31/05/2013

VÍDEOCLIP | "7/4 " - Memória de Peixe


"7/4" é éste o último single retirado do álbum de estreia dos Memória de Peixe. No vídeo é feita uma analogia entre os loops de guitarra de 7 segundos e a dança.

O vídeo é conduzido pela coreografa Madalena Xavier, realizado por Miguel Nicolau com a ajuda de Tiago Martins.



www.facebook.com/memoriadepeixe

ANDRÉ INDIANA | "Goodbye Tomorrow"


Depois da saída em Março do single de avanço, “Like a Legend”, um dueto com Mónica Ferraz que já ultrapassou as 150 000 visualizações e que se encontra em alta rotação nas principais rádios do nosso país, eis o 2º Single do novo disco – “Goodbye Tomorrow”.

Com nova imagem, o novo disco já está concluído e em produção com saída prevista para o mês de Junho, e com distribuição assegurada pela EMI Portugal.

A 6 de Junho com o concerto na Casa da Música (Porto) arranca o Tour 2013 que terá passagem assegurada também por Lisboa, Guimarães, e destaque para a participação no Festival TMN Sons do Mar, no Funchal.

SLIMMY | "Freestyle Heart"


Agenda:

07 de Junho - Fnac Guimarães, 17.00h

07 de Junho - Fnac Braga, 22.00h

08 de Junho - Fnac Leiria, 17.00h

08 de Junho - Fnac Coimbra, 22.00h

22 de Junho - Fnac NorteShopping, 17.00h

29 de Junho - Fnac GaiaShopping, 17.00h

www.facebook.com/slimmymusic

CARTAZ | Concerto

RIDING PÂNICO EM CONCERTO

30/05/2013

THE GLOCKENWISE | Discurso Direto


"Building Waves", a estreia dos The Glockensie, punha Barcelos no mapa do rock´n roll. "Leeches" (Lovers & Lllypops/Vice) marca o regresso aos discos de Cris, Rafa, Fiúsa e Nuno, quatro miúdos na casa dos vinte anos."Simples, directo e bonito", é desta forma que a banda assume este "Sanguessugas", um álbum com 20 minutos distribuidos por oito canções. No próximo dia 1 de Junho, os The Glockenwise são uma das bandas que passam pelo Primavera Sound, no Porto.

Portugal Rebelde - Em 2011 com “Building Waves”, gritavam contra o tédio e contra o acne. Em 2013 o que é cantam em “Leeches”?

The Glockenwise - Desde 2011 até 2013 mudaram algumas coisas nas nossas vidas, por isso neste momento não sentimos tanta necessidade de gritar contra o tédio, no entanto se calhar sentimos mais necessidade de assumir aquilo que nós somos e o que fazemos neste momento e é isso que fazemos em "leeches"

PR - ”Aqui não há falhas: é só boa onda, rock’n’roll a sério e a crença de que, um dia, será a distorção a comandar o mundo.” É desta forma que a Ana Beatriz Rodrigues vê este trabalho. Depois de muitos quilómetros de estrada, de concertos transpirados e uma nova maturidade, o rock continua a correr nas veias dos The Glockenswise?

The Glockenwise - É claro que sim, não gostamos muito de nos prender à palavra rock mas não podemos negar que faz parte da nossa génese.

PR - “Time to Go”, o single de apresentação deste disco, é um regresso às origens, ao caos dos carismáticos Black Lips e à robustez de uns Stooges?

The Glockenwise - Isso acaba por ser a forma mais simples de explicar as pessoas aquilo que nós fazemos,mas mais do que o caos dos "Black lips" ou a robustez dos "stooges" conseguimos ter uma característica muito nossa sempre presente nas nossas musicas e concertos.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizarias este “Leeches”?

The Glockenwise - Acho que simples, directo e bonito é a melhor maneira de caracterizar "leeches".

PR - É verdade que canções dos The Glockenwise fazem parte daquele tipo restrito de música que estoura com amplificadores e com diferenças de idades – transgeracional?

