31/08/2011

VÍDEOCLIP | "Há Que Violentar o Sistema"

34 anos depois os Aqui d’el Rock  publicaram a versão definitiva do vídeo “Há Que Violentar o Sistema”. 

BURAKA SOM SISTEMA | "Komba"


Após ser cuidadosamente trabalhado ao longo dos últimos 11 meses, os Buraka Som Sistema regressam ao mundo dos vivos em vésperas da noite de Halloween para apresentar o muito antecipado segundo álbum, "Komba'": uma exploração das fronteiras entre a vida e a morte, combinadas com a abordagem feroz dos Buraka perante a música de dança.

"Komba", do qual já conhecemos o frenético "Hangover (Ba Ba Ba)" será editado em Portugal no dia 24 de Outubro. Uma semana depois, dia 31, chega às lojas de todo o Mundo. O lançamento mundial vem ao encontro da notoriedade crescente que a banda tem tido ao vivo em todos os Continentes.
 
Sobre o disco, Kalaf explica: “Respeitamos a ideia de continuidade em relação ao que temos vindo a desenvolver desde o "From Buraka to The World", mas também sentimos que os nossos concertos têm vindo a ganhar cada vez mais atenção por parte de quem gosta do que criamos. Foi importante fazer um compromisso entre os dois mundos: por um lado o clube e por outro a arena de concertos ao vivo”.

Portugal vai testemunhar essa força ao vivo logo em Novembro, nos Coliseus de Lisboa e Porto, dias 10 e 19 de Novembro, onde a banda apresentará o novo álbum. Os bilhetes já estão à venda e podem ser comprados nos locais habituais.

A Fnac tem já disponível em pré-venda um Pack Exclusivo que inclui o CD Komba, o bilhete para um dos concertos e o acesso a uma das after show parties que acontecerá em cada uma das cidades após os concertos. 

Alinhamento do álbum:

01. Eskeleto (feat Afrikan Boy)

02. Komba (feat Kaysha)

03. Voodoo Love (feat Sara Tavares & Terry Lynn)

04. Tira o Pé

05. (We Stay) Up All Night (feat Blaya & Roses Gabor)

06. Hipnotized

07. LOL & POP

08. Vem Curtir (feat Stereotyp)

99. Candonga

10. Hangover (BaBaBa)

11. Macumba (feat Mixhell)

Bónus Track (Burakaton (feat Bomba Estéreo)

OS FADOS E AS CANÇÕES DO ALVIM | Tributo


A homenagem a Fernando Alvim surge nas vozes de grandes intérpretes portugueses. "Cedo" é a canção com voz de Cristina Branco que apresenta o disco previsto para 26 de Setembro, "Os Fados e as Canções do Alvim".

CARLOS DO CARMO E BERNARDO SASSETI


O disco de "Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti" foi um dos marcos históricos da música portuguesa editada em 2010. Agora é a vez da dupla leva-lo a palco em Lisboa e no Porto. 

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebe Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti no dia 1 de Outubro. No dia 7 de Outubro é a vez da Casa da Música, no Porto, receber o duo

O disco que recebeu o apoio incondicional dos media, rapidamente se tornou um fenómeno de vendas, tendo atingido a marca de Disco de Ouro, ao fim de 3 semanas de vendas. 

Às interpretações de clássicos de José Afonso, Sérgio Godinho, Fausto, Rui Veloso, Jacques Brel e Léo Ferré, entre outros, juntou-se um original de Bernardo Sassetti - «Retrato» -, com poema de Mário Cláudio, que viria a conquistar o prémio de «Melhor Canção» na Gala SPA / Prémio Autores 2011.

