30/06/2012

NINJA KORE VENCEM OPTIMUS LIVE ACT


Os grandes vencedores do Optimus Live Act, passatempo que pretende encontrar os novos talentos da música nacional, dando-lhes a oportunidade de tocar no Optimus Alive, são os Ninja Kore. 

A final, que contou com a participação de 30 bandas e dj’s a lutarem pelo sonho de atuar no Maior evento de Música e Arte, decorreu no passado dia 28 de Junho no Santiago Alquimista, em Lisboa.

Depois de uma intensa jornada musical, em que as bandas demonstraram a sua perícia e musicalidade a todos os presentes, o júri, composto por Artur Peixoto (Everything is New), Henrique Amaro (Optimus Discos), Carlão “Pac Man” (Os Dias de Raiva) e Nuno Luz (Rádio Comercial), selecionou os Ninja Kore como a banda vencedora da edição de 2012 do Optimus Live Act.

Para além de atuarem no palco Optimus Clubbing, no dia 14 de Julho, os Ninja Core têm ainda a oportunidade de editar um EP digital pela editora Optimus Discos.


A final do Optimus Live Act, que contou com o apoio das marcas Heineken e Pizza Hut, selecionou ainda as 9 bandas e os 9 dj’s que vão atuar no Pórtico de Entrada do Optimus Alive’12 e que terão como missão dar as boas-vindas aos milhares de pessoas que vão marcar presença no festival.


Lista de bandas e dj’s que atuam no Pórtico de Entrada do Optimus Alive’12:


Bandas:

Capitão Galvão

Carol Line 

Elektra Zagreb

Just Under

Kabala

Louva-a-Deus

Imidiwan

New Kind of Mambo

The Interzone

 DJ’s:

Brankenstein

Da Root

David Serejo Faria

Lauren

Max Drum

Mee_K

Michael Drum

Razat

Thrill Pills

VÍDEOCLIP | "Misturas" - Márcia

Chama-se "Misturas" e é o mais recente vídeoclip para o álbum "Dá" de Márcia.

THE SUPERVISOR | Tour Fnac


 Agenda:

07 de Julho - Fnac Santa Catarina, 17.00h
 
07 de Julho - Fnac MarShopping, 22.00h
 
08 de Julho - Fnac NorteShopping, 17.00h

ROCKASTRUS | Final

CARTAZ | Concerto

29/06/2012

VÍDEOCLIP | "Indie Gate" - Ölga

"Indie Gate", é este o vídeoclip/single de avanço para o novo álbum dos Ölga - "Pandora".

INDIGNU EM ESTÚDIO


Depois de um tempo considerável em recolhimento para compor, os Indignu voltam a estúdio em Julho para gravar aquele que será o sucessor de "Fetus In Fetu".

Tal como havia ocorrido no primeiro disco, o trabalho será produzido por Paulo Miranda nos AMP em Viana do Castelo, que também já trabalhou com Legendary Tiger Man, peixe:avião ou com os conterrâneos La La La Ressonance e The Glockenwise. 

www.indignu.bandcamp.com

HOMEM DOS 7 INSTRUMENTOS | Agenda


Agenda:

29 de Junho - Twin´s (Foz – Porto), 23.00h
 
02 de Julho - Funchal (Casino da Madeira), 21.00h
 
06 de Julho - Fábrica Braço de Prata (Lisboa), 22.00h

RAPARIGA ELÉCTRICA EM CONCERTO

III FESTIVA MEDA+

28/06/2012

PEIXE | "Apneia"


Peixe edita o seu 1º disco a solo, no dia 9 de Julho, uma edição Meifumado. "Apneia"  já se encontra disponível em todas as plataformas digitais e na Meifushop, onde é possível comprar nas versões CD, MP3 e WAV.

Pedro Cardoso (Peixe) nasceu a 12 de Fevereiro de 1974 na cidade do Porto em Portugal. Estudou Guitarra clássica no Conservatório de Música do Porto e guitarra Jazz na Escola Superior de Música do Porto. Frequentou também a Faculdade de Belas Artes do Porto. Desde 1997 que ensina guitarra em várias escolas de música na zona do Porto.

