31/01/2014

BLASTED MECHANISM | "Live!"


Os Blasted Mechanism lançam hoje com a Blitz o primeiro álbum ao vivo de uma carreira de 20 anos.

"Live!" , que recebe gratuitamente com a Blitz de fevereiro, regista alguns dos maiores sucessos da banda portuguesa sobre o palco, com gravações do Funchal até Bragança e passagem pelo Optimus Alive. Trata-se de um balanço de carreira da banda no seu habitat natural: o palco.

Aqui fica o alinhamento do CD, comentado faixa a faixa por Valdjiu, membro fundador da banda:

01. Blasted Generation
  
"It's the love revolution" é a melhor definição deste tema. Tem a ver com o movimento Occupy, que há uns tempos atrás foi veículo de uma expressão da consciência coletiva. Quase que se chegava a algum lado. Surtiu alguns efeitos mas precisamos de mais, de injetar ainda mais energia positiva na sociedade, para acordarmos todos suavemente para a vida - que é sempre algo de maravilhoso"

02. Blasted Empire

"As palavras "Blasted Empire" são icónicas. Há uma parte em que a música vai abaixo e o público canta-as com fervor. Esta canção tem bastantes coisas por trás, uma delas é a construção da tribo. Brincamos um bocado com o império estourado, explodido. Há uma viagem a Marrocos, para gravar o videoclip, que ficou na história das nossas vidas"

03. Surrender

"Esta é uma canção onde o cavaleiro depõe a espada e compreende que não é através da força que conseguirá chegar a algum lado. Vai fazê-lo através do amor. Rende-se a essa consciência e, no fundo, acaba por expandir essa consciência"

04. Destiny? Play and See

"Representa a entrada do Guitshu [Pedro Lousada, ex-vocalista dos Zedisaneolight, substituto de Karkov] nos Blasted. É o dia em que o Guitshu vem fazer uma audição para vocalista da banda e nos surpreende imediatamente. Fizemos logo este tema com ele, imensamente gratos à sintonia que se gerou entre os Blasted e um membro novo. Foi editado também como forma de agradecimento"

05. Puxa Para Cima

"Ficou marcado por uma viagem que fizemos a Lisboa, todos juntos, ao lado do Jel, dos Homens da Luta, para uma manifestação que ficou para a história [a manifestação conhecida por "Geração À Rasca", ocorrida a 12 de março de 2011]. Há um vídeo que documenta [o nosso envolvimento]. É um tema que incita à necessária saída do buraco em que nos meteram, no sentido de encontrarmos, juntos, novas soluções. Comporta alguma revolta, mas também muito otimismo. Há uma revolução que urge fazer-se e cumprir"

06. Battle Of Tribes

"Vou dizer uma coisa só: "no fear"".

07. Atom Bride Theme (Remix)

"É o tema matriz dos Blasted Mechanism. É o tema que criou uma originalidade quando nasce que dá depois uma tónica muito importante na composição estética dos Blasted. É o único tema que emergiu do EP que fizemos em edição de autor [em 1996] que ainda resta. É um dos picos do concerto. Na altura em que surgiu foi muito curioso ver a reação das pessoas a ver um tipo a cantar com um tubo"

08. Mystical Power

"O melhor que se pode dizer sobre "Mystical Power" é sublinhar o título do tema. Está relacionado com o lado de ritual e de magia no qual gostamos de participar. É o vincar de uma relação entre o público e os Blasted, o local, a música e o som. Toda uma conjuntura que faz com haja um misticismo à volta da música e da vida. É cada vez mais na simplicidade que se encontram as forças mágicas e místicas"

09. Hello, Here Is The System

"Tem muito a ver com deixarmos de nos queixarmos e exteriorizarmos responsabilidade. É um apelo à responsabilização de cada um no sentido de fazermos uma sociedade nova sem fazermos o outsourcing da culpa"

10. Under the Sun

"É uma contemplação ao facto de estarmos todos debaixo do mesmo sol e da mesma lei, a da lei da natureza. A lei da natureza é a lei da verdade, a maior. Problemas como o que está a acontecer em Fukushima - praticamente não se fala disso - tocam a todos: à formiga, ao ser humano, a todos os seres. É uma chamada de atenção"

11. Start to Move

"O Guitshu diz bem [na letra]: "open the book". Há que abrirmos o nosso livro e permitirmos àquilo que nos rodeia uma leitura transparente. Urge fazer essa leitura transparente do ser humano"

12. Karkov (Nadabrovitchka Mix)

"É o tema onde o palco salta porque o público está a saltar tanto que faz com a que as estruturas estremeçam. É uma canção que leva as pessoas a sentirem-se povo. Somos parte de um povo, de uma cultura, de uma tradição, de uma tribo. A canção incute um elemento de festa e a remistura dá-lhe o lado popular. O tema original era lento demais, por isso recorremos sempre à remistura. Vai ficar impressa na memória das pessoas durante muito tempo"

www.facebook.com/b.mechanism

VÍDEOCLIP | "Instrospecção (feat. Manuela Azevedo)" - Sensi


Chama-se "Introspecção" e é o novíssimo vídeoclip de Sensi. A ideia do tema partiu de um instrumental de DJ Amp, produzido, posteriormente, por Sensi em estúdio.

O original fala de como é difícil, nos dias que correm, encontrarmos rostos felizes. Isto serviu de inspiração ao produtor português na produção de uma letra que abordasse a influência da crise na sociedade.

