou a cantar durante noites de fado.
Começaram então a surgir os convites de personalidades como o guitarrista Paulo Parreira e o fadista Aramac, levando-a a cantar periodicamente em casas de fado como a Mesa de Frades, em Lisboa.
Em 2009 participou no “3º Encontro de Fados de Almada”, sendo uma das 10 finalistas. A propósito do projecto “Cancionário" do jovem guitarrista Ricardo Parreira, o qual integra actualmente, participou numa apresentação na Casa da Música, no Porto.
A convite do pianista Júlio Resende, apresentou um espectáculo, na Fábrica do Braço de Prata, onde se juntaram dois estilos distintos: Fado e Jazz.
Nesta apresentação na Casa da Música vai estar acompanhada por Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, Marco Oliveira na viola e Júlio Resende no piano.
16 de Março - Casa da Música, Porto (19.30h)

SARA SERPA & ANDRÉ MATOS

26/02/2010

VÍDEOCLIP | "As Vidas dos Outros" - Anaquim

"As vidas dos outros", é este o vídeoclip/single de apresentação do álbum de estreia do projecto de José Rebola - Anaquim.
O disco chega às lojas no próximo dia 01 de Março e conta com a participação especial de Ana Bacalhau na música "O meu Coração".

PEDRO ABRUNHOSA | "Fazer o que ainda..."

"Fazer o que ainda não foi feito", é este o single de apresentação do novo álbum de Pedro Abrunhosa, que já se faz ouvir nas rádios. O álbum chega em Abril com os "Comité Caviar".

MEMÓRIAS DO ROCK PORTUGUÊS

O 2.º Volume de "Memórias do Rock Português" da autoria de Aristides Duarte, estará à venda a partir de amanhã.
O livro tem 252 páginas. Contém 19 biografias de bandas importantes (não contempladas no 1.º Volume), 24 entrevistas com músicos de bandas (e artistas) importantes de Rock português (das décadas de 1960, 1970, 1980 e1990) e 8 relatos pormenorizados de concertos a que o autor assistiu nas décadas de1970, 1980 e século XXI.
Contém "memorabilia", fotos de concertos e reproduções de capas de discos. Para além disso contém mais bibliografia, lista de blogs e sites da internet relacionados com o Rock português e uma listagem de bandas não referidas no 1.º Volume, cronologicamente alinhadas por décadas.
A capa foi, entretanto, motivo de um "upgrade" e será revestida (laminada) com um película plástica para que possa ser manuseada, sem que se deteriorem as cores.
O preço do livro será o mesmo das edições anteriores do 1.º Volume, apesar do aumento das páginas (13 euros).
Para encomendas feitas directamente e pagamento antecipado por transferência bancária terão que se acrescentar os portes de correio. Também poderá ser enviado à cobrança. Contactar pelo e-mail: akapunkrural@gmail.com.
O prefácio (de António Manuel Ribeiro) foi alvo de uma revisão pelo próprio músico.

FESTIVAL DE JAZZ | Braga

Maria João e o projecto “Ogre”, Jerry Bergonzi Trio, Claudia Quintet, Heloísa Fernandes Trio e Jamie Baum Septet são as formações que, entre 4 e 13 de Março, passam pelo palco principal do Theatro Circo em contexto de “BragaJazz – Festival de Jazz de Braga”.
+ Info:

25/02/2010

JOANA AMENDOEIRA | "Sétimo Fado"

No próximo dia 25 de Março, a fadista Joana Amendoeira vai participar nas comemorações dos 50 anos de Brasília com a presença dos embaixadores de todos os países de língua portuguesa no Centro Cultural do Banco do Brasil.
Em Abril edita o seu novo disco, “Sétimo Fado”, com participações de um violoncelista e um pianista além do seu trio de fado, já com apresentações marcadas em Lisboa no dia 9 de Abril no Centro Cultural de Belém e no Porto dia 17 de Abril no Coliseu do Porto.

