30/09/2013

LINDA MARTINI | Discurso Direto


No ano em que comemoram 10 anos de carreira, os Linda Martini editam hoje “Turbo Lento”, o primeiro álbum com selo da Universal Music Portugal. O Portugal Rebelde esteve à conversa com os Linda Martini, que em "Discurso Direto" nos apresentam as 11 faixas do disco.

Ninguém tropeça nos dias… - É o início daquele que é o nosso terceiro longa duração. Esteve para ser uma música e acabou como introdução. Nada do que tenhamos encontrado para a continuação fazia jus a este início. Decidimos assumi-la assim, em vez de a desvirtuar.

Juárez - Sentimos que é uma das músicas mais completas do disco. Vai do punk inicial às partes da viagem, passando pelo rock típico de Linda Martini. Uma das que temos rodado nos concertos pré-disco.

Panteão -  O Panteão foi, a par de Sapatos bravos, o momento inicial deste disco. Ainda vem um pouco no seguimento do Casa Ocupada e é uma óptima ponte entre os dois discos.

Pirâmica - Talvez a música mais estranha do disco, a nível melódico. As progressões de notas são bastante diferentes do que estamos habituados a fazer. A segunda parte é das que mais nos arrepia no disco.

Sapatos bravos - A outra "antiga". É também uma música que consideramos ser bastante completa. Gostamos especialmente da forma como vai abaixo no meio. Quisemos resgatar esse tipo de momentos dos discos anteriores, com esta música.

Febril (tanto mar) - A letra foi inspirada em "Tanto mar" - Chico Buarque, e é talvez a música em que mais nos aventuramos a nível rítmico. Uma das que mais prazer nos dá, ao vivo.

Tremor essencial -  A síntese dos Linda Martini, projectada no pequeno Sebastião – o membro mais recente na nossa família. "Não queiras ser como toda a gente. Não queiras crescer de repente…"

Ratos - O primeiro single e a música mais fácil de compor. Dois ensaios bastaram para tomar de assalto o título de single. Relegou Aparato para segundo plano.

Aparato - O single adiado. Quem sabe se eternamente. É uma música à volta da qual andámos durante muito tempo. O vivo, sentimos que vai ser das mais fortes.

Tamborina fera - A nossa homenagem ao punk/hardcore que nos trouxe a ética e a forma de estar na música.

Volta - Uma vontade de transformar o fado e samba. Precisamos de nos auto-motivar; fazer as coisas acontecerem.


VÍDEOCLIP | "No Romance Without Finance" - Tape Junk


"No Romance Without Finance" é este o novo single/vídeoclip do disco "The Good & The Mean" de Tape Junk.

Música inicialmente inspirada em Elvis Presley e Jon Spencer Blues Explosion com uma letra bastante directa que aborda a temática presente no disco, a busca do caminho certo e os atalhos e tentações durante esse percurso. O video foi realizado por Miguel Leão e João Toscano da Nau Productions.

O disco continua disponível para download gratuito em: http://optimusdiscos.pt/discos/artistoptimusdiscos/the-good-and-the-mean-2



www.facebook.com/TapeJunk

CINDY KAT | Misty Fest


Sete anos depois da estreia, os Cindy Kat, de João Eleutério e Hugo Leitão, e ainda, de Pedro Oliveira e Paulo Abelho (ambos da Sétima legião), estão de volta com um novo álbum que será apresentado em estreia no Misty Fest, no dia 4 de Novembro.

O grupo começa por confessar a ambição deste segundo trabalho, "mais orgânico, baseado em canções", por oposição a uma estreia mais electrónica e com muitas passagens puramente instrumentais. O novo disco conta com a voz de Pedro Oliveira, o homem dos "hits" de sempre da Sétima Legião, mas também convidados como Gomo ou Samuel Úria, que participa no tema "Ema".

O celebrado autor de "O Grande Medo do Pequeno Mundo" optimiza o facto de ser convidado especial dos Cindy Kat para apresentar igualmente o seu concerto a solo na mesma noite, provando que as canções são, afinal de contas, a melhor vizinhança e o melhor terreno para construir cumplicidades.

A coleção de temas pop, cantados em português e imaginados pelos Cindy Kat, promete rodagem ao vivo, num formato de banda que se afasta da electrónica abstracta do primeiro trabalho para se aproximar do universo de canções clássicas.

Este reencontro com os palcos é, por isso, um momento especial para os Cindy Kat e para o seu público, os fãs de música pop portuguesa sem tempo, mas com classe.

www.facebook.com/cindykatband

29/09/2013

RODRIGO LEÃO | Estarreja


O dia em que Portugal celebra a Implantação da República tem agora outro grande motivo para ser antecipadamente assinalado nas agendas. Cinco de outubro de 2013 marca o regresso de Rodrigo Leão ao Cine-Teatro de Estarreja.

Os Sétima Legião e os Madredeus são nomes que fazem parte do percurso de Rodrigo Leão. Entretanto, o caminho a solo traçado com mestria e elegância deu-lhe um crescimento e personalidade musical únicos. Desde 1993, com a edição de “Ave Mundi Luminar” (e principalmente com “Alma Mater”, em 2000) que Rodrigo Leão passou à classificação de excelência por parte da crítica especializada.

