31/10/2011

OLUDO | Discurso Direto


Depois de “Nascituro” (Edição de Autor) e “Mil Tentações” (Optimus Discos), EPs editados em 2009 e 2010, respectivamente, os oLUDO  editaram finalmente o seu álbum de estreia; chama-se “Almirante”. João Bapista é nosso convidado nesta viagem pelo novo trabalho da banda algarvia. Sejam bem vindos a bordo!

PR - Almirante é a personagem que ilustra o primeiro e tão aguardado álbum de oLUDO. O que personifica esta figura?
João Baptista - Esta figura é o conjunto das nossas figuras. É uma analogia ao LUDO. oLUDO somos os 5, escrevemos, compomos e produzimos. A canção só está completa com a mistura das ideias dos 5. Gostámos desta analogia e começamos a criar esta personagem.
PR - Que “histórias” podemos escutar neste novo trabalho de oLudo?
JB - Estas estórias são pedaços das nossas vivências, do que nos rodeia. Gostamos bastante de estar envolvidos emocionalmente com a música, ainda que por vezes, as experiências ou sentimentos que descrevemos, não sejam nossos. Fizemos os possíveis para absorver estas sensações e transmiti-las.  
PR - Numa frase apenas como caracterizarias este “Almirante”?
JB - O Almirante está para o mar como a música está para oLUDO.

PR - “Fica não te vás daqui” foi o single escolhido para presentação deste novo trabalho. É este o tema que melhor o espírito do álbum?
JB - Todos os temas trazem o espírito do disco, não digo isto, a pensar que todas seriam bons singles, pois a noção de single é puramente comercial. Nós tentamos não pensar muito nisso, então perguntamos ás pessoas que tiveram envolvidas na gravação, nos vídeos etc. Acabou por ser esta, e o que nos fez finalmente escolher, foi a ideia do vídeo. Gostámos bastante da interpretação que Pedro Pinto teve da nossa música.
PR - Há quem afirme que este novo trabalho de oLudo “tem um pedaço de areia quente na sua génese. Onze músicas bem caramelizadas”. Concordas?
JB - Tenho de concordar com a areia. Músicas caramelizadas, não sei o que é... Para mim este disco, teve um trabalho muito profundo. Foi a primeira vez que fizemos uma pré produção tão longa e com tantas modificações a nível de arranjos e experiências. Isto faz com que as canções tenham outra maturidade, outra consequência auditiva. Se assim for, é excelente.
PR - Já tiveram a oportunidade de apresentar este “Almirante”. Como é que o público reagiu às novas canções de oLudo?
JB - Tivemos reacções muito distintas. Houve pessoas que se identificaram imediatamente, outras que olhavam com muita atenção, mas no fundo a recepção foi muito, muito boa.
PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo de  oLudo?
JB - Agora estamos a preparar 2012, temos algumas datas já para o final deste ano, e vamos querer levar o Almirante a todo o lado. A palavra de ordem será, estrada!

DEOLINDA | "Deolinda no Coliseu dos Recreios"


Os Deolinda lançam, a 21 de novembro, “Deolinda no Coliseu dos Recreios” – um álbum ao vivo que regista a passagem do grupo pela sala lisboeta, a 29 de janeiro deste ano.

A edição conta com dois CDs e um DVD que inclui, além do concerto em Lisboa, um filme de Gonçalo Tocha sobre os ensaios e bastidores e uma galeria de fotografias.

Foram convidados nesses espetáculos Joana Sá (toypiano, sinos, pratos de choque), Sérgio Nascimento (percussão), Miguel Veríssimo (clarinete), Alexander Stewart e Marcos Lázaro (violino), Pedro Falcão (viola) e Luís André Ferreira (violoncelo).

Alinhamento de “Deolinda no Coliseu dos Recreios”:

01. Não tenho mais razões

02. Contado ninguém acredita

03. Patinho de borracha

04. Passou por mim e sorriu

05. Sem noção

06. Um contra o outro

07. Mal por mal

08. Ignaras vedetas

09. Instrumental

10. Canção da tal guitarra

11. O fado não é mau

12. Eu tenho um melro

13. Fado Toninho

14. Fado castigo

15. Ai rapaz

16. Canção ao lado

17. Há dias que não são dias

18. Clandestino

19. Quando janto em restaurantes

20. FonFonFon

21. A problemática colocação de um mastro

22. Garçonete da casa de fado

23. Fungagá da Bicharada

24. Parva que sou

25. Movimento perpétuo associativo 

VÍDEOCLIP | "Pior Que Perder" - Adriana

“Pior que perder” é este o 2º single retirado do segundo álbum de Adriana, "O Que Tinha de Ser", onde podemos saborear a sensualidade do cruzamento de vários géneros, como o Jazz, a Pop e o Latin World.
 