TIM | "Companheiros de Aventura"

"Companheiros de Aventura" o novo trabalho de Tim, vai ser editado no próximo mês de Março.
Este álbum é o registo dos encontros casuais de Tim com alguns convidados muito especiais, que tiveram lugar na Fábrica do Braço de Prata e posteriormente no Museu do Oriente,em Lisboa.
Foram noites inesquecíveis, momentos de grande partilha e amizade. "Companheiros de Aventura" é a junção perfeita de várias correntes e gerações.
A sensibilidade e a segurança de cada um dos convidados, desde músicos a interpretes, originou uma mistura fina e despretensiosa como se poderá verificar neste registo.
Vitorino, Celeste Rodrigues, Mário Laginha e Rui Veloso são os timoneiros que levaram estas noites a bom porto. Com TIM cada um deles interpretou temas tão emblemáticos como: “Voar”,” Bola de Trapos”,” Hora das Gaivotas”, “Fado Celeste”, a “Ilha” ou ainda “Melhor Amigo” entre outros.
Na rádio já roda o single de apresentação “Voar”, um dueto com Rui Veloso.

MAZGANI

Mazgani continua a apostar na internacionalização do seu trabalho. Assim, no seguimento de vários concertos na Holanda, e do lançamento do duplo EP "Ladies and Gentlemen introducing... Mazgani" tanto nos territórios do BeNeLux como na Escandinávia, seguem-se as duas primeiras apresentações no norte da Europa.
É já nos próximos dias 4 e 5 de Março que o autor de “Bring Your Love” se apresentará nos clubes VinylBaren e Huset i Magstraede em Malmö (Suécia) e Copenhaga (Dinamarca), respectivamente.
Para além dos temas já conhecidos do público como “Somewhere Beneath This Sky” ou “Loving Guide”, Mazgani irá apresentar alguns temas do seu novo trabalho, “Song of Distance”, que tem edição prevista para Abril.
+ Info:

INDIGNU | Paredes de Coura

23/02/2010

VÍDEOCLIP | "A Essência" - Mind da Gap

É este o novíssimo vídeoclip do novo trabalho dos Mind da Gap - "A Essência".

MR. SMITH | "Details"

Os Mr. Smith são uma banda de originais que começou a tocar os “primeiros acordes” no início de 2004.
Depois de várias formações, a banda conta desde Dezembro de 2005 com David Pinheiro (Lisboa) na voz e viola; Gonçalo Costa (Lisboa) no baixo; Bruno Simões (Lisboa) na bateria, Ricardo Vasconcelos (Funchal) nas teclas e Bruno Jardim Fernandes (Funchal) na guitarra.
Depois de quase três anos a trabalhar em canções, com vários concertos pelo meio os Mr. Smith acabaram finalmente de gravar o seu primeiro disco, intitulado "Details", com lançamento agendado para o próximo dia 6 de Março.
"Details" é uma referência ao Pai de David, que era um apaixonado pelo projecto e que o deixou em 2005.
O nome Mr. Smith acaba também por ser uma homenagem, bem como a capa – a cara do Pai do David, formada com pormenores das letras das várias músicas do álbum, com o fundo a ser preenchido pela letra inteiramente escrita em sua memória.
O grande objectivo dos Mr. Smith é o de chegar ao maior número de pessoas fazendo uso da simplicidade, sentimentalismo e da intensidade emocional das suas canções.
Não querem mudar a música, nem esperam ser algo de “absolutamente revolucionário no panorama musica português”.
Esperam, isso sim, tocar a vida de pessoas que ouçam a sua música, tal como foram tocados e influenciados por músicas de artistas tão diferentes como os Led Zeppelin, Jeff Buckley, Otis Redding, Pink Floyd, Radiohead, Muse ou Pearl Jam.
www.myspace.com/mistersmithmusic