Sensi também escreveu a letra, interpretada por ele próprio e Manuela Azevedo. Esta letra é baseada na personalidade contagiante da artista dos Clã em palco. Frankie Chavez foi convidado para gravar o instrumental de guitarra deste tema.



www.facebook.com/sensimusica

ANA MOURA E ANTÓNIO ZAMBUJO JUNTOS NOS COLISEUS DE LISBOA E PORTO


Depois do avassalador sucesso da apresentação em Outubro no CCB, Ana Moura e António Zambujo vêem-se agradavelmente forçados a fazer novamente espectáculos em conjunto.

No dia 19 de Março, a dupla sobe ao palco do Coliseu dos Recreios em Lisboa, viajando depois para o Porto, onde se apresentam dia 21 do mesmo mês, também no Coliseu.

Este espectáculo nasceu de um convite do Museu do Fado no início de 2013, no âmbito das comemorações da elevação do Fado a Património Imaterial da Humanidade. A reacção do público foi de tal forma estrondosa, que o CCB ficou esgotado com muitos meses de antecedência.

Os apelos insistentes dos fãs de ambos para que o concerto fosse reposto surtiram efeito, sendo esta a oportunidade única para ver juntos e ao vivo os dois artistas nacionais de maior sucesso do último ano.

MLER IFE DADA | Lisboa

AS CANÇÕES D´A NAIFA | Tour 2014


30/01/2014

DEAD COMBO | "A Bunch Of Meninos"


Depois de um 2013 inesquecível, marcado pelas comemorações de uma década de carreira, os Dead Combo estão de volta aos álbuns: "A Bunch of Meninos" vai ser editado, pela Universal Portugal, no dia 10 de Março. 

Para apresentar o novo registo, a dupla de Tó Trips e Pedro Gonçalves faz as malas e parte para uma digressão nacional, que arranca no dia 8 de Março, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e que se estenderá até ao próximo mês de Junho. 

Com passagem garantida pelos principais teatros portugueses, este périplo dos Dead Combo terá como momento especial o concerto de 21 de Março, onde, em formato intimista e para uma plateia com lotação limitada, a dupla irá, literalmente, ocupar o palco do Coliseu dos Recreios, uma das mais emblemáticas salas do país.

Composto por 13 novas canções, assinadas integralmente por Tó Trips e Pedro Gonçalves, "A Bunch of Meninos" foi gravado em Setembro de 2013, nos Atlantic Blue Studios. Produzido por Hélder Nelson e pelos Dead Combo, o álbum conta com as participações especiais de Alexandre Frazão (bateria e percussão) e António Sérginho (percussão). 

"A Bunch of Meninos" é a narração de uma aventura de perseguição e sobrevivência, misto de dura realidade e estranho sonho, passado numa qualquer cidade sinuosa e cinzenta, como fica demonstrado no texto de Pedro Gonçalves que acompanha o disco: «Saíram pela porta das traseiras, no meio do espesso nevoeiro que se tinha colado à pele da cidade. 

A já ténue luz das ruas transformara-se em fantasmas que desapareciam. Eu fiquei sentada na poltrona cor de sangue, apontando o revólver àquela cambada de meninos. Eram seis, mal encarados, bem vestidos, mal cheirosos, lacaios como sempre. Enquanto eles os dois corriam pelas ruas em direcção ao infinito, eu mantinha-os à distância de uma bala. 

Depois entrou o de bigode, o mexicano do casaco de pele de coelho. Foi quando partiram os seis em busca deles. “Tus amigos…. Esos que se hacen llamar músicos, están muertos!” – disse. Ri-me. Levantei-me e saí. 

Dias mais tarde, encontrámo-nos num hotel distante e celebrámos termos escapado vivos daquele buraco em que se tinha transformado a cidade. “A Bunch of Meninos”, gritávamos, enquanto esvaziávamos mais uma garrafa. Quando acordei, com o sol a rasgar o branco das cortinas, estava só, mais uma vez…»

Donos de um percurso de sucesso único, o quinto álbum de originais dos Dead Combo, que sucede ao aclamado «Lisboa Mulata», de 2011, promete levar esta jornada a outro patamar.

Estes são os primeiros espectáculos confirmados na digressão nacional dos Dead Combo:

08 de Março - Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)

14 de Março - Fórum Municipal Luísa Todi (Setúbal)

15 de Março - Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha

21 de Março - Coliseu de Lisboa

22 de Março - Teatro Aveirense (Aveiro)

29 de Março - Escola de Artes e Ofícios (Ovar)

03 de Abril - Oficina Municipal de Teatro (Coimbra)

05 Abril - Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre

10 de Maio - Teatro Faialense (Horta / Açores)

17 de Maio - Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro)

22 de Maio - Teatro Garcia de Resende (Évora)

23 de Maio - Teatro Municipal de Faro

05 de Junho - Teatro José Lúcio da Silva (Leiria)

07 de Junho - Theatro Circo (Braga)



www.facebook.com/deadcombo

PEDRO ABRUNHOSA | "Contramão" é Disco de Platina


Menos de dois meses depois de ser editado, "Contramão", o mais recente disco de Pedro Abrunhosa atingiu a marca de Platina. 

Este é o 7.º álbum de estúdio de Pedro Abrunhosa e foi co-produzido pelo próprio e por João Bessa, o engenheiro de som com quem já tinha trabalhado no anterior registo, "Longe".

Abrunhosa encontra-se actualmente em digressão pelo País, com concertos esgotados em todas as cidades que visita. Depois de Albergaria-a-Velha, Leiria e S. João da Madeira, a digressão de "Contramão" chega amanhã a Faro e no sábado a Portimão.



www.abrunhosa.com

BALLA | "O Mal"


Os Balla acabaram de editar o EP digital “O Mal”. O EP, que está já disponível no MEO Music Box desde a passada segunda-feira, conta com dois temas originais e uma versão.

