31/10/2013

VÍDEOCLIP | "A Tourada" - A Naifa


Com poema de José Carlos de Ary dos santos e música de Fernando Tordo, aqui está a recriação de "A tourada" pela A Naifa. O tema faz parte do álbum "As Canções d´ANaifa", a editar no próximo dia 4 de Novembro.



www.anaifa.com

MLER IFE DADA | "Pintar Um Vai Vem 1984-2014"


Em 2014 os Mler ife Dada voltam de novo aos palcos nacionais para a celebração dos 30 anos de uma banda que, pela sua criatividade e originalidade, se tornou numa referência de culto da música portuguesa. 

Fiel ao espírito de sempre, a banda produziu uma nova imagem para este espetáculo “Pintar Um Vai Vem 1984-2014”, mas também novos arranjos para a sua música, em que se fará acompanhar por um trio de cordas e um trio de sopros, sendo por isso de esperar um concerto com surpreendentes e fascinantes versões das grandes canções dos Mler ife Dada.

O primeiro concerto dos Mler ife Dada acontecerá no dia 14 de Fevereiro de 2014 no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Os bilhetes, que variam entre os 15 e os 29 euros, já estão à venda nos locais habituais.

www.facebook.com/MLERIFEDADA?ref=ts&fref=ts

XUTOS & PONTAPÉS EM ESTÚDIO


Quando não há um disco novo dos Xutos parece que o mundo anda ao contrário, não é? Pois podem desde já descansar porque aproxima-se o novo álbum - o primeiro desde o regresso ao "Cerco" em 2012 e o primeiro de material inteiramente novo desde 2009!

O produtor é de novo João Martins, que deu tão boa conta do recado no último disco de originais e já trabalhou com os Toranja, Da Weasel ou Mão Morta. E as gravações correm a bom ritmo no estúdio “A Casinha”.

Para já, há um single - o primeiro - e chama-se “Tu Também”. É a primeira das grandes canções do disco de estúdio nº 13 da carreira dos Xutos.

www.facebook.com/XutosePontapes

VÁRIOS | "Voz e Guitarra 2"


Dezasseis anos depois do lançamento do primeiro “Voz e Guitarra”, é editado em 2013 o segundo volume deste grande projecto cuja Direcção Artística está a cargo de Manuel Paulo Felgueiras e António Miguel Guimarães.

20 Artistas para 34 canções à Voz e Guitarra. 80 páginas com desenhos e ilustrações originais dos Artistas e canções feitas por António Jorge Gonçalves na edição especial Fnac!

Ana Deus, Ana Bacalhau, Antonio Zambujo, Carlos Nobre, Dead Combo, Gaiteiros de Lisboa, JPSimões, Júlio Pereira, Luísa Sobral, Mafalda Veiga, Márcia, Maria João, Marisa Liz, Nancy Vieira, Nuno Prata, Patricias SA, Rui Reininho, Samuel Úria, Sara Tavares e Tim. Todos eles cantaram e fizeram originais e versões especiais para este álbum duplo.

www.facebook.com/vozeguitarra2

REPORTÓRIO OSÓRIO | Albergaria-a-Velha


Reportório Osório, recentíssima e já aclamada criação d'Orfeu, apresenta-se na próxima quinta-feira 7 de Novembro, pelas 22.00h, no Cineteatro Alba (Albergaria-a-Velha). Numa altura em que já grava o disco de estreia, o projecto prossegue a sua primeira temporada de concertos e mostra-se, uma vez mais, ao público da região.

O espectáculo de 7 de Novembro, com entrada livre, acontece no âmbito do OuTonalidades 2013, circuito que o Cineteatro Alba integra pela primeira vez, no âmbito da cooperação em vigor entre a d’Orfeu Associação Cultural e o Município de Albergaria-a-Velha.

“Reportório Osório” é uma colecção de canções, aliando a escrita sagaz de Luís Fernandes à magistral música de Luís Cardoso. Um desfiar de histórias pessoais no masculino, quase sempre íntimas, do dilema ao dilúvio em poucas estrofes. 

O quotidiano das relações afectivas transformado em canções irónicas (para não lhes chamar heróicas), em que a teatralidade da interpretação só reforça o perfil de cada personagem. 

Esta nova criação d’Orfeu é interpretada em duo por Luís Fernandes (que, além de se estrear como letrista, empresta também a voz aos personagens das canções) e pela acordeonista Sónia Sobral.

30/10/2013

ORBLUA | Discurso Direto

                                                                                        foto: Jorge Jubilot

Hoje no Portugal Rebelde recebemos OrBlua, projecto criado em 2011 pela parceria de 4 músicos provenientes de diferentes universos musicais, para um único propósito, criar uma sonoridade que represente o património nos mais diversos sentidos e direcções. Uma sonoridade que cheira a Algarve, a mar, a serra, a mediterrâneo, a Europa, a mundo... uma sonoridade que recolhe cheiros, cores, histórias, memórias, paisagens e costumes...

Portugal Rebelde - Antes de mais, como é que surgiu o projeto OrBlua?