ÖLGA | Coimbra

Formados em 2001, os Ölga andaram sempre por novos caminhos de experimentação abrindo portas a sons intensos e ritmados com essência no rock.
Fortemente inspirado no rock alternativo e psicadélico dos anos 60 e 70, "La Résistance" é o resultado do momento revivalista e sonhador que a banda atravessa.
No próximo dia 27 de Fevereiro, apresentam-se na Sala "Arte à Parte", em Coimbra.
www.myspace.com/olgamusicmyspace

PEDRO JÓIA & RICARDO RIBEIRO

Pedro Jóia e Ricardo Ribeiro juntam-se em palco para apresentar “Mourarias”, um espectáculo inédito que decorre no cinema São Jorge no dia 26 de Fevereiro, integrado no ciclo "Sexta, Meia Noite e uma Guitarra".
A guitarra de Pedro Jóia torna-se condutora de uma linguagem musical que vagueia entre o flamenco e o fado, trazendo para a contemporaneidade, sem preconceitos, as afinidades seculares de uma expressão ibérica comum.
Ricardo Ribeiro, fadista da nova geração, também trabalha o seu canto com estas referências. A alma portuguesa convive com a garra castelhana dando origem a uma sonoridade e expressão únicas.
Neste espectáculo, o espaço habitualmente preenchido pela guitarra é partilhado com a voz, os instrumentais de teor flamenco/fadista convocam a palavra e transformam-se em canções ibéricas com morada em Lisboa.
www.myspace.com/pedrojoia

KARPE DIEM | Download Gratuito

Os Karpe Diem vão disponibilizar gratuitamente nas plataformas digitais em que estão presentes, as músicas do seu CD/EP de estreia.
A primeira será “Uma Cama no Chão”, online e sem custos já a partir de amanhã. Depois, uma vez por semana, será a vez de um novo tema, seguindo-se "Silêncio", "Todos os Males" e "Johnny".
www.myspace.com/karpediemrock

WASTE DISPOSAL MACHINE | Leiria

22/02/2010

VÍDEOCLIP | "Dona Ligeirinha"

"Dona Ligeirinha", é este o vídeoclip para um dos temas do álbum "Virou". Jorge Cruz, B Fachada, João Pinheiro, Bernardo Barata e João Gil formam o Diabo Na Cruz.

FOGE FOGE BANDIDO

O projecto de Manel Cruz, Foge Foge Bandido, já tem data de regresso aos palcos, para uma digressão que vai percorrer os auditórios do país.
No dia 8 de Abril, o concerto é na Aula Magna, em Lisboa. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.
Ao vivo, Manel Cruz conta com a colaboração dos músicos Nuno Mendes, Eduardo Silva, Alfredo Teixeira, António Sérginho e Nicolas Tricot.

THE AMAZING FLYING PONY

Depois de terem já este ano passado por uma das eliminatórias do festival Termómetro, no Musicbox em Lisboa, os The Amazing Flying Pony, vão estar agora presentes na 2ª Sessão do XV Festival de Música Moderna Corroios, que decorrerá dia 27 de Fevereiro, pelas 22.00h, no Cine-Teatro do Ginásio Clube de Corroios.
Entretanto, pode-se já confirmar a presença da banda no IX Rock Of que terá lugar nos próximos dias 9 e 10 de Abril, em Vila-Nova, Cantanhede.
Mas os The Amazing Flying Pony, continuam a voar, e a 30 de Abril aterraram no CAE de Portalegre, para um concerto às 23.00h.
Dia 19 de Junho a banda joga em casa, tocando no Mercado do Quebra, feira mensal que decorre na velha ata de Coimbra, junto às escada do Quebra Costas.
Rock. Desconstruído. Com cheiro a pós-punk. Sem perder contudo a modernidade. Uma voz feminina, a de Nancy Knox, potente e invulgar que marca toda a diferença.
Assim de cabeça, lembram à primeira The Slits, X-Ray Spex e The Raincoats e os mais recentes Yeah Yeah Yeahs.
Contudo, os The Amazing Flying Pony, têm os pés muito bem assentes na terra e o seu trilho muito bem definido. Criam por isso um som muito próprio. Cheio de energia contagiante.
www.myspace.com/theamazingflyingpony