Música contemporânea com uma casta muito própria e difícil de classificar pela quantidade de sonoridades que prova. De Michael Nyman a Yann Tiersen, com os quais é frequentemente comparado, este grande compositor português chamado Rodrigo Leão é dono de uma música inspiradora, de contemplação e introspeção, capaz de fazer embarcar nas mais distintas sensações e paisagens.

O alcance da música de Rodrigo Leão chega às mais distantes latitudes e formatos. O ano de 2013 é para o compositor um marco recheado de trabalho, especialmente junto do grande ecrã. 

Rodrigo Leão é responsável pela banda sonora do filme “A Gaiola Dourada”, de Ruben Alves e também de “O Mordomo”, de Lee Daniels, filme protagonizado por Forest Whitaker e Oprah Winfrey. Com esta banda sonora, que tem recebido rasgados elogios, Rodrigo Leão alcança o território de Hollywood.

É neste contexto que o compositor chega a Estarreja. Sete anos depois de apresentar o álbum “O Mundo [1993-2006]”, três anos após a apresentação de “A Mãe” e antes dos concertos agendados para os Coliseus, Rodrigo Leão regressa ao Cine-Teatro de Estarreja já no próximo sábado com uma fantástica compilação debaixo do braço, mas também com material novo e as recentes criações para o grande ecrã.

O auditório está prestes a lotar. Os bilhetes, entre os 15 e os 20 euros, encontram-se à venda na Bilheteira do CTE, Bilheteira Online, lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés.

www.rodrigoleao.pt

TIAGO BETTENCOURT EM CONCERTO


Foi há dez anos que embarcou naquela que seria a sua primeira aventura em estúdio, captando a atenção do público e marcando para sempre o panorama musical português.

O seu mais recente trabalho, “Acústico”, assinala o percurso de uma década de muitas experiências e sucesso, que não só revelou uma das maiores vozes nacionais como trouxe um dos grandes autores da sua geração.

Registado num concerto único, em estúdio, no mais recente álbum recria-se de forma simples e original momentos incontornáveis como "Carta", "Laços", "Canção Simples", "Só Mais Uma Volta", entre muitos outros, apresentando também pistas para o futuro, através do inédito "Temporal".

Do disco para os palcos, Tiago Bettencourt leva «Acústico» a várias salas do país:

0 4 de Outubro - Beja

 11 de Outubro - Leiria, Teatro José Lúcio da Silva

 12 de Outubro - Multiusos de Guimarães (com Seu Jorge)

 13 de Outubro - Meo Arena (com Seu Jorge)

 19 de Outubro - Coimbra (Festa das Latas)

15 de Novembro - Sintra, Centro Cultural Olga Cadaval

 07 de Dezembro - Aveiro, Teatro Aveirense

www.facebook.com/tiagobettencourtoficial

ANDRÉ SARBIB ENSEMBLE | Casino da Figueira

JORGE PALMA | Lisboa

28/09/2013

MLER IFE DADA | Lisboa


Em 1984, uma maquete com uma misteriosa canção em português, bastante diferente das que se costumavam ouvir na época, começou a passar na rádio. A canção chamava-se “Nu Ar” e as primeiras palavras que se ouviam eram as seguintes:

“Mler ife Dada dir-lhe-á:

irei vida nova em ô e á,

virá rádio jovem, céu azul,

amar, zunir, pintar um vai-vem”

Assim surgiram pela primeira vez ao público, os Mler ife Dada, banda fundada por Nuno Rebelo. E, se bem que nesta fase inicial as palavras e a voz fossem de Pedro d'Orey, foi quando Anabela Duarte se tornou na cantora dos Mler ife Dada que a banda iniciou o seu percurso mais relevante com a gravação de dois álbuns absolutamente inesperados - "Coisas que Fascinam" (1987) e “Espírito Invisível” (1989) – e a realização de concertos extraordinários que ainda perduram na memória de muita gente.

Em 2014, os Mler ife Dada voltam de novo a alguns palcos para a celebração dos 30 anos de uma banda que, pela sua criatividade e originalidade, se tornou um grupo de referência e de culto na música portuguesa. Na liderança do projeto mantem-se Nuno Rebelo e Anabela Duarte, dupla que constituiu igualmente o núcleo criativo dos Mler ife Dada, nos anos 80.

Para além de Anabela Duarte na voz e de Nuno Rebelo na guitarra, os novos Mler ife Dada contarão ainda com os músicos Francisco Rebelo (Orelha Negra, Cool Hipnoise) no baixo, Filipe Valentim (Rádio Macau, Wordsong) nos teclados e Samuel Palitos (Rádio Macau, A Naifa) na bateria. Esta formação será ainda completada com a inclusão, e pela primeira vez, de um trio de sopros e um trio de cordas, pelo que se esperam surpreendentes e fascinantes versões das canções de sempre dos Mler ife Dada.

A nova imagem dos Mler ife Dada foi criada por um grupo de colaboradores que respondeu visualmente ao apelo da música e à exuberância dos espectáculos. 

