30/11/2011

B FACHADA

 
Dois dias antes da sua chegada às lojas, "B Fachada" está em streaming integral e para venda digital na página de B Fachada no bandcamp.
 

OS GOLPES | Fim da "Aventura"


Os Golpes decidiram colocar um ponto final na  carreira, anunciaram os músicos em comunicado, escreve a agência Lusa.

«Decidimos suspender toda a actividade da banda. Apresentam-se novos caminhos nas nossas vidas, caminhos que queremos desbravar», referem Manuel Fúria, Nuno Moura, Luís e Pedro da Rosa em comunicado.

Os Golpes editaram dois discos pela Amor Fúria: "Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco" (2009) e "G" (2010), que contou com a participação do ex-Heróis do Mar Rui Pregal da Cunha no tema "Vá Lá Senhora".


«Conforta-nos saber que há um passado que nos faz dançar e para o qual podemos olhar com muito orgulho», referiu a banda.

O novo álbum d´Os Golpes, que tinha edição prevista para Março de 2012, já não será lançado, disse à Lusa fonte da editora Valentim de Carvalho.


Para o dia 10 de Dezembro, a banda tinha um concerto para o Musicbox, em Lisboa, que foi cancelado. Apesar do final da banda, Manuel Fúria lança em Março um disco a solo e Pedro da Rosa continua com os Armada.


www.myspace.com/osgolpes

VÍDEOCLIP | "Acustiquinha" - Os Passos Em Volta

"Acustiquinha", é este o primeiro avanço do álbum de estreia d´Os Passos Em Volta (Cafetra Records, 2011).
 

AUREA | "Ao Vivo no Coliseu dos Recreios"


 No passado dia 18 de Novembro 2011, Aurea apresentou o seu álbum de estreia no Coliseu dos Recreios, perante uma lotação esgotada e com uma audiência completamente rendida ao talento da cantora.

Acompanhada pela sua banda habitual e por uma fabulosa orquestra de 20 elementos, a cantora desfilou talento, simpatia e sedução pelo palco da mítica sala lisboeta, interpretando temas como "Okay Alright", "No No No No (I Don't Want Fall In Love With You Baby)", "Heading Back Home", o novo single "The Only Thing That I Wanted", o sempre irreverente e muito solicitado pelos fãs "The Witch Song" e o incontornável "Busy (For Me)", entre muitos outros.

Quem esteve presente neste espectáculo pôde ainda testemunhar momentos mágicos e irrepetíveis como a interpretação do tema "Dream a Little Dream of Me" (tema da campanha de Natal da TMN), bem como um medley extraordinário da orquestra que levou o Coliseu ao rubro.

Neste espectáculo, Aurea contou ainda com a participação especial de Nikolas Takács, o talentoso cantor que participou na edição húngara de 2010 do programa televisivo "X Factor", no tema "Where is The Love", uma versão do dueto clássico interpretado originalmente por Roberta Flack e Donny Hathaway.

No próximo dia 12 de Dezembro 2011, o registo físico (CD/DVD) e digital deste espectáculo único estará disponível a todos os que quiserem embarcar nesta grande experiência carregada de intensidade, que é assistir a um concerto de Aurea ao vivo.

BUENO.SAIR.ES EM CONCERTO


MÚSICA NA FEIRA | Portel

29/11/2011

CLÃ | "Disco Voador" aterra no Natal


Os Clã prepara para esta época natalícia uma edição especial do seu "Disco Voador" - o primeiro álbum da banda feito para os mais novos. Nesta edição especial, junta-se ao álbum "Disco Voador", o Caderno Arco-Íris e ainda dois coloridos pins Disco Voador.

O Caderno Arco-Íris é um caderno pessoal e secreto, onde os supernovos podem registar as coisas que mais gostam, as que detestam e outras assim-assim e divertirem-se a colorir e combinar as muitas personagens ilustradas que vivem nestas páginas.

Inspirado na canção “Arco-íris”, do Disco Voador, com letra de Regina Guimarães, este caderno foi ilustrado por Rui Duarte e Victor Almeida.

A par com a edição especial (e porque o Natal é tempo de coisas doces) os Clã, em parceria com a Casa Grande Chocolatier (www.casagrande.pt), criaram um Chocolate Disco Voador - 100 gramas do mais delicioso chocolate de leite, para combinar com um dos temas mais famosos do Disco Voador -  “Chocolatando”.