MOVIMENTO | Ponte de Lima


Movimento actua a 9 de Setembro nas Feiras Novas, em Ponte de Lima (23.15h). Colectivo de Gomo, Miguel Ângelo, Selma Uamusse (Wraygunn) e Marta Ren (ex-Sloppy Joe e Bombazines) revisitam clássicos nacionais dos anos 60 e 70, com toque Soul.

www.myspace.com/movimentoficial

ARRAIAIS DO MUNDO | Tavira


No âmbito dos Arraiais do Mundo, a Associação PédeXumbo, em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira, apresenta uma nova criação artística, resultado de uma residência franco-portuguesa a decorrer neste mês de Agosto: o projecto Extravanca! dedicado ao repertório algarvio. 

Porque hoje a cultura popular evoluí sem esquecer as suas raízes, raízes captadas por muitos, como Michel Giacometti na série "Povo que Canta" ou mais recentemente Tiago Pereira na “Sinfonia Imaterial”. 

Arraiais do mundo é  um momento de questionamento sobre a cultura popular: música, dança e cinema que retratam tradições do Algarve, enquadrando-as no mundo.  

Pretende-se divulgar a noção de Património Cultural Imaterial e o trabalho que está a ser efectuado em todo o mundo após os incentivos da UNESCO para a sua preservação.

Durante três dias em Tavira (2,3 e 4 de Setembro), estão  programados oficinas de dança, apresentação de filmes e concertos - bailes.

+ Info: 

30/08/2011

COSIE CHERIE | Discurso Direto


Ao fim de seis anos de vida os Cosie Cherie abrem o "livro" para nos deliciarem com as suas canções,  momentos e emoções de uma viagem, que agora estão reunidas no primeiro registo do grupo - "Book of Music". Hoje em "Discurso Direto" é nossa convidada Tânia Carvalho, a voz dos Cosie Cherie. 

Portugal Rebelde - Antes de mais, como é que nasceram os Cosie Cherie?
Tânia Carvalho - Encontramo-nos numa praia em Portugal e descobrimos a paixão pela música com uma tentativa de tocar "Fever" da Peggy Lee". Depois disso, sem nunca termos imaginado onde poderíamos chegar com este projeto, começamos a escrever canções, as canções começaram a fazer sentido e de uma forma muito natural surgiram os Cosie Cherie que existem desde 2006.
PR - Depois do EP “Making Magic Floating Boats”, que disponibilizaram para download gratuito, “Book of Music” é o percurso lógico da vossa “viagem”?
TC - Sim, ao fazermos o EP, nasceu também o Book of Music, mas só gravamos as novas canções incluídas no álbum mais tarde. O título do álbum também é bastante lógico uma vez que surge do facto de todas as músicas terem saído literalmente de um livro que temos com as nossas letras e apontamentos e que fomos escrevendo em diversos sítios e momentos. O livro está cheio de papelinhos soltos, com vários apontamentos e já não parece bem um livro, mas "papelinhos soltos" não parecia o melhor nome para o álbum. (risos)
PR -  ”Traveling” foi o single de apresentação deste disco. É este o tema que melhor define o espírito do grupo?
TC - Não, eu acho que o espirito do grupo é algo que muda todos os dias, como as nossas canções "the letter", "what will you do" ou "bedtime", que são canções completamente diferentes entre si e diferentes do single. No entanto, o ritmo da canção "travelling" e a melodia da segunda guitarra são um bocadinho viciantes para nós. É uma canção com uma energia saudável e activa e nós gostamos de a tocar ao vivo logo faz todo o sentido ser este o nosso primeiro single.
PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizarias este “Book of Music”?
TC - Uma descoberta da música acústica e da música em geral.
PR - “Book of Music” é também um “Book of Art” que reúne as 15 interpretações do álbum num poster, elaborado por artistas plásticos portugueses e holandeses. Como é que surgiu esta oportunidade?
TC - Muitos dos nossos amigos e pessoas com que nos relacionamos estão ligados a diferentes tipos de artes e desenvolvem projetos artísticos em geral. Por isso pensamos em pedir-lhes para se juntarem ao nosso projecto de forma a enriquecê-lo e fazer com que este refletisse ainda melhor as nossas influências. Felizmente todos gostaram da ideia e aceitaram o convite! Sem eles o Book of Music não estaria completo.
PR - Já tiveram a oportunidade de tocar as canções deste “Book of Music”. Qual tem sido o “feedback” do público?
TC - Muito bom! Antes do lançamento do álbum já tinhamos tocado algumas das canções em diversos locais e eventos como o Clube Ferroviário, Cabaret Maxime, Music Box, Festival Termómetro 2011 e outros o que foi um bom ensaio para o concerto de lançamento do álbum na Livraria Ler Devagar que correu muito bem! É bom sentir a ligação do público ao nosso projeto quando o apresentamos ao vivo.
PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Cosie Cherie?
TC - Amanhã,  4a feira, pelas 22.00h estaremos em Évora para um concerto ao vivo na Igreja de São Vicente, no âmbito do Festival Escrita na Paisagem. Depois disso estaremos em Lisboa no Musicbox, dia 9 de Setembro, pelas 23.00h. Finalmente, temos também 3 showcases agendados em diversas FNACs de acordo com as seguintes datas:
Fnac de Leiria - 2 de Setembro, 22.00h
Fnac de Coimbra - 3 de Setembro, 22.00h
Fnac do Vasco da Gama - 23 de Setembro, 22.00h

