30/09/2010

AMOR FÚRIA | "Depósito de Inúteis"

A convite do Henrique Amaro, através da Optimus Discos, a Amor Fúria apresenta a sua primeira compilação.
No "Depósito de Inúteis" figuram todos os artistas da Companhia, e algumas das canções já têm andado a rodar na "Portugália" de Henrique Amaro, na Antena 3.
A compilação "Depoósito de Inúteis" chega às lojas em Outubro!

MEIFUMADO | Nova Casa

A Meifumado tem um novo site! O mesmo visual com novas funcionalidades. O grande destaque vai para a nova Meifushop, onde se mantem a venda dos discos no formato físico (CD) e digital (MP3 e AIF), mas com ganhou um novo detalhe. Na compra de um CD a Meifumado oferece de imediato o MP3.
Foi criada ainda uma nova secção, onde regularmente apresentadas as promoções do catálogo. Mas as novidades não se ficam por aqui. Agora, também é possível a partilha dos conteúdos do site nas redes sociais, a visualização dos vídeos em full screen, bem como de mais fotografias dos artistas e artwork dos álbuns.
Por fim, a grande novidade. Quem tiver bilhete para qualquer concerto das bandas da Meifumado receberá um código que, através do site, dará acesso a música gratuita desse artista. Ou seja, vá aos concertos e receba música grátis!
Tudo isto disponível em: http://www.meifumado.org.

SMIX SMOX SMUX | Musicbox

Colhidos dos terrenos férteis da Amor Fúria, os Smix Smox Smux são três rapazes bem dispostos e fazem questão de mostrá-lo nas canções que escrevem.
Se há dúvidas, basta pôr “Famel Zundapp” a rodar: à canção punk rock sobre o motoqueiro de cuecas amarelas nem um falsete brincalhão falta.
A banda de Braga vai até ao MusicBox apresentar as canções de "Eles São Os Smix Smox Smux", o divertido disco de estreia, capaz de arrancar risos e sorrisos até ao público mais sisudo.
04 de Outubro - Musicbox, Lisboa (0.00h)
www.myspace.com/smixsmoxsmux

MARIZA | Lisboa

OS GOLPES EM CONCERTO

29/09/2010

BALLA | "Montra"

A “Montra” é inaugurada. É o 2º single que antecipa o novíssimo álbum de Balla, um dos mais aclamados alter egos de Armando Teixeira, reconhecido como um dos melhores produtores nacionais da actualidade, de regresso este ano às edições discográficas.
Balla edita novo álbum a 25 de Outubro pela Chiado Records - o quarto de originais que sucede a “Balla" (2000), “Le Jeu" (2003) e "A Grande Mentira” (2006).
“Equilíbrio” é o título do novo trabalho que promete surpreender por ser o disco com a abordagem mais electrónica de toda a obra do “homem-Balla”.
Com letras de José Luís Peixoto, Miguel Esteves Cardoso, Pedro Mexia e do próprio Armando Teixeira, “Equilíbrio” é um sério candidato a um dos melhores discos Pop de 2010.
“O refrão forte, a guitarra electrizante e a contagiante linha do baixo do tema "Rapaz do Caleidoscópio" dos UHF são as bases desta "Montra", a mesma que foi retratada na "Rua do Carmo" dos UHF mas revista, depois do incêndio, e com uma nova história”, comenta Armando Teixeira sobre o novo single.

Armando Teixeira nunca escondeu que um dos principais moldes da sua sensibilidade pop tem carimbo «Made In Portugal»: a modernidade dos Heróis do Mar e de António Variações, a inventividade dos GNR, o carácter épico da Sétima Legião, a magia e o mistério de Né Ladeiras.

Se se procurar bem é possível encontrar todas essas marcas na música que Armando tem produzido como Balla.

www.myspace.com/ballaportugal

FESTIVAL SINTRA MISTY

Durante os 3 dias do Festival Sintra Misty (15, 16 e 17 de Outubro), será editada a última série de EP´s da Optimus Discos em 2010.
A plataforma fundada pela Optimus em Abril de 2009 completa com esta série um total de 34 edições. Esta nova colecção será apresentada com alguns espectáculos de artistas envolvidos com a editora num palco a eles dedicado no Festival Sintra Misty.
Entre as estreias destaque-se o encontro inédito entre Mendes (músicos d´Os Azeitonas) e João Só que agora dividem um projecto.
Os dois acabaram de gravar "Não entres nesse comboio, amor", uma colecção de canções partilhadas na mesma fé por harmonias vocais, rimas fáceis e construções musicais onde já se está mesmo a ver qual vai ser o acorde seguinte.
Num panorama tão carente de compositoras femininas, o Palco Optimus Discos revela Emmy Curl ou como quem diz, Catarina Miranda, uma transmontana de vinte anos que cria talentosamente um mundo de imagens e canções à espera de serem descobertas.