The Glockenwise - sim! Penso que as nossas musicas apesar de serem assumidamente juvenis acabam por chegar a todas as gerações.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos The Glockenwise?

The Glockenwise - Essa é uma pergunta difícil porque nenhum de nós sabe o que o futuro nos espera mas por enquanto iremos com certeza fazer os possíveis para continuar a tocar em todo lado e continuar a compor mais e melhor.

TARA PERDIDA | "Lisboa"


Depois de um hiato de 5 anos sem editar, os Tara Perdida lançam o novo álbum “Dono do Mundo”. O single de apresentação deste novo trabalho foi o tema “O que é que eu faço aqui?”.

A banda revela agora o segundo single “Lisboa”, que conta com a participação especial de Tim (Xutos e Pontapés) e Rui Almeida (pianista João Pedro Pais).



www.facebook.com/taraperdida

MESA | Cinema São Jorge


Depois de um arrebatador concerto na Casa da Música, os Mesa, apresentam dia 6 de Junho no Cinema São Jorge (Lisboa), o seu novo disco, "Pés que sonham ser cabeças".

É um disco que traz uma nova identidade sonora, desenhada por João Pedro Coimbra e pela voz de Rita Reis, onde a matriz se faz sobre os instrumentos clássicos, contando com a participação de vários músicos convidados.

Os arranjos fogem aos caminhos habituais da pop e fazem valer-se do leque alargado de instrumentos. Um regresso marcante num disco que é o mais arrojado da sua carreira. O concerto não deixa contudo, de revisitar momentos marcantes na carreira dos Mesa.

LITTLE FRIEND | "We Will Destroy Each Other"


Agenda:

01 de Junho  - Sociedade Harmonia Eborense - Évora

02 de Junho  - Fnac Almada, 15.00h

02 de Junho -  Fnac Vasco da Gama, 19.00h

08 de Junho - Fnac Chiado, 17.00h

08 de Junho - Fnac Colombo, 21.30h

09 de Junho - Fnac Alfragide, 15.00h

09 de Junho - Fnac Cascais, 19.00h

15 de Junho - Casa da Música, “Verão na Casa” (Porto)

05 de Julho - Espaço Peste, Braga

06 de Julho - Casa do Xiné, Penafiel  
                       
15 de Novembro - Cine-Teatro, Estarreja   
  

THE ASTROBOY + STEREOBOY | Braga

29/05/2013

TIGERS IN AFRICA


Depois de uma séria hibernação que durou alguns meses, o Colectivo Enfarte está de volta através de uma edição em parceria com os amigos da Honeysound.

Barcelos-Lisboa-Antuérpia é o triângulo perfeito para este regresso: Tigers in Africa, projecto de música electrónica de André Faria para o qual João Sineiro fez uma ilustração para cada tema do disco de estreia. O download do disco e ilustrações é gratuito!

RIDING PÂNICO | "Homem Elefante"


Os Riding Pânico, com dois EPs e um álbum já editado, preparam o lançamento do seu novo trabalho "Homem Elefante" a editar em vinil no próximo dia 10 de Junho pela Raging Planet!

Esta banda lisboeta, criada em 2004 e formada por elementos dos Paus, If Lucy Fell e Men Eater, estiveram afastados do estúdio por alguns anos após a edição de "Lady Cobra" (2008), e voltam em grande com este novo registo tão aguardado pelo público.

Criam ambientes eléctricos mergulhados em tragédia e riso. O seu universo é rico em densidade musical onde texturas melancólicas, gestos dissonantes e loops de guitarras trabalham em conjunto para dissimular as próprias identidades.

A apresentação de "Homem Elefante" está marcada para dia 7 de Junho, no Plano B (Porto) e dia 8 de Junho, na ZDB (Lisboa), com Quelle Dead Gazelle. 