INTERM.ISSION | Bragança

THE SOAKED LAM | "Hats and Chairs"

21/02/2010

ANA MOURA | Vila Real

Ao quarto disco de originais — “Leva-me aos Fados” — Ana Moura põe a fasquia ainda mais alta e confirma-se como um caso muito sério da música portuguesa.
Depois de três álbuns fortemente aclamados pela crítica nacional e internacional, é considerada uma das melhores intérpretes de fado da actualidade.
"Leva-me aos Fados", e "Rumo ao Sul", são dois temas que Ana Moura, não deixará de interpretar no próximo dia 6 de Março, no Grande Auditório do Teatro de Vila Real.

KÁTIA GUERREIRO | "Os Fados do Fado"

No ano em que comemora 10 anos de carreira, Katia continua a apresentar o seu mais recente trabalho – "Os Fados do Fado".
Um disco de homenagem ao próprio fado, onde recupera temas antigos, muitos deles esquecidos nos últimos tempos, incluindo fados imortalizados por Tony de Matos, Natércia da Conceição, Teresa Silva Carvalho, Hermínia Silva, João Ferreira-Rosa, Milú, Max e Amália.
Um showcase diferente para recordar grandes fados na interpretação única de Katia Guerreiro!
Agenda:
26 de Fevereiro - Fnac Coimbra, 22.00h
27 de Fevereiro - Fnac NorteShopping, 22.00h
28 de Fevereiro - Fnac Santa Catarina, 17.00h
www.myspace.com/katiaguerreiro

SPIRAL | Musicbox

Desde que se apresentaram ao público em 2006, que os Spiral têm suado em vários palcos nacionais, apresentando um espectáculo enérgico feito de um rock melódico e moderno, cheio de refrões poderosos, servido ora com intimidade ora com pura purga emocional.
No final de 2009 a banda Lisboeta liderada pelo vocalista e guitarrista Nuno Biscaia e que conta com João Vieira na guitarra e João Morais na bateria, acabou a gravação do seu primeiro EP “A lot of plenty” sob a forma de edição de autor.
O disco é composto pelas faixas “For your tears”, “In fluorescence” e “Away” e foi gravado, misturado e masterizado no Estúdio Rosa dos Ventos, sendo produzido por Nuno Biscaia e Paulo Silva.
A apresentação deste primeiro trabalho discográfico dos Spiral acontecerá no próximo dia 18 de Março, às 23.00h, no Musicbox em Lisboa.
www.myspace.com/spiralontheweb

DAVID FONSECA | Agenda

Agenda:
27 de Fevereiro - Teatro Municipal de Vila do Conde, 21.30h
06 de Março - Cine Teatro Caracas, Oliveira de Azeméis (21.30h)
12 de Março - Cas das Artes, Famalicão (21.30h)
www.myspace.com/davidfonseca

20/02/2010

VÍDEOCLIP | "Phado Mehnor" - M-Pex

É este o vídeoclip de "Phado Mehnor", tema do álbum "Phado" de M-Pex, que fará parte da Colectânea "Portugal Rebelde", com edição agendada para o próximo mês de Março.
O vídeo contou a direcção de Gonçalo Pedro, e teve como objectivo o trabalho final para a cadeira de Pós-Produção e Composição Multimédia do curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

LAIA | Tour Fnac´s

Laia encaixa dois tipos de portugalidade: a aparente e a fictícia. Trata-se de um duo com instrumentos alterados e gravados para um computador em freguesias cosmopolitas e numa ilha lusófona.
O resultado traduz-se em guitarras eléctricas, mornas, adufes e coros de vozes. Um caboverdiano devorador de bossa-nova (Milton Castro) e um marialva punk com patilhas até ao peito (Hélder Almada). Juntos arredondam o rock e procuram os cantos de uma canção.
Agenda:
26 de Fevereiro - Fnac NorteShopping, 22.00h
27 de Fevereiro - Fnac Santa Catarina, 17.00h
27 de Fevereiro - Fnac Guimarães, 22.00h
28 de Fevereiro - Fnac Braga, 17.00h