O EP "Birds Among The Lines" será decerto uma porta de entrada para o seu universo. Depois, os nomes que já conhecemos de outras séries e que ajudaram a construir este projecto editorial pioneiro em Portugal; de Mazgani a Tó Trips, de Márcia a Frankie Chavez, de Noiserv a Tiago Gomes.
O futuro não foi esquecido na programação e em 2011 estão planeadas edições com Minta (a multi instrumentista que toca com David Fonseca) e Walter Benjamin (músico e produtor a residir em Londres). Ambos vão apresentar espectáculos baseados nas suas criações recentes.
+ Info:

CLUBBING OPTIMUS NON STOP | Porto

Os músicos nacionais estão em destaque no Clubbing Optimus Non Stop especial, que celebra o Dia Mundial da Música.
Os Mão Morta surgiram em 1984 e desde logo apostaram em música urbana com base em guitarras saturadas e textos descarnados em português da autoria do carismático Adolfo Luxúria Canibal.
O novo álbum de originais da banda intitula-se "Pesadelos em Peluche" e tem como single de avanço "Novelos de Paixão".
Também os Pop Dell'Arte trazem o seu novo álbum ao palco da Sala 2, uma edição especial em comemoração de 25 anos de carreira.
"Contra Mundum" cruza as influências artísticas mais diversas num resultado único e original que pode ser ouvido no single "Ritual Transdisco".
Casa da Música (Sala 2) - Mão Morta e Pop Dell´Arte
Casa da Música (sala Suggia) - Sektor 304; The Mad Dogs; Ghosts of Port Royal; Plus Ultra e OliveTreeDance Stopestra!
02 de Outubro - Casa da Música, Porto
+ Info:

FONZIE A "CAMINHO" DAS FNAC´S

Agenda:
30 de Setembro – Fnac MarShopping, 21.30h
01 de Outubro – Fnac Braga, 17.00h
01 de Outubro – Fnac Guimarães, 21.30h
09 de Outubro – Fnac CascaisShopping, 21.30h

LULLA BYE ACÚSTICO

CARTAZ | Concerto

OQUESTRADA | Tasca Móvel

28/09/2010

FADOS DA REPÚBLICA

O Fado é a canção de um povo, de uma alma, de uma história... Ao longo de toda a vivência de tristezas e alegrias de um pais, de uma vida, o Fado cantou saudades, evocou desejos, criticou pensamentos e embelezou Portugal com uma cultura única.
Assim sendo o Fado não podia deixar de estar presente nos tempos primos da República fortificando a mensagem da mesma.
Este trabalho procura registar alguns Fados e poemas datados do período da queda da Monarquia fazendo um enquadramento histórico e cultural.
Traz-se assim aos nossos dias a voz dos poetas que marcaram uma época acompanhados com uma linguagem musical portuguesa, orgânica, mas moderna mostrando assim os caminhos que a República abriu tanto a nível de mentalidades, de vivências e de paixões.
"Fados da República" partiu de uma pesquisa de textos e poemas da altura da queda da Monarquia (1910), de autores como Fernando Pessoa, Luiz da Matta, António Couto Viana, poetas populares anónimos, entre outros.
A recolha foi realizada por André Santos e Nuno Tavares na Biblioteca Nacional, Museu da Etnologia e Museu do Fado, seguindo-se a criação de musicas originais para estes textos.
O espectáculo terá lugar amanhã na Fundação Mário Soares, inserido na cerimónia de Inauguração da exposição "Enfim a República"!
Direcção musical e arranjos por André Santos e Nuno Tavares.
Carla Ribeiro – Voz
Gil Costa – Voz
Hugo Edgar – Guitarra Portuguesa
André Santos – Guitarra Clássica
Nuno Tavares – Piano
Carl Nevitt – Contrabaixo