Este Chocolate "Disco Voador" será oferecido, nos concertos e showcases da banda, a quem tiver comprado a Edição Especial "Disco Voador".

Entretanto, a viagem continua e o Disco Voador, com os Clã aos comandos, já tem agendadas várias paragens:

04 de Dezembro - Casa da Música, Porto  

10 de Dezembro - Teatro Vírginia, Torres Novas

11 de Dezembro - Fnac Alfragide

12 de Dezembro - Viva a Música – Antena 1, Teatro da Luz

17 de Dezembro - Teatro Cine, Torres Vedras

18 de Dezembro - Fnac Leiria

14 de Janeiro - Cine-Teatro, Estarreja

11 de Fevereiro - Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão

SÉRGIO GODINHO | Agenda


Depois de duas noites memoráveis nos Coliseus do Porto e Lisboa, em que apresentou o mais recente “Mútuo Consentimento” e celebrou “40 anos de canções” - noites estas adjetivadas pela crítica como “eufórica”, “cúmplice” e “arrepiante” – Sérgio Godinho regressa à estrada para mais alguns concertos.

Assim, nos dias 9 e 17 de Dezembro, o músico, e os habituais “Assessores”, estarão no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria e no Teatro Virgínia em Torres Novas, respectivamente. 

Temas mais recentes como “Acesso Bloqueado”, “Bomba-Relógio” ou “Em Dias Consecutivos” terão lugar de honra no alinhamento mas também haverá lugar para percorrer alguns dos temas mais emblemáticos da carreira do cantautor.

Entretanto, Sérgio Godinho irá fazer algumas apresentações nos Fóruns FNAC, num formato reduzido, sendo esta uma óptima oportunidade para ficar a conhecer de uma forma mais “despida” os temas de “Mútuo Consentimento”.

Agenda:

9 de Dezembro - Teatro José Lúcio da Silva, Leiria (21.30h)

10 de Dezembro - Fnac Colombo (21.30h) 

15 de Dezembro - Fnac Vasco da Gama (18.30) 

16 de Dezembro - Fnac Almada (21.30h)

17 de Dezembro - Teatro Virgínia, Torres Novas (21.30h)

18 de Dezembro - Fnac Cascais (16.00h) 

www.myspace.com/sergiogodinhooficial

CUSTÓDIO CASTELO | Porto


Prémio Amália Rodrigues 2010, Custódio Castelo é um dos grandes guitarristas portugueses da actualidade. No dia 1 de Dezembro, apresenta-se concerto na Casa da Música, no Porto. A acompanhá-lo estarão  Carlos Garcia (Viola) e Carlos Menezes (Contrabaixo). Cristina Maria é a voz convidada.

Em 25 anos de carreira, Custódio Castelo acompanhou e gravou com os melhores fadistas: Argentina Santos, Mariza, Ana Moura, Cristina Branco, Camané, Maria da Fé, D. Vicente da Câmara e Fernando Farinha  são alguns exemplos. Castelo foi o último guitarrista de Amália Rodrigues, tendo acompanhado a sua última tournée aos EUA.

O grande virtuosismo de Custódio Castelo, aliado ao som único da guitarra portuguesa, quebra barreiras entre linguagens musicais. Já dividiu o palco com a Orquestra Sinfónica da Lituânia, Richard Galliano, Arrigo Cappelletti, André Dequech, Daniele di Bonaventura, Olga Pratz, Cármen Linares, Sarah Brightman, The Royal Bal­let, Plácido Domingo e Joaquim Cortes, entre outros. Convidado por Tim Ries, gravou Brown Sugar e No Expectation no segundo volume de " The Rolling Sto­nes Project ".

Enquanto solista, o guitarrista português tem levado o seu talento e as suas brilhantes composições aos mais conceitua­dos festivais de música do mundo como o Festival de Belo Horizonte (Brasil), World Music Festival of Philadelphia (USA), International Festival de Rabat (Marrocos), North Sea Jazz Festival ( Dan Hag Haia), Festival du Sud (França).

VÍDEOCLIP | "Fado Arcado" - Os Lábios

Chama-se "Fado Arcado" e é o segundo single do álbum de estreia d´Os Lábios, "Morde-me a Alma".