Para além do single “O Mal”, pode-se encontrar neste EP “Canção de Outono” (já em rotação nas rádios nacionais) e “I’m waiting for the man (um tema de homenagem a Lou Reed).



www.facebook.com/ballamusic

FILHO DA MÃE EM CONCERTO

PLAZA | "All Together"

29/01/2014

VÍDEOCLIP | "Balada Astral" - Miguel Araújo


Chama-se "Balada Astral" (feat. Inês Viterbo) e é a primeira amostra do novíssimo trabalho de Miguel Araújo, "Crónicas da Cidade Grande". O disco tem edição agendada para o mês de Abril.



www.facebook.com/miguelaraujojorge

RUI VELOSO TRIO | Coliseus do Porto e Lisboa


Depois do grande êxito da apresentação no C.C. Olga Cadaval, em Sintra, Rui Veloso apresenta o seu espectáculo em trio nos Coliseus do Porto e Lisboa, nos dias 28 e 29 de Março respectivamente.

Na companhia dos músicos Alexandre Manaia e Berg, Rui Veloso apresenta, num formato intimista e de grande cumplicidade entre músicos e público, os seus grandes êxitos e outros temas que há muito não sobem a palco. Tudo grandes canções, até porque só as grandes canções resistem a tal "nudez".

www.facebook.com/rui.veloso.oficial

VÍDEOCLIP | "Sonhos" - Xeg


“Sonhos” é o single de avanço do quarto álbum de originais de Xeg, "Visão Clara". Um dos mais carismáticos rappers nacionais, Xeg reúne a admiração dos seus pares, embora o seu reconhecimento nunca tenha transcendido o universo do Hip Hop underground.

“Visão Clara”, o seu novo longa-duração, com edição prevista para Fevereiro, tem tudo para o levar mais longe. É de maturidade que estamos a falar, tanto a nível lírico como instrumental, traduzida num disco carregado de grandes temas e de uma consistência invulgar.

“Sonhos”, que conta com a colaboração de David Cruz, é apenas um exemplo da extrema qualidade dum disco que promete pôr Xeg, duma vez por todas, no mapa do melhor Hip Hop produzido em Portugal.



www.facebook.com/hhxeg

BOCA DOCE | “Rock N’Roll do Bigode”


Os Boca Doce, em actividade desde 2009, são uma banda de versões de música portuguesa, ao estilo rock / punk-rock californiano. 

Para o disco de estreia - “Rock n’roll do Bigode” (RagingPlanet) - a banda trabalhou algumas das mais emblemáticas músicas portuguesas, de artistas como Madalena Iglésias, Carlos Paião, Marco Paulo, Rui Veloso, José Cid e António Variações.

O disco foi gravado e misturado por Miguel Marques (Generator Studios) e contou com os convidados Moisés Fernandes (Trompete) e Gonçalo Prazeres ( Saxofone Tenor e Barítono).

O single de apresentação deste disco é o incontornável “Conquistador”, dos Da Vinci, com honras de videoclip. 

De arranjos musicais ousados e sentido de humor apurado, a banda empresta aos temas uma nova vida e faz a festa em palco, onde são exímios mestres de cerimónia. 

Músicos experientes, actuais ou antigos membros de bandas de referência como os Primitive Reason, Peste e Sida, Aside, Fiona at Forty e We are the Dammed, os Boca Doce nunca esquecem os bigodes farfalhudos em casa e as subidas a palco são sempre suadas. 

A Tour do Bigode começou em 2013 com várias apresentações a norte e sul do país. Passou pelo palco do Avante e agora promete continuar, de porto em porto, sempre em festa.

Os Doca Doce são: 

Capitão Solidão (David Arroz) - voz |

 Zé Jardas (Zé Pedro) - baixo 

Acácio Batina (Hugo Pardal) - bateria 

Manel Moscatel (Ricardo Barriga) - guitarra

Tó Leão (Luís Frade) - guitarra



www.facebook.com/bocadocebanda

TARA PERDIDA EM CONCERTO

TAPE JUNK | Agenda

28/01/2014

XUTOS & PONTAPÉS | "Puro"


Depois de ter sido recebido com um entusiasmo impar por parte da crítica especializada, "Puro" é agora reconhecido pelo grande público, ao atingir o primeiro lugar do nosso Top na primeira semana de vendas.

O tão aguardado regresso dos Xutos & Pontapés, a provar que continuam a ser uma grande banda, e que 35 anos depois o Rock português continua a dar cartas.



www.xutos.pt

MARIA DE MEDEIROS | "Pássaros Eternos"


«Aos contemplativos, dedico estes momentos musicais, muito diversos en­tre si, breves olhares à nossa quotidiana e misteriosa realidade» (Maria de Medeiros)

O novo álbum de Maria de Medeiros, intitulado "Pássaros Eternos", vai ser editado, em Portugal, no dia 24 de Fevereiro. No seu terceiro disco, a actriz, cineasta, cantora e um dos mais importantes nomes da cultura portuguesa, reconhecida em todo o mundo, revela uma nova paixão – a maioria de "Pássaros Eternos" foi composta por Maria de Medeiros.

Ao longo de 10 canções, "Pássaros Eternos" desenha um retrato apaixonante da realidade contemporânea, espraiando-se por canções de amor e olhares femininos mas também por reflexões sociais e homenagens a obras alheias. 