Foi membro fundador da banda Ornatos Violeta, que é hoje considerada uma das mais importantes bandas Portuguesas de sempre e que marcou de forma incontornável a nova música moderna Portuguesa. Com esta editou os álbuns "Cão!" e "O Monstro Precisa de Amigos" ambos vencedores de prémios Blitz.

Após a separação, fundou a banda de rock Pluto, com quem editou o álbum "Bom Dia" e a banda jazz DEP com quem editou o álbum "esquece tudo o que aprendeste".

Em 2008 criou a OGBE - Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos - com o apoio do serviço educativo da Casa da Música, grupo que continua em funções e do qual é o director.

Desde 1995 até hoje, participou e escreveu bandas sonoras para peças de teatro e filmes de cinema. Em 2010 editou o álbum "Joyce Alive" com a banda Zelig.

FILIPE DA GRAÇA | "True Lies"


"True Lies", é este novo single de Filipe da Graça. O regresso aos concertos está marcado já para amanhã no Bacalhoeiro, em lisboa.

FADOMORSE | Tour Fnac


Agenda:

30 de Junho - Fnac MarShopping, 17.00h

30 de Junho - Fnac NoerteShoppung, 22.00h
 
01 de Julho -Fnac Santa Catarina, 17.00h

www.myspace.com/fadomorse

LOVERS & LOLLYPOPS APRESENTA

FESTIVAL MEIO MEIO | Braga

27/06/2012

JOSÉ MANUEL BARRETO | Discurso Direto

"São fados que se seguem uns aos outros como os dias da vida. José Manuel Barreto é a quinta essência do Fadista." (Ricardo Pais)

Numa parceria, Portugal Rebelde/Douro FM, revelamos hoje o mais recente disco de José Manuel Barreto, "Fados" (Iplay, 2012). À conversa com o fadista esteve a Marla Pereira.

VÍDEOCLIP | "Morena" - Rodrigo Costa félix

Chama-se "Morena" e é o mais recente vídeoclip para o álbum "Fados de Amor" (Farol, 2012) de Rodrigo Costa Félix. O tema conta com a participação especial de Kátia Guerreiro.

No dia 11 de Julho, Rodrigo Costa Félix apresenta o álbum em concerto no Centro Cultural de Belém. A partilhar o palco consigo irão estar a Marta Pereira da Costa,  Pedro Pinhal e Rodrigo Serrão. O fadista irá contar ainda com as participações muito especiais de Kátia Guerreiro e Aline Frazão.

GAITEIROS DE LISBOA | "Avis Rara"


Poucos serão os nomes na música portuguesa que reúnam um tão generalizado e sólido consenso como o dos Gaiteiros de Lisboa.

Chamar-lhes "instituição" poderia acarretar o perigo de lhes imputar alguma rigidez, mas os Gaiteiros de Lisboa exibem com orgulho o estatuto de "Grupo de Manifesto Interesse Cultural" atribuído pela Secretaria de Estado da Cultura e têm sido tudo menos rígidos na sua história, feita de abertura, de imaginação e de um sucesso só explicável com a qualidade.

Há agora um novo capítulo nesta história de invenção e aventuras. Tem por título "Avis Rara" e é o novo álbum dos Gaiteiros que agora passará do disco para o palco num espetáculo que incluirá convidados especiais.

"Avis Rara" «é um título que de certa forma traduz o conteúdo deste trabalho, não só pela estranheza de sons e arranjos que ele contém, como pela, originalidade e irreverência na abordagem do já tão explorado filão da Música Tradicional Portuguesa», explica Carlos Guerreiro.

Os Gaiteiros de Lisboa nasceram em 1993 pela mão de Paulo Marinho, o homem da gaita-de-foles nos Sétima Legião.

Atualmente, integram os Gaiteiros os músicos Carlos Guerreiro, José Manuel David, Pedro Calado, Paulo Marinho, Pedro Casaes e Rui Vaz, um verdadeiro grupo de luxo feito com gente que ostenta uma experiência rica que toca nas carreiras de nomes grandes da música portuguesa como José Afonso, Sérgio Godinho, Vitorino, Amélia Muge, Rui Veloso, Sétima Legião ou Adufe. Os Gaiteiros de Lisboa, enfim, têm-se afirmado como um tesouro vivo da nossa música.