BLASTED MECHANISM | Porto

Ouve-se uma música que pode vir de Marte ou da profundeza dos oceanos ou de uma tribo perdida no coração de África ou de uma rave num acampamento cigano. E sabe-se que essa música só pode vir dos Blasted Mechanism.
A banda apresenta no dia 20 de Março, no Clubbing Opimus (Casa da Música), a partir das 23.00h o seu mais recente trabalho - "Mind At Large".

www.myspace.com/blastedmechanism

CÃO DA MORTE | Maxime

KENNY AO BAR

CARTAZ | Concerto

19/02/2010

PORTUGAL REBELDE | Podcast

Já está disponível para Podcast, a última emissão do Portugal Rebelde, com a participação de Ricardo Coelho, resposável pelo programa "Choque Frontal" na Alvor FM.

ANAQUIM | "As Vidas dos Outros"

A banda coimbrã Anaquim, liderada por José Rebola, revela dia 1 de Março o seu álbum de estreia "As Vidas dos Outros", editado pela Universal Music Portugal.
Para acompanhar este lançamento - já previsto por alguns sectores da crítica musical como um dos "albuns-revelação" deste ano – o Anaquim inicia em Março uma mini-digressão de apresentação que passa por Coimbra (TAGV, dia 17), Lisboa (Cabaret Maxime, dia 18), Guarda (Teatro Municipal, dia 25), Caldas da Rainha (Centro Cultural de Congressos, dia 27), Ílhavo (Centro Cultural, dia 9 de Abril) e Bragança (Teatro Municipal, dia 9 de Julho).
JP Simões, afirma que "por alturas da pré-produção do programa Quilómetro Zero, depois de ouvirmos cerca de 12 mil páginas do Myspace com música portuguesa e outras coisas mais obscenas de carácter onanista, o projecto Anaquim foi o nosso primeiro consenso editorial.
“Na Minha Rua” e “Pobre Velho Louco”, que agora se juntam a mais 14 canções neste primeiro longa duração, tinham a clareza, o humor bem temperado e aquela capacidade de alegre contágio que define o que a música popular aspira a ser: um bálsamo para a aspereza do quotidiano".
José Rebola, o compositor e letrista deste “As Vidas dos Outros”, desmultiplica-se deveras em mil personagens de um bairro imaginário e familiar onde se passa de criança para adulto depressa demais, tentando teimosamente guardar as histórias, os cenários e as personagens que parecem desaparecer juntamente com todas as nossas ternas e frágeis fantasias de infância.
É na primeira pessoa que Rebola canta as vidas dos outros, vidas onde falta sempre qualquer coisa, como em todas, e entre a decepção e o desamor a tónica dominante é a que tem acompanhado desde sempre trovadores e rock’n’rollers: a recusa em engrossar a multidão de vidas estereotipadas só porque é suposto já termos idade para ter juizinho, a vontade de adiar o compromisso e a resignação enquanto não nos sentirmos bem resolvidos connosco, a mágoa romântica que se protege desdenhando do amor que tanto anseia, em suma, o relato da eterna luta entre as nossas razões privadas e as vidas dos outros, esse lugar sempre estranho a que chamamos humanidade.
Em todas as canções, escritas com clareza e generosidade, Rebola consegue colocar sempre um dilema moral em destaque (“As Vidas dos Outros”, “Lídia” ou “Horas Vagas”), contar uma história em modo de lenda popular (“Vampiros”) ou pintar com detalhe e cor um quadro de quotidiano (“Na Minha Rua” ou o divertido e folclórico dueto com Ana Bacalhau, do grupo Deolinda, “O Meu Coração”).
Musicalmente, o clima é de festa, de celebração, entre New Orleans, os Balcãs e a Feira Popular, com rigor instrumental e imaginação, energia e empenho.
“As Vidas dos Outros”, revela-nos um talentoso músico, compositor e letrista, acompanhado de excelentes instrumentistas e de uma atitude lúdica e divertida, pois, como disse José Rebola, a música deve ser também entretenimento e folia, sugerindo que a melhor forma de enfrentar os nossos medos e monstros é fazendo-os dançar.