Rita Filipe, criadora das espectaculares roupas de Anabela nos anos 80 e Sérgio Rebelo, um dos arquitetos dos memoráveis cenários e capas das edições dos Mler ife Dada, voltam de novo a colaborar com a banda, que conta também com a designer de moda Lídija Kolovrat e a fotógrafa Luísa Ferreira, entre outros.

O primeiro concerto de celebração dos 30 anos dos Mler ife Dada acontecerá no dia 14 de Fevereiro de 2014 no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, seguindo-se um conjun­to limitado de concertos pelo país durante o próximo ano, em datas a anunciar. Os bilhetes para o CCB já se encontram à venda nos locais habituais.

www.facebook.com/MLERIFEDADA

THE POPPERS | All In Black"


Em Julho os The Poppers revelaram - "Seasick Sailors" - o 1º single do disco “All in Black and Thunder!, o terceiro longa-duração da banda, gravado num dos melhores estúdios em Londres por onde já passaram nomes como Grinderman, Libertines, Arctic Monkeys e Radiohead, entre outros.

Em Outubro, mais exactamente no dia 04 pelas 23.00H, a banda sobe ao palco do Teatro do Bairro em Lisboa para apresentar ao vivo, não só o novo single mas também a maioria dos temas de “All in Black and Thunder!, pela primeira vez e em exclusivo.

Para este concerto os Poppers reservam ainda algumas surpresas como a presença do Coro Gospel Collective que participa do álbum, nomeadamente no single.

O lançamento de “All in Black and Thunder! está marcado para breve mas, até lá, os Poppers pretendem apresentá-lo ao vivo por todo o país.

www.thepoppers.pt

PEIXE : AVIÃO EM CONCERTO


Agenda:

04 de Outubro no Smed Fest, Trofa

19 de Outubro - Auditorio de Espinho

0 de Novembro - Vale de Cambra

02 de Novembro - CCOB, Barcelos

www.facebook.com/peixe.aviao

NOISERV | Vale de Cambra

JP SIMÕES | Coimbra

27/09/2013

VÁRIOS | "Voz e Gitarra 2"


Problema de Expressão” de Carlos Tê e Helder Gonçalves, interpretado por Sara Tavares, é o tema de apresentação do projecto “Voz E Guitarra 2”, com data de lançamento agendada para 25 de Novembro, em formato físico e digital.

Este tema, popularizado pelos Clã, surge agora com uma nova roupagem e ambiente novos, interpretado brilhantemente e com o estilo único e inconfundível de Sara Tavares, acompanhada por Mário Delgado.

Sara Tavares declarou-se desde sempre “hipnotizada” por esta música, pelo seu texto, pela Voz de Manuela Azevedo que sempre achou “brutal”.

“Voz e guitarra 2” estará disponível digitalmente e fisicamente num duplo CD que reúne em torno de um repertório seleccionado para voz e guitarra, artistas que não estiveram presentes na primeira edição - com a única excepção para Tim - e um conjunto de representantes da nova geração de cantores e guitarristas portugueses.

16 Anos depois do lançamento do primeiro “Voz e Guitarra”, é editado em 2013 o segundo volume deste grande projecto cuja Direcção Artística está a cargo de Manuel Paulo e António Miguel Guimarães.

Como em 1997: o mesmo cuidado e o mesmo objetivo: Expor de uma forma clara e definida os poemas, a beleza da voz humana e o som da guitarra.

Instrumentos primordiais que enriquecem algumas das melhores canções portuguesas feitas nas últimas décadas e alguns originais que alguns Artistas compuseram e aqui registaram com grande generosidade.

São mais de 30 Artistas que apresentam num duplo CD 34 grandes canções à voz e à guitarra, temas gravados propositadamente com originais compostos e versões exclusivas para esta edição.

VÍDEOCLIP | "Tava na Tua" - Luíz Caracol (feat. Sara Tavares)


Depois do êxito do espectáculo de 26 de Setembro, uma noite de ritmos quentes celebrada por um público ao rubro que encheu por completo a sala do B.Leza, Luiz Caracol apresenta agora o videoclip de "Tava na Tua", o segundo single do álbum de estreia "Devagar”.

A canção tem a participação especial de Sara Tavares, que partilha com o cantor e compositor a autoria da letra e música. O tema já pode ser ouvido nas rádios nacionais e locais e é um dos destaques principais da banda sonora da novela “Sol de Inverno” da SIC.

Luiz Caracol é músico, cantor e autor. Tem como base, na música que faz, a mistura entre uma lusofonia cada vez mais presente e emergente em si, e uma mescla social e cultural, característica da cidade de Lisboa, onde vive e se inspira.

Tem partilhado o palco e colaborado em vários projectos com alguns dos mais interessantes artistas lusófonos, como Sara Tavares, Fernanda Abreu e Valete – convidados especiais em “Devagar” - e ainda Tito Paris e Pierre Aderne.

O seu disco de estreia a solo é um registo surpreendente que traz melodias e palavras quentes que abraçam a lusofonia. Um disco alfacinha com sabor a Brasil e a África que inclui um tema de Jorge Drexler, outro de Jorge Palma, poemas de Mia Couto e de Fernando Pessoa. Para descobrir, “Devagar”...



www.facebook.com/luizcaracoloficial

SENSI | "Pequenos Crimes Entre Amigos"


Depois da estreia do novo single “Não dá para fugir”, que conta com a participação de Rui Veloso e Scratch Nel Assassin, Sensi revela a capa do novo álbum “Pequenos crimes entre amigos”, com data de lançamento agendada para 28 de Outubro, e de convidados muito especiais: Marcelo Camelo, Sam The Kid e Manuela Azevedo, que se juntam aos já anunciados Rui Veloso, Nel Assassin e Tamin.