Agenda:

10 de Outubro - Casa da Música (Sala Suggia), Porto

15 de Outubro - Cultugest, Lisboa

RODRIGO COSTA FÉLIX & PAULO DE CARVALHO | Feira do Artesanto do Estoril

DIÇ QUE HAI FIESTA NE L POVO | Miranda do Douro

CLASSIFICADOS EM CONCERTO

26/06/2012

QUINTA DO BILL | Discurso Direto


No ano em que os Quinta do Bill comemoram 25 Anos de Carreira, Carlos Moisés está hoje no Portugal Rebelde, para em "Discurso Direto" nos falar do álbum "Quinta do Bill 25 Anos - As Baladas" e nos fazer um balanço de "25 anos de canções, de partilha, descoberta, e de afectos."

Portugal Rebelde - Que significado tem para os Quinta do Bill estas bodas de prata?

Carlos Moisés - São o resultado de muita paixão, de acreditar e lutar por aquilo de que mais nos preenche, compor e pisar os palcos, comunicar e transmitir o que nos vai na alma.

PR - Para além das grandes canções, que a nossa memória coletiva guarda, este disco traz os inéditos “D´Alma Lavada” e “No Silêncio do Teu Olhar” dois temas com letra do Pedro Malaquias. Queres falar-nos um pouco destas canções?

CM - São 2 canções de amor intensas, e que revelam a escrita cuidada do Pedro Malaquias. Foram escritas propositadamente para esta efeméride, lembrando que esta também é a realidade musical da Quinta.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizarias estes 25 Anos de canções?

CM - Foram 25 anos de partilha, descoberta, afectos, combate por causas, privilégio de fazer amigos, conhecer Portugal e o Mundo.

PR - Depois do disco, vamos ter oportunidade de celebrar estes 25 anos de carreira no palco? Está pensado algum concerto para o efeito?

CM - Não está previsto um concerto específico, vamos sim, fazer de cada concerto este ano, uma celebração.

PR - Ao longo destes 25 Anos, muitas foram as “histórias” que deram cor a esta aventura. Queres contar-nos uma dessas histórias, que te marcaram em particular?

CM - Saber que um pai pôs o nome Moisés ao filho, por gostar tanto de Quinta do Bill.

PR - Para terminar, 25 anos depois, mudou muito a Música em Portugal?
 
CM - Estamos de muito boa saúde no que toca à criatividade em Portugal, tantos e tantos projectos de qualidade em todas as áreas, precisamos sim, que os nossos governantes, a nossa comunicação social e os próprios portugueses em geral os apoiem mais.

PEDRO ABRUNHOSA | Passatempo


Em colaboração com a editora Babel, o Portugal Rebelde tem para oferecer 2 exemplares do livro "Crónico" de Pedro Abrunhosa, aos leitores que responderem acertadamente às seguintes questões:

1. Em que ano Pedro Abrunhosa editou o álbum "Viagens"?

2. Como se chama o álbum gravado ao vivo na inauguração da casa da Música, no Porto?

As respostas devem ser enviadas para portugalrebelde@gmail.com, com a indicação do nome e respetiva morada.

OQUESTRADA DE PLATINA


Depois de várias actuações além fronteiras, de terem percorrido os melhores eventos da Europa e a nível nacional, os OqueStrada vêem o seu "Tasca Beat - O Sonho Português" a atingir a marca de Platina.

Com mais de 100 concertos realizados internacionalmente nos últimos 2 anos, OqueStrada é o projecto "xuxu" dos programadores numa nova vaga de festivais europeus que dão destaque a proposta originais e pioneiras entre a world e pop music

Nas próximas semanas, está agendada uma digressão de 10 datas em França e por entre aviões têm sempre tempo para actuar em Portugal onde vão marcar presença em vários eventos.

A banda encontra-se já a preparar novo álbum e promete continuar a divulgar uma batida única de doce melancolia e de exuberante vontade de viver, inventada pelo grupo e baptizada pelo mesmo.