CARTAZ | Concerto

MESA | Agenda

28/11/2011

A NAIFA | Álbum em 2012


Depois de em 2010, ter editado o livro/DVD "Esta depressão que me anima", de homenagem a João Aguardela, A Naifa prepara agora o lançamento do quarto álbum de originais.

O novo disco, com 11 canções compostas a partir de textos de Adília Lopes, Ana Paula Inácio, Margarida Vale de Gato,  Maria do Rosário Pedreira e Renata Correia Botelho, tem edição agendada para Fevereiro de 2012.

A Naifa convida artistas plásticos, gráficos, ilustradores, fotógrafos e todos os interessados a desenvolverem propostas de  intervenção gráfica com base nos 11 poemas que serão disponibilizados no Facebook d'A Naifa. Os trabalhos escolhidos irão integrar a arte final do novo álbum.

Todos os detalhes desta iniciativa em http://www.facebook.com/#!/pages/A-Naifa/58846263413

VÍDEOCLIP | "O Manto da Rainha" - Mísia

Chama-se "O Manto da Rainha" e é o primeiro avanço para novo álbum de Mísia, "Senhora da Noite".

AMÁLIA CANTA DAVID


Um dia, Amália e a poesia reinventaram o Fado... No 15º Aniversário da morte de David Mourão-Ferreira, a iPlay edita a primeira colecção de todas as músicas com letras suas que Amália gravou: "Primavera", "Barco Negro", "Abandono", "Maria Lisboa", entre outros, incluindo 3 raridades dos anos 50. O som foi remasterizado a partir das fitas originais.

"FADO - ESTRANHA FORMA DE VIDA" | Vários


Com a confirmação da UNESCO do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a Farol apresenta "Fado - Estranha Forma de Vida".

O Fado, enquanto expressão musical e cultural, representa a própria alma do povo português. Hoje ultrapassa fronteiras, faz parte do habitual circuito de imigração, perfila internacionalmente nos festivais de world music e em salas de prestígio, assumindo-se como uma música portuguesa globalizada, conquistando novos públicos.

Para assinalar o momento histórico, “Fado” reúne num cd duplo as maiores figuras da história do Fado. No CD1, os maiores artistas da atualidade, desde Mariza, a Camané, Ana Moura, Mafalda Arnauth e Carminho, e alguns nomes emergentes como Marco Rodrigues, Cuca Roseta, Ricardo Ribeiro ou Filipa Cardoso. 

No CD2 contamos com as grandes figuras históricas, como Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Carlos do Carmo ou Hermínia Silva. “Fado”, uma homenagem à expressão cultural portuguesa.

CARLA PIRES NA ROTA DA BABEL MED MUSIC


Um dia após a decisão da UNESCO surge uma outra boa notícia para o Fado: Carla Pires foi selecionada para um concerto na Babel Med Music, a 2ª maior feira europeia de World music, logo a seguir à Womex. 

Este certame, realiza-se em Marselha desde 2003 e nesta 1ª edição também levámos o Fado com Katia Guerreiro. 

A 8ª edição terá lugar, como habitualmente, nas Docks des Suds, de 29 a 31 de Março de 2012. A fadista irá apresentar o seu recente álbum, “Rota das Paixões” que terá edição mundial através da Harmonia Mundi em Maio próximo.

GUILHERME ABREU & ALQUIMISTAS | Coimbra

DIEGO ARMÉS | "Canções para Senhoras"

27/11/2011

FADO | Património Imaterial da Humanidade

"O Fado nasceu um dia quando o vento mal bulia, e o céu o mar prolongava" e de tempo imemoriais tornou-se canção que vive de Saudade e da alma da gente que a canta. Tornou-se tradição de um povo e a música de uma nação, património, tesouro da Humanidade.

No dia em que o Fado foi distinguido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, o Portugal Rebelde, homenageia todos os Fadistas, através da sua voz maior, Amália Rodrigues.

LUÍS FOLGADO | "Canções de Primeira Juventude"


Luís Folgado é um cantautor português, acabado de gravar o seu primeiro disco de originais, "Canções de Primeira Juventude". Nasceu em Coimbra em 1982. Sempre como auto-didacta, aprendeu a tocar guitarra e piano e com 17 anos começou a escrever canções. 