ZANY DISLEXIC BAND | #10


A Zany Dislexic Band não descansa e continua a saga de editar um álbum por mês. No dia das bruxas chega a desassombrada décima edição que inclui nos dois primeiros temas um convidado no contrabaixo: Zé Lima.

Mais uma vez, todos os discos desta inqualificável série estão disponíveis apenas em formato digital, AIF/WAV (qualidade CD) e MP3 (320Kps), na Meifushop. Podem ouvir ou comprar, AQUI.

OS LACRAUS ENCARAM O LOBO

CARTAZ | Concerto

30/10/2011

VÍDEOCLIP | "Somos Nós"

No âmbito do projecto Por Um Objectivo da Plataforma Portuguesa das ONGD, foi lançado o tema inédito “Somos Voz” na Gala Por Um Objectivo, que teve lugar recentemente na Fundação Museu Oriente.  

Este tema que assinala o culminar do projecto Por Um Objectivo: Sentir – Pensar – Agir, conta com a participação de elementos das 8 bandas presentes neste projecto: Orelha Negra, Moonspell, Souls of Fire, Noiserv, João Só e os Abandonados, Easyway, Humble e Nu Soul Family.

TIM | Vila Real


Tim seleccionou para o espectáculo de 05 de Novembro, no do Teatro de Vila Real um alinhamento muito forte: os seus êxitos a solo, um ou outro tema dos Xutos e, acima de tudo, o reportório gravado com Vitorino, Celeste Rodrigues, Mário Laginha e Rui Veloso.

Temas tão emblemáticos como: “Voar”, “Bola de Trapos”, “Hora das Gaivotas”, “Fado Celeste”, “Ilha”, “Melhor Amigo”, “Olhos meus” entre outras. Belíssimas canções, temas únicos e inesquecíveis, compostos e partilhados pelos seus Companheiros de Aventura.

O espectáculo de Tim destaca-se cada vez mais pela intensidade que o cantor e os grandes músicos que o acompanham imprimem às músicas. Uma festa.

Tim - Voz e guitarra

Fernando Júdice - Baixo

João Cardoso - Teclados e piano

Frederico Ferreira - Bateria

Gabriel Gomes - Acordeão

Moz Carrapa - Guitarra

05 de Novembro - Teatro de Vila Real, 22.00h

FRAMEPICTURES | Porto


Nascidos em 2004 enquanto quarteto instrumental, os “FramePictures” lançaram-se atrás da ideia inicial de criar um laboratório conceptual sonoro.

A banda arrancou em definitivo com a inclusão do vocalista Tiago Delgado, definindo a sua “moldura” (Frame) estrutural à volta do género "prog-rock".

Não satisfeitos, acrescentaram-lhe outras referências estilísticas - do metal ao jazz-fusion e electrónica – adicionando assim um certo “colorido” cinemático ao seu som, daí a expressão “fotografias (Pictures). 

"Remember It" é o seu álbum de estreia, lançado mundialmente em 2010 através da Galileo Records GmbH e ProgRock Records (USA).

No dia 04 de Novembro a banda vai estar em concerto no Plano B – Porto, para apresentar esta álbum e alguns inéditos, entre os quais o tema "Spiral Ladder".

www.reverbnation.com/framepictures

CARTAZ | Concerto

29/10/2011

VÍDEOCLIP | "Coastine" - Norton

Chama-se "Coastline" e é o segundo single do álbum "Layers of Love United" dos Norton. Marcam presença o brilho das luzes, palavras cantadas em uníssono e muita dança a acompanhar.

O single está disponível para download gratuito em
www.nortonmusic.net e é acompanhado por uma versão acústica do mesmo tema.

 

ROBOT DEALER | "Cave- Disco"


Os Robot Dealer disponibilizaram para download gratuito e legal o EP "Cave-Disco". Recentemente o Robot saiu do seu estado hibernético para apresentar uma remistura do tema "Shadows" dos Uni_Form.

Os Uni_Form são uma banda de Lisboa, que pratica um som que tem merecido comparações com Joy Division, Interpol, The Editors ou Pixies.

Durante o mês de Outubro de 2011, os Uni_Form têm vindo a lançar uma série de remisturas dos temas do álbum "Mirrors", de 2010. Para além dos Robot Dealer, Victor Rua, Teratron, Hipnótica, Arbogast, entre outros, contribuíram também para a "reconstrução" do álbum.

www.myspace.com/robotdealer

MACACOS DO CHINÊS | "Vida Louca"


No próximo dia 7 de Novembro chega às lojas "Vida Louca", o mais recente trabalho dos Macacos do Chinês.