PAULO DE CARVALHO | Medalha de Honra da SPA


No próximo dia 29 de Junho, pelas 18.30h, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) atribui a Paulo de Carvalho uma Medalha de Honra pelos seus 50 anos de carreira, que se comemoram em 2012.

Associando-se à comemoração dos 50 anos de carreira de Paulo de Carvalho, a SPA promove, no auditório Frederico de Freitas, no edifício 1, uma sessão de homenagem ao autor, cantor e músico, na qual lhe será entregue uma Medalha de Honra da cooperativa de autores. 

Intervirão nessa sessão o Presidente da SPA, José Jorge Letria, o músico e compositor brasileiro Ivan Lins e o músico e compositor Tózé Brito, membro da Administração da SPA.

Em ano de celebração, Paulo de Carvalho tem feito passar por diversas salas do país a “Tour 50 anos”, onde revisita, com arranjos actuais, os grandes temas da sua vida musical. No próximo dia 7 de Setembro, será apresentado mais um espectáculo desta tour, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Além das inúmeras demonstrações de apreço que tem recebido por parte do público, no ano em que comemora 50 anos de “cantigas”, como o próprio gosta de referir, Paulo de Carvalho sentiu-se honrado com o convite para este ano cantar, na Sessão Solene Comemorativa do 38º Aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República, o tema que simbolicamente assinala o início da Democracia em Portugal, “E Depois do Adeus”, e que marca para sempre o homem e o cantor. 

Recentemente foram reeditados três dos discos de Paulo de Carvalho dedicados ao Fado – Desculpem Qualquer Coisinha (1985), Homem Português (1986) e Cores do Fado (2004). Estes discos, que há muito não estavam disponíveis no mercado, estão agora reunidos numa só caixa, "Discos do Fado" (Universal, 2012).

Ao longo de 50 anos, Paulo de Carvalho notabilizou-se como cantautor, deu voz a alguns dos mais notáveis poetas portugueses, dos quais se destacam Ary dos Santos, José Niza, Fernando Assis Pacheco ou Joaquim Pessoa e compôs temas importantes para a história recente do Fado, como "Lisboa Menina e Moça" e “Meu Fado Meu”.

INTERM.ISSION | Barcelos


Os Interm.Ission estão de regresso para uma data única em casa. Este concerto fará parte do encerramento do I Festival de Poesia Didática de Barcelos, inserido num programa que poderão consultar no Facebook do festival

30 de Junho - Auditório da Biblioteca Municipal, Barcelos

25/06/2012

MIKKEL SOLNADO | Discurso Direto


“It’s only love, Give it away” é o nome do aguardado disco de estreia do músico, produtor e compositor Mikkel Solnado. O Portugal Rebelde esteve recentemente à conversa com o músico, que  em "Discurso Direto" nos falou de um disco com "temas melódicos, positivos e com uma sonoridade poeirenta."

Portugal Rebelde - Quando em 2009, compôs um anúncio para a volswagen – “We Can Do Anything” – alguma vez pensou, que este tema lhe ia mudar a sua vida?

Mikkel Solnado - Não, nunca tinha pensado que a "We Can Do Anything" poderia ser a música de "arranque" na carreira que hoje tenho, talvez pelo objectivo inicial da mesma. Os primeiros 20 segundos da música foram criados para um anúncio de publicidade de uma marca automóvel. Quando o anúncio começou a ser visto pelo público, a minha antiga agência começou a receber vários mail´s por dia a perguntar quem era o autor da música e onde poderiam encontrá-la. Na altura não tinha ideia de acabá-la mas depois de receber tantos pedidos quis fazê-lo e voilá...

PR - Outro tema que brilhou num anúncio foi “Life is Life”. Como é que "nasceu" esta “super” canção?

MS - A minha versão da "Life is Life" surgiu a pedido da SuperBock para um anúncio. Quando se trata de uma música que já existe e que já tem tantos anos como esta, é muito complicado e delicado alterá-la, pois a maior parte das pessoas está habituada a ouvir a versão original. A minha ideia era dar mais ritmo e movimento à música e depois de ouvir algumas críticas creio que o consegui de uma maneira simples e simpática.