Mas não é uma viagem feita a só: em "Aos Nossos Filhos", honram-se os lutadores pela liberdade, nas palavras de Vítor Martins e música de Ivan Lins; o italiano «Mila Bacci» marca o reencontro de Maria com The Legendary Tigerman, abraço repetido em "Shadow Girl", que conta com a assinatura dos dois portugueses; já "Por Delicadeza" revela Maria de Medeiros a musicar as palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen que, por sua vez, homenageiam Rimbaud.

Do samba aos blues, do jazz ao flamenco, da bossa nova a um «sui generis» fado, as imagens vão passando, brilhantes, à medida que "Pássaros Eternos" se desvenda. Cada uma das canções do álbum tem, ainda, associada uma ilustração, assinada por diversos autores. 

Com a sua arte, o espanhol Javier Mariscal, a iraniana Marjane Satrapi, o mexicano Carlos Torres, o francês Joan Sfar ou o português Pedro Proença tornaram, assim, "Pássaros Eternos" um documento ainda mais valioso.

Além do álbum, Maria de Medeiros apresentou, também em 2013, o seu novo filme, o documentário «Repare Bem», onde narra uma história de sobrevivência, vivida por três gerações de mulheres, que lutam por uma realidade mais justa, entre o Brasil, o Chile, a Itália e a Holanda.

"Pássaros Eternos", o terceiro álbum de Maria de Medeiros e sucessor de "A Little More Blue" e "Penínsulas & Continentes", vai ser editado, pela Universal Portugal, no dia 24 de Fevereiro.

www.facebook.com/pages/Maria-de-Medeiros-Oficial/125894160793265

YOU CAN´T WIN CHARLIE BROWN | Guimarães


“Diffraction / Refraction” é o mais recente disco dos You Can’t Win, Charlie Brown. Depois do sucesso da apresentação em Lisboa, no CCB, é a vez de Guimarães conhecer, ao vivo, o novíssimo álbum dos You Can’t Win, Charlie Brown, atuação que terá como palco a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães. O concerto é já este sábado (01 de fevereiro) e tem início marcado para as 22.00h.

www.facebook.com/Youcantwincharliebrown

RON WALKER & THE BLUE QUARTER | "Giant"


Ron Walker & the Blue Quarter, é um projecto com base em Portugal e Reino Unido. “Giant” é o seu primeiro álbum, reúne amigos músicos e de outras áreas artísticas como a fotografia, pintura, representação e produção de vídeo.

O universo deste trabalho foi desenhado no verão de 2012. Durante este período, melodias, acordes e ritmos que nasceram de uma velha guitarra fender telecaster de 1974 encontraram as palavras certas e foi desta forma que as canções nasceram.

O material de apresentação está disponível nas plataformas ITunes, Spotify e Soundcloud, bem como na página do facebook.



www.facebook.com/ronwalkerblue

FESTIVAL DE INVERNO | Santiago Alquimista

27/01/2014

DAVID FONSECA | “It Means I Love You”


“It Means I Love You”, o 5.º single retirado do último disco de David Fonseca “Seasons - Rising : Falling”, foi o tema escolhido pela Worten para a campanha institucional da marca durante o ano 2014. A canção chega agora às rádios, sendo acompanhada por um lyric vídeo. “It Means I Love You” está disponível para download no itunes e em todas as plataformas digitais.

No dia 8 de Fevereiro, David Fonseca estará de volta a Madrid para um concerto numa das salas mais emblemáticas da capital espanhola - a Sala Penélope.

Este será um reencontro com os fãs madrilenos depois de em Abril passado ter apresentado "Seasons - Rising : Falling" numa curta digressão por Espanha. No final de 2012, David Fonseca foi um dos artistas convidados do Festival BIME, realizado em Bilbao, um dos mais importantes festivais locais.

VÍDEOCLIP | "Respirar" - Macaco Egoísta


2014 começa com o levantar do véudo que será o álbum de estreia da banda nortenha Macaco Egoísta.

Carlos Raposo, Nuno Coelho e Rémi Kesteman - voz e guitarra, piano e violoncelo, respectivamente - são os três músicos que nos convidam a acompanhá-los no seu primeiro sopro de vida, agora em vídeo, a acompanhá-los na viagem que tem tanto de introspectivo como de efusivo ao tema "Respirar".

Com formação clássica, os Macaco Egoísta mostram assim o seu apelo por outros universos musicais apresentando composições que trespassam os limites da catalogação de estilo sendo o encontro entre os mesmos a sua assinatura.

Pop com arranjos clássicos. Clássica com estrutura Pop. É nesta indefinição que reside todo o encantamento das músicas deste Macaco Egoísta.

Enquanto não chega o primeiro longa duração, previsto para 2014, os Macaco Egoísta apresentam-se pela primeira vez ao vivo, no próximo dia 7 de Fevereiro no Armazém do Chá, no Porto, pelas 23.00h.

Agora é tempo de contemplar, tempo do vídeo de "Respirar"!



www.facebook.com/MacacoEgoista

SÉRGIO GODINHO | Abril Rima com Liberdade


Liberdade” é de todas as palavras e conceitos que uso na minha vida, e por arrasto nas canções, a que mais acarinho e que mais defendo, aquela que dá ao norte a sua bússola.” (Sérgio Godinho)

Ao longo de três dias, Sérgio Godinho revê, através do seu repertório, os quarenta anos do Portugal democrático. Desde a música empenhada, bandeira de causas e consciência social, ao diário íntimo e plural, uma visão de nós próprios a partir do trabalho de um dos mais importantes criadores de imaginário destas últimas quatro décadas.