O novo registo discográfico conta com 14 temas originais e muitos convidados. Entre cantores e instrumentistas, o disco soma mais de 46 participações de luxo.

“Pequenos Crimes entre amigos” contou com a produção executiva de Rui Veloso e foi gravado no estúdio deste.

www.facebook.com/sensimusica

ROCK MONSTER | Musicbox

LUÍSA SOBRAL | Coimbra

26/09/2013

NBC | Discurso Direto


Timóteo Deus Santos, NBC no mundo da música, é hoje o meu convidado em "Discurso Direto". Cantor, escritor de canções. Começou a sua carreira na década de 90 com o seu irmão BlackMastah. Dessa ligação nasceram os Filhos D'1 deus menor, um dos grupos fundadores daquilo que seria o Hip-Hop feito em Portugal. “EPidemia”, já disponível nas plataformas digitais, é o disco que marca o regresso de NBC às canções. Faixa a faixa, NBC dá a conhecer na primeira pessoa as 6 canções que compõem este "EPidemia".

NBC - O "EPidemia" é um disco muito visual. Em todos os aspectos. Desde a capa aos títulos e aos temas no seu corpo. Escrevi com a intenção de falar de assuntos que tinha necessidade. Principalmente pelos acontecimento pelos quais tinha passado recentemente. A capa do disco é demonstrativa da forma como a manipulação das rádios, e seus formatos deixam pouco espaço para se ser diferente. E muito menos original.

Mudar o castigo - É o indicador da capa. Mudar o castigo é fugir à regra. É ser original.

Vive a vida - Fala da forma como hoje em dia o trabalho ocupa mais tempo que tudo o resto. E não temos prazer em nada. Tudo passa a correr. Nem damos conta que ser feliz pode ser uma coisa simples. Com alguém que nos ama. Pode até ser uma mulher fora dos padrões convencionados pela norma. Por isso falo em dormir com a betty feia. Demonstrar que o amor e os sentimentos quem os rege somos nós ainda...

É de mim - Este tema foca o meu percurso musical. O que vivi o que passei e ter noção que consegui passar por cima da maior parte das coisas negativas, que pessoas da minha idade jovens se poderiam ter deslumbrado. Drogas, álcool e vida fácil. Nunca foram o meu lema de vida.

Acreditei - Tal como o nome indica é continuar a acreditar num amor a música como no primeiro dia. A mesma fome de palco, a mesma intenção na escrita. O mesmo valor humano. A mesma expectativa a mesma ansiedade cada vez que uma palavra e colocada no papel. A minha intenção enquanto músico é dizer as pessoas a verdade, mas de forma positiva. Para coisas negativas já basta a política e suas nuances.

Neve - É um tema com teor dramático e de foro psiquiátrico. Que mostra que nunca estamos bem onde estamos. A minha verdade musical pode mudar. Ou a minha intenção musical muda. Não os valores. " se é seguro o meu caminho isso eu não sei...É a primeira frase do tema. Revela logo ali a intenção. O caminho não é seguro mas eu quero percorre-lo na mesma, em auto-flagelação.

Cobre - Este tema é dedicado a minha avó. Cantei exorcizando os espíritos africanos. Para pacificar os nossos medos. E os atropelamentos ao longo de uma vida e de varias gerações. Compreender o que somos. E o que sou. Compreender o meu passado e estar de bem com a vida. Pois o passado não muda, mas o futuro é uma incógnita. É esse que interessa. A luta pela igualdade numa sociedade que cria novos escravos. A falta de opinião. A falta de educação profunda. A falta de respeito geral. É a aldeia global em que vivemos, é que achamos que um perfil no facebook é conhecer uma pessoa... No fundo é um encontro comigo. E com os espíritos ancestrais. E com a minha minha avó.


CARLOS DO CARMO | "Fado é Amor"


"Fado é Amor", o novo disco de Carlos do Carmo, tem data de edição marcada para 4 de Novembro. Neste álbum de duetos, o fadista reuniu os melhores intérpretes de fado da actualidade e a si juntam-se Aldina Duarte, Ana Moura, Camané, Carminho, Cristina Branco, Mafalda Arnauth, Marco Rodrigues, Mariza, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro, acompanhados sempre pelo trio milagroso formado por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola de fado) e José Marino Freitas (baixo acústico).

A encerrar o disco, Carlos do Carmo junta-se à sua mãe, Lucília do Carmo, para um dueto póstumo no tema "Loucura", cuja gravação original da sua voz data de 1960.

O primeiro single, "Por Morrer Uma Andorinha", cantado por Carlos do Carmo e Camané estreia em exclusivo na Antena 1 no próximo dia 1 de Outubro, ficando disponí­vel em todas as plataformas digitais dia 7.