MEU OUTRO TANTO

A banda “Meu Outro Tanto” é a grande vencedora do concurso de bandas promovido pelos Centros Comerciais Dolce Vita, cuja final se realizou no Dolce Vita Tejo no passado dia 25 de Setembro.
Ao conquistar o primeiro prémio do Dolce Vita Band Casting, a banda portuense ganha um contrato de agenciamento com a editora Valentim de Carvalho e a possibilidade de gravar um álbum com o produtor Luís Jardim.
Para além da grande vencedora, o talento e qualidade demonstrados pela banda “Um Zero Azul” também chamaram a atenção dos membros do júri, nomeadamente da representante da Valentim de Carvalho, Paula Homem, que decidiu dar a oportunidade à banda de ser agenciada pela editora.
O segundo prémio foi atribuído à banda mais votada pelo público, através do Facebook ou via SMS, ao longo das 11 semanas de provas do concurso.
Os “Kontraband”, do Funchal, foram o grupo eleito pelo público para gravar um single com o produtor Luís Jardim. Já a banda “For A Da Bóia” conquistou o terceiro lugar, recebendo uma menção honrosa.
As bandas finalistas foram avaliadas por um painel de jurados composto por várias personalidades ligadas ao panorama musical português.
Liderado pelo produtor Luís Jardim, o júri contou com as participações de Sónia Tavares, vocalista dos “The Gift”, Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, Paula Homem, da editora Valentim de Carvalho, Paulo Ventura, agente de The Legendary Tiger Man e Toranja e Ana Margarida Rosa, da Mega FM.

MIND DA GAP | "Sintonia"

"Sintonia" é o 3º single retirado do álbum “A Essência” dos Mind da Gap. O novo tema conta com participação de Zé Lima no Baixo, a voz adicional de Sara Miguel e a masterização de James Cruz, que já foi premiado com Grammys e trabalhou com nomes como Wu Tang Clan, entre muitos outros.
“Sintonia” é um daqueles temas em que os Mind da Gap mostram porque são exímios no que se refere às produções de Serial e às rimas de Ace e Presto.
Um beat que nos faz embalar o corpo e a alma, complementado por uma letra que muito se identifica com quem a ouve… uma “estória” que sendo contada no pessoal é efectivamente de todos.
“Sintonia” tem todas as características para se tornar em mais um clássico dos Mind da Gap.

PINTO FERREIRA | Agenda

Os Pinto Ferreira são uma banda. Depois de alguns meses embrulhados na enfadonha vida de escritório, os Pinto Ferreira começam a aproveitar as horas vagas para gravar o primeiro álbum da banda.
O resultado são nove canções que viajam por ambientes bipolares entre sentimentalismos ingénuos, amores obsessivos e a estupidez humana. O resultado é também um Pop Rock fresco e feliz por estar vivo.
Agenda:
15 Outubro - Festival Subscuta, Barcelos
16 de Outubro - Fnac Santa Catarinas, 17.00h
16 de Outubro - Fnac MarShopping, 22.00h
17 de Outubro - Fnac Guimarães, 17.00h
22 de Outubro - Recepção ao Caloiro, Covilhã
31 de Outubro - MusicBox, Lisboa

FMMAS´10 | Álcacer do Sal

27/09/2010

AZEVEDO SILVA | "Carrossel"

Fado indie: foi assim que a imprensa brasileira decidiu rotular a música do cantautor lisboeta Azevedo Silva aquando da passagem pelo Festival El Mapa de Todos onde teve o prazer de partilhar o palco com Marcelo Camelo (ex-Los Hermanos) e os Hurtmold.
Com três lançamentos consecutivos entre 2006 e 2008 ("Clarabóia", "Tartaruga" e "Autista"), Azevedo Silva fez uma paragem maior que o normal e dedicou-se ao seu novo disco, "Carrossel".
Se já no passado era identificável o seu tom urbano-depressivo, nesse campo manteve-se intacto e inalterável. Se o ouvinte procura o espelho do lado realista da vida citadina, deve parar e escutar este disco.
O negro das melodias e das palavras continua lá, desta vez acompanhado por vários convidados dos You Can't Win, Charlie Brown; Gaza (If Lucy Fell, Men Eater) e Filipe Paszkiewicz, entre outros.
A reter também a participação de Filipe Grácio, desta vez directamente dos E.U.A. O mercado musical alterou-se e a sua visão também.
Este é um disco que com menos temas, oferece mais de Azevedo Silva. Mais pessoal, mais humano e com um tema muito especial que serve de resposta a uma canção do Foge Foge Bandido de Manel Cruz.
Aqui fica o primeiro "andamento" deste "Carrossel".