Nas suas palavras, “nos primeiros tempos precisei de escrever 30 canções más até conseguir escrever uma boa”. Aos 19 anos, entrou no Conservatório de Música de Coimbra para estudar Canto, mas não era na música erudita que mais lhe interessava exprimir-se. 

A experiência durou 3 anos, e serviu-lhe sobretudo para ganhar noções de escrita em partitura. Uns tempos depois gravou a sua primeira maqueta, só com guitarra e voz, que quando colocada no seu Myspace acabou por receber mais de 3.000 visitas, sem que tenha havido qualquer esforço de divulgação empreendido. 

Quando finalmente saiu da Universidade, resolveu de uma vez por todas apostar numa carreira musical e começou a escrever um disco de canções ambicioso na estrutura e na orquestração, que demorou mais de 3 anos a concluir-se, com o objectivo de “fazer um grande álbum, porque bons álbuns já há muita gente a fazer”. 

As suas influências são sobretudo de outro tempo, como a sua música: Fausto, Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Jorge Palma a nível nacional e a nível internacional The Beatles, Scott Walker e The Divine Comedy, entre outros.

Ouvir Luís Folgado.

JOANA MELO | "Dança do Centro"


Acústica e peculiar, a sonoridade remonta, do mesmo modo, a um lugar familiar com brisas frescas, inovadoras, e com elas aromas de outros cantos do mundo, de espírito fadista e irreverente, parte por terras de perto e longe, redescobre continentes, viaja de lés a lés saciando a sede nas influências que encontra pelo caminho e transportando-as de volta para casa.

De memórias, falam-nos a guitarra portuguesa, a guitarra clássica e o contrabaixo; de novidades, falam-nos o clarinete, a melódica, a concertina e percussões entre ambos, canta-nos o piano ao vermo-nos rodeados de um grupo tão invulgar, percebemos, então, que mais do que o convite para um passeio, toda a obra é um desafio à descoberta de algo novo embora familiar.

Ao fim de alguns anos, a voz que Joana Melo nos oferece é fruto de um amadurecimento, dando-se à descoberta de várias camadas e texturas, oportunamente poderosa ou delicada.

Em “Dança do Centro” tudo se passa à volta do Largo Central de uma povoação bem portuguesa. Neste caso, o Largo chama-se da Bela Fonte e, é, nesse espaço, que os músicos e a cantora descobrem o que os rodeia e vão compondo e cantando. O resultado surpreende-nos!

CARL MENDES | "The Song Poet"

26/11/2011

MARIZA | "Gente da Minha Terra"

A poucas horas de sabermos o resultado da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, o Portugal Rebelde traz hoje uma das grandes vozes da nossa terra - Mariza! 

SARA TAVARES | Lisboa


Sara Tavares tem uma das vozes mais acarinhados pelo público e pela crítica e é um dos mais relevantes casos de sucesso de internacionalização. 

Sara Tavares tem uma carreira de 17 anos que lhe tem servido para explorar diversas latitudes, do gospel e de Cabo Verde à soul e à música que só se pode descrever como universal. 
"Xinti", o seu mais recente trabalho, teve edição internacional na prestigiada World Connection e recebeu os mais rasgados elogios da imprensa internacional. 
É este material, a par de clássicos e novidades, que Sara Tavares vai levar ao CCB, num regresso muito aguardado a Lisboa, mostrando que é não apenas uma intérprete de excepção, mas também uma compositora de corpo inteiro.
23 de Fevereiro de 2012 - CCB, Lisboa ( 21.00h)

PAULO GONZO | Tour Fnac


Agenda:

26 de Novembro - Fnac Cascais, 23.00h 

27 de Novembro - Fnac Chiado,17.00h

VIVIANE EM CONCERTO

ANDARILHOS | Agenda

25/11/2011

VÍDEOCLIP | "Perdóname" - Pablo Alborán e Carminho

Chama-se "Perdóname" e é primeiro avanço do álbum "Acústico" de Pablo Alborán, que chega a Portugal no dia 28 de Novembro. Carminho é a voz portuguesa que se faz ouvir neste dueto.