TROVANTE NA OUTRA MARGEM

35 anos depois os Trovante regressam à "outra margem", para actuarem na Festa do Avante. O evento decorre na Quinta da Atalaia, no Seixal de 2 a 4 de Setembro.

Sérgio Godinho, Camané, Marco Rodrigues, Terrakota, Tim, Clã, Dead Combo e Danças Ocultas são alguns dos nomes que vão marcar presença na Festa do Avante 2011.

FADO BLUES | "Taberna Flotante"


O álbum de estreia dos Fado Blues, "Taberna Flotante"  envereda por um fado mestiço, uma ideia que se cruza a todo o momento com o bolero, o swing, o tango, o rock’n’roll, o blues e a bossanova. Apresentam-se, no Fórum Fnac, em quarteto semi-acústico. 

Agenda:

03 de Setembro - Fnac MarShopping, 17.00h

04 de Setembro - Fnac GaiaShopping, 17.00h

DOLCE VITA TEJO APRESENTA

ROSE BLANKET | "Nothing Ahead/Nothing..."

29/08/2011

LA CHANSON NOIRE

La chanson Noire em registo de ensaio - "Água benta" e "Cabaret Portugal.  La Chanson Noire é um manifesto artístico de cariz primordialmente musical nascido em 2007 - tendo como principal objectivo a divulgação dos prazeres da decadência, a apologia da  exuberância e da extravagância, a defesa da liberdade e da libertinagem.

THE GIFT | Tour Explode

  
Agenda:

02 de Setembro - Mem Martins

04 de Setembro - Cuba, Alentejo 

23 de Setembro - Rock in Rio, Rio de Janeiro, Brasil (com Asteroids Galaxy Tour)

01 de Outubro - Covilhã 

07 de Outubro - Filter’s Culture Collide Festival, Los Angeles (E.U.A.)

TRC ZIGURFEST | Lamego

LAN FESTIVAL | Abrantes

28/08/2011

O FADO EM EXPOSIÇÃO | Alijó


O Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade pela UNESCO, recebe este ano a exposição itinerante “Fado".

A exibição decorre no Teatro Auditório Municipal de Alijó, e pode ser vista, gratuitamente, entre 5 e 30 de Setembro.

A exposição percorre a história do fado, desde a sua génese até à actualidade, e integra os mais diversos suportes, que ilustram os principais meios de mediatização deste estilo musical.

Os textos da exposição estão disponíveis em português, inglês e francês, estando prevista a projecção de filmes e documentários e de diversos registos áudios.