DEAD COMBO | Fotobiografia 10 Anos


Depois do lançamento da “BD Sound Files” e do sucesso do concerto que esgotou o Teatro São Luiz em Lisboa em Abril, os Dead Combo continuam a celebrar o seu 10º Aniversário, comemorado este ano, com o lançamento de uma Fotobiografia que regista esta efeméride.

O livro é uma edição da Chiado Editora e será apresentado na Galeria ZDB a 7 de Novembro, data em que estará disponível nas lojas. Ficará patente, naquele espaço do Bairro Alto, entre 7 a 14 de Novembro, uma exposição que destaca algumas das fotografias que integram o livro.

O ano de 2013 contribuiu para a afirmação dos Dead Combo, a nível nacional e internacional. Depois de surpreender o público macaense, a dupla lisboeta torna-se presença assídua nos palcos franceses, tendo participado, entre outros, no Festival Banlieues Bleues e Jazz Sous Les Pommiers.

A conquista europeia prossegue com apresentações no Reino Unido, Alemanha e Áustria, já no próximo dia 9 de Outubro no Festival de Jazz de Salzburgo. O gato pingado e o gangster atravessam depois o Atlântico para a sua estreia em território mexicano no Festival Cervantino, o maior evento da América Latina. Para breve, estão previstas digressões no Brasil e Suécia.

A nível discográfico, depois do sucesso de “Lisboa Mulata”, os Dead Combo preparam já o novo trabalho de originais, que será editado no início de 2014.

www.deadcombo.net

TIAGO SOUSA EM CONCERTO

INNERTHOUGHTS | Miranda do Corvo

THEY´RE HEADING WEST + YOU CAN´T WIN CARLIE BROWN | Lisboa

25/09/2013

ALA DOS NAMORADOS | Lisboa


Depois do último disco "Mentiroso Normal" e da tournée que se lhe seguiu, (até ao fim de 2008), veio um período de pousio, e algures em 2012, após uma reunião pontual do grupo para um concerto, surgiu de novo a vontade de pegar nas canções da Ala dos Namorados e voltar aos palcos.

"Assim, gravamos "Razão de Ser", em que revisitamos 15 canções, umas eventualmente menos conhecidas, tal como outras “incontornáveis”, convidando vários cantores e músicos com os quais nos identificamos, para as cantar e tocar connosco."

Depois de uma tournée de cerca de 20 concertos por todo o país, em 2013, "faz todo o sentido culminar com uma apresentação em Lisboa onde teremos connosco alguns dos convidados . Escolhemos o Centro Cultural de Belém, sala onde nos sentimos confortáveis e onde já demos belos concertos."

09 de Dezembro - Centro Cultural de Belém, Lisboa (21.00h)

www.facebook.com/AlaDosNamorados

ANTÓNIO ZAMBUJO | "Quinto"


A caminhada de "Quinto" tem sido marcada pelo sucesso: editado no ano passado, o magnífico álbum de António Zambujo, e a primeira aventura discográfica do artista sob a chancela da Universal Music Portugal, liderou o top iTunes, entrou directamente para o 2º lugar da tabela nacional de vendas e atingiu a marca de Disco de Platina. Há 77 semanas no top de vendas, "Quinto" chega agora ao nº 1 da tabela.

Do Alentejo para o mundo, "Quinto" foi elogiado nos quatro cantos do globo e o cantautor alentejano continua a levá-lo além-fronteiras. Até ao final deste ano António Zambujo vai actuar no México, no Brasil, em França e na Noruega.

Já em Portugal, regressará a Lisboa no dia 25 de Outubro, num espectáculo marcado para o Centro Cultural de Belém, onde vai partilhar o palco com a fadista Ana Moura. No inicio de 2014 está agendada uma digressão americana, que inclui um concerto no mítico Carnegie Hall de Nova Iorque.

António Zambujo prepara-se ainda para editar um disco ao vivo. O sucessor de "Quinto", que será editado em Novembro, foi gravado no concerto do Coliseu dos Recreios em Dezembro do ano passado.

www.antoniozambujo.com

NOME COMUM | "Cuco"


Os Nome Comum festejam amanhã o lançamento do seu primeiro disco de longa-duração, "Cuco". Está prometido um concerto repleto de surpresas musicais e cénicas no Teatro do Bairro, onde o grupo irá contar com a presença do célebre Tiago Pereira como VJ, e também com a participação de músicos convidados! Entre cordas, arcos e assobiadores os irmãos Palmeirim vão pôr este Cuco a cantar do seu poleiro.

As portas abrem às 21.30h e o cuco começa a cantar às 22.00h. Entretanto podem ouvir o álbum inteirinho no bandcamp do grupo!

www.facebook.com/nomecomum

BRAGA MUSIC WEEK

PLAZA | Guimarães

24/09/2013

ALF | "Animais Lambendo Feridas"


Coproduzido pela própria banda, "Animais Lambendo Feridas" traz-nos os ALF com fundos fluorescentes, escrito a cores cinzentas.

Aprofundando as suas influências e trilhando o seu caminho, apresentam temas que se servem do rock como o motor deste trabalho, e as feridas abertas e cicatrizes, como a pintura que os acompanham. O disco foi lançado sob a tutela do colectivo MAR -  Movimento Alternativo Rock.