"Quando a selva é pequena de mais para os animais...há álbuns como este para nos agitar. Estes Macacos são seres praticantes da tecnologia no acto nobre de descrever uma Vida Louca em que o que damos por adquirido é sempre questionável." (Davide Pinheiro) 

Alinhamento:

01. Selva (com Drupez)

02. Sinestésico


03. Dai-me Forças


04. Já Nem Sempre


05. Leva/me


06. Quem Dizia Que Eu Não Conseguia (com Drupez)


07. Compramos Ouro


08. Lázaro!


09. Eesquece-m (com Drupez)


10. Espadas E Copas (com Nástio Mosquito)


11. Qual é o Mal? (com Lúcia Moniz)


12. Volta Completa Do Traço (com Drupez)


13. Barreiro 76 (com Drupez)


www.facebook.com/mdcfans

SIDEWALKERS | Black Room Feel Tour 2011

NOIDZ | Hard Club

KASTRUS RIVER KLUB APRESENTA

28/10/2011

JACINTA | "Recycle Swing - Jazz Standards"


Jacinta está de regresso ao repertório de jazz tradicional americano com um novo disco: "Recycle Swing – Jazz Standards". 

O novo álbum da cantora recria grandes clássicos do jazz dos anos 30 e 40 e inclui doze temas de grandes compositores da época, entre os quais estão nomes como os de Gershwin, Jerome Kern, Harold Arlen, Cole Porter e Duke Ellington.

São doze temas de puro jazz e swing, em que Jacinta se entrega com uma voz grave de contralto, cheia, rica e quente. Neste álbum, Jacinta é acompanhada por alguns dos melhores músicos do jazz moderno, bem como pelas palavras do afamado escritor angolano Ondjaki.

Acerca do seu novo trabalho, revela Jacinta que «a escolha deste repertório acaba por nos trazer uma sonoridade e leveza familiares, pois estas canções são da época de ouro da Broadway – dos musicais e dos filmes. Só mais tarde é que foram adoptadas pelos músicos de jazz, por terem uma estrutura harmónico-melódica muito forte, tornando-se, assim, nos primeiros Standards de Jazz».

O disco foi gravado no mítico Bauer Studios, na Alemanha, onde grandes nomes do Jazz, como Keith Jarrett e Bobby McFerrin, gravaram no passado.

Produzido por Maria Joana Alves Pereira, "Recycle Swing – Jazz Standards" é já o quinto álbum da carreira de Jacinta, cantora que realizou a sua estreia discográfica em 2003, com a aclamado e galardoado "Tributo a Bessie Smith".

FADO CANTADO EM SELOS

Para celebrar a candidatura do Fado à lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, os CTT fizeram  uma emissão de selos que homenageia seis grandes figuras da história do Fado.

Alfredo Marceneiro, Carlos Ramos, Hermínia Silva, Maria Teresa de Noronha, Amália Rodrigues e Carlos do Carmo  foram os nomes escolhidos para constar nesta primeira emissão filatélica.

Fica assim desta forma "selada" a candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade, uma das sete  mais recomendadas pelos peritos da UNESCO.
 

JOANA AMENDOEIRA | Santarém


No próximo dia 3 de Novembro, Joana Amendoeira estará presente no 31º Festival de Gastronomia em Santarém. A Fadista será acompanhada por Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola de fado) e Paulo Paz (contrabaixo).

M-PEX | Agenda


Agenda:

28 de Outubro - Fnac Leiria, 22.00h

28 de Outubro -The Club, Leiria (23.45h)

12 de Novembro - Fnac Chiado, 17.00h 

18 de Novembro - Fnac Coimbra, 22.00h

02 de Dezembro - Casa da Cultura César Oliveira, Oliveira do Hospital (22.00h)

www.myspace.com/mpex 

FESTA DAS LATAS | Coimbra

27/10/2011

TIGUANA BIBLES | "In Loving Memory Of..."


Os Tiguana Bibles actuam amanhã, dia 28 pelas 23.59h, no café-concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

A encerrar o mês de Outubro, dia 31, nada melhor que regressar a casa, para um espectáculo na Latada, onde partilham o palco com "Gabriel o Pensador". 

A Festa das Latas realiza-se na Praça da Canção Velha - Coimbra e o início do espectáculo está marcado para as 23.25h.

São assim, mais duas oportunidades para assistir à apresentação do álbum "In Loving Memory of…" recentemente editado pela Rastilho Records.