Alinhamento:

01. Intro

02. As Vidas dos Outos

03. Horas Vagas

04. Lídia

05. Lusíadas

06. Chama-me Vida

07. Na minha Rua

08. O meu Coração

09. Balalaikas

10. Bocados de Mim

11. Monstro

12. Saltimbanco

13. Vampiros

14. Metamorfose

15. Pobre velho Louco

16. Epílogo

www.myspace.com/anaquim.info

THE SOAKED LAMB | "Hats & Chairs"

Formados em 2006, muito dos The Soaked Lam é fortemente inspirado na música americana da primeira metade do século XX (principalmente décadas de 1920 a 1940), em especial o jazz e blues.
Sem evitarem nunca coisas mais modernas, tanto eléctricas como étnicas, as suas músicas exibem uma panóplia de ritmos que vão da valsa ao swing.
The Soaked Lamb não são imunes ao que se passa à sua volta, à contemporaneidade, mas preferem tocar sentados.
No fundo, compoêm com uma lentidão que não é nada moderna, não têm tempo para ter pressa, fazem as músicas como eram feitas há setenta ou oitenta anos, com o cuidado de quem faz uma melodia para durar e não um ritmo para trepar os tops.
Os concertos passam-se sentados, o público e a banda. Tocam a cores, mas soa a preto e branco. Todos usam chapéu, mas já houve um elemento que tocou, contra todas as regras, de sandálias.
São seis músicos, mas os instrumentos são mais de uma dúzia: Miguel Lima toca bateria e percussão, Tiago Albuquerque toca trompete, clari-nete, saxofones, guitarra, concertina e uku-lele, Mariana Lima canta e toca saxofone e ukulele, Vasco Condessa toca piano e outras teclas, Afonso Cruz canta e toca guitarra, banjo, ukulele, harmónica e lap steel, Gito toca contrabaixo. E ainda há um megafone envolvido.
Por tudo isto, o novo disco intitula-se “Hats & Chairs”. Misturado e masterizado por Branko Neskov, conta com convidados especiais tais como Pedro Gonçalves e Tó Trips (Dead Combo), Nuno Reis (Funk Off And Fly; Mercado Negro; Cool Hipnoise) e Jorge Fortunato (49 Special).
"Hats & Chairs", o novo álbum da banda, chega ao mercado nacional no dia 29 de Março.

VÍDEOCLIP | "Que Bien Ganado"

"Que Bien Ganado ", é este o vídeoclip/single de apresentação do segundo álbum dos AbztraQt Sir Q.
Filmado nos estúdios da Meifumado, "Que Bien Ganado" faz parte da sua mais recente colheita de canções. Irreverência e frescura em doses certas para afastar melancolias e aquecer o pezinho.
O álbum "Extimolotion", com a produção de Zé Nando Pimenta, chega às lojas no dia 29de Março.

ELECTRIC WILLOW | Agenda

Agenda:
20 de Fevereiro - Fnac MarShopping, 18.30h
20 de Fevereiro - Fnac Gaia Shopping, 22.00h

THE DORIAN GRAYS | Rio Maior

EFEITO BORBOLETA | Tramagal

18/02/2010

VÍDEOCLIP | "Baile das Oliveiras"

Empolgante este “Baile das Oliveiras”; são os Roncos do Diabo com a participação especial dos Tocándar. O vídeo tem realização de Miguel Banha.