FAT FREDDY | "Morte Gélida em Fernandes Tomás"


"Morte Gélida em Fernandes Tomás" é o single de avanço do novo álbum dos Fat Freddy intitulado "Atirem o meu Cadáver para uma Valeta" e a ser lançado no início de Outono, pela Honeyound.

O tema constitui a Parte II de uma narrativa de vida, que no álbum é completada por três capítulos mais. Esta viagem externa ao interior do ser humano, perscrutando os seus mais íntimos sentimentos e reacções, estrutura e enobrece a sonoridade de Pedro Guedes Ferreira e, pela primeira vez na história dos Fat Freddy, é exposta através das palavras de Pedro Espada.

UHF | Lisboa

28/05/2013

VÍDEOCLIP | "Today Is The Same As Yesterday, But Yesterday Is Not Today" - Noiserv


"Today is the same as yesterday, but yesterday is not today", é este vídeoclip que antecipa o novo álbum de Noiserv, com edição prevista para Outubro de 2013. A canção está também disponível para download gratúito e legal, até dia 9 de Junho, AQUI.



www.facebook.com/noiserv

VÍDEOCLIP | "Tendências" - Sir Scratch


Chama-se "Tendências" e é o novíssimo vídeoclip de Sir Scratch. Este tema é retirado do seu mais recente disco, "Em Nosso Nome".

"Tendências" é de forma sarcástica um tema-celebração à banalidade e futilidade cada vez mais abraçada nos dias de hoje em prol da aceitação.



www.facebook.com/sirscratchfootmovin

O MARTIM | "De 5 em 7 dias" e "Faz o que tens a fazer"


"De 5 em 7 dias" e "Faz o que tens a fazer" são os títulos dos 2 singles do mini-disco de verão d´O Martim. A partir de dia 17 de Junho estará disponível na íntegra para download ao preço que as pessoas quiserem pagar em omartim.bandcamp.com.

AS PALAVRAS DAS CANÇÕES


Os cantores e as canções de intervenção têm sido peça fundamental na construção da história do país nas últimas décadas. São muitos os artistas portugueses que têm utilizado as canções e as suas palavras como forma de protesto, crítica e denúncia do estado do país.

Surge assim “As Palavras das Canções” (Farol, 2013), um disco duplo que recupera quatro décadas da história da música enquanto factor de contestação social e a palavra como protagonista da canção.

Dos Trovante a Paulo de Carvalho, Ala dos Namorados, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Boss AC, HMB ou os Homens da Luta, todos num duplo cd onde a música é a nossa voz!

Alinhamento:

CD1

1. Palma's Gang - Portugal, Portugal

2. Humanos - Muda de Vida

3. Trovante - Timor

4. Dulce Pontes - Índios da Meia Praia

5. Ala dos Namorados com Jorge Palma - Há dias em que mais vale

6. Homens da Luta - E o Povo Pá

7. Sérgio Godinho - Arranja-me um Emprego

8. HMB - CDQP

9. Boss AC - Sexta-feira (Emprego já)

10. Virgem Suta - Exporto Tristeza

11. B Fachada - Afro-chula

12. Rua da Saudade - Canção de Madrugar

13. Pinto Ferreira - Elogio da Estupidez

14. Jorge Fernando e Sam the Kid - Pois é

15. Paulo de Carvalho - Os Meninos do Huambo

16. Mário Mata - Não há nada pr'a ninguém

17. Simone de Oliveira - No Teu Poema

CD2

1. Resistência - Marcha dos Desalinhados

2. Entre Aspas - Traz Outro Amigo Também

3. António Variações - Linha-Vida

4. Jorge Palma - Com todo o respeito

5. Quinta do Bill - Filhos da Nação

6. Diabo na Cruz - Os Loucos Estão Certos

7. Anaquim - Hoje é um Bom Dia

8. Rua da Saudade - Rock Chock

9. Couple Coffee - Maio, Maduro Maio

10. Vitorino - Queda do Império

11. Mafalda Arnauth - Flor de Verde Pinho

12. Carlos Mendes - Mensagem

13. Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo - A Mim Não me Enganas tu

14. Manuel Freire - Pedra Filosofal

15. Trovante - Chão Nosso

16. Gaiteiros de Lisboa feat. Sérgio Godinho - Avejão

17. Cristina Massena - Acorda

SIRAIVA | "Everybody"


"Everybody", o single de apresentação do EP de SirAiva a ser editado depois do Verão, já se encontra online.