Carlos Norton - OrBlua nasceu pela vontade de criar e explorar um caminho musical que fosse só nosso, completamente livre de preconceitos e formatos, dando todo o espaço à criatividade e imaginação. Um projecto onde a composição e arranjos não obdecessem a nenhuma regra que não a da nossa própria vontade. Era uma ambição que durava há uns anos e que foi forçadamente despoletada em 2011. Nesse ano a Rádio Universitária do Algarve lançou o projecto Sul Azul, do qual era produtor. À última da hora uma das nove bandas participantes teve um imprevisto e ficou impossibilitada de participar. Como produtor tinha que arranjar uma outra banda apenas a 1 mês das gravações em estúdio. Tomei então a decisão de avançar com o projecto, impulsionado pela urgência do Sul Azul. Em poucos dias estava reunida a banda, composto o tema e prontos para ir para estúdio. O resultado foi um tema que mereceu os melhores elogios mesmo integrando um álbum de música algarvia, ao lado de algumas bandas com muitos anos de experiência. Dois meses depois tínhamos o primeiro concerto e logo numa sala mítica do Algarve, o Teatro Lethes. Um nascimento repentino já sem retorno.

PR - O Tradicional, o contemporâneo, e o moderno fundem-se em torno de OrBlua. A singularidade deste projeto passa por esta aposta?

CN - Esse é o mote para OrBlua, apesar da “aposta” não ser sequer premeditada, mas reflexo da maneira como encaramos a música. É difícil pensarmos em termos musicais naquilo que será tradicional, popular, moderno, contemporâneo ou outra nomenclatura qualquer, a não ser que haja um esforço para manter a vertente musical dentro dos parâmetros que se quer. No nosso caso assumimos que utilizamos linguagens tradicionais e instrumentos étnicos, como bases das nossas fundações, registo dos nossos passados. Mas somos uma banda do séc. XXI e abusamos da liberdade criativa, tanto na composição como nos arranjos, que nos permite marcar trilhos pelo nosso próprio pulso. Assim percebemos que seguimos uma sonoridade que assenta nas raízes tradicionais, com a contemporaniedade de hoje, mas com experimentalismos que transportam tudo isto para outros caminhos. De certa maneira sentimos que cruzamos o passado, o presente e o futuro.

PR - OrBlua é uma sonoridade que cheira a Algarve, a mar, a serra, a mediterrâneo, a Europa e a mundo?

CN - Sim, é verdade. Não gostamos de ficar fechados num casulo, nem de repousar num mundo inexistente. O que está à nossa volta é o que nos inspira. Somos de Faro, do Algarve, de Portugal, da Europa, do Mundo. E deste ponto, olhamos à volta, através de uma grande angular, à procura da nossa identidade. E ela é feita de pormenores que estão ao nosso alcance, quer por estarem mesmo aqui à mão, ou a milhares de quilómetros de distância. Tudo isso faz de nós o que somos. A consequência disso é também musical. Não tocamos música tradicional algarvia, portuguesa, europeia ou do mundo, mas fazemos algo onde tudo isso será identificável. Não temos fronteiras por onde caminhamos, apenas a consciência do ponto de partida.

PR - "O Aviãozinho Militar" é a melhor porta de entrada para descobrir o EP “Trihologia Noctiluca”?

CN - Eventualmente... Quando lançámos o EP, nunca avançámos com um “single”, deixámos simplesmente divulgar o trabalho no todo. Acabou por ser um processo de selecção (natural) das rádios optar por um tema para ir para o ar. A escolha acabou por recair de forma consistente no Aviãozinho Militar. Para nós que vivemos o EP de forma intensa e deste modo de um ponto de vista muito pessoal, é difícil escolher entre os temas quais o que melhor representa OrBlua, mas percebemos que o Aviãozinho seja um bom cartão de visita. Inclusivamente acabou por ser esse tema que escolhemos para fazer o nosso primeiro teledisco, um filme de animação realizado e produzido por nós, que acabou por ser distinguido também a nível cinematográfico, fazendo parte da selecção oficial do Arouca Film Festival e do Festival Internacional de Curtas de Faro, onde foi galardoado com o 3º prémio para Melhor Videoclip.

PR - “Azul”, é o tema bónus que fecha este EP, “repescado” do álbum “Sul Azul”. Este é também mais um motivo para celebrar o Algarve?

CN - Quisemos incluir esse tema, não como parte integrante do EP, que foi pensado para os 5 temas, mas como bónus. Acima de tudo porque o “Sul Azul” teve uma distribuição específica para o mundo da música, para divulgar as bandas algarvias. Sendo difícil para a maior parte das pessoas conseguir um exemplar do “Sul Azul”, seria difícil a quem goste de OrBlua, ficar com o registo desse “Azul”. O tema “Azul” é especial, porque a letra é uma bela homenagem à região. Mas o Algarve para nós não se fica pelo “Azul”. Para nós o Algarve é sempre celebrado na nossa música. É a terra que nos acolhe, que nos rodeia, que nos inspira. Por isso a nossa música, as nossas letras, obrigatoriamente serão um reflexo deste sul.

PR - Numa frase apenas como caracterizarias o EP "Trihologia Noctiluca”?

CN - Uma frase repleta de adjectivos, substantivos e verbos, trocados dos habituais lugares, que dão corpo a uma frase invulgar e por vezes estranha, mas que no âmago soa a poesia...


VÍDEOCLIP | "A Promessa" - Brito Ventura & Os Desalinhados


Brito Ventura advogado criminal de profissão surpreende ao revelar publicamente este seu lado intimista, onde a causa a defender, passa a ser a de um amor perdido, onde não existem culpas nem culpados, apenas, o silêncio da guitarra que insiste, que não é sozinho que o melhor caminho deve ser traçado.