Serão três concertos especiais, sempre às 21.30h, na sala principal do Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, em que as “liberdades” que desde sempre povoam a obra de Sérgio Godinho, definirão o corpo principal do repertório dos concertos. Para além das canções, “caríssimas” companheiras de Sérgio Godinho, contará com a presença de convidados especiais a anunciar oportunamente.

Em complemento, às apresentações na Sala Principal, Sérgio Godinho é ainda curador dos finais de noite no Jardim de Inverno do São Luiz e para os quais convidará três nomes emergentes do panorama nacional. A ligar estas apresentações, a (re)interpretação de “Liberdade”, tema composto exactamente em 1974 e publicado originalmente em “À Queima Roupa”.

O espectáculo “Liberdade” percorrerá ainda nos meses de Abril e Maio alguns teatros nacionais. Sérgio Godinho editou no final do ano passado "Caríssimas Canções", o CD ao vivo que resultou dos concertos que o artista deu com o mesmo nome, baseados no livro de crónicas “Caríssimas 40 Canções – Sérgio Godinho & As Canções dos Outros”. Aqui, Godinho, acompanhado por Nuno Rafael, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, interpretou músicas de intérpretes, compositores e autores que o marcaram no seu percurso artístico.

Canções de Bob Dylan, Serge Gainsbourg, Jim Morrison, Caetano Veloso, Ray Davies, Chico Buarque, The Rolling Stones, The Beatles, Violeta Parra ou Zeca Afonso tomam agora novos contornos, numa experiência surpreendente.

wwww.myspace.com/sergiogodinhooficial

TV RURAL | "Barba"


"Barba" - disponível em pré-escuta a partir de hoje em tvrural.bandcamp.com - é o nome do mais recente trabalho dos TV Rural, composto por cinco músicas gravadas fora do ambiente de estúdio.

Acompanhado por um filme-concerto, baseado num espectáculo intimista oferecido a amigos e familiares nesse mesmo local, o disco, cuja edição física tem o selo da Azáfama, chegará às lojas, físicas e online, a 11 de Fevereiro, data em que o filme-concerto já estará, igualmente, disponível, nas páginas da banda. A festa de lançamento será no Sábado, 15 de Fevereiro, no Musicbox, em Lisboa.

ARDINA | Teatro Vírginia

26/01/2014

VÍDEOCLIP | "Lisboa" - Tara Perdida


A digressão nacional de 2014 dos Tara Perdida arranca a 14 de Março no Paradise Garage (Lisboa). Depois da tão aclamada participação no palco EDP do festival “Super Bock Super Rock”, dos habituais concertos de Verão, actuação nas Festas da Praia, na Ilha Terceira, Açores e festas académicas, a banda levará o novo álbum “O Dono do Mundo” a várias cidades, num espectáculo enérgico e contagiante.

Em antecipação deste concerto, foi lançado o vídeo do tema “Lisboa”, que conta com a parceria de Tim, emblemático vocalista dos Xutos & Pontapés, e Rui Almeida, pianista e parceiro de longa data de João Pedro Pais, foi realizado por Leandro Ferrão. “Lisboa” é uma refrescante canção no estilo punk-rock a que os Tara Perdida se têm sempre mantido fiéis

“Dono do Mundo” é o sexto trabalho de estúdio na discografia do grupo, que se formou em 1995. O regresso à estrada em 2014 dá continuidade e reforça o talento e o trabalho dos Tara Perdida, que continua a contar com uma legião de fãs apaixonada e vibrante.



https://pt-pt.facebook.com/taraperdida

JOSÉ CID | "10.000 Anos Depois Entre Vénus e Marte"


José Cid anunciou na sua página do Facebook, que mais de três décadas depois da edição de "10.000 Anos depois Entre Vénus e Marte" vai ganhar nova vida.

O músico sobe ao palco da Aula Magna, em Lisboa, no dia 11 de Abril, onde para além de apresentar as canções de "10.000 Anos Depois Entre Vénus e Marte", aproveitará para revelar algumas das canções que farão parte do álbum "Vozes do Além", um prometido novo álbum que recupera o género do álbum editado em 1978.

Os bilhetes já estão à venda ao preço de 25€ (anfiteatro inferior e superior) e 30€!

www.facebook.com/jose.cid.musico

SECRET LIE | Secret Tour


Antes de partirem para terras de Sua Majestade os Secret Lie vão estar no dia 08 Fevereiro pelas 22.00h no Cine Incrível em Almada.

A ”Secret Tour “ inicia-se em Ilfracombe a 28 de Fevereiro, passa por Redhill , Londres, Nottingham, Bolton, Wakefield, Pais de Gales ( Swansea e Crumlin) e termina em Bristol a 09 de Março. A produção está a cargo de Ray Wiiliams e a promoção de Rob Saunders.

"Love me until the end of time" continua a ser um dos temas mais pesquisados no Shazam e mantêm-se no top do Itunes desde a sua estreia.

No inicio do ano receberam a noticia que ficaram entre os primeiros 3 finalistas na atribuição do Fox Music USA Awards, cuja gala irá decorrer no dia 26 de Abril em Houston nos Estados Unidos.

Sara Madeira (voz), Pedro Teixeira da Silva (violino), Tó Pica(guitarra) , Nuno Correia ( baixo), Adelino Duarte (voz e guitarra) Nuno Louro (piano) e Tiago Ramos ( bateria).

Agenda:

28 de Fevereiro - Ilfracombe

01 de Março - Redhill

02 de Março - Londres

03 de Março - Londres

04 de Março - Nottingham

05 de Março - Bolton

06 de Março - Wakefield

07 de Março - Crumlin

08 de Março - Swansea

09 de Março - Bristol

www.facebook.com/1.secret.lie

HELLO ATLANTIC | "Rambling Coast"


O cantautor João Esteves deixou a costa solarenga de Lisboa para enfrentar a gélida beleza escandinava. O seu disco, "Rambling Coast" nasce desta cruzada criativa, com canções que narram a sua vida em viagem. Uma ode prometida às glórias e ruínas lusitanas.