THE PORTUGALS | "Gina"

"Gina"(Optimus Discos, 2010) o segundo Ep dos The Portugals, chega às lojas no próximo dia 15 de Outubro.
Após o sucesso do seu Ep de estreia "Setubal", este trabalho tem uma nova orientação da banda, com outras cores e texturas, que não deixará indiferente quem o escutar.
Agenda:
09 de Outubro -Mercado Quebra-Costas, Coimbra
22 de Outubro - Fnac Alfragide
23 de Outubro - Fnac Almada
23 de Outubro - Fnac Cascais 29 de Outubro - Fnac Leiria
30 de Outubro - Fnac Coimbra
07 de Novembro - Fnac MarShopping
13 de Novembro - Fnac Guimarães
13 de Novembro - Fnac Braga
19 de Novembro - Fnac GaiaShopping
20 de Novembro - Fnac NorteShopping
21 de Novembro - Fnac Sta Catarina

AUREA

Chegou hoje às lojas o disco de estreia de Aurea, uma edição Sony Music.
Rui Ribeiro foi o responsável pelas letras dos 9 temas originais deste álbum, um registo pop/soul mas com várias nuances de diversos estilos musicais.
Tal como Aurea, este trabalho é musicalmente eclético. A produção deste disco esteve a cargo de João Matos e Ricardo Ferreira. A este último coube também a direcção musical, juntamente com Rui Ribeiro.
Aqui ficam algumas imagens exclusivas das sessões de estúdio do primeiro disco de Aurea.

PEIXE:AVIÃO | Tour Fnac´s

Agenda:
02 de Outubro - Fnac Braga
03 de Outubro - Fnac Guimarães
23 de Outubro - Fnac Santa Catarina
24 de Outubro - Fnac NorteShopping

26/09/2010

CAMANÉ | "Do Amor e Dos Dias"

"O amor é o amor - e depois?" de Alexandre O´Neill dá o mote para o novo trabalho de Camané, que amanhã chega às lojas - "Do Amor e dos dias".
David Mourão-Ferreira, Alexandre O´Neill, Manuela de Freitas, Sérgio Godinho e Fausto são alguns dos poetas, que Camané dá voz neste disco.
O 6º trabalho do fadista terá uma edição com DVD extra (oito temas gravados ao vivo em Coimbra, no atelier da Fábrica), e pela primeira vez também em vinil, em LP duplo.
Os arranjos musicais de "Do Amor e dos dias" são uma vez mais da responsabilidade de José Mário Branco.
O disco tem apresentação oficial no próximo dia 7 de Outubro no CCB, em Lisboa.
"A Guerra das Rosas", é o primeiro avanço para o álbum "Do Amor e dos dias".

CARLOS DO CARMO E BERNARDO SASSETI

"Carlos do Carmo e Bernardo Sasseti", é este o disco que junta um dos cantores e um dos pianistas de Jazz mais celebrados de Portugal.
O desafio partiu de Carlos do Carmo e o público terá acesso ao resultado final a 1 de Novembro, quando o disco chegar às lojas.
Para além da edição convencional, haverá uma edição especial com um DVD, que conterá um "making of" do trabalho. O álbum incluirá dois originais: "Retrato" de Mário Cláudio e Bernardo Sasseti e "Talvez por acaso" de Manuela Freitas e Carlos Proença.
Os restantes temas que compõem o disco são versões de canções conhecidas, como "Avec les temps" de Leo Ferré, "Quand on a que l´amour" de Jacques Brel, "Lisboa que amanhece" de Sérgio Godinho, "Porto Sentido" de Rui Veloso, "Cantiga de Maio" de Zeca Afonso, "Gracias a la vida" de Violeta Parra e "Sol" um tema popular.

TOCAR DE OUVIDO | Évora

OUT.FEST | Barreiro

25/09/2010

VÍDEOCLIP | "Linhas Cruzadas" - Virgem Suta

"Linhas Cruzadas", é este o novo vídeoclip para os Virgem Suta. O vídeo foi gravado em parte na Herdade da Malhadinha, perto de Beja, e contou com a participação da Manuela Azevedo dos Clã.

SEAN RILEY & THE SLOWRIDERS

Sean Riley & The Slowriders vai estar na Holanda em digressão durante os próximos dias. Os discos "Farewell" e "Only Time Will Tell" foram editados no território do Benelux (Holanda, Bélgica e Luxemburgo).
Entretanto a banda foi escolhida pela Antena 3 para representar Portugal na próxima edição do Eurosonic.
Aqui ficam as datas da digressão:
25 de Setembro – Tros Muziek Café, Amesterdão
26 de Setembro – Backstage Hotel (17.30h), Amesterdão
26 de Setembro – Taste Portugal (20.00h), Amesterdão
27 de Setembro – Dollard Radio, Winschoten
28 de Setembro – Amsterdam FM, Amesterdão
02 de Outubro – Festival Europa Sur, Cáceres/Espanha