"A promessa", é um dos temas que faz parte da banda sonora da telenovela Belmonte, em exibição na TVI. "Até Sempre", foi o título escolhido para o disco de estreia de Brito Ventura & Os Desalinhados.



www.facebook.com/pages/Brito-Ventura-Os-Desalinhados/415272335226864

JORGE NUNES | "Outro Fado"


Nascido em 1980 no Barreiro. Por influência do pai - Jorge Fernando -, a sua vivência musical e pessoal sempre esteve ligada ao Fado. O percurso no Fado foi evoluindo. Começa por ser apenas uma distração, Cantando, sempre que surgiam oportunidades, nas Casas de Fado em Lisboa. 

Desde o final de 2010, o fado surge de forma mais regular, passando a estar presente em duas casas com ambiente de fado familiar, que fazem os encantos de quem por lá passa - no Sr. Fado, em Alcochete, ou na Casa da Pimenta, na Quinta do Anjo, em Palmela. 

Atualmente reside no Fora de Moda à sexta-feira em Alfama. A exposição musical que vai granjeando, começam a facilitar alguma projeção, tendo estado presente em programas radiofónicos, como é o caso da Rádio Amália, ou em Galas de Fado. 

"Outro Fado", disco de estreia de Jorge Nunes tem edição da Iplay.

Alinhamento:

1. No teu Conforto

2. Pela fome do teu nome


4. P’la mão da dor

5. Por quem me tomas

6. Hora da partida

7. Porque não

8. Amando

9. Resgate

10. Olhai a noite

11. Deixa que te prenda em mim

12. Longa é a noite

OS AZEITONAS | Porto


Os músicos do projecto portuense Os Azeitonas marcam hoje presença no Forum Fnac de santa Catarina (18.30h) para uma conversa  com s fãs, moderada por Isidro Lisboa, acerca dos temas que compõem o novo álbum de originais, "AZ", no qual o single "Ray-Dee Oh Oh" já é um tema muito tocado nas rádios nacionais.

Dia 2 e 15 de Novembro, a banda sobe ao palco dos Coliseus do Porto e Lisboa para apresentar o mais recente trabalho.

www.facebook.com/osazeitonas

A JIGSAW | Vila Real

29/10/2013

SARA TAVARES | "Problema de Expressão"


"Problema de Expressão", tema imortalizado pelos Clã é a nova canção a ser divulgada do álbum "Voz e Guitarra 2". Sara Tavares é a voz escolhida para recriar o tema de Carlos Tê e Hélder Gonçalves.

“Voz E guitarra 2” estará disponível digitalmente e fisicamente num duplo CD que reúne em torno de um repertório seleccionado para voz e guitarra, artistas que não estiveram presentes na primeira edição  - com a única excepção para Tim - e um conjunto de representantes da nova geração de cantores e guitarristas portugueses. Sara Tavares, Márcia, Luís Sobral, Samuel Úria, Ana Bacalhau, foram já os nomes divulgados.

São mais de 30 Artistas que apresentam num duplo CD 34 grandes canções à voz e à guitarra, temas gravados propositadamente com originais compostos e versões exclusivas para esta edição.



www.facebook.com/vozeguitarra2

VIA SACRA | "The Road"


Os Via-Sacra, banda de Vila Nova de Famalicão, que pratica um Rock gótico com um toque suave de blues encontram-se a promover o seu primeiro álbum "The Road".

O primeiro avanço deste álbum é o tema "Jimmy's Life" e fala-nos de um "puto" que durante o dia leva uma vida normal em sociedade mas que á noite se transforma e se torna num rebelde que vive a vida de uma forma extrema e viaja sem destino.

Resultando de uma fusão de vários géneros musicais, tendo como referência primária o rock, editam em Setembro de 2012 o seu álbum de estreia “The Road” (captado e masterizado nos Ultrasound Studios), composto por 10 temas originais. 

Nele encontramos por um lado o reflexo de uma fusão musical, onde sublinhamos um lado gótico mas também progressivo, presente em temas como “Jimmy´s Life", "Baby, Baby" e "Black Angel" e por outro, um lado mais “tradicional” como em “Lost World”, “No Lies” e na old school rock ballad “Storm in your soul”.



www.facebook.com/viasacraband

THE GLOCKENWISE | Agenda


Agenda:

31 de Outubro - The Space Cadet, Madrid

01 de Novembro - Monkeyweek, El Puerto de Santa María

08 de Novembro - CAAA, Guimarães (com The Growlers)

09 de Novembo - Mercado Negro, Aveiro (com Sunflare)

15 de Novembro - Musicbox, Lisboa (The Glockenwise tocam Ramones)

23 de Novembro - TOCA, Braga

http://theglockenwise.bandcamp.com

JIBÓIA "ATACA" TEATRO CLUBE DE ALPEDRINHA

CARTAZ | Concerto

28/10/2013

VÍDEOCLIP | "One Day" - Little Friend


Desde a saída de “We will destroy each other” que os Little Friend têm tocado em salas um pouco por todo o país, levando as suas grandes canções a cada vez mais gente.

“One day”, o segundo single do álbum de estreia da banda de John Almeida, é uma canção que nos agarra da primeira à última nota e que mostra que os Little Friend também se aventuram por territórios que não têm a guitarra como fio condutor, e onde um surpreendente órgão cósmico dialoga com um baixo melancólico até chegar a uma paisagem que, sem fugir à sua melancolia habitual, se revela extremamente original.