CARTAZ | Concerto

27/05/2013

ANA MOURA | Vila Real


"Desfado", o qinto álbum de originais de Ana Moura, representa um momento de viragem na carreira da artista. Para a criação dos temas, Ana Moura apostou em nomes da nova geração de compositores nacionais, como Manuel Cruz (Ornatos Violeta), Márcia, Pedro da Silva Martins (Deolinda), Miguel Araújo (Os Azeitonas), Luísa Sobral, António Zambujo, e em nomes consagrados da música portuguesa como Aldina duarte, Tozé Brito, Manuela de freitas e Pedro Abrunhosa

A produção ficou a cargo de Larry Klein, o multi-galardoado produtor norte-americano que tem no seu currículo trabalhos como Joni Mitchell, Herbie Hancook (músico que tem uma participação especial em "Desfado"), Madeleine Peryoux, Melody Gardot, Tracy Chapman, entre muitos outros.

22 de Junho - Teatro de Vila Real (Auditório Exterior)

Entrada Gratuita!

PEDRO BARROSO | "Memória do Futuro - Ao Vivo no Rivoli"


Num edição edição Ovação, "Memória do Futuro" é o nome do mais recente trabalho de Pedro Barroso. Uma edição dupla CD+DVD gravado em outubro de 2012, durante o último concerto do cantautor de Riachos, Torres Novas, no Teatro Rivoli, no Porto. 

"Memória do futuro...

Subir a um palco é uma experiencia que, na infância, enche-nos de surpresa e encanto; na juventude, enche-nos de vaidade; e que, com o andar dos tempos e o amadurecer do tempo e de nós próprios, nos enche de dúvidas e emoção.

Ao fim de mais de quarenta anos a reunir música e palavras, calculam facilmente o mundo de memórias repartidas, o número de peripécias sentidas e o profundo acervo de experiências humanas acumuladas.
Corri um país real e fantástico; nos perfumes e sabores; nas paisagens e gentes; nos abraços recebidos e nas histórias de uma humanidade convivida.

Foi um mundo profundamente português, embora derramado por vezes, por países de lonjura e extravagância. Onde representei, pobre de mim, o alento de uma saudade trazida na viola, uma referência doce da pátria mãe deixada há tanto tempo, um relembrar de sons e palavras em concertos que nunca poderei esquecer. Esses, existem hoje apenas na minha memória e dos que lá estiveram comigo. E é pena. Porque muitas vezes foram noites de maravilha.

Depois comecei a compreender que, por cada mil que ali estavam comigo, numa qualquer dessas noites, haveria decerto muitos mil que gostavam de ter estado e não puderam. De facto, nunca em todo este tempo, tinha gravado grande testemunho dessas noites fascinantes e prenhes de emoções. 

E era injusto. Apontamentos aqui e ali, programas como convidado, actuações maiores ou mais curtas, reportagens, muito bem, mas raramente um testemunho assim, ao vivo, do que se diz e se sente num Concerto maior, actual, com gente dentro.

Gente que gosta de nós e nos retribui o suor e a entrega. Como aqui, desta vez, foi possível.
Com efeito, nunca tal me tinha preocupado sobremaneira. Mas com o passar da idade - e a responsabilidade que advém de sabermos quanto somos breves e efémeros nestas coisas da arte e do viver - creio que este Rivoli pleno de gente mereceu a distinção, e fica assim para a historia de um sentir e de um pulsar colectivo, que representa, de facto, uma “Memória para o futuro”. 