SERRABULHO | "Ass Troubles"


Os happy-grinders Serrabulho acabam de confirmar o acordo com a independente nacional Vomit Your Shirt (casa mãe de bandas como Raw Decimating Brutality ou Brutal Brain Damage) para a edição do seu álbum de estreia intitulado "Ass Troubles". O registo contém dez temas de grindcore, repleto de ganchos, rapidez e boa disposição, totalizando cerca de 30 minutos de duração.

Produzido por Guilhermino Martins - a quem coube a responsabilidade da mistura e masterização - e pela própria banda nos Blind & Lost Studios (Sta Marta de Penaguião), o longa duração da banda de Vila Real vai ser intensamente promovido na estrada, em território Português e não só, estando inclusivamente já confirmadas algumas datas em Espanha e prestes a ser anunciados concertos noutros países Europeus.

A edição em CD ocorrerá no próximo dia 15 de Outubro, com distribuição desde já assegurada em países como os Estados Unidos (Sevared Records), Espanha (Pathologically Explicit Records) ou Alemanha (Rotten Roll Rex).

A capa do disco esteve a cargo da artista portuguesa Marta Peneda, enquanto toda a estruturação gráfica e fotos couberam ao conhecido André Henriques.

www.facebook.com/serrabulhogrind

JOIN THE VULTURE | "A Cria"


A Cogwheel Records disponibiliza o primeiro LP dos Join The Vulture intitulado "A Cria". Com 14 temas originais, “A Cria” é a concretização da primeira etapa da vida adulta dos Join the Vulture como banda e dá seguimento ao primeiro EP da banda intitulado "Orgulho Ferido" lançado no ano passado.

Desde 2010, graças às palavras do José Amado, às guitarras do Miguel Fernandes e do Pedro Rosa, ao baixo do Emanuel Gouveia, à bateria do Ivo Tenreiro os Join The Vulture têm voado e irão voar, cada vez mais alto e cada vez mais longe, enquanto não houver portagens no céu.

"A Cria" foi gravado, misturado e masterizado por Duarte Feliciano nos iSoundStudios em Coimbra e produzido pela própria banda.

O LP encontra-se já disponível para aquisição em formato físico, digital e audição em streaming em serviços como o spotify e itunes.

Encontra-se já disponível para download gratuito o primeiro single, intitulado “Puto Rebelde”, deste LP na morada http://cogwheelrecords.bandcamp.com/track/puto-rebelde.

SABOTAGE ROCK CLUB APRESENTA

23/09/2013

LINDA MARTINI | "Turbo Lento"


A partir de hoje já é possível ouvir o novo álbum dos Linda Martini, em exclusivo, no Spotify. A uma semana da edição, a banda mata a curiosidade aos fãs, disponibilizando "Turbo Lento" na íntegra no serviço de streaming. Esta é a primeira vez que um disco de uma banda nacional tem estreia exclusiva no Spotify.

Do novo álbum dos Linda Martini já se conhece o single "Ratos" e a banda tem tocado ao vivo alguns novos temas como é o caso de "Juárez".

www.facebook.com/lindamartinirock

MINTA & THE BROOK TROUT | "Out Of Washington State"


Minta & The Brook Trout editam hoje o seu EP digital "Out Of Washington State", EP de comemoração do aniversário da edição de "Olympia"!

A Francisca Cortesão e a Mariana Ricardo tocaram algumas das músicas de "Olympia" e outras músicas que o inspiraram na sala do Pedro Magalhães (nas Maga Sessions) e o EP nasceu aí. Sai hoje e tem versões de Mount Eerie, Mirah, Kimya Dawson, Beck...

“Mais que um EP ou mini-álbum, "Out Of Washington State" é uma estação de serviço.Uma pausa para esticar as pernas a meio de um percurso ascendente, álbum após álbum.

Gravado ao vivo por Pedro Magalhães em poucos takes e num só dia (05/07/12), aqui ficará documentado o ofício de quem nunca pára de tocar e reler e melhorar o que já está escrito, seja na estrada ou na sala de estar.

Aqui o ofício, em bruto. Bastam as vozes, guitarra e ukulele. Francisca Cortesão e Mariana Ricardo atiram-se a canções construídas no estado norte-americano cuja capital (Olympia) baptizou o disco-auge de 2012. 

São versões para originais de Beck, Kimya Dawson, Mirah, Mount Eerie com Julie Doiron e Frederick Squire ou os esquecidos D+. Há ainda uma nova abordagem a "From The Ground" da própria banda e "And A One", original de Mariana Ricardo.

Chega a 23 de Setembro. Que nesse dia se lavem os lábios com champanhe e se exclame Baixa-Fidelidade para Sempre. Minta & The Brook Trout são o corpo contra a máquina.” (Pedro Ramos)

www.minta.me

THE WEATHERMAN | Estarreja


Mesmo com o tempo de outono a chegar, as temperaturas musicais para a próxima sexta-feira não podiam ser mais elevadas: The Weatherman visita Estarreja, num concerto que cumpre as delícias da pop.

O portuense Alexandre Monteiro lidera o projeto The Weatherman. Com um álbum novo e homónimo, editado este ano, The Weatherman afirma-se como compositor multifacetado que explora a pop, de inspiração maioritariamente britânica, num universo amplo e diversificado. 