PR - “I Wanna Know you” é o mais recente single deste disco. De que é que nos fala este tema?

MS - A "I Wanna Know You" é um tema dedicado inteiramente à minha esposa. Fala sobre querer conhecer alguém de forma intensa e profunda e como parte da letra diz "from the demons that you hide to the softness of your smile".

PR - As canções deste disco já tiveram oportunidade de serem apresentadas em concerto. Qual tem sido o “feedback” que têm recebido do público?

MS - Felizmente tenho recebido muito bom feedback por parte do público. Cada canção guarda momentos vividos por mim ao longo do tempo e há uma grande transparência nas emoções que depositei em cada uma delas. As pessoas falam-me um bocadinho de todas as músicas o que é muito bom, pois significa que ouvem o álbum inteiro, e contam histórias de momentos da vida delas onde uma ou outra frase fez algum sentido. Estou orgulhoso obviamente.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas - como caracterizaria este disco de estreia?

MS - Temas melódicos, positivos e com uma sonoridade poeirenta.

PR - Por onde passa o seu futuro próximo?

MS - Dentro de muito pouco tempo irei ser Pai e como tal acho que a experiência naturalmente me vai inspirar para terminar o meu segundo álbum que já começou a ser feito. Contudo quero ainda chegar às pessoas que ainda não conseguiram chegar ao meu álbum. Quero viajar e trazer comigo os tais momentos que me inspiraram para este primeiro álbum. We can do anything!!

"PINTAR A MANTA" EM GUIMARÃES


Em ano de Capital Europeia da Cultura, o MANTA acontece em versão mais concentrada e já no fecho do mês de julho. 

É já amanhã e quarta-feira, que será possível viver a experiência anual e gratuita do encontro com a cultura nos jardins do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Uma forma livre de cruzar públicos, fazendo-os convergir de forma singular para a formação de uma identidade que caracteriza aquilo a que chamamos comunidade urbana.

O ADN da programação reflete uma aposta nos valores locais e nacionais, com a necessária interseção de propostas internacionais de valor. Garante-se assim a oportunidade para o desenvolvimento local, não esquecendo ao mesmo tempo a importância de trazer a Guimarães as diferentes artes e talentos que o mundo oferece, sempre na perspetiva de que estas, uma vez assimiladas, darão lugar a novas linguagens, criadas num contexto de cidade contemporânea em que nos inserimos.

À semelhança do ano passado, o MANTA propõe dois momentos que traduzem, na essência, o eixo local versus internacional. 

O primeiro ocorre em pleno centro histórico da cidade, preenchendo os finais de tarde na Praça de Santiago (19.00h) com as propostas para audição da música de Gobi Bear (artista vimaranense) e Azevedo Silva. Serão atuações assentes na arte de escrever canções. Uma prática tão local quanto universal.

+ Info: 

THE UNDERDOGS | "Songs For The Few"


O 1º álbum dos The Underdogs, "Songs for the few", que conta com um DVD Bónus (The Underdogs - Extended Version), gravado ao vivo, têm edição marcada para a primeira quinzena de Julho.

Dez temas originais de puro Rock, gravado em regime live, onde toda a estética musical da banda e o seu som poderoso podem ser escutados com a maior das "purezas".

MADREDEUS | Agenda


Agenda:

19 de Julho - Roma/Itália, Laghetti di Villa Ada Roma (Festival Roma Incontra il Mondo 2012)

 20 de Julho - Lecco/Itália, Piazza Garibaldi 

 09 de Outubro - Viena/Áustria - Vienna Konzerthaus 

10 de Outubro - Luxemburgo - Philharmonie Luxembourg
 
14 de Outubro - Bremen/Alemanha -  Die Glocke

16 de Outubro - Berlim/Alemanha -  Haus Der Kulturen Der Welt

18 de Outubro - Hamburgo/Alemanha Fabrik

20 de Outubro - Colónia/Alemanha, Bischofsgartenstrasse  

27 de Outubro - Dortmund/Alemanha, Konzerthaus
 
30 de Outubro - Basel/Suiça, Avo Session

01 de Novembro - Munique/Alemanha, Prinzregententheater

03 de Dezembro - Gent/