MAFALDA ARNAUTH | Vila Real


O novo disco de Mafalda Arnauth chama-se “Fadas”. É uma homenagem às mulheres que influenciaram o seu percurso enquanto artista, e nele canta algumas dessas vozes. 

Mulheres únicas: Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Fernanda Baptista, Celeste Rodrigues e Beatriz da Conceição são apenas algumas dessas referências.

E com elas apresenta assim alguns dos primeiros temas que cantou. “Saudades da Júlia Mendes”, “Tendinha”, “Madragoa”, “Hortelã Mourisca”, “Antigamente”, entre outros.

“Fadas” é também a homenagem às letras e músicas que têm feito do fado o lugar de expressão máxima da cultura portuguesa. Criar, no fado, tornou-se um acto de coragem e humildade, e quantas vezes de risco, pois o manancial é de uma riqueza absoluta.

 E é esse o motivo que leva a artista a assumir o seu primeiro disco de versões, como uma retribuição justa a tudo o que reconhece ter recebido do fado e da cultura do seu país.

O termo “Fadas” deriva directamente do latim fatum (fado, destino), designando seres que se acredita “intervirem de forma mágica no destino das pessoas”. 

É seguramente isso que Mafalda Arnauth procura contar neste disco, a história do seu encontro com as almas fadistas ou “Fadas” que a transformaram e que encheram de magia e gratidão a sua Vida.

26 de Novembro - Teatro de Vila Real, 22.00h

JORGE FERNANDO E FÁBIA REBORDÃO


Jorge Fernando e Fábia Rebordão vão actuar na iniciativa Museu Aberto, que o Museu do Fado leva a cabo amanhã, altura em que se decidirá sobre a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade (UNESCO). O concerto tem início às 22.00h.

Jorge Fernando faz parte da história do fado em Portugal. Mas ao contrário de tantos outros artistas que podem reclamar um lugar na história pelo que fizeram no passado, Jorge Fernando pode reclamar passado e futuro.

Este homem que tocou com Amália, que aprendeu o que sabe com um mestre inigualável como Fernando Maurício nunca descansou à sombra de glórias passadas. Pelo contrário, olhou sempre para a frente.

Ajudou a projectar as carreiras de gente como Mariza ou Ana Moura, escreveu para Camané, cantou com Sam The Kid. Agora, a sua mais recente descoberta leva o nome de Fábia Rebordão.

Fábia Rebordão editou este ano o seu aclamado álbum de estreia "A Oitava Cor"  com canções de sua autoria e também de Aldina Duarte, Manuela de Freitas e Jorge Fernando entre outros.

Esta extraordinária cantora vai dividir o palco com Jorge Fernando, num espectáculo especial em que as duas vozes vão combinar-se em alguns duetos, como em "Vida", um tema que a própria cantora acredita ter sido determinante para a sua entrada no mundo do fado.

Juntos, em palco, Jorge Fernando e Fábia Rebordão  vão viajar por alguns momentos especiais do fado e das das suas carreiras. 

ADRIANA


A cantora Adriana, conhecida do grande público pelas canções “Sonhos de papel”, “Sem fazer planos” ou “Cara ou Coroa”, vai lançar já no próximo mês de Dezembro aquela que será a primeira aplicação para iPhone, iPad e iPod de um artista português.

Falar de Adriana é falar de canções, de uma voz singular e de uma multiplicidade de talentos. Ela escreve, compõe e canta. Toca piano e guitarra. E, caso raro no panorama musical, a flauta é o seu instrumento principal. Com a criação desta aplicação, a originalidade de Adriana fica também marcada pelo seu carácter inovador.

Ao apostar na inovação, fazendo uso das novas tecnologias como ferramenta directa de comunicação, Adriana junta-se à ainda curta lista de artistas internacionais que já disponibilizaram aplicações semelhantes, como Britney Spears, Alejandro Sanz ou Pink.

A aplicação estará disponível para download gratuito e, para já, apenas poderá ser utilizada em iPhone, iPad e iPod.

www.adriana.com.pt

CONCERTO SOLIDÁRIO | Maia

YOU CAN´T WIN CHARLIE BROWN

OLD JERSUSALEM | Viana do Castelo

24/11/2011

VÍDEOCLIP | "Fish & Chick" - Memória de Peixe

"Fish & Chick (Feat Da Chick), primeiro avanço do EP de estreia dos Memória de Peixe. O grupo é formado por Miguel Nicolau na guitarra e Nuno Oliveira na Bateria. 