A JIGSAW | Like The Wolf European Tour

Agenda:
25 de Setembro - The Gallery Cafe (Secret Showcase Presents), UK
26 de Setembro - Cropton Folk & Roots Festival, UK
28 deSetembro - Kaffeehaus Henrici, Switzerland
29 de Setembro - Fnac, Switzerland
29 de Setembro - ONO Bühne Galerie Bar, Switzerland

MÚSICA SUBSCUTA | Barcelos

PAUS | Leiria

24/09/2010

HEAVENWOOD | "Abyss Masterpiece"

O 4º longa-duração de originais dos Portuenses Heavenwood já tem nome - "Abyss Masterpiece ".
Ricardo Dias, gitarrista da banda declarou: "Abyss Masterpiece" simboliza na perfeição todos os sentimentos que fluem de cada um dos temas inseridos neste álbum.
Um álbum obscuro, profundo, melancólico, e acima de tudo muito intenso em termos sonoros no qual cada uma das suas músicas tem uma alma própria capaz de tocar no intimo dos seus ouvintes.
Podemos considerar "Abyss Masterpiece" mais um passo em frente na carreira dos Heavenwood.
Um dos responsáveis nesta nova dinâmica e intensidade dada ao som da banda foi sem dúvida o orquestrador sinfónico Russo, Dominic Joutsen, responsável, obviamente por todas as fantásticas orquestrações que ilustram e servem de pano de fundo a todas as malhas de "Abyss Masterpiece".
As sessões de gravação de "Abyss Masterpiece" tiveram lugar entre os meses de Agosto e Setembro deste ano nos Ultrasound Studios em Braga, Portugal, sob a orientação de Daniel Cardoso, Pedro Mendes e Ricardo Dias (Heavenwood).
A fase de misturas e consequente masterização deste novo álbum ocorrerão brevemente na Alemanha.
Igualmente a ser revelada brevemente será a data de lançamento deste registo como também o nome da nova editora da banda.

BLASTED MECHANISM

Os Blasted Mechanism anunciaram hoje a mudança de distribuidor digital mundial para a AWAL (Artists Without A Label).
Esta novidade vem na sequência dos recentes espectáculos em Londres, presenciados pela companhia, e das reuniões que se seguiram.
Valdjiu declarou: "Reconhecemos de imediato as inovações e avanços tecnológicos que a AWAL fornece, de forma a estarmos mais próximos dos fans, não só para vender a nossa música mas para sabermos quem eles são.
Numa indústria em mudança, precisamos de estar um passo à frente e a AWAL dá-nos o apoio que sempre sonha-mos nesta área."
O co-Manager, Steve Bootland , desenvolve: "a AWAL (Artists Without A Label") ajudou as carreiras de muitos artistas como os Arctic Monkeys; recentemente lançaram o "Buzzdeck" que é uma ferramenta de fundo na análise do networking social de uma banda que lhe permite não só conhecer realmente a sua base de fans mas também organizar tournées, planear edições e saber o que os fans pensam em qualquer parte do mundo.
Isto é inovação no seu melhor; inovação que os Blasted sempre tiveram. Com a apoio extra e ferramentas de marketing os Blasted abrirão caminho para muitos artistas Portugueses começarem a tocar noutros paises."
Depois de Glastonbury e dois espectáculos em Londres, os Blasted Mechanism geraram mais interesse no Reino Unido e Estados Unidos.

SLIMMY | "Be Someone Else"

Agenda:
01 de Outubro - Fnac MarShopping, 22.00h
02 de Outubro - Fnac Braga Parque, 17.00h
02 de Outubro - Fnac GuimarãesShopping, 21.30h
03 de Outubro - Fnac NorteShopping, 16.00h
04 de Outubro - Fnac Santa Catarina, 18.00h
04 de Outubro - Fnac GaiaShopping, 22.00h
05 de Outubro - Fnac Coimbra, 17.00h
05 de Outubro - Fnac Leiria Shopping, 21.30h
06 de Outubro - Fnac Chiado, 18.30h
06 de Outubro - Fnac CascaisShopping, 21.30h
07 de Outubro - Fnac Colombo, 18.00h
07 de Outubro - Fnac Almada, 22.00h

CARTAZ | Concerto

CORAÇÕES DE ATUM | "Romance Hardcore"

23/09/2010

ANTÓNIO MÃO DE FERRO | Discurso Directo

Começou muito novo a viagem pelo mundo da música pela mão de seu pai, Joaquim Cardoso, músico da banda Os Tártaros. António Mão de Ferro, começa agora com a edição de "Karma Train" (JBJ &Vice Versa, 2010) uma viagem em nome próprio. Este é um disco de uma vida, uma viagem em sentido único, que António Mão de Ferro, desvenda em "Discurso Directo".
Portugal Rebelde - Depois de passar por bandas/projectos como Rithm, Funk, Soul and Blues, Minnemann Blues Band, GNR e Jerrel Lamar (ex-Platerrs), este é o disco com que sempre sonhou?