Agenda:

26 de Janeiro - Fnac Almada, 17.00h

31 de Janeiro - Fnac Cascais, 22.00h

01 de Fevereiro - Fnac Alfragide, 17.00h

www.facebook.com/HelloAtlanticMusic

25/01/2014

SEGREDOS E SONHOS DOS XUTOS NA REVISTA VISÃO


A revista "Visão" desta semana chama para a sua primeira página os Xutos & Pontapés - "Segredos e Sonhos dos Xutos", um trabalho dos jornalistas Pedro dias de Almeida (texto) e Gonçalo Rosa da Silva (fotos).

"São a grande instituição do rock nacional. Trinta e cinco anos depois dos primeiros acordes, Zé Pedro, Tim, Gui e Kalú não abdicam de se entusiasmar com um disco novo e estão ansiosos pr levá-lo aos palcos. Puro está aí e soa mesmo a ...Xutos & Pontapés."

VÍDEOCLIP | "What I Know" - Born a Lion


"What I Know", é este o primeiro avanço para o álbum "III" dos Born a Lion. A banda apresenta hoje no Espaço Maioral (23.00h), em Rio Maior as novas canções.



www.facebook.com/BornaLionRocks

BURAKA SOM SISTEMA NO OPTIMUS ALIVE


No dia 11 de Julho, os Buraka Som Sistema actuam no palco principal do festival Optimus Alive. O grupo apresenta em 1ª mão o novo disco que é editado a 9 de Junho (Universal).

O nome Buraka Som Sistema está inevitavelmente ligado ao festival Optimus Alive. Desde actuações nos mais diversos palcos a curadorias através da editora Enchufada, o grupo tem no festival um dos principais palcos para revelação de novidades.

O espectáculo de 11 de Julho apresenta o novo conceito ao vivo da banda portuguesa. Conhecidos pelas actuações bastante físicas e por um conceito de vídeo muito próprio, os Buraka Som Sistema preparam bastantes novidades para o ano de 2014.

Uma delas é, sem dúvida, o novo disco, com edição prevista para 9 de Junho. Um trabalho que tem sido desenvolvido no último ano, durante a tour do verão passado e de todos os eventos únicos em toda a Europa relativos ao documentário “Off The Beaten Track”, que teve estreia de honra no London Film Festival, e apresentação em Portugal (Lisboa, Aula Magna,) no passado dia 22 de Novembro.

O documentário é um indício do que podemos esperar do novo disco de Buraka Som Sistema. Uma viagem pelo mundo com uma visão muito própria de quem encara a missão da Global Club Music.

www.facebook.com/burakasomsistema

DJ RIDE | "Mosca"


O percurso de Pernas de Alicate tem-se pautado por imprevistos. Afortunados imprevistos. Diferentes expressões e diferentes universos que se cruzam e despertam atenção pela sua singularidade, sem deixar dúvidas nas escolhas feitas. 

O propósito é uma realidade musical e visual com contornos só mesmo possíveis pelo imediato do trabalho de quem ali se juntou. Depois de "Mosca" e "Barba", as duas primeiras mostradas, há uma terceira fusão de vozes e de criatividade de diferentes pessoas a originar mais um momento. Sabemos que está para breve.

Até lá revela-se um dos pequenos brindes que até agora só podiam ter sido descobertos na edição física, continuando a remistura dos Octa Push bem guardada. Estamos a falar do re-work glitch para "Mosca" por Dj Ride, um dos mais conceituados dj's e produtores da Nação. Há nova roupagem adaptada à personalidade fresca de Ride que, como todos sabemos, sente no hip hop uma das suas zonas de maior conforto. 

Beat detalhado com os graves bem carregados, numa experiência que ora pode soar perfeita em palco como também nunca ficaria desenquadrada em clubbing. Mais uma vez uma decisão feliz de Carlos Bb e Sara Feio, de alguém por quem tinham admiração há já algum tempo. Não pode ser só sorte mas sim a espontaneidade das escolhas. E o melhor disto tudo, volto a dizer, é nunca saber o que está para vir.


MIRROR PEOPLE | "Comer Over"


Mirror People, o alter ego de Rui Maia (X-Wife). O músico vai lançar um novo single pela editora Discotexas.

"Come Over" é uma abordagem mais pop ao universo Mirror People, conta com a voz de Iwona Skwarek e tem edição marcada para o dia 7 de Fevereiro no Beatport e dia 21 de Fevereiro nas restantes lojas digitais (itunes, Amazon, Juno).

O videoclipe que ilustra este novo tema foi remisturado pelo próprio Rui Maia, mediante licença Creative Commons. O material original "Vera's Heaven" foi realizado por Ponitail e Alexis Johnson, com a participação de Amanda Galli.