As canções dos Memória de Peixe assentam  na construção em tempo real através de loops de 8 segundos de guitarra acompanhados pela bateria.

O disco chega às lojas em 2012 com o selo da Lovers & Lollypops.
 

WE TRUST | "These New Countries"


O álbum de estreia de We Trust, "These New Countries", chega às lojas na próxima segunda-feira, dia 28 de Novembro com uma edição especial e limitada.

O disco continua em pré-venda no site da Meifumado - www.meifumado.com - agora com as 12 músicas disponíveis para escuta.

Entretanto, estão já acertadas as datas para os concertos de apresentação:

03 de Dezembro - Festival Vodafone Mexefest (Lisboa)

16 de Dezembro - Christmas Club, Hardclub (Porto)

LINDA MARTINI EM CONCERTO


No próximo dia 26 de Novembro, a partir das 22.00h, os Linda Martini, apresentam Galeria Zé dos Bois, em Lisboa o álbum "Casa Ocupada".

EXPENSIVE SOUL | Vila Nova de Gaia


Os Expensive Soul celebram,  no Fórum Fnac, o sucesso do 3º disco de originais, "Utopia". Um trabalho mais eclético e experimental, que mantém a sonoridade soul-funk-hip-hop que caracteriza a dupla.

O primeiro single, "O Amor é Mágico", tomou de assalto as principais rádios portuguesas e proporcionou-lhes um ano verdadeiramente mágico.

26 de Novembro - Fnac GaiaShopping, 22.00h

   
www.expensivesoul.com

A JIGSAW | Agenda


Agenda:

01 de Dezembro - Fnac Vasco da Gama, (17.00h)

01 de Dezembro - Lisboa Geraldine, 22.00h

02 de Dezembro - Empório, Viseu (18.00h)

02 de Dezembro - Fnac Viseu, (2130h)

03 de Dezembro - Salão Brazil, Coimbra (22.00h)

04 de Dezembro - Fnac Leiria, (17.00h)

06 de Dezembro - Centésima Página, Braga (18.30h)

06 de Dezembro - Braga Estúdio 22, (22.00h)

07 de Dezembro - Mercado Negro, Aveiro (22.30h)

08 de Dezembro - Fnac Guimarães, (17.00h)

08 de Dezembro - Fnac Braga,  (21.00h)

09 de Dezembro - Tertúlia Castelense, Castêlo da Maia (23.00h)

10 de Dezembro -  Matosinhos Fnac MarShopping, (17.00h)

11 de Dezembro - Fnac Santa Catarina, (17.00h)

www.ajigsaw.net

MUNDO COMPLEXO | Hard Club

CARTAZ | Concerto

SENSIBLE SOCCERS | Lounge

23/11/2011

ROSE BLANKET | Discurso Direto


Hoje em "Discurso Direto", Miguel Dias fala-nos de  "Nothing Ahead / Nothing Behind" o novo disco de Rose Blanket

Portugal Rebelde - ”Nothing Ahead / Nothing Behind” é um disco duplo gravado intermitentemente entre Dezembro de 2008 e Fevereiro de 2011, numa 1ª fase em Barcelos e posteriormente em Lisboa no Golden Pony Studio. É verdade que as gravações em Barcelos são determinantes para a sonoridade do disco?

Migue Dias - Sim, porque foi em grande parte gravado em Barcelos, sendo que o facto dessas gravações terem sido feitas numa casa de habitação e em várias das suas divisões acaba por marcar a sonoridade do disco. 

PR - O processo de criação, gravação, rejeição e reformulação foram as motivações para fazer “nascer” este novo disco?

MD - Não diria serem uma motivação. Mas foi nesse contexto que o disco cresceu. 

PR - “Feel My Way Around” foi o single de apresentação deste trabalho. É este o tema, que melhor define o “espírito” do disco?

MD - Curiosamente, julgo que será aquele que menos o representa, ao que não será alheio o facto de ser cantado pela Jennifer Charles, o que só acontece neste tema. Mas tive a sensação que era o tema que poderia funcionar melhor como single.