Os Tiguana Bilbles são um dos próximos convidados do novo programa televisivo "Planeta Música", onde interpretaram ao vivo os temas "Against the law" e "Rebound" - do álbum "In Loving Memory of…", ‘Lost Words" - do EP "Child of the moon" e "One Way" (tema inédito).

Com transmissão no próximo sábado dia 29 às 00.30h, na RTP1, a banda teve ainda oportunidade para uma pequena entrevista com João Vieira, um dos apresentadores do programa.

THE POPPERS EM CONCERTO


The Poppers apresentam-se hoje no Festival Internacional de Curtas de Evora. A Banda de "Drynamilll" apresenta uma das datas finais da Tour "Up With Lust" que terminará a 30 de Novembro no Hard Club (Porto) e 3 de Dezembro em no Teatro da Encarnação, em Lisboa. O concerto em Évora irá decorrer na Sala SOIR-JAA pelas 23.00h como festa do Festival FIKE.

BLIND CHARGE | "Lamia"


Os Blind Charge são do Porto e têm um disco novo - "Lamia". O álbum  fala de amor e da falta dele. Remete-nos para as transgressões para com a nossa própria Natureza.

"As músicas não têm o intuito de liderar ninguém, mas sim de lhes berrar liberdade aos ouvidos. São acima de tudo insubmissas, livres. São histórias, são sonhos, são narrativas, são puras e emotivas. Falam-nos de abismos que nos abraçam".

Misturado e masterizado por Davide Lobão (O Bisonte), com artwork pela Miew Creative Agency, o álbum já se encontra disponível para download no site oficial da banda.

O álbum fisico pode ser encomendado através do email geral@blindcharge.com e promete surpreender, contendo conteúdos interactivos vanguardistas que poderão ser visualizados no site oficial da banda.

GUILHERME ABREU & ALQUIMISTAS


Agenda:

10 de Novembro - Fac. Engenharia da Univ. do Porto, 23.00h (Entrada gratuita)

18 de Novembro - Fnac GuimarãesShopping, 22.00h

19 de Novembro - Fnac BragaParque, 22.00h

www.myspace.com/guilhermeabreualquimistas

VIBE 2011 | Viana do Castelo

CINTURA | Lordelo

26/10/2011

VÍDEOCLIP | "Página em Branco" - Jorge Palma

"Página em Branco", é este o vídeoclip/single de apresentação do álbum "Com Todo o Respeito" (EMI, 2011) de Jorge Palma.

ZÉ PEDRO | "Convidado: Zé Pedro"


No próximo dia 14 de Novembro chega às lojas o primeiro registo a solo de Zé Pedro. O disco Chama-se "Convidado: Zé Pedro". 

"Nasci, cresci e decidi viver do rock n'roll, apenas porque ele faz-me viver. Por isso fui um dos fundadores dos Xutos & Pontapés. Por isso fui um dos donos do Jonhnny Guitar. Por isso fui convidado por outros artistas, para as mais variadas colaborações.

Jorge Palma convidou-me no Jonhnny Guitar

O Paulo Gonzo convidou-me numa noite de boémia

O Joāo Pedro Pais convidou-me depois do Circo de Feras no Campo  Pequeno

O Joāo Só convidou-me pelo  prazer de me ter com ele

Os Xutos e os Oioai juntaram-se através de um convite da UPA

O Rui Reininho convidou-me como camarada de armas

O Sérgio Godinho convidou-me como irmão

O Gilberto do Ponto G convidou-me para me conhecer pessoalmente

Os DZRT’ convidaram-me por admiração mútua e empatia

O Sensi convidou-me por sermos ‘familia’

Os Temple, convidaram-me porque queriam um pouco de rock n’roll no meio do metal

Os Maduros existiram por um convite da FNAC e do Festival Paredes de Coura

O Ramón Galarza, convidou-me pela grande amizade que nos une

Os Ladrões do Tempo foram convidados por mim

Quero que saibam que foi uma honra enorme ter aceite todos estes convites, e obrigado por me terem Convidado. (Zé Pedro)

Alinhamento:

01. Mora na Filosofia - Ladrões do Tempo

02. Dormia tão sossegada - Jorge Palma

03. Aperta um pouco mais - Paulo Gonzo

04. Palco de Feras - João Pedro Pais

05. Cansado - João Só & Abandonados

06. Pertencer - OIOAI / Xutos & Pontapés

07. Morremos a Rir - Rui Reininho

08. Mudemos de assunto - Sérgio Godinho / Jorge Palma

09. Espécie de Vampiro - Jorge Palma

10. Ponto G - Ponto G

11. Tiro à Queima-Roupa - Paulo Gonzo

12. Antes O Poço Da Morte - Sérgio Godinho / Xutos & Pontapés

13. Para Mim Tanto Faz - D’ZRT com participação de Zé Pedro e Paulo Gonzo

14. Intervenção - Sensi

15. Baby Hate - The Temple

16. Call Up - Maduros

17. Speedy - Herr G

"Mora na Filosofia" (Ladrões do Tempo) é o single de apresentação e está disponível para audição, AQUI.