O Douro Film Harvest tem sido cooperante da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, tendo este género sempre ocupado um lugar de destaque em todas as edições deste evento.

A JIGSAW | Viseu

 
Após comporem um tema para o"herói" Viseense João Torto, os Conimbricenses a Jigsaw regressam a Viseu no dia 31 de Agosto, para um concerto nas Quartas Fnac, no piso superior do Pavilhão da Feira de São Mateus.
 

FINGERTIPS EM CONCERTO


Agenda:

03 de Setembro - Nelas, 21.30h

17 de Setembro - Ponta Delgada (Açores), 21.30h

23 e 24 de Setembro - Coimbra, 21.30h

CARTAZ | Concerto

27/08/2011

DEAD COMBO | "Lisboa Mulata"

A dupla Tó Trips e Pedro Gonçalves estão de regresso aos álbuns de originais. "Lisboa Mulata" o novo disco dos Dead Combo chega às lojas no próximo mês de Setembro com o calor da música africana a marcar o ritmo.



PRANA | Coimbra


Os Prana colocam lado a lado a vertente mais dançante e a mais negra ao longo dos temas que percorrem as diferentes etapas de vida de um personagem. 

A banda é responsável por uma sonoridade boémia e circense que resulta da experiência adquirida em palco, das vivências e da descontraída leveza com que sorve a vida. 

Dois anos depois da edição de um EP, a banda de S. João da Madeira gravou "Trapo Trapézio" com a ajuda do produtor Nelson Carvalho.

09 de Setembro - Fnac Coimbra, 22.00h 

THE ZANY DISLEXIC BAND | #8

Já está disponível  o 8º capítulo  da Zany Dislexic Band. A fase psicadélica da banda chega ao seu ponto de maturação neste oitavo álbum.

Mais uma vez, todos os discos desta inqualificável série estão disponíveis apenas em formato digital, AIF/WAV (qualidade CD) e MP3 (320Kps), na Meifushop. Podem ouvir ou comprar
AQUI.

BIRDS ARE INDIE | Agenda

26/08/2011

ZEN | Noites Ritual


Os regresados Zen  com três membros da formação inicial (incluindo o "frontman" Rui Silva) e Marco Nunes a substituir Jorge Coelho, são uma das bandas em destaque no primeiro dia das Noites Ritual. Mais logo, é de esperar que os Zen revisitem "The Privilege of Making the Wrong Choice".

Os Zen surgiram no Porto em 1996, resultando da junção de Rui Silva e Miguel Barros, dos extintos No Creative Solution, André Hollanda e Jorge Coelho, ex-guitarrista dos Cosmic City Blues. 

Em 1998 editam "The Privilege of Making the Wrong Choice", gravado em Vigo e masterizado em Nova Iorque. Em 1999 fazem um concerto no Hard Rock, Porto, que acabou por ser editado em CD em 2000.

Nesta altura Jorge Coelho que tinha sido a causa de alguma instabilidade sai da banda sendo substituido por Deus Loura. Rui Silva abandona o projecto em Outubro de 2002 e é substituido por João Fino. Em 2004 editam finalmente o seu segundo album "Rules, Jewels, Fools". 

MATILHA | "Andar Perdido é uma Conversa"


“Andar Perdido” é o primeiro single do álbum de estreia de Matilha - “Andar Perdido é uma Conversa”. 

Com edição marcada para Setembro de 2011, o álbum foi gravado nos Black Sheep Studios e foi co-produzido pela banda, por Makoto Yagyu e Nuno Filhó. Fábio Jevelim deu o seu contributo na produção de beats. As misturas estiveram a cargo de Makoto Yagyu e a masterização de Chris Common.

Foi no ano de 2009 que a banda se formou com a motivação de compor e trabalhar naquele que viria a ser o som característico da banda: rock “sujo” sem recurso a guitarras e com uma componente electrónica sempre presente.