A digressão de apresentação do novo trabalho, a "Come Over" Live Tour, passará por Portugal entre os meses de Fevereiro e Abril, tendo início a 21 de Fevereiro no Lux, em Lisboa, numa noite que contará também com atuações de dois influentes clássicos da música de dança: Andrew Weatherall (que produziu parte do "Screamadelica" dos Primal Scream) e Ivan Smagghe (que, para além de ter editado várias compilações importantes, formou os Black Strobe).



www.facebook.com/mirrorpeoplemusique

CARTAZ | Concerto

24/01/2014

SENHOR VADIO | Discurso Direto


Senhor Vadio é o sexteto (mais pessoal) de José Flávio Martins, músico, letrista, compositor e fundador de vários projectos, ao longo de duas décadas, como Frei Fado d’El Rei, Ceia dos Monges, Roldana Folk, Lúmen e Atlantihda. “Cartas de um marinheiro" é o primeiro álbum de "Senhor Vadio". Reúne temas compostos por José Flávio Martins ao longo de 23 anos de música."Cartas de um Marinheiro" será apresentado nos dias 2 e 15 de Fevereiro, respetivamente na Casa da Música (Porto) e Auditório Metro Alto dos Moinhos, em Lisboa.

Portugal rebelde - Depois de teres criado grupos como os Frei Fado d´El Rei, Ceia dos Monges, Roldana Folk, Lúmen, ou os mais recentes Atlanthida, como é que surgiu este Senhor Vadio?

José Flávio Martins - O Senhor Vadio é para além de uma celebração de 23 anos de canções, muitos CD's editados, muitos concertos um pouco por todo Mundo, o meu projecto pessoal, onde trabalho em sexteto, com músicos amigos, e esse é para mim um grande privilégio, e que têm também esta atitude de fusão e de cruzar vários ambientes musicais, podia ter-lhe chamado José Flávio Martins, mas quis ser um pouco mais original e chamar-lhe "Senhor Vadio", que para mim só foi possível depois de ter feito um percurso de 23 anos na música, decidi escolher estes temas, onde existem alguns que já foram editados e outros inéditos, tudo isso com uma roupagem mais actual e cm outra visão!

PR - Podemos de alguma forma dizer, que estas “Cartas de um Marinheiro” são uma espécie de viagem pelo teu passado e presente?

JFM - Exactamente, é uma ponte que passa por estes anos, é uma viagem de experiências e sobretudo de amadurecimento, como músico e como pessoa, onde dei muito valor à palavra, à Poesia das canções!

PR - “Cartas de um Marinheiro” conta com a participação especial de muitos amigos, que se cruzaram contigo ao longo dos últimos 20 anos. Queres falar-nos um pouco destes “marinheiros”?

JFM - Esse foi um grande privilégio, ter acima de tudo amigos, que se cruzaram comigo em diversas situações, desde o João Gil, quando nos "Filhos da Madrugada" em 1994, era um dos Produtores envolvidos, o Jorge Fernando, fizemos juntos com muitos outros músicos na altura, em 2000 um video clip das grandes cheias em Moçambique, o Manuel Rocha, conhecemo-nos também, nos "Filhos da Madrugada", a Diana Basto cantou comigo durante 3 anos, no projecto "Ceia dos Monges", a Helena Soares tocou comigo, nos Roldana Folk, Lumen, e todos estes músicos que muito admiro, são acima de tudo, amigos, não deixo de frisar também o papel super importante que teve o também produtor e responsável pelas gravações, o Pedro Bruno Carreira e a Masterização final a cargo do Quico Serrano, outro grande amigo, que tive o privilégio de tocar e trabalhar em projectos anteriores.

PR - “Disse-te Adeus e Sorri” foi a canção escolhida para apresentar este disco. Esta é a melhor porta de entrada para descobrir estas “Cartas de um Marinheiro”?

JFM - O "Disse-te adeus e sorri" é, penso eu, um tema que reúne uma sonoridade muito própria, e ao mesmo tempo diversa, com uma melodia, bastante marcante, é um grande tema de "avanço", onde no seguimento do meu trabalho anterior, os "Atlantihda", vinha cruzando o Fado com o Tango, mas é apenas uma porta aberta, para um "Mar" de canções com muitas influências e acima de tudo muita diversidade musical, dada também pelos meus convidados!

PR - Para, além das releituras de temas anteriormente gravados e de alguns inéditos, encontramos neste disco o tema “Trova do vento que Passa”, a única versão deste trabalho. Há alguma razão especial para a escolha desta canção?

JFM - Tivemos o prazer e a convite da Câmara de Ponte da Barca, local onde gravamos em ensemble, a primeira fase deste trabalho, numa casa de turismo rural, de tocar, mais do que uma vez neste Município, e numa dessas vezes, havia um Tributo ao Zeca Afonso e ao Adriano Correia de Oliveira, o tema que escolhemos para fazer a versão do Adriano, foi a "Trova do vento que passa", porque pessoalmente, acho uma das muitas canções marcantes, da história da música Portuguesa, como essa versão teve tanto carinho por parte do Público, resolvemos também inseri-la no CD.

PR - Para terminar, que memórias guardas de mais de vinte anos no “alto mar” das canções?

JFM - Guardo memórias muito gratificantes, um percurso que muito me orgulho, este Navegar constante sem parar, por paragens tão diversas e ao mesmo tempo tão cheias de influências culturais, fizeram de mim este Marinheiro vadio de muitas canções e muitos destinos musicais.

VÍDEOCLIP | "Bolero do Coronel Sensível que fez Amor em Monsanto" - A Naifa


"Bolero do Coronel Sensível que fez Amor em Monsanto" é este segundo soingle/vídeoclip para o álbum "As Canções d' A Naifa".



www.facebook.com/pages/A-Naifa/58846263413

ANTÓNIO ZAMBUJO Á CONQUISTA DA AMÉRICA


O triunfo de "Quinto", o mais recente registo de originais de António Zambujo, não pára: a partir de amanhã, dia 25 de Janeiro, o fadista lança-se numa digressão pelos Estados Unidos e Canadá, que o leva a actuar em cidades como Los Angeles, São Francisco, Vancouver ou Miami, culminando com um concerto marcado para 8 de Fevereiro, no lendário Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Mas o público americano já conhece bem a voz doce e a música apaixonante de António Zambujo – ou não tivesse o português recebido rasgados aplausos do incontornável The New York Times. 