THE ELEANORS EM CONCERTO


Com o aproximar do fim de 2011, e para encerrar um ano muito positivo para a banda, os The Eleanors vão presentear os fãs com mais alguns concertos. 

Os próximos, já anunciados, terão lugar amanhã no Café Concerto do Teatro de Vila Real e na quinta-feira em Santo Tirso no Art’Work.

Como uma forma de agradecimento por todos aqueles que acompanharam e contribuíram para o sucesso da banda, os The Eleanors disponibilizam a partir de hoje o download gratuito do EP de estreia "Back to lies and tv shows".

UANINAUEI | Beja

THE JILLS | Hard Club

25/10/2011

VÍDEOCLIP | "The Strangest Friend" - A jigsaw

Chama-se "The Strangest Friend" e é o primeiro avanço para o tão aguardado terceiro registo de originais do trio Conimbricense a Jigsaw - "Drunken Sailors Happy Pirates". 

O álbum tem edição agendada para o próximo dia 1 de Novembro. O vídeo tem realização de António Ferreira e Nuno Portugal. 

GALA POR UM OBJECTIVO | Lisboa


No âmbito do projecto Por Um Objectivo, da Plataforma Portuguesa das ONGD, vai ter lugar amanhã na Fundação Museu Oriente, pelas 21h00, a Gala “Por Um Objectivo”

Nesta gala que assinala o culminar do projecto Por Um Objectivo: Sentir – Pensar – Agir, será apresentada uma música inédita que conta com a participação de elementos das 8 bandas presentes neste projecto: Orelha Negra, Moonspell, Souls of Fire, Noiserv, João Só e os Abandonados, Easyway, Humble e Nu Soul Family.

Neste evento será ainda lançada a colectânea “Por Um Objectivo” que conta com este tema inédito e com uma música dedicada por cada banda a um dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. 

Serão também premiados os músicos que se distinguiram pelo seu trabalho em prol do Desenvolvimento no decorrer do presente ano.

AR DE ROCK | Macau


Ar de Rock a super banda formada por Fernando Cunha, Paulo Costa, Maria Leon, João Gomes, Emanuel Ramalho, Miguel Magic, Diogo Campos, Luis Arantes e Emanuel Andrade apresenta-se pela 1ª vez em Macau.

O concerto terá lugar no próximo dia 29 de outubro, no âmbito do XXV Festival internacional de musica de Macau e terá lugar na praia de Hac Sa pelas 19.30h.

No regresso a Portugal a banda ultima os detalhes do novo álbum a ser editado durante o mês de Novembro.

CIPRIANO MESQUITA | Agenda


Agenda:

28 de Outubro - Mercado Negro, Aveiro

29 de Outubro - Fnac Gaiashopping, 17.00h

29 de Outubro -  Armazém do Chá, Porto

30 de Outubro - Fnac Norteshopping, 17.00h

www.myspace.com/ciprianomesquita

CARTAZ | Concerto

ELETRO CORDEL EM CONCERTO

24/10/2011

BURAKA SOM SISTEMA | "Komba"


Chegou hoje às lojas aquele que é um dos discos mais aguardados deste último trimestre de 2011, "Komba", o segundo álbum dos Buraka Som Sistema. 

Antecipado por dois vídeos, "Hangover (Ba Ba Ba)" e "(We Stay) up all night", e por uma imprensa entusiasmada na abordagem ao sucessor de "Kalemba", "Komba" tem estado um pouco por todo o lado.

As próximas semanas prometem não travar este "Kuduro progressivo" - a descrição que os Buraka Som Sistema globalizaram para explicar aquilo que fazem, ou seja, algo novo e verdadeiramente entusiasmante.  

Entrámos já em contagem decrescente para os concertos nos Coliseus, dias 10 e 19 de Novembro, em Lisboa e no Porto, respectivamente. 

Mas hoje, em jeito de aquecimento, os Buraka Som Sistema marcam presença na Fnac do Centro Comercial Colombo, às 21.30h para apresentar o disco. 

"Komba" já está nas lojas e disponível no iTunes numa edição especial e exclusiva com booklet e uma faixa extra!

VÍDEOCLIP | "Às Vezes Somos de Mais"

"Às Vezes Somos de Mais", é este o vídeoclip/single de apresentação disco homónimo do cantautor Guilherme Abreu. 
 