André Tentúgal, cúmplice dos Little Friend desde os seus primeiros passos, assina uma notável colagem de imagens de arquivo, com uma invulgar cadência narrativa, realizando assim o delicioso videoclip de “One day” .

“We will destroy each other” está disponível para download legal e gratuito em optimusdiscos.pt.



www.facebook.com/pages/Little-Friend/314445785251337

ANTÓNIO BASTOS | “Roses Train EP”


"Os JohnWaynes não enganaram ninguém. Logo à primeira dava para perceber que sabiam com que linhas se cosem os bons fatos e, de facto, estiveram nas melhores montras (Compost, Get Physical, Cecille, Groovement, Bloop), viajaram por todo o mundo, alguns dos DJ que respeitamos passaram as faixas, assinaram elogios nos EP.

Roses Train EP” marca um novo capítulo, a estreia a solo de António Bastos. Na electrónica, as exigências são cada vez maiores, chega a mais gente, as combinações e fórmulas ganham outra dimensão e, nesta perspectiva, um músico que toque vários instrumentos tem outras armas, é o caso, o lado orgânico faz diferença, traz outras cores, outros ambientes.

Nesta estreia, podemos encontrar um lado quase cinematográfico ou uma viagem pouco evidente até aos anos 80, sem sairmos da pista, e podemos encontrar outros sítios, aliás, outros ambientes, é aí que está a mais-valia do lado orgânico, a de descobrir outros ambientes, mas esses ambientes são diferentes para cada par de ouvidos e sua sentença.

Longa vida a toda a música que nos alimenta a vontade de descobrir." (Rui Estevão)

“Roses Train EP” vai ser editado digitalmente, no dia 4 de Novembro, pela recém-criada You Plug Me Records.

www.facebook.com/antoniobastosmusic

LEMM PROJECT | "Cidadão do Mundo"


Lemm Project acaba de lançar com a revista Blitz de Novembro o novo EP "Cidadão do Mundo”. Gravado nos estúdios da EP Produções Musicais, em Sintra, reúne os quatro temas (o single de estreia AnoiteSer e 3 inéditos) que melhor espelham a mensagem lusófona deste trabalho, onde vozes de diferentes países de língua portuguesa se encontram, em cada música.

Os temas "Cidadão do Mundo", "Brinda a Lusofonia" e "Perdido da Noite" são assim apresentados pela primeira vez em registo de estúdio, acompanhados de "AnoiteSer", o single lançado há pouco mais de três meses, que continua a fazer sucesso - a caminho do meio milhão de visualizações no Youtube, entrada no Top 10 do Sapo Música, onde alcançou já o 1º lugar.

O projeto reflete o percurso de Eddie Lemm, personagem musical criada por Edgar Pinto, produtor com trabalhos realizados com alguns dos mais conceituados músicos nacionais e internacionais. Gravado, produzido e misturado também pelo próprio, é, além de um trabalho autobiográfico, uma partilha de experiências entre músicos lusófonos, através de uma fusão de ritmos modernos com diferentes sonoridades.

Lemm Project é resultado de diversos encontros musicais em português, gravados e produzidos, ao longo dos últimos dois anos, nos conceituados estúdios da EP Produções, produtora musical com presença no nosso país desde 2006. Portugal, Brasil, Angola, Goa, Guiné, Cabo Verde, Moçambique, Macau e São Tomé e Principe, sem esquecer Timor, juntam-se assim para brindar a Lusofonia.

GUILHERME ABREU & ALQUIMISTAS | "Para Voar"


Guilherme & Alquimistas lançam novo single "Para Voar", a título independente, com produção de Andres Malta.

Depois do primeiro disco, editado em 2011 "Às Vezes Somos Demais", o novo single, "Para Voar", caracterizado pela acutilância que Guilherme Abreu imprime às suas composições, surge como uma viragem, traduzindo as suas experiências como psicoterapeuta, as suas melodias e líricas transportam-nos para o seu universo pessoal pela mão dos seus Alquimistas.

A voz, guitarra acústica e guitarra eléctrica fica à responsabilidade do cantautor Guilherme Abreu, já a Alquimia fica representada por Higino Costa na guitarra eléctrica, no baixo eléctrico Aranha e Edys Silva na bateria e com a participação especial de Mic, Michael Ferreira na voz.

A ilustração do single ficou ao cargo do ilustrador, tatuador e grafiter Nuno Doc Costah, criador de uma mágica mundana muito própria consegue incutir o seu imaginário a cada uma das suas obras registando-as num palimpsesto de conceitos.

A realização do videoclipe ficou ao encargo de André Raposo, Eduardo Magalhães e Ricardo Toga.



www.facebook.com/GuilhermeAlquimistas

FILIPE PINTO | Best Portuguese Act dos MTV EMA 2013


Filipe Pinto é o grande vencedor do título de Best Portuguese Act dos MTV EMA 2013. O artista que conquistou maior número de votos dos fãs nacionais, sobe assim ao pódio da música portuguesa ao conquistar o maior prémio internacional dedicado aos músicos nacionais.

Ao longo das últimas 6 semanas, a MTV deu aos fãs de todo o mundo a possibilidade de votar online nos seus artistas locais favoritos, ajudando-os a garantir um lugar em representação da sua região na categoria Melhor Artista Global, cujo vencedor será revelado na cerimónia dos MTV EMA 2013, ao vivo a partir de Amesterdão, no próximo dia 10 de novembro, com transmissão em direto na MTV Portugal, a partir das 1900h.