PR - ”Nothing Ahead / Nothing Behind” é um disco que, em certa medida, marca um regresso ao formato canção. Foi uma opção pontual ou vai ter continuidade em próximos trabalhos?

MD - Não foi uma opção consciente. Foi algo que foi surgindo, em especial depois de “descoberta” a voz da Filipa Caetano, que acaba por ser a voz principal no disco e que inspirou a criação de novos temas numa abordagem mais convencional, de estrofe/refrão.   

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este " Nothing Ahead / Nothing Behind "?

MD - Posso deixar duas palavras: vazio e duplicidade.

PR - Depois do disco, vamos ter a oportunidade de ouvir as canções deste disco no palco?

MD - Desta vez não estão previstos concertos para acompanhar a edição deste disco.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo de Rose Blanket?

MD - Calmamente a trabalhar em novos temas, a pensar num novo trabalho, consciente de que agora estou mais condicionado, pela decisão de não efectuar concertos que retirou ao projecto a sua independência financeira.

OSSO VAIDOSO | Porto



Ana Deus e Alexandre Soares cruzaram as suas experiências musicais nos Três Tristes Tigres. Para trás, nos anos 80, estavam os Ban e os GNR. Longe de serem novatos, procuram, no entanto, sempre uma perspectiva nova que oriente as suas criações e é neste Osso vaidoso que de novo se encontram. Canções simples onde o texto marca a pulsação e as guitarras fogem ao lugar comum.
As canções sempre foram o objecto de trabalho de Alexandre Soares. Guitarrista pop, de frases simples e melodias fortes, marcou o som dos GNR na década de 80 e mais tarde a identidade dos “Três Tristes Tigres” nos anos 90. Alexandre Soares e Ana Deus cruzaram os seus caminhos musicais exactamente nos Três Tristes Tigres.

Alexandre Soares, músico compositor nasceu no Porto e estudou Guitarra clássica durante alguns anos antes de iniciar a coisa pública com a co-fundação dos GNR, onde militou durante os anos oitenta. Nos anos noventa, como é dito acima, junta-se a Ana Deus e Regina Guimarães para sonorizar os 3TT. 

A partir daí,e até hoje, entre outras colaborações, a música para cinema ou teatro e dança contemporanea, tem sido onde desenvolve o seu trabalho. Ultimamente regressou com mais regularidade ( e muita vontade ) aos palcos.

Ana Deus interessa-se desde muito cedo por música. Canta desde 87 em bandas pop-rock. Em 93, inicia com Regina Guimarães o grupo Três Tristes Tigres, editando quatro discos, três dos quais em parceria com Alexandre Soares. 

Depois de um período mais dedicado a outras colaborações, sempre envolvendo o trabalho sobre o texto, em performances mais ou menos teatrais, volta à “cozinha das canções” com este “Animal”.

A apresentação do novo álbum acontece hoje no Café Lusitano no Porto, a partir das 23.00h. As novas canções do Osso Vaidoso, estão disponíveis para audição, AQUI.

RODRIGO LEÃO EM CONCERTO

 
Devido à grande procura de bilhetes para o concerto de apresentação do álbum "A Montanha Mágica" na Casa da Música, no Porto,  Rodrigo Leão acaba de anunciar uma nova data na mesma sala  para o dia seguinte, 6 de Dezembro. Os bilhetes têm o mesmo preço e já estão à venda nos locais habituais.
 
Estes dois concertos no Porto (5 e 6 de Dezembro), assim como o do CCB, no dia 26 de Novembro, vão contar com a participação do paulistano Thiago Pethit que dá voz a "O Fio da Vida", primeiro single do álbum "A Montanha Mágica" que será editado no dia 28 de Novembro.
 
Também Miguel Filipe (voz do projecto Novembro que participa neste disco de Rodrigo Leão) será convidado a cantar no concerto do próximo sábado no CCB,em Lisboa.
 

NOISERV | Vila das Aves

CLASSIFICADOS | "Perdidos e Achados"

22/11/2011

VÍDEOCLIP | "Sisudo Amável"

No ano em que comemoram 35 anos de carreira, Luís Represas e João Gil editam um disco de originais juntos. O álbum, que vem sendo gravado no segredo dos deuses nos últimos meses, será editado no fim de Novembro.

Desde o fim dos Trovante que Luís Represas e João Gil não trabalhavam juntos num disco de originais. Esta é a primeira vez que assinam um disco em conjunto.