TROVANTE | 35 Anos


Agenda:

31 de Outubro e 1 de Novembro - Coliseu de Lisboa (22.00h)

04 de Novembro - Coliseu do Porto (22.00h)

12 de Novembro - Pavailhão Multiusos de Guimarães (22.00h) 

FESTIVAL JAZZ.PT

23/10/2011

MELECH MECHAYA | Discurso Direto


Hoje em "Discurso Direto" destaque para os Melech Mechaya. Nas lojas já esá disponível "Aqui Em Baixo É Tudo Simples" o 2º disco da banda, "uma ode aos pequenos prazeres da vida". Com a alegria contagiante que caracteriza os Melech Mechaya, "aqui em baixo" fica o registo de uma conversa com o Portugal Rebelde.

Portugal Rebelde - Depois de, em 2009, se estrearem com "Budja Ba", aquele que foi considerado o primeiro álbum português de música klezmer, a edição de “Aqui Em Baixo É Tudo É Simples” é mais um “passo” na consolidação do projeto Melech Mechaya?

Miguel Veríssimo - Sem dúvida que é mais um passo. Agora em que direcção é que não sei...

João Sovina -  "Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade!"


João Graça - Um passo importante, um momento de afirmação da identidade do nosso projecto. 

Francisco Caiado - Acho que é mais um passo na diversificação do que na consolidação de Melech Mechaya.
 

PR - ”Este 2º registo inclui 6 temas tradicionais judaicos e 7 temas originais. É esta a “simbiose” que procuram ?
 
MV - Não definimos previamente nenhuma proporção, tínhamos apenas o objectivo de compor mais músicas originais do que havíamos feito no "Budja Ba".

JS - É um bom equilíbrio, tentamos não perder a sonoridade klezmer e ao mesmo tempo fazer o nosso próprio caminho.

JG - Não procuramos livrar-nos completamente do klezmer, ele está lá (no Aqui em Baixo Tudo É Simples) e persegue-nos várias vezes. Ou então somos nós que o perseguimos. É mais isso.

FC - Parece-me que a simbiose que procuramos é integrar as influências individuais de cada um dos elementos de melech na sonoridade Klezmer que originalmente nos uniu.
 
PR - Muito recentemente apresentaram na Casa da Música, no Porto este disco. Como é que o público recebeu as novas canções dos Melech Mechaya?
 
MV - Pelas reacções que chegaram até nós, achamos que receberam muito bem. Foi uma noite memorável!

JS - Apresentar o "Bébé" à família foi um prazer acompanhado de um nervoso miudinho, mas tudo acabou em bem, não houve choradeira nem surpresas desagradáveis nas fraldas, - o puto tem um granda par de *******!!!

JG - Foi um concerto intimista, muito próximo (literalmente) do público. O final foi apoteótico com o revivalismo supresa, e durante o concerto pareceu-me um público bastante atento e caloroso.

FC - Foi um concerto mágico e foi bem recebido no entanto parece-me que muitas pessoas foram apanhadas de surpresa.
 
PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizarias este “Aqui Em Baixo Tudo é Simples”?
 
MV - Muy fraco.

JS - "Extremamente complicado de um ponto de vista superior!" - Ou então uma ODE aos pequenos prazeres da vida...

JG - Aqui em Baixo Tudo É Simples, embora não pareça.

FC - Complexo na sua simplicidade complexa...
 
PR - "Aqui Em Baixo Tudo é Simples" conta com participações especiais da fadista Mísia e do trompetista norte-americano Frank London, dos Klezmatics. Como é que surgiu esta oportunidade?
 
MV - Convidámo-los e eles aceitaram. Foi surpreendente e espectacular! É muito interessante ver as músicas tocadas por outras pessoas, e o resultado (a Mísia na "Gare No Oriente" e o Frank London na "Caleidoscópio") foi mágico.

JS - Durante o processo de composição do álbum as músicas tornaram-se caprichosas, começaram com exigências e tivemos de fazer uma reunião extraordinária da assembleia Mechaya, reunimos na sala pentagonal e após longas horas de negociação entre as partes, tivemos de ceder às suas vontades e  saíram os confetis pelas chaminés anunciando as ecolhas... Voz e Trompete, Mísia e Frank London!

JG - Houve um interesse nosso, em primeiro lugar. Depois apareceu o atrevimento de os convidarmos. Segui-se a surpresa da aceitação. E finalmente o deslumbramento com a interpretação.

FC - Como banda temos a convicção e a curiosidade de trazer para o mundo de Melech músicos provenientes de outros universos musicais. Neste caso a curiosidade foi materializada nos convites feitos directamente ao Frank London e a Mísia, que prontamente aceitaram. O resultado não podia ser melhor!
 