A partir de agora, Filipe Pinto competirá com os restantes vencedores da Europa do Sul (Espanha, França, Itália e Grécia) pela oportunidade de ser um dos 10 artistas finalistas para a última fase de luta pelo título de Melhor Artista Global.

Até dia 31 de Outubro, os fãs de todo o mundo podem votar no seu artista favorito de cada região, em www.mtvema.com. Os 10 vencedores regionais serão anunciados no dia 1 de novembro e irão disputar o prémio final de Melhor Artista Global, a ser entregue na cerimónia dos “MTV EMA 2013”, em direto a partir do Ziggo Dome, em Amesterdão, no próximo dia 10 de novembro.

www.facebook.com/FilipePintOficial

27/10/2013

JOÃO SEILÁ | Discurso Direto


Hoje recebemos no Portugal Rebelde um "filho" da TV - João Seilá. O jovem músico  tornou-se conhecido do grande público através de um programa de televisão de revelação de talentos. Embora não tenha sido o vencedor, foi o finalista cuja notoriedade saiu mais reforçada. Após vários meses de trabalho, João Seilá editou no passado dia 14 de Outubro o seu primeiro álbum de originais: “Filhos da TV”.

Portugal Rebelde - Aos 21 anos, apresentas, “Filhos da TV” o teu disco de estreia, no qual és autor, compositor e produtor de todos temas. Este é o álbum que um dia “sonhaste” gravar?

João Seilá- Eu só há bem pouco tempo sonhei gravar um disco. A primeira vez que sonhei gravar um disco foi quando meti na cabeça que ia gravar o “Filhos da TV”. Portanto, tendo em conta as circunstâncias, acho que posso dizer que sim, este é o album que um dia sonhei gravar!

PR - “Filhos da TV”, conta a história de um rapaz que procura o seu lugar na música. Foi difícil o caminho para chegar até aqui?

João Seilá - Difícil é favor! Um dia em conversa com o Tony Carreira, ele disse-me que a parte difícil de lançar um disco era escrever boas músicas! Confiando nele e pensando que o pior seria isso mesmo (que na verdade para mim sempre achei uma tarefa fácil, bastante motivadora e interessante), lá me fiz ao caminho! Agora depois de tantas pedras no caminho, curvas arrasadoras e subidas a pique, fico com diversas dúvidas e não chego a conclusão nenhuma! Estava o Tony Carreira enganado? Ou isto não é mesmo pêra-doce?

PR - "Epifania" foi o single de avanço deste disco. É este o tema a melhor porta de entrada para descobrir este “Filhos da TV”?

João Seilá - Definitivamente que não! A melhor porta de entrada para conhecer o meu disco é sem dúvida a porta da Fnac, aquela com o detector de ladrões que faz pipipipipi!!

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este disco de estreia?

João Seilá - O melhor disco do mundo e de Portugal!

PR - Depois da edição deste disco, vamos ter oportunidade de ver e ouvir as canções de “Filhos da TV” em palco? Queres avançar com alguma data em especial?

João Seilá - É claro que sim! Alto e a bom som! Para já a primeira data que quero que se saiba é dia 5 de novembro no Hard Rock em Lisboa. Vou apresentar o meu disco e juntamente com a minha banda, vamos mostrar o nosso talento ou a ausência dele!

PR - Tornaste-te conhecido do grande público através de um programa de televisão de revelação de talentos. Este é um formato que voltarias a repetir?

João Seilá - Nunca se sabe, o Ídolos foi uma aventura estranhamente divertida, foi um campo de férias muito agradável.. se bem que estivemos sempre debaixo de grande pressão! Confesso que sou capaz de um dia ter saudades! Mas agora com o disco cá fora, não faz muito sentido de me atirar novamente a um programa de revelação de talentos.

ANA BACALHAU EM CONCERTO


Ana Bacalhau, a voz dos Deolinda vai enfrentar os palcos sozinha em três concertos agendados para Dezembro: no dia 12 canta na Casa da Música (Porto) e nos dias 19 e 20 atua no Teatro Municipal São Luíz (Lisboa). 

Num espetáculo intitulado 15, uma referência à idade com que começou a cantar e tocar guitarra, a cantora vai interpretar temas alheios. 

Entre as escolhas, estão nomes tão dispares como António Variações, Nina simone, Pearl Jam, Amália Rodrigues, Edith Piaf, Janis Joplin, Zeca afonso ou Elis regina, todos os artistas que tiveram um impacto profundo na cantora.

VÍDEOCLIP | "A Nossa Casa" - Amor Electro


"A Nossa Casa", é este o vífdeoclip/single de apresentação do novíssimo trabalho dos Amor Electro - "(R)evolução (Valentim de Carvalho, 2013)

Portugal continua a ser o elemento essencial do AND dos Amor Electro mas, desta vez, com eles e por eles, um Portugal mais irrequieto, mais tenso, vestido de alguma irreverência rock, refletido em grandes canções, entregues com uma alma que só os eleitos conseguem.

Depois de dois anos de concertos onde a banda teve uma grande envolvência com o público, nota-se claramente uma maturidade acrescida, nas canções, nos arranjos e na interpretação.

No próximo 29 de Outubro, a banda apresenta no Centro Cultural de Belém, em Lisboa o álbum "(R)evoluão.