Os temas "Proper Goodbye" e "Fab" continuam a ser os preferidos das rádios nacionais. Registos que abordam o amor, viajam por lugares reconfortantes e que, juntamente com os restantes 10 temas que compõem o disco, vão encontrar o seu apogeu a 27 de setembro no Bar do CTE.

Numa formação especial, Alexandre Monteiro (voz, guitarras e piano) faz-se acompanhar por Sérgio Alves (teclados) para um café-concerto mais acústico e intimista, onde se podem espreitar músicas novas, como a recentemente estreada “At The In Between”.

Os bilhetes, a 3 euros, já se encontram à venda na Bilheteira do Cine-Teatro de Estarreja, no site da Bilheteira Online, nas lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés. A entrada é gratuita para portadores de Cartão Amigo do CTE.

Aos 34 anos, Alexandre Monteiro vê The Weatherman a lançar o terceiro disco embrulhado pelos olhares positivos da crítica e por um público que, rapidamente, se tornou fiel seguidor. As suas canções carregam mensagens e melodias que ficam no ouvido. 

Assim foi também com “Cruisin Alaska” (2006) que lançou o projeto, dando espaço para em 2009 surgir “Jamboree Park at the Milky Way”. O seu percurso arrancou o 5º lugar nos prémios revelação da British Music Week e, quatro anos depois, The Weatherman sobe ao pódio dos mais notáveis músicos da pop nacional.

27 de Setembro -  Cine-Teatro de Estarreja (Café-concerto), 23.00h

www.facebook.com/weathermanmusic‎

JOÃO SÓ | "Coração no Chão"


“Coração no chão”, o terceiro álbum de originais de João Só, em nome próprio, tem edição marcada para 30 de Setembro.

Produzido por Nuno Rafael e João Só, desta vez sem os Abandonados, “Coração no chão” confirma João Só como um dos principais escritores de canções da nova música portuguesa.

O jovem compositor, que nos seus dois primeiros discos nos deixou “A Marte” e “Sorte grande”, entre muita outras grandes canções, aprofunda, em “Coração no chão”, a sua veia Beatliana e o seu fascínio pelas grandes cantigas dos anos 60, das quais se sente herdeiro, e o resultado não podia ser melhor – uma sucessão de grandes músicas, simples e intemporais, escritas e estruturadas “come il faux”, vestidas por arranjos onde todos os elementos são geridos com peso, conta e medida e onde a língua portuguesa não podia ser melhor tratada, como testemunham “É p´ra ficar” e “Até ao fim” os temas de apresentação do disco, que são alvo de alta rotação nas rádios de referência nacionais. A apresentação ao vivo será dia 24 de Outubro na sala TMN, em Lisboa!

www.facebook.com/joaosomusica

DAVID FONSECA | Agenda


Agenda:

04 de Outubro - Casa da Cultura, Paredes (21.30h)

20 de Outubro - Festa das Latas, Coimbra (22.30h)

16 de Novembro - CAE, Figueira da Foz (21.30h)

29 de Novembro - Centro de Artes, Ovar (21.30h)

07 de Dezembro - Cine-Teatro Alba, Albergaria-a-Velha (21.30h)

20 de Dezembro - TEMPO -Teatro Municipal, Portimão (21.30h)

www.davidfonseca.com

22/09/2013

KATIA GUERREIRO | "Katia Live At The Olympia"


23 de Janeiro de 2012. Katia Guerreiro chamou-lhe “a noite mais mágica da minha vida”. Com a mítica sala parisiense, Olympia, completamente esgotada, Katia Guerreiro desafiou os nervos e elevou-se num espectáculo que fica para a história do Fado, mas também como um ponto de luz na sua carreira.

À viagem pelos fados mais emblemáticos da sua carreira, juntou "Alegoria", um poema original que “brinca” com os títulos de diversos temas seus, e cantou "Minha Senhora das Dores" e "Ma Plus Belle Histoire d´Amour2, acompanhada pela dupla de pianistas Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta.

"Katia Live at the Olympia" é também, por isso, um pouco mais do que o seu primeiro CD ao Vivo que regista com uma enorme sensibilidade o concerto dessa noite. O não-dito, o que se sente e não se traduz porque as palavras não chegam, esse mistério que só raramente acontece, é desvendado ao longo de um espectáculo em que a emoção e a entrega se tornaram num momento de superação.

"Katia Live at the Olympia", de alma aberta para o mundo!



www.facebook.com/katiaguerreiro.oficial

VÍDEOCLIP | "You're My Baby" - Boss AC (feat Deborah Gonçalves)


"You're My Baby" (feat Deborah Gonçalves) é este o novo single/vídeocli de Boss AC retirado do álbum "AC Para os Amigos".



www.bossac.com

LIFE IS A CABERNET | Coimbra

CORAÇÕES DE ATUM | Club de Vila Real

21/09/2013

ENCHENTE DE MÚSICA NA RÉGUA


Hoje há uma enchente na Régua, e desta vez a culpa não é do Rio Douro. Bom, pelo menos menos diretamente, porque na verdade , é em torno do rio e da região que se vem fazendo o "Entre Margens", festival que uniu oito concelhos durienses.