António Mão de Ferro - Sem dúvida, foi um parto dificil, um disco desejado há muito! Esperei bastante tempo para este momento, quero que seja um disco com que as pessoas se identifiquem! É um sonho que se concretizou, gostei do resultado, valeu a pena esperar.
PR - A sua relação com a música começou muito cedo. Os Blues foram sempre a sua maior referência musical?

AMF - Sim, desde muito pequeno ouvia muito musica, o meu Pai foi o "culpado" de toda a música que ouvia, desde os Blues e claro o Rock. Foi quando comecei a dar os primeiros toques na guitarra. Mas de facto os blues tiveram um papel importante no meu percursso musical!
PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizaria este "Karma Train”"?
AMF - A viagem das nossas vidas, das nossas vivências, uma viagem sem bilhetes de volta.
PR - “Karma Train” conta com a participação especial de Airto Moreira, Kátia Guerreiro e Rui Veloso. Quer falar-nos um pouco sobre estas participações?
AMF - Sim! É motivo de orgulho ter estes músicos a participar no meu primeiro álbum a solo, nos blues achei que seria interessante convidar o Rui Veloso para este disco, pois tinha tudo a ver com ele, os Blues! A Kátia Guerreiro achei interessante a ideia, porque não fundirmos os Blues com uma melodia do fado? Achei fantástico, aliás, é das músicas que eu mais aprecio, parabéns à Kátia! E por último, Airto Moreira depois de ter tocado com tantos "monstros" da música pelo mundo fora, Rock, etc, achei porque não participar neste disco de Blues, sem dúvida embelezou toda a ritmica do disco. Um especial agradecimento ao Airto Moreira.
PR - Que sensações espera que as pessoas retirem da audição deste disco?

AMF - Até agora tenho tido excelentes críticas deste disco, penso que será um disco com que as pessoas se vão identificar, o disco diz respeito a todos nós, estamos todos na mesma carruagem! Por isso tem tudo para correr bem!
PR - Depois do disco, está tudo preparado para levar este “train” a viajar pelo país?
AMF - Sim, conto com isso! O Concerto já está montado para rodarmos por todo o país, o comboio não pode parar de maneira nenhuma, por isso contamos com muitos concertos por todo o país! Será importante levar este comboio a toda gente!
PR - “Karma Train” é um disco de uma vida?
AMF - Sem dúvida, é o disco das nossas vidas, é o comboio das nossas vidas, é a viagem das nossas vidas, uma viagem de sentido único!

INDIGNU | "Fetus In Fetu"

Depois de uma fase embrionária até 2007, de um primeiro EP e de bastante estrada, os Indignu surgem três anos depois com o primeiro rebento.
"Fetus In Fetu" comprova a maturidade de um quarteto que, em determinados momentos, cruza palavras de valter hugo mãe com pós rock e que tanto conduz o ouvinte por fortes ambientes sonoros como o leva a viajar suavemente por paisagens idílicas.
26 de Setembro - Fnac Santa Catarina, Porto (17.00h)

MIKE BRAMBLE | Tour Fnac´s

Mike Bramble apresenta um projecto ambicioso com canções, onde mistura o pop com jazz e o soul.
O músico escreve canções sobre cenários da vida, apelando à consciência e à positividade de sentimentos e atitudes. Para ver e ouvir em versão acústica no Fórum Fnac.
Agenda:
25 Setembro - Fnac Santa Catarina, 16.00h
25 Setembro - Fnac MarShopping, 22.00h
26 Setembro - Fnac GaiaShopping, 17.00h