Nesse mesmo ano, gravaram a faixa “Fica mais um pouco”, tema que integrou a compilação “Fnac Novos Talentos 2010” (Abril 2010) e que os levou numa tour de showcases e concertos um pouco por todo o país.

Já em 2011, gravam três dos novos temas do disco para um episódio da iniciativa “A Música Portuguesa a gostar dela própria”. Participam também num episódio do programa “Offbeatz” da Sic Radical, com uma actuação ao vivo no MusicBox.

Alinhamento de "Andar Perdido é uma Conversa":

01. Andar Perdido

02. Eles

03. Nuvem 7 Bordeaux

04. Anjo Negro

05. Ódio de Estimação

06. Piéce de Resistence

07. Só Mais Uma Vez

08. Feto

09. Ausentes

10. A Manuela Deixou de Aparecer

11. O Resto da Música

O disco tem apresentação agendada para o dia 22 de Setembro no Musicbox, em Lisboa.

PITT BROKEN | Braga


Pitt Broken vão actuar no novíssimo Populo Wine Bar na praça Conde Agrolongo em Braga, no dia 9 de Setembro pelas 22.30h

Diogo Lima é compositor e intérprete, uma das maiores promessas da actual geração de músicos portugueses, e a alma na origem de Pitt Broken.

Um par de canções, o original "A Second To Be Sure", e o tema "Bad Romance", inspirada versão de um tema de Lady Gaga, bastaram para convencer os especialistas, vencer um importante concurso de música pop-rock e, assim, iniciar a consolidação de um projecto que tem vindo a amadurecer na estrada, em espectáculos por todo o país, onde as criações do músico de Braga ganham maior substância. 

CLÃ | "Asas Delta"


Estreia em breve o segundo videoclip do "Disco Voador" dos Clã - “Asas Delta”, realizado por Alexandre Azinheira, com produção da Take it Easy e da Cimbalino Filmes. 

Rodado na cidade do Porto, no bairro da Pasteleira e nos jardins e prado de Serralves, contou com a preciosa colaboração dos alunos da Escola Leonardo Coimbra Filho, magníficos e talentosos supernovos.

Depois dos Festivais Delta Tejo e SWTMN, preparam-se para aterrar hoje, no Festival do Crato e dia 3 de Setembro na Festa do Avante. 

MÚSICA SUBSCUTA | Barcelos

25/08/2011

COSIE CHERIE | "Book of Music"


No próximo dia 31 de Agosto, os Cosie Cherie estarão em Évora (22.00h) para um concerto no âmbito do ciclo da Música Portuguesa a Gostar dela Própria na Igreja de São Vicente. Este ciclo está integrado no Festival Escrita na Paisagem que tem uma programação alargada a várias cidades do Alentejo.


Este será um concerto ao ar livre com entrada gratuita no qual os CosieCherie irão apresentar os temas do seu álbum de estreia, "Book of Music", lançado no passado mês de Julho.

O tema do Festival Escrita na Paisagem deste ano é "Mitologias" por isso, após o concerto ao vivo, os Cosie Cherie serão convidados a discutir os mitos e opiniões que têm em relação à música, ao seu projeto e outros
temas numa sessão de conversa aberta ao público no interior da Igreja.

Em Setembro (dia 9), os Cosie Cherie apresentam também o seu álbum de estreia em Lisboa. A partir das 23.00h no Musicbox, o público poderá ouvir o single “Traveling” que tem marcado este álbum assim como outros temas associados à banda: “Morning Light”, incluído no CD "Novos Talentos Fnac 11", “Underground” ou ainda “Bed Time” o tema de abertura do álbum. A entrada para este concerto custa  €6,00 e dá direito a €2,00 de consumo.

A música dos Cosie Cherie é uma eterna procura de equilíbrio, ritmo e rimas que nos despertem a curiosidade pela quotidiana irracionalidade que há em todos nós. Oferecem-nos, acima de tudo, sons verdadeiros, acolhedores, quentes e felizes.