PR - “Los Bentos” foi o single escolhido para apresentar este novo trabalho. É este o tema que melhor define o espírito do álbum?
 
MV - É um tema, sem dúvida.

JS - Los Bentos começa em Mechaya, passa pela aventura de uma banda de Mariachis fugitivos transformando-se  num "vendedor de ideias" do inicio do séc XX....; É sobretudo plural numa perspectiva espaço-temporal, que... ou seja, o reflexo de um pudim!... É!

JG - É um tema com uma alegria contagiante, que se rejuvenesce cada vez que é tocado ao vivo. O disco é heterogéneo, não sei se há um fio condutor óbvio que ligue todas as músicas, em termos de composição. Por isso é um tema como poderia perfeitamente ter sido outro qualquer. Aliás sempre que pergunto às pessoas qual a música preferida do novo álbum, obtenho as respostas mais diversas. E isso é um óptimo sinal.

FC - Parece-me que na verdade não é o tema que melhor define o espirito do álbum, no entanto desempenha muito bem esse papel!
 

PR - Para terminar, a força das canções dos Melech Mechaya passam muito pela energia que o grupo coloca em palco?
 
MV - Creio que isso acontecia sobretudo com as músicas do "Budja Ba". As músicas deste disco ("Aqui Em Baixo Tudo É Simples") não passaram pelo filtro dos concertos, e acho que resultam tão bem em disco como ao vivo. Mas, claro, somos um grupo cujo habitat natural é o palco, pelo que ao vivo tudo é melhor!

JS - Só se poderá responder a esta questão indo a um concerto e comprando um cd, o melhor de dois mundos muito distintos e nos quais nos sentimos muitos bem. "Não confirmo nem desminto!" - "prognósticos, só depois do jogo!"

JG - Não apenas. Passam também pela fonte originária de onde provêm - o klezmer - que é um estilo extremamente festivo. O nosso espectáculo ao vivo sofreu uma remodelação importante também, em comparação a 2010. Temos uma cenografia montada, um desenho de luzes, técnicos fantásticos e coreografias extremamente... vulgares. A energia, essa, continua lá!

FC - A força das canções de melech passa por vários planos desde da fonte originária - o klezmer-, passando pelos arranjos que fazemos e acabando na entrega que temos em palco e na respectiva resposta do publico.

VÍDEOCLIP | "Panic" - Rose Blanket

"Panic", é este o 2º vídeoclip/single de apresentação do álbum "Nothing Ahead/ Nothing Behind" do projeto Rose Blanket. O vídeo tem realização de Joana Linda.
 

JORGE PALMA | "Com Todo o Respeito"


"Com Todo o Rspeito" (EMI, 2011), o novo trabalho de Jorge Palma, chega amanhã às lojas. O sucessor do multi-platinado “Voo Nocturno” (2007), conta com várias participações: os Demitidos (banda composta por André Hollanda, Pedro Vidal e Miguel Ramos), Cristina Branco (dueto em “O Mundo e a Casa”), Flak (responsável pela produção e dueto em “Mais um Comboio”), Gabriel Gomes, Vicente Palma, Carlos Barreto, Carlos Bica e Bruno Vasconcelos. 

A nível das participações destaque ainda para a contribuição de Carlos Tê (autor da letra do tema “Uma Alma Caridosa”) e de José Luís Peixoto (autor da letra do tema “Pensámos em Nada”). "Com todo o Respeito" será apresentado ao vivo no dia 27 de Outubro, na Sala TMN, em Lisboa. 

O novo disco estará disponível nas seguintes edições: “Edição Standard” – 13 temas; “Edição Especial limitada” 15 temas  (ao alinhamento da edição standard juntam-se 2 faixas-extra) em digipack.

Página em Branco” é o título do single de avanço do novo álbum, o qual estreou no dia 20 de Setembro, às 12.00h, na página de facebook oficial de Jorge Palma, gerida pelos Palmaníacos (grupo de fãs de Jorge Palma).

XUTOS & PONTAPÉS | Odivelas


Mais de dois anos após terem festejado 30 Anos de carreira no estádio do Restelo, em Lisboa, os Xutos & Pontapés continuam em digressão e a próxima paragem é o Pavilhão Municipal Multiusos de Odivelas, onde tocam a 29 de Outubro. Ao espectáculo seguir-se-á uma "after party" com o DJ Rui Remix.

22/10/2011

VÍDEOCLIP | "Everything Changes"

Chama-se "Everything Changes" e é o segundo vídeoclip/single para o álbum "It's Been A Long Night" (Iplay, 2011) de Sean Riley & The Slowriders. 
 