EMMY CURL | Hard Club

26/10/2013

VÍDEOCLIP | "A Essência" - Ana Figueiredo


"Essência", é este o single/vídeoclip de apresentação do primeiro trabalho a solo de Ana Figueiredo,"A Esperança dos Loucos".

Ana Figueiredo faz parte da banda Homens da Luta desde 2010 e ex-membro dos Muri Muri, banda residente do programa “5 para a meia noite” na RTP1.

O EP encontra-se disponível para download legal e gratuito, AQUI.



GUTA NAKI | "Ainda Não Sei"

                                                                                              foto:Joana Areal

"Perto Como", o 2º disco dos Guta Naki chega em Janeiro de 2014. Até lá avançamos com "Ainda Não Sei" o single que apresenta o novo começo. "Dá para ser uma reflexão existencial ou monólogo interior de um astronauta, buraco negro há-de ter porta, e na volta, outro universo sente a nossa falta."

"Ainda Não Sei" está disponível para download gratuito e legal, AQUI.

OS POETAS | Agenda


Agenda:

01 de Novembro - Auditório da Academia de Música, Espinho

02 de Novembro - Teatro Municipal, Vila do Conde

07 de Novembro - Auditório do Conservatório de Música, Coimbra

www.facebook.com/OsPoetas.MusicaPoesia

SAMUEL ÚRIA | Teatro de Vila Real

INDIGNU | Vila Real

25/10/2013

CARLOS DO CARMO | "Fado é Amor"


Uma semana antes de chegar às lojas, "Fado é Amor", o novo disco de Carlos do Carmo, poderá ser ouvido na íntegra, em primeira mão, no music box.

A edição deste álbum coincide com o 50.º aniversário de carreira do fadista e foi neste ambiente que Carlos do Carmo reuniu para este disco os melhores intérpretes de fado da actualidade. 

Em "Fado É Amor" juntam-se a Carlos do Carmo nomes como Aldina Duarte, Ana Moura, Camané, Carminho, Cristina Branco, Mafalda Arnauth, Marco Rodrigues, Mariza, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro, sempre acompanhados pelo trio formado por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola de fado) e José Marino Freitas (baixo acústico).

A encerrar o disco, Carlos do Carmo junta-se à sua mãe, Lucília do Carmo, para um dueto póstumo no tema "Loucura", cuja gravação original da sua voz data de 1960.

"Fado é Amor" chega às lojas dia 4 de Novembro!

www.carlosdocarmo.com

ANTÓNIO ZAMBUJO | "Lisboa 22:38"


Depois de uma caminhada triunfal, em Dezembro de 2012, António Zambujo festejou o percurso emblemático de "Quinto" da melhor forma: com uma aplaudida estreia num dos mais importantes palcos nacionais, o Coliseu dos Recreios. "Lisboa 22:38" inscreve para a posteridade essa noite de consagração.

O novo registo vai estar disponível em dois formatos – CD e CD+DVD –, a partir de dia 18 de Novembro. Com edição da Universal Music Portugal, "Lisboa 22:38" já está em pré-venda no iTunes, onde é possível ouvir 90 segundos de cada uma das canções desta imensa festa em formato concerto. A pré-compra de "Lisboa 22:38" resulta no download, imediato, da canção "Readers Digest".

Elogiado no mundo inteiro, com apoiantes tão ilustres quanto Caetano Veloso ou Jô Soares, "Quinto" – que foi eleito pelo Portugal Rebelde o melhor álbum nacional de 2012 e que contou com rasgados aplausos do incontornável The New York Times – chegou à marca de Disco de Platina e foi o ponto de partida para o debute de António Zambujo no Coliseu dos Recreios.

Mas o concerto não se limitou ao mais recente disco do alentejano: acompanhado por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), José Miguel Conde (clarinetes), Ricardo Cruz (contrabaixo) e Jon Luz (cavaquinho), António Zambujo recordou vários momentos da sua carreira. Uma caminhada inolvidável, celebrada de forma ímpar e, agora, registada para sempre, em "Lisboa 22:38". 

HELDER MOUTINHO | Torres Novas


Helder Moutinho apresenta ao vivo no dia 16 de Novembro, no Teatro Virgínia, em Torres Novas, o seu mais recente álbum “1987”, título homónimo do seu quarto disco de fado, editado em janeiro de 2013.

Acompanhado por Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, Marco Oliveira na viola e Ciro Bertini no baixo, Helder Moutinho interpreta neste espetáculo quatro histórias, escritas por quatro poetas: João Monge, José Fialho, Pedro Campos e pelo próprio que, assina ainda duas das composições, com destaque para o single de apresentação “Venho de um tempo”.

www.facebook.com/pages/Helder-Moutinho-Official/292133054160557

FOLKMUS | Águeda


Na próxima sexta 1 Novembro, pelas 22.30h, o Espaço d’Orfeu recebe o especial concerto da Orquestra Europeia FolkMus que, a par de músicos da Estónia, Itália, Grécia e Espanha, integra também 3 portugueses: Sara Vidal, João Pratas e Manuel Maio. 

A d'Orfeu integra este projecto europeu, uma orquestra transnacional de inspiração folk apoiada pela União Europeia, que teve o seu primeiro encontro em Julho passado na Estónia e chega agora a Portugal.

No concerto a que Águeda pode assistir na próxima sexta-feira à noite, a tenda do Espaço d’Orfeu vai encher-se com o lado festivo das tradições, um caldeirão de culturas, a energia de uma folk vibrante.