Agradeço ao Porto Canal pela iniciativa de filmar o Concerto; à RDP, que o gravou; e à Ovação por ter entendido, julgo eu, o testemunho intemporal que representa.

A todos os músicos envolvidos, ao público atento e amigo que tornou essa noite especial. E a todos os que gostam, entendem e saboreiam o que faço, contra a corrente do que se consome e pandemicamente se alastrou pelo mundo da música e não só. Eis a prova provada de que afinal, existo. 

Para consumo apaixonado de viveres próprios e alheios. Truculências demais, talvez, mas emoção em estado puro, exactamente tal e qual como vo-la gosto de oferecer. E que, desta vez, extravasou da noite bonita que vivemos.

Aqui deixo, pois, um abraço imenso a todos os que possa estar a esquecer e que de algum modo tenham ajudado a tornar esta edição possível." (Pedro Barroso)

TANIRA | "Arcos Voltaicos"


“Arcos Voltaicos” marca a estreia em disco do grupo folk/rock Tanira. Um projecto com mais de 2 anos e que só agora reuniu as condições para a sua edição.

O repertório de “Arcos Voltaicos” é composto unicamente por originais em português, com letras da jornalista Cristina Correia. O seu som resulta da criatividade e diferentes experiências musicais de cada um dos elementos da banda. 

Uma viagem musical por 13 faixas onde calcorreamos o imaginário tradicional passando pela canção de intervenção e conta com a participação especial de Celina da Piedade no tema Valsa no Arame.

A banda divide-se por instrumentos como a voz, o violino, bouzouki, gaitas, percussão, baixo e bateria para criar um som cheio com influências de outras sonoridades distintas como o rock e as músicas do mundo.

Desde 2008, o grupo tem tido o privilégio de atuar em palcos marcantes, nacionais e internacionais, de onde se destacam os festivais Granitus Folk (Porto), Andanças (S. Pedro do Sul), Entrudanças (Castro Verde), Arredas Folk (Barcelos), Eco Fest (Odeceixe), Musicbox (Lisboa), Festival Máscara Ibérica (Rossio, Lisboa e Zamora, Espanha) e no festival de música tradicional “Sur La Route des Parquets” (La Rochelle, França).

Uma estreia que promete “iluminar” o novo folk nacional!

TAPE JUNK | "The Good & The Mean"


Numa edição Optimus Discos, chega hoje às lojas "The Good & The Mean", disco de estreia de Tape Junk.

Tape Junk é o mais recente projecto de originais do músico João Correia, mais conhecido como vocalista dos Julie & The Carjackers e baterista de diversos artistas como Márcia, Frankie Chavez ou Walter Benjamin.

Este projecto é a mais honesta expressão artística e lírica de João Correia, as letras são directas e bastante pessoais e criam uma empatia imediata com o ouvinte. A busca do caminho certo, os desvios e atalhos que a vida nos oferece fazem parte da temática explorada.

A inspiração musical vai do Outlaw Country de Johnny Cash e Hank Williams ao Indie Rock de Pavement e Beck.

Para a gravação do disco e espectáculos ao vivo, João Correia conta com Nuno Lucas no baixo (Julie & The Carjackers, Márcia, Kalú) e com António Vasconcelos na bateria (Julie & The Carjackers, Brass Wires Orchestra).

O álbum de estreia, “The Good & The Mean”, foi gravado por Nelson Carvalho nos estúdios da Valentim de Carvalho e produzido por João Correia e António Vasconcelos e é editado pela Optimus Discos onde irá estar disponível para download gratuito em optimusdiscos.pt.

Deste álbum sai o single “Buzz” que conta com a participação de Frankie Chavez (guitarra slide e voz) e Francisca Cortesão de Minta & The Brook Trout (voz). O vídeo de estreia foi realizado por Miguel Leão e João Toscano da Nau Productions.

O concerto de lançamento de Tape Junk irá acontecer no próximo dia 5 de Junho, no Musicbox, e irá contar com os convidados de luxo Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout) e Frankie Chavez.

/>