"Sisudo Amável" é o primeiro avanço deste reencontro de Luís Represas e João Gil.

FADOMORSE | "Fadomorse Magála Invisível"

 
No próximo sábado 26 de Novembro, pelas 17.00h no Teatro São Luiz, os Fadomorse farão o pré-lançamento do seu novo disco "Fadomorse Magála Invisível", no âmbito do Festival Lisboa Mistura.

Reconhecidos no panorama musical português e além-fronteiras pela sua música genuinamente embebida nas raízes portuguesas e no expoente contemporâneo da sonoridade do mundo, Fadomorse promete um concerto singular com estreias absolutas e o revisitar do lado mais conceptual da sua arte sonora.

Este novo disco, que assinala os 13 anos do colectivo, será editado a 29 de Fevereiro de 2012 com o selo d'Eurídice, braço editorial da d'Orfeu Associação Cultural; quem assistir ao seu pré-lançamento em Lisboa, terá acesso exclusivo ao single de "Fadomorse Magála Invisível".
 

SÉRGIO GODINHO | Coliseu dos Recreios


A poucas horas da apresentação (25 de Novembro) do álbum "Mútuo Consentimento" (Universal, 2011) no Coliseu dos Recreios de Lisboa, Sérgio Godinho terá como convidados especiais a Roda de Choro de Lisboa, para além dos habituais “Assessores”. 

Temas mais recentes como “Acesso Bloqueado”, “Bomba-Relógio” ou “Em Dias Consecutivos” terão lugar de honra no alinhamento mas haverá igualmente lugar para percorrer alguns dos temas mais emblemáticos da carreira do cantautor.

Recorde-se que, também na passada semana, Sérgio Godinho foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores com uma Medalha de Honra.

MAFALDA VEIGA | Agenda


Agenda:

03 de Dezembro - Pax Júlia, Beja

10 de Dezembro - Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão

13 de Dezembro - Teatro Tivoli, Lisboa

RODA DE CHORO DE LISBOA | Casa de Lafões

MEIO METRO DE PEDRA | Barcelos

21/11/2011

VÍDEOCLIP | "Rosa Sangue" - Amor Electro

Chama-se "Rosa Sangue", e  é  o 2º vídeoclip/single para o álbum de estreia dos Amor Electro.

VENIAL SIN | "Sphere of Morality"


"Sphere of Morality" é o título do primeiro EP dos vila-realenses Venial Sin, com edição prevista para Janeiro de 2012, pela independente portuguesa Infektion Records. 

Registado nos Blind & Lost Studios, com produção e masterização a cargo de Guilhermino Martins, o disco inclui 7 temas, totalizando 37 minutos de progressive death metal. 

A banda acaba de disponibilizar a capa do disco, criada por Hélder Pedro, bem como o primeiro tema do álbum, intitulado "A New Rose", que pode ser ouvido nos MySpace e SoundCloud do grupo.

W:O:A METAL BATTLE

NIGGA POISON | Musicbox

20/11/2011

A JIGSAW | 12 Anos de Canções


Dia 3 de Dezembro, os a Jigsaw celebram 12 anos de estrada, de concertos, de álbuns, de existência. Para o efeito, irão dar um concerto no Salão Brazil em Coimbra. 

A entrada é possível mediante compra do seu novo álbum “Drunken Sailors & Happy Pirates” na Fnac Coimbra, parceira dos a Jigsaw neste evento.

Os a Jigsaw irão também dar um showcase na Fnac de Coimbra no dia 25 de Novembro, onde podem adquirir o novo álbum.

Um pouco de história: Em 2004 os a Jigsaw editam o seu primeiro EP “From Underskin”, três anos antes do seu primeiro álbum “Letters From The Boatman”  de 2007. 

Em 2009 editam “Like The Wolf” e em 2010 a edição deluxe “Like The Wolf Uncut”. No passado 1 de Novembro editaram o seu mais recente trabalho “Drunken Sailors & Happy Pirates” que tem 12 músicas, como o número de anos que demorou a chegar a este dia.

O João Rui, a Susana Ribeiro e o Jorri esperam por vocês no palco do Salão Brazil para celebrar este dia.

* Foto de Sofia Silva

/>