Os músicos cruzam as suas melodias mais genuínas e representativas, revitalizando a memória e os instrumentos tradicionais para os tempos actuais, em forma de orquestra multicultural de fusão.

A comitiva FolkMus, nesta etapa em Portugal, chega a Águeda no início da semana e desdobra-se em formação, ensaios e gravações, uma vez que além do concerto da próxima sexta-feira, o projecto inclui ainda o envolvimento com a comunidade artística local e uma edição discográfica. 

A d’Orfeu assume a representação portuguesa nesta iniciativa, juntamente com os parceiros Zètema Progetto Cultura e Archivio Aurunco (Itália), Centro de Música Tradicional da Estónia (Estónia), Departamento Social de Cyclades (Grécia) e Fira Mediterrània de Manresa (Espanha).

Até Abril de 2015, a Orquestra FolkMus, depois de se ter estreado na Estónia e passado agora em Portugal, apresentar-se-á ainda em festivais e centros culturais na Grécia, Itália e Espanha. 

O projecto FolkMus reúne jovens músicos emergentes de cada país, que numa sequência de residências artísticas em cada país trabalham musicalmente sobre as diversas tradições que compõem a matriz europeia, partilhando a paixão pelas músicas étnicas.

O concerto da Orquestra FolkMus em Águeda está integrado no 17º OuTonalidades - circuito português de música ao vivo, sendo esta a última noite da breve série de concertos na casa-mãe – o Espaço d’Orfeu -, embora o circuito prossiga, por todo o país, até 19 de Dezembro. 

Todo o programa da 17ª edição do OuTonalidades, semana a semana, pode ser consultado em http://www.dorfeu.pt/outonalidades, onde é possível aceder à apresentação detalhada de todos os grupos e espaços do circuito.

JOSÉ AFONSO: UMA VONTADE DE MÚSICA | Concerto-Colóquio

24/10/2013

SAMUEL ÚRIA | "Chamar a Música"


Foi hoje divulgado um dos temas com que Samuel Úria contribuiu para a segunda edição do disco “Voz & Guitarra” – “Chamar a Música” - um tema escrito por Rosa Lobato Faria com música de João Oliveira interpretado originalmente por Sara Tavares no Festival da Eurovisão de 1994. A participação de Samuel Úria no “Voz & Guitarra 2” inclui ainda o tema original “Para Ninguém”.

Entretanto, o “trovador de patilhas” prossegue as suas apresentações ao vivo, destacando-se na agenda das próximas semanas, o concerto a decorrer no dia 4 de Novembro, no Cinema São Jorge, no âmbito do Festival Misty e para o qual preparou um set especial, distinto do habitualmente praticado em que a electrónica terá um papel preponderante. 

A noite de dia 4 contará ainda com um concerto dos regressados Cindy Kat com os quais Samuel colaborou recentemente.

Até lá, a Casa das Artes em Arcos de Valdevez receberá “O Grande Medo do Pequeno Mundo”, no dia 2 de Novembro, para uma apresentação a solo que se espera especial e única.

Já amanhã, dia 25, Samuel Úria atuará na Aula Magna de Lisboa em conjunto com a The West Symphony Orchestra no âmbito da gala de entrega de prémios do Portugal Festival Awards.



www.facebook.com/samu3luria

VÍDEOCLIP | "Musiquinha" - Deolinda


"Musiquinha", é este o novíssimo vídeoclip/single para o álbum "Mundo Pequenino" dos Deolinda.



www.deolinda.com.pt

GAITEIROS DE LISBOA E DEOLINDA JUNTOS NO MISTY FEST


Na noite de 6 de Novembro é bem provável que o público que se dirija ao cinema São Jorge, em Lisboa, assista a um dos mais originais concertos de música portuguesa do ano.

 Em palco, estarão os Deolinda e os Gaiteiros de Lisboa, não para actuações separadas ou sequer para uma colaboração pontual, mas para uma celebração conjunta da música de duas das mais respeitadas e aplaudidas unidades criativas da música popular portuguesa dos últimos anos.

"Desde o primeiro encontro entre os dois grupos, logo ressaltou a ideia de criar uma banda conjunta", conta Rui Vaz dos Gaiteiros de Lisboa. "Na verdade", prossegue, "desde a participação da Ana Bacalhau no nosso último disco e mesmo bastante antes, os dois grupos já estavam ligados por relações de amizade e apreço mútuo que nos faziam ansiar por este encontro". 

Na opinião do membro dos Gaiteiros de Lisboa há várias coisas que unem os dois grupos, nomeadamente uma assumida paixão pela raiz portuguesa, um nítido sentido de humor e a capacidade de investir em novas formas de impacto em espectáculo sem para isso precisarem de constantemente recorrer a instrumentos eléctricos.

"Admiramos os Gaiteiros há muito", refere José Pedro Leitão dos Deolinda. "A Ana já tinha cantado no último disco deles pelo que as ligações eram fortes". E o método encontrado para estruturar este espectáculo foi ele mesmo muito original, como explica o músico dos Deolinda: cada uma das bandas escolheu 10 músicas do reportório da outra banda. "E depois começámos a trabalhar os arranjos, misturando ao máximo as bandas e os reportórios. Os arranjos", afirma ainda José Pedro, "estão muito avançados".

De facto, do encontro de dois grupos tão importantes, apesar de muito diversos em termos de percurso, só pode resultar algo de original. Tanto os Gaiteiros de Lisboa como os Deolinda são grupos de sucesso, embora em escalas diferentes, e ambos possuem um trabalho que tem merecido os mais rasgados elogios da crítica.