ANTÓNIO CHAINHO | 40 Anos de Música

Com uma carreira com mais de 40 anos, António Chainho é um dos intérpretes de guitarra portuguesa mais conceituados, nacional e internacionalmente.
Amanhã, pelas 18 horas, António Chainho receberá a medalha de mérito do Distrito de Setúbal.
Mestre Chainho nasceu em São Francisco da Serra, Santiago do Cacém, onde cedo despertou o seu interesse pelo instrumento que o pai lhe dera a conhecer.
Esta distinção, feita pelo Governador Civil de Setúbal Manuel Malheiro, decorre nas instalações da INATEL e pretende homenagear este digníssimo embaixador da Guitarra Portuguesa.
Ao longo da sua carreira, Mestre Chainho tem acompanhado alguns dos grandes nomes da música portuguesa e estrangeira como Carlos do Carmo, José Carreras, Adriana Calcanhoto ou Maria Bethânia, entre outros.
Reiventando e cruzando, como ninguém, a tradição com as novas tendências, António Chainho é hoje respeitado como um renovador da tradição que outros lhe deixaram.
Seis anos após a edição do seu último álbum, o Mestre regressa em Março com um novo trabalho discográfico. “Lisgoa” estará disponível nas lojas no próximo dia 8 de Março com o selo da Movieplay.
Neste disco, António Chainho volta a surpreender o público português com uma nova travessia intercontinental: a viagem musical prossegue, desta vez, rumo à Índia, onde o som inconfundível da guitarra de doze cordas se cruza com as tablas, a sitar, os cantares indianos e o Fado, na voz de Isabel Noronha, que o tem acompanhado ao vivo nos últimos três anos.
A Guitarra Portuguesa torna-se, nas suas mãos, um instrumento do mundo ao exprimir um sentimento universal, seja em que língua for.
Conheça aqui em antecipação este novo trabalho.

NOITES RITUAL 2010

Depois do enorme sucesso da edição de 2009, pela qual passaram nos dois dias de espectáculos cerca de 25.000 pessoas, as Noites Ritual 2010 tem já datas marcadas.
Dias 27 e 28 de Agosto a 19ª edição deste Festival, regressa assim aos Jardins do Palácio de Cristal, para ver e ouvir o melhor da música feita em Portugal.
Dois palcos em actividade constante, com animação paralela e tudo o demais que caracteriza este singular evento, com entrada livre. Uma iniciativa da CM Porto através da Porto Lazer.
O Ritual vai-se cumprir...

MANINFEST | "How One Becomes What..."

No próximo dia 20 de Fevereiro os lamecenses ManInFeast fazem a apresentação, em Lamego, do seu primeiro EP intitulado "How One Becomes What One Is" num concerto em formato Showcase de entrada gratuita.
Gravado e Produzido na integra na Região do Douro Interior (Blind & Lost Studios - Sta. Marta de Penaguião) "How One Becomes What One Is" é um trabalho de cariz conceptual e raízes musicais progressivas e psicadélicas mescladas com outras sonoridades mais densas.
www.myspace.com/maninfeast

FESTIVAL DE MÚSICA | Corroios 2010

17/02/2010

VÍDEOCLIP | "O Realizador" - Monstro Mau

"O Realizador", é este o vídeoclip/single do novíssimo trabalho do projecto Monstro Mau - "Lixo".
A banda passa pelo Peso da Régua, no próximo dia 05 de Março.

MÁRCIA BARROS | Peso da Régua

Após o êxito alcançado com o primeiro volume, eis que o projecto Bossa Nossa regressa com "Mais Bossa Nossa"!
São nove temas em que o ambiente da Bossa se funde, na perfeição, com alguns temas inesquecíveis da melhor pop portuguesa dos últimos anos.
No próximo dia Fevereiro, Márcia Barros, apresenta no Museu do Douro, no Peso da Régua, algumas das melhores canções da Pop nacional em ritmo de Bossa Nova.
20 de Fevereiro - Museu do Douro, Peso da Régua (22.30h)
www.myspace.com/marciabarros

UNOESKIMO | Agenda

Agenda:
27 de Março – Belião Bar, Ponte da Barca
24 de Abril – Kastrus River Klub, Esposende (23.30h)

LUÍS REPRESAS | Coimbra

BERNARDO SASSETI TRIO | Águeda

/>