JP Simões, Sérgio Godinho e Roda do Choro de Lisboa são os convidados para a noite de encerramento deste evento. Os espetáculos decorrem no Museu do Douro, em Peso da Régua, a partir das 21.30h. A entrada para estes espectáculos são gratuitas, mediante marcação no Museu do Douro.

O Portugal Rebelde vai marcar presença neste Festival, para depois "contar" tudo!

FESTIVAL DOURO JAZZ | 10ª Edição

Vila Real, Lamego e Bragança são os palcos escolhidos a 10ª Edição de Festival Douro Jazz, que hoje arranca e que se prolonga até ao dia 12 de Outubro.

Rodrigo Amado, Quarteto Isabel Ventura e  L.A. New Mainstream são alguns dos nomes que estarão presentes neste Festival.

Hoje, a partir das  21.30h, Isabel Ventura apresenta no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, o álbum "Encontro em Dois Momentos", um disco que assenta na escolha emocional de alguns temas que mais significado tiveram para a cantora.

+ Info:

AS 3 MARIAS | Casa da Música


O projeto As 3 Marias baseia-se no tango, fundido com flamenco, bolero, bossa-nova, jazz tango-canção e outros imaginários musicais, a que o crítico, António Pires chamou "o novo tango da cidade invicta".

O grupo é formado por Cristina Bacelar, Fátima Santos e Ianina Khmelik, que se conheceram noutros projetos musicais tais como os Frei Fado d´el Rei e Musa ao Espelho.

Contando com excelentes críticas da imprensa, editaram o disco de originais "Quase a Primeira Vez" em 2009. O segundo trabalho, "Bipolar" sai no próximo dia 30 de Stembro, com a produção de Quico Serrano, e além de temas originais inclui uma versão de "Libertango" (Astor Piazzolla).

03 de Outubro - Casa da Música (Sala, 2), 22.00h

www.facebook.com/pages/As-3-Marias/169603863055299

REPORTÓRIO OSÓRIO NA ESTRADA


A d'Orfeu continua a investir na criatividade e apresenta novas produções artísticas: o espectáculo de canções irónicas "Reportório Osório".

Com músicas de Luís Cardoso e letras e interpretação de Luís Fernandes, a que se junta o acordeão de Sónia Sobral, “Reportório Osório” é uma colecção de canções sobre o quotidiano das relações afectivas, num desfiar de histórias pessoais no masculino, quase sempre íntimas, do dilema ao dilúvio em poucas estrofes.

Após as pré-estreias em Agosto no festival Andanças (Castelo de Vide) e no ciclo Palcos Livres (Viseu), "Reportório Osório" abre a sua temporada de concertos no Festival de Teatro Cómico da Maia (terça 24 Setembro), no Festival "O Gesto Orelhudo" em Águeda (quinta 3 Outubro) e no OuTonalidades em Oliveira de Frades (19 Outubro) e Albergaria-a-Velha (7 Novembro).

A edição discográfica está prevista para o início de 2014, simultaneamente com uma tour nacional de lançamento.


20/09/2013

VÍDEOCLIP | "Não Dá Para Fugir" - Sensi ((feat. Rui Veloso e Scratch Nel Assassin))


Depois da divulgação do single de apresentação “Eu quero...” feat. Tamin, Sensi revela agora o novo single “Não dá para fugir”, que conta com a participação de Rui Veloso.

Ambos os temas serão incluídos no novo álbum do músico, intitulado “Pequenos crimes entre amigos”, com data de lançamento agendada para 28 de Outubro.

O novo registo discográfico conta com 14 temas originais e muitos convidados. Entre cantores e instrumentistas, o disco soma mais de 46 participações de luxo.

“Pequenos Crimes entre amigos” nasceu de uma grande sorte. Sensi pediu a Rui Veloso para usar um sample de um dos temas do músico e Veloso acedeu, com uma condição: Tinha que ser convidado no álbum. O mítico "pai do rock português" acabou por se tornar o produtor executivo do trabalho, gravado no seu estúdio.



www.facebook.com/sensimusica

BEST PORTUGUESE ACT 2013 | Nomeados


Já são conhecidos os cinco nomeados ao título de Best Portuguese ACT dos MTV EMA 2013. Na luta pelo título estão Filipe Pinto, Mónica Ferraz, Os Azeitonas, Richie Campbell e The Gift. 

A votação decorre ate ao próximo dia 8 de Novembro para todas as categorias, em www.mtvema.com, cabendo aos fãs decidir qual o artista vencedor.

A JIGSAW | Leiria

FESTIVAL CAIXA ALFAMA | Lisboa

19/09/2013

VÍDEOCLIP | "Acreditei" - NBC


"Acreditei", é este o segundo single/vídeoclip para o novo trabalho de NBC, "EPidemia".

"Acreditei", é um tema solitário, que se sustenta no desequilíbrio amoroso entre a criação romântica do artista e o mundo exterior.

Nas palavras de NBC: " É como amar uma mulher que já não nos ama da mesma forma, pois a aliança no dedo passou a ser um acessório e não um símbolo de união. Metaforicamente falando."



www.facebook.com/NBCoficial
/>