THE LEGENDARY TIGERMAN

22/09/2010

JULIE & THE CARJACKERS | Optimus Discos

"Em Agosto de 2009, num pequeno restaurante algures entre Queijas e Queluz de Baixo, entre douradas grelhadas, vinho da casa e licor Beirão, surge o nome “Julie & The Carjackers”.
Nessa altura já existiam cerca de 10 músicas que o Bruno, a Inês e eu tínhamos gravado em minha casa.
Creio que a banda surgiu quando comecei a partilhar com o Bruno, algumas canções que tinha escrito. O facto de ele gostar, incentivava-me a fazer mais e melhor.
Como resposta, o Bruno mostrava-me também músicas dele. Nunca escrevemos em conjunto, apenas uma vez. Eu pedia para ele me ajudar com arranjos para os meus temas e ele pedia para eu escrever letras para os dele.
Depois de 20 “demos” caseiras prontas, decidimos fazer um EP de apresentação. Escolhemos sete canções. Gravámos e produzimos o EP juntos com a ajuda do interface áudio mais económico do mercado e o apoio incondicional do Miguel Pereira, José Maria Gonçalves e Luís Nunes (Walter Benjamin) que fez a masterização do disco.
Apesar de os meios não terem sido ideais, o facto de termos produzido o disco em casa foi muito importante para o resultado final de cada canção. Tínhamos duas preocupações primordiais: melodia e letra. A meu ver, são os factores mais importantes de uma canção.
O João Gil, a Mariana Pais e o António Vasconcelos Dias juntaram-se a nós durante o processo de gravação e foram essenciais para este projecto se passar a chamar banda e dar início à promoção do disco ao vivo.
Entretanto, muitas mais “demos” vão sendo gravadas e em breve irão ganhar vida como as sete canções que podem ouvir neste EP. Espero que gostem! (João Correia)
O EP "Julie & The Carjackers", está disponível para donload gratuito e legal no site da Optimus Discos.

VÍDEOCLIP | "Daquela Montanha"

"Daquela Montanha", é este o primeiro avanço para o novíssimo trabalho dos Mercado Negro - "Conversas de Quintal".

EXPERIMENTARTE FESTIVAL

MADE IN PORTALEGRE | 2ª Edição

DESBUNDIXIE | Pombal

21/09/2010

A CARUMA | Discurso Directo

Chegou recentemente às lojas o primeiro disco d´A Caruma (Iplay, 2010), projecto formado por Rui Costa (Silence 4, Filarmónica Gil) no baixo; Carlos Martins (Umpletrue, The Clits, Annette Blade) na voz e guitarra; Pedro Santos (como músico convidado nos Silence 4, Filarmónica Gil) no piano e no euphonium (Tuba Tenor); José Carlos (Dapunksportif, Umpletrue) na bateria; e ainda a emergente Ana Santo na voz secundária. O Portugal Rebelde este à conversa com Carlos Martins e desvenda-lhe agora sem subterfúgios nem malabarismos, os segredos de uma Caruma seca e solta.
Portugal Rebelde - Antes de mais, como é que nasceu a ideia de formar A Caruma?
Carlos Martins - A ideia d'A Caruma foi nascendo. Sempre escrevi em inglês e depois de algumas tentativas de arriscar o português fui ficando agradavelmente surpreendido com o resultado. Faltavam então músicos. O Rui Costa apareceu num concerto de Annette Blade em S. Pedro de Moel e gostou do que ouviu. Eu também gostei que ele tivesse lá ido porque surgiu-me a ideia de o convidar. Assim que tive 9 temas praticamente feitos convidei-o, ele aceitou e com ele veio o Pedro Santos para as teclas e euphonium. O José Carlos Duarte e a Ana Santo já eram meus partners in crime noutros assaltos.
PR - Este primeiro disco, está recheado de histórias salpicadas com o português vernáculo, mordaz, irónico e provocador. É este o “caminho” que A Caruma quer percorrer?
CM - A Caruma vai percorrer o que lhe apetecer, com isto quero dizer que é tudo muito natural, não há caminhos pré definidos. O vernáculo acontece porque não vejo sentido em dobrar a língua quando escrevo porque eu quando falo digo aquelas palavras, a autenticidade é uma preocupação, o eliminar filtros, tentar ser o mais directo possível é importante.
PR - Há quem tenha definido este disco como “pop-marialva traçada a tinto fanfarra com tiques à Emir Kusturica”. Quer comentar?
CM - Acho uma afirmação feliz! De facto existem influências variadas até porque na própria banda cada um tem as suas. É pop? É popular? Tem influência dos balcãs? Se calhar é isso tudo. E se calhar também é mais do que isso, não sei muito bem compartimentar a Caruma e ainda bem!
PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizaria este primeiro disco d´ A Caruma ?
CM - Foi gravado em 3 dias o que o torna um disco quase live. Sem artefactos nenhuns a Caruma é seca e solta.
PR - Que sensações espera que as pessoas retirem da audição deste disco?
CM - Se o disco pusesse as pessoas a questionar seria maravilhoso! Questionar seja o que for, não ficar parado. Acho que falta curiosidade e criatividade no mundo. Gosto muito de pensar que as nossas músicas conseguem divertir e fazer pensar ao mesmo tempo.
PR - Estão contentes como resultado final deste primeiro trabalho?
CM - Muito contentes mesmo! Sentir que a cumplicidade sentida na sala de ensaio passou para o disco é uma conquista muito importante para nós. Sem subterfúgios nem malabarismos!