MARTA HUGON | "A Different Time"


"A Different Time", o 4º registo de Marta Hugon, chega às lojas no próximo dia 24 de Outubro.

O álbum  é composto na sua maioria por temas originais, com letras da cantora e música e arranjos do pianista Filipe Melo, incluindo também  temas de compositores como André Fernandes e Bernardo Sassetti.

"A Different Time" é um disco de canções. Ouvem-se ecos de Joni Mitchell, Nick Drake, Elliott Smith e dos Beatles. É também a primeira vez em que a cantora recorre a arranjos orquestrais, da autoria de Filipe Melo, para acompanhar o seu trio habitual.

Ouvir este disco é embarcar numa viagem que percorre várias épocas e várias memórias. Não é apenas mais um disco de jazz, é um testemunho pessoal e uma partilha de histórias simples e intemporais. 

www.facebook.com/martahugon

OLD JERUSALEM | Tour Fnac


Agenda:

29 de Outubro - Fna MarShopping, 17.00h

29 de Outubro - Fnac NorteShpping, 22.00h

30 de Outubro - Fnac Santa Catarina, 17.00h

www.myspace.com/oldj

CAPITÃO FANTASMA | Vila Real

21/10/2011

VÍDEOCLIP | "Deixa-me Ser" - PAUS

Chama-se "Deixa-me Ser" e é o primeiro avanço para o disco de estreia do quarteto PAUS. O álbum chega às lojas no próximo dia 24 de Ouutubro.

JORGE CRUZ | "Barra 90"

Numa co-edição Murmúrio/Mbari, "Barra 90", o disco a solo de Jorge Cruz (Diabo na Cruz, Superego), chega às lojas no próximo  2 de Novembro - relembra-se que se trata de uma nova leitura para originais seus, escritos entre 1991 e 1999 na Praia da Barra. 'Tornados", um dueto com Márcia, é mais uma das canções deste novo trabalho.

TRÊSPORCENTO EM CONCERTO


No próximo dia 28 de Outubro, o palco da Tertútlia Castelense irá receber os Trêsporcento para um concerto inserido na apresentação de "Hora Extraordinária", o primeiro álbum da banda.

Depois de um período de verão passado a levar o álbum às Fnac de norte a sul do país, e de um concerto no Musicbox em Lisboa, os Trêsporcento apresentam-se pela primeira vez na Maia. 

Para além de "Hora Extraordinária", o álbum de onde foi extraído o single "Elefantes azuis",  os Trêsporcento irão lembrar também o EP homónimo (Trêsporcento, 2009). 

CORVOS | 13º Aniversário


No próximo dia 31 de Outubro os Corvos vão comemorar 13 anos de carreira no grande auditório do CCB, em Lisboa

Uma data especial para uma celebração simbólica: na noite das bruxas, os Corvos comemoram 13 anos de existência; 13 anos de uma das bandas mais carismáticas e originais da música portuguesa, 13 anos de repertório variado; 13 anos de música original.

O conceito do concerto será revisitar os cinco álbuns editados da banda, tanto os originais como o de outras bandas, durante cerca de uma hora e isto com convidados surpresa, um para cada álbum - serão 5 convidados. 

WAS AN OUTSIDER | Barcelos

CARTAZ | Concerto

20/10/2011

FAUSTO | Disco em Novembro


No próximo dia 21 de Novembro, Fausto Bordalo Dias edita o último capítulo da trilogia da sua obra discográfica. Apresentado em formato disco-duplo, o novo álbum de Fausto encerra de forma mágica um trabalho único iniciado na década de 80.

Fausto Bordalo Dias conclui a trilogia que começou com a edição do disco «Por Este Rio Acima», em 1982, e prosseguiu com «Crónicas da Terra Ardente», em 1994.

Se os primeiros trabalhos abordavam a saída dos portugueses em direcção a África e à Índia, e a sua viagem marítima até lá, o novo trabalho descreve a entrada em terra firme através do continente africano.

A conclusão do tríptico reforça a importância máxima da criação de Fausto. Não só num formato de retrospectiva da história de Portugal, mas incidindo muito profundamente no tempo presente e nas relações mantidas entre Portugal e o continente africano, num momento de reflexão sociológico, musical e político que sempre fez parte do código de composição de Fausto Bordalo Dias.

Em termos musicais o disco eleva o patamar para uma nova descoberta de abordagens à música tradicional portuguesa, num trabalho intenso que Fausto tem mantido ao longo da sua carreira.

Sendo um disco há muito tempo aguardado, as expectativas são enormes em torno deste regresso de um artista considerado por muitos como um dos patrimónios indispensáveis da história da música portuguesa.

/>