VÍDEOCLIP | “Dinner 41″ - Nicole

"Dinner 41", é este o vídeoclip para o mais recente trabalho de Nicole and The Citizens - “I am You” (IPlay, 2011).

EXPENSIVE SOUL EM CONCERTO


Agenda:

01 de Setembro - Feira da Luz, Montemor-o-Novo

03 de Setembro - Festa da Avante, Quinta da Atalaia (Seixal)

07 de Setembro - Festas 11, Montemor-o-Velho (Castelo) 

08 de Setembro - Stage by Dolce Vita Tejo, Amadora 

15 de Setembro - Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, Moita

www.expensivesoul.com

CINTURA | Penafiel

NOITES RITUAL | Porto

24/08/2011

CHOCALHOS 2011 | Alpedrinha


A Vila Medieval de Alpedrinha, recebe nos dias 16, 17 e 18 de Setembro o “Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância”.
Um dos momentos altos deste Festival é a viagem por um dos caminhos da transumância em que poderá acompanhar um rebanho e ser pastor por um dia. 
 
Tal como outrora, o final desta viagem é motivo de festa, na qual não faltam concertos, animação de rua e tasquinhas.
 
Las Çarandas, Velha Gaiteira, Grupo de Caretos de Podence, Chocalheiros de Vila Verde de Ficalhos, Andarilhos, Roncos do Diabo e ComTradições são alguns dos nomes já confirmados para o Chocalhos 2011.

TOQUES DO CARAMULO | Figueira da Foz


No próximo dia 28 de Agosto, o grupo aguedense Toques do Caramulo apresenta-se em concerto na praia da Figueira da Foz, às 22.00h, num espectáculo organizado pelo Turismo do Centro.

Toques do Caramulo é já um nome incontornável da nova música tradicional em Portugal, caracterizando-se por fundir a sonoridade rude do repertório esquecido da Serra do Caramulo com recriações dinâmicas, livres e muito festivas, às quais o público não fica indiferente e é convidado a participar.

DULCE PONTES | Festival GetxoFolk


Dulce Pontes encerra no dia 11 de setembro o XXVII Festival GetxoFolk, no País Basco, Nordeste de Espanha, apresentando o seu mais recente álbum "Momentos". 

Do cartaz do Festival, que começa dia 08 de setembro na localidade basca de Getxo, Bilbau, constam, entre outros nomes, María Benasarte, que em 2009 gravou um álbum de fado, "Todas la horas son viejas", com melodias tradicionais e novos poemas em espanhol de autoria de Tiago Torres da Silva, Prémio Amália Poeta/Compositor 2011.

A cantora portuguesa, que o ano passado recebeu em Espanha o Microfone de Ouro, será acompanhada no palco basco por Davide Zaccaria (violoncelo), Luís Pontes (guitarra acústica), Fred Gato (baixo acústico), Fernando Silva (guitarra portuguesa), João Ferreira (percussão), Joxam Goikoetxea (acórdeão) e Óscar Viana (oboé e corne inglês).

PÉ NA TERRA | Agenda


Agenda:

28 de Agosto - Festival de Tatihou, França 

03 de Setembro - Paços de Ferreira, Setembro Jovem 

04 de Setembro - Festa do Avante 

17 de Setembro -  Festa do Caldo de Quintadona

23 de Setembro - Feira das Colheitas, Arouca 

23/08/2011

LUFA-LUFA | Viseu


Os Lufa-Lufa animam amanhã a segunda noite das Quartas Fnac (23.00h), no Pavilhão Multiusos da Feira de São Mateus, em Viseu.

Formados por Ricardo Santos Rocha e Carlos Adolfo, Lufa-Lufa é um projeto de música instrumental para concertina e percussão.

A melódica, o jogo de sinos e de copos, apitos, msrtelinhos de S. João e uma marioneta são alguns dos elementos que complementam o espetáculo visual e cénico.

/>