OQUESTRADA BRINDAM À REPÚBLICA

O grupo OqueStrada vai comemorar o Centenário da República entre os dias 01 e 03 de Outubro no Rossio, em Lisboa. Para isso levam a Incrível Tasca Móvel, estrutura “pensada, construída e soldada na margem Sul”.
“Esta tasca-concerto a céu aberto é uma Sala d’Star para receber amores d’Strada, estimados artistas, protagonistas de um singular e ousado imaginário português”, refere o grupo.
O espectáculo tem início às 21.00h, com entrada livre.

AUREA

O disco de estreia de Aurea chega às lojas no próximo dia 27 de Setembro. Detentora de voz poderosa e cativante, apesar dos seus 23 anos, Aurea tomou de assalto as ondas hertzianas nacionais com o single de estreia “Busy (For Me)”.
Aurea tem a voz do tamanho do mundo e a sua música também não conhece fronteiras. O talento de Aurea para cantar é inato e um dom que não escolhe qualquer um.
As influências desta alentejana de Santiago do Cacém, que residiu muitos anos no Algarve, vão de Aretha Franklin a Joss Stone, passando por John Mayer e Amy Winehouse, estendendo-se a James Morrison e Zero 7.

MAU | Musicbox

FEROMONA | Lisboa

MÚSICA PORTUGUESA AO BAR | Coimbra

20/09/2010

VÍDEOCLIP | "Um Acordo Qualquer"

"Um acordo qualquer", aqui está primeiro avanço para o segundo álbum dos Peixe:Avião - "Madrugada". O disco chegou hoje às lojas.

BEST PORTUGUESE ACT | Prémio MTV

Deolinda, Diabo Na Cruz, Nu Soul Family, Orelha Negra e The Legendary Tigerman são os 5 candidatos ao Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards 2010.
O vencedor do prémio "Best Portuguese Act", atribuído pela MTV Portugal, será depois finalista na categoria "Melhor Artista Europeu", um galardão que o canal de música internacional atribui no seio da rede da MTV na Europa.
A categoria Best Portuguese Act foi lançada em 2003, o mesmo ano em que a MTV Portugal iniciou emissões, servindo simultaneamente para projectar internacionalmente a música portuguesa e confirmar a riqueza e diversidade da música nacional, visível no elenco de artistas e bandas que foram premiados com o galardão: Blind Zero (2003), Da Weasel (2004), The Gift (2005), Moonspell (2006), Da Weasel (2007), Buraka Som Sistema (2008) e Xutos e Pontapés (2009).

THE GAMA GT BLUES PROJECT

Os The Gama GT Blues Project, preparam a edição do seu segundo álbum. "Hoje ou para a semana" é o tema novo que a banda desde já disponibiliza para audição.

OS PONTOS NEGROS | Tour Fnac´s

"Pequeno Almoço Continental" marca um novo capítulo d´Os Pontos Negros. O single "Rei Bã" deu a conhecer este álbum com um vídeo que correu o país, via internet, agradando a um público completamente transversal.
Agenda:
07 de Outubro - Fnac Colombo, 17.30h
09 de Outubro - Fnac Coimbra, 22.00h
10 de Outubro - Fnac LeiriaShopping, 17.00h

PORTUGAL REBELDE | Destaques

Estes são alguns dos discos em audição no leitor de Cds do Portugal Rebelde.

PLUMA | Agenda

19/09/2010

A JIGSAW | "Red Pony"

A Jigsaw continua a sua digressão europeia levando na bagagem o álbum "Like The Wolf". Hoje a banda está em Hamburgo, na Alemanha.
No passado dia 7 de Agosto, apresentaram-se em Malága no WildWeekend Festival. "Red Pony", foi um dos temas com que brindaram o público presente.

MERCADO NEGRO | "Conversas de Quintal"

“Conversas de Quintal” é o nome do novo álbum dos Mercado Negro, que chega amanhã ao mercado nacional.
O álbum conta com convidados especiais como Milton Gulli dos Cool Hipnoise e Cacique 97; Bob Da Rage Sense e o Faith Gospel Choir.
O single de avanço de “Conversas de Quintal”, chama-se “Daquela Montanha” e está disponível para audição AQUI.
/>