Na verdade, António Zambujo tem captado as atenções do público, a reverência da crítica e o entusiasmo dos pares: Caetano Veloso, por exemplo, escreveu, mesmo, «António Zambujo é um caso especial na história do fado…aos meus ouvidos, Zambujo é um dos melhores cantores do mundo na actualidade».

Os concertos agendados para os Estados Unidos terão "Quinto" como ponto de partida. Editado em 2012, o magnífico álbum de António Zambujo, e a primeira aventura discográfica do fadista sob a chancela da Universal Music Portugal, liderou o top iTunes, encontra-se há 87 semanas no top nacional de vendas e, em Portugal, atingiu a marca de Disco de Platina.

Agenda:

25 de Janeiro - Los Angeles, Luckman Fine Arts

27 de Janeiro -  Folsom, Harris Theater

30 de Janeiro - São Francisco, Yoshi’s

31 de Janeiro - Phoenix, MIM

01 de Fevereiro -  Seattle, Kirkland

02 de Fev: Vancouver, Capilano

04 de Fevereiro - Minneapolis, Dakota

07 de Fevereiro -  Miami, Aventura PAC

08 de Fevreiro -  Nova Iorque, Carnegie Hall

MONTE LUNAI | Lisboa

CARTAZ | Concerto

23/01/2014

LINDA MARTINI EM CONCERTO


Os Linda Martini actuam no Lux, dia 13 de Fevereiro, no âmbito das noites "Black Balloon", com curadoria de Pedro Ramos. Uma noite especial que marca o regresso a Lisboa depois da apresentação do novo disco "Turbo Lento", em Outubro de 2013, no Meo Arena (Sala Tejo).

“São Fado Futuro. São caos e fuga e no olho da tempestade conseguem encontrar sempre o caminho de volta. Três álbuns, três obras-primas: "Olhos de Mongol", "Casa Ocupada", "Turbo Lento". Testemunhar um concerto de Linda Martini vai além do que existe em disco, cheira-se o sangue e a carne às canções. 

Nasce algo maior, palpável, da comunhão entre eles e nós, os que escutam. Sempre que os vi, deixaram-me o desejo de continuar vivo, mas de um modo diferente. A vontade de construir, de não ceder. E tudo isto é muito daquilo que são.

Desde o início que estavam em maiúsculas no topo da minha lista de desejos para a Black Balloon, não só pelo amor que lhes tenho, como pelo quase-milagre de vê-los nesta altura bem perto, entre família.

Acontecerá a 13 de Fevereiro, o dia antes do dia dos namorados. Permitam-me, como eles, recorrer e distorcer Chico: "Vai ser bonita a festa, pá!", escreveu Pedro Ramos no convite para o concerto.

A banda anunciou a participação especial da fadista Gisela João nesta noite!

www.facebook.com/lindamartinirock

GUTA NAKI | "Perto Como"


Depois do showcase em live streaming que os Guta Naki deram no passado domingo, a banda anuncia o primeiro concerto de apresentação do segundo álbum, "Perto Como". 

O espectáculo terá lugar no Cinema São Jorge, Sala Montepio, já no próximo dia 15 de Fevereiro, pelas 22.00h.

Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira da sala pelo preço de 8€ mas também há a possibilidade de comprar o pack bilhete-CD por 15€. Neste caso, o CD será entregue no dia do espectáculo.



www.facebook.com/gutanaki

SILENCE FOR | Tour "SongBook 2014"


Os Silence 4 anunciaram hoje mais duas apresentações em território nacional, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira: a 15 de Março, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada; e a 22 de Março na Praça do Mar, no Funchal. Estes concertos completam a tour “SongBook 2014”’ que marca a reunião da banda após 13 anos.

Os concertos agora anunciados juntam-se aos de Guimarães, 29 de Março, no Pavilhão Multiusos, e ao de Lisboa, 5 de Abril, na Meo Arena, sala onde regressam, 15 anos depois do concerto de 1998 perante uma audiência delirante que esgotou por completo o recinto.

Em palco, “SongBook 2014”, Sofia, Tozé, Rui e David revisitarão as canções que continuam a percorrer a nossa memória colectiva – momentos com certeza arrepiantes com a evocação de “Borrow”, “Angel Song”, “My Friends” ou “To Give”, entre muitas outras.

“Este reencontro é uma incrível celebração. A comemoração do momento presente, da vitória imensa da Sofia face à adversidade que atravessou e que inspirou esta reunião. Sinto-me honrado por poder tocar estas canções novamente, foi com elas que comecei o meu percurso musical e que pisei o palco pela primeira vez. Mas acima de tudo, sinto-me feliz por estar a fazê-lo neste contexto. O convite da Sofia para reunirmos os Silence 4 acaba por significar algo maior do que as canções, um símbolo de esperança e vida que é urgente celebrar da melhor maneira possível”, referiu David Fonseca.

Celebrando a reunião da banda de Leiria, a Universal prepara também para Março a edição de uma box com a discografia integral dos Silence 4 onde serão incluídas algumas raridades e material nunca editado.

Agenda:

15 de Março - Coliseu Micaelense, Ponta Delgada (Açores)

22 de Março - Praça do Mar, Funchal (Madeira)

29 Março - Multiusos de Guimarães, Guimarães

05 Abril - Meo Arena, Lisboa



www.facebook.com/pages/Silence-4/27335874585
/>