"Após uma primeira conversa, começaram a surgir ideias de ambos os grupos que conseguiram surpreender tanto os Gaiteiros como os Deolinda. 

Quando os ensaios começaram em Setembro assistiu-se a um boom de criatividade que levou a uma produção de 12 temas em conjunto (num total de 20) + 1 tema que cada grupo irá fazer do outro. O espectáculo ficará completo com com dois blocos a solo em que cada grupo interpretará três canções", revela Rui Vaz.

"Em termos musicais, parece-nos que os temas de Gaiteiros irão ganhar a voz da Ana, as inesperadas guitarras do Luís e do Pedro e o reforço da componente rítmica pelo contrabaixo do Zé Pedro, que ameaça fazer uma incursão pelos estranhos instrumentos dos Gaiteiros. 

Deolinda irá ganhar com os instrumentos de sopro, as harmonias vocais reforçadas em algumas canções e o reforço das percussões já de si enfatizadas no último trabalho, pela mão do Sérgio Nascimento", adianta ainda o músico dos Gaiteiros, fazendo uma previsão do que o público poderá testemunhar.

São duas bandas que se encontram no palco do São Jorge, mas também dois públicos que terão nessa noite mais uma oportunidade de descoberta.

Gaiteiros de Lisboa e Deolinda juntos no Misty Fest: a melhor música nas melhores salas!

+ Info:

www.facebook.com/MistyFest

SOPHIA | "Amor à Segunda Vista"


Agenda:

02 de Novembro - Fnac Santa Catarina, 18.00h

02 de Novembro - Fnac GaiaShopping, 22.00h

09 de Novembro - Fnac Colombo, 22.00h

www.facebook.com/sophia2009oficial

23/10/2013

VÍDEOCLIP | “Santo António Travesti” - Colibri


Depois de integrarem os Novos Talentos Fnac 2013, a dupla estreia agora o novo tema "Santo António Travesti". O tema está disponível   para download gratuito e legal, AQUI.



www.facebook.com/COLIBRI.pt

VÍDEOCCLIP | “Bandidos do Cais” - Armada


A estreia em disco da banda de rock n'roll Armada tem vindo a ser antecipada desde Janeiro, através do lançamento do single "Sinceramente" e vários concertos pelo país.

É agora altura de mostrar o single "Bandidos do Cais". O vídeo foi filmado no bairro do Cais do Sodré num concerto lotado em Março passado. As filmagens de base foram captadas pelo Ricardo Oliveira, que assume a realização do vídeo, pelo Manuel Pureza e pelo Telmo Vicente.

A ideia para as imagens complementares foi desafiar o público a filmar o concerto com os seus telefones e depois a enviar o resultado. 

A forma do vídeo e a produção musical da canção foram sendo criados paralelamente, sempre negociados entre o Ricardo Oliveira e a banda. Resultou num exercício criativo de fusão da estética do vídeo com a ambiência da música.

A música foi gravada por Pedro da Rosa, Tiago Martins e Hugo Valverde na casa da Madragoa e no estúdio Fisga.



www.facebook.com/armadadelisboa

PUNKSINATRA | Agenda


Agenda:

02 de Novembro - Almada, Cine Incrível

15 de Novembro - Fnac Almada

23 de Novembro - Fnac Cascais

30 de Novembro - Lisboa, Caixa Económica Operária

www.facebook.com/punksinatra.rock?fref=ts

CARTAZ | Concerto

22/10/2013

MAZGANI | “Endless Night”


Meio ano após a edição de “Common Ground”, Mazgani dá a conhecer um tema inédito, o único que ficou de fora do terceiro disco do cantautor.

“Endless Night” foi composto ao mesmo tempo que os restantes temas que fazem parte do mais recente álbum de Mazgani e contou, igualmente, com produção de John Parish (PJ Harvey) e Mick Harvey (Nick Cave & The Bad Seeds).

A canção está disponível para download gratuito até ao próximo dia 25, AQUI.

https://www.facebook.com/mazgani

A CEPA TORTA | “Amor e outras Maleitas”


A Cogwheel Records acaba de disponibilizar o primeiro LP dos A cepa torta, intitulado "Amor e outras maleitas".

"Amor e outras maleitas" é o primeiro trabalho discográfico de uma banda que escolheu o seu nome com o propósito de frisar a "má rês", o fruto podre, o estado caduco, a má origem.

"A Cepa Torta é o estado laxista em que cais, principalmente se fizeres parte duma geração destinada ao sucesso, mas condenado a coisa nenhuma". "Amor e outras maleitas" composto por 9 temas originais, reflecte essa mesma temática.

"Amor e outras maleitas" foi gravado, misturado e masterizado por Duarte Feliciano nos iSoundStudios em Coimbra e produzido pela própria banda. 

O LP encontra-se já disponível para aquisição em formato físico, digital e audição em streaming em serviços como o spotify, itunes, bem como nas moradas http://cogwheelrecords.bandcamp.com/album/amor-e-outras-maleitas e http://www.youtube.com/playlist?list=PLce6c-5fqcrbk52gIyIa9VzxTX5M_0a5L.

Encontra-se já disponível para download gratuito o primeiro single, intitulado “Febre”, deste LP na morada http://cogwheelrecords.bandcamp.com/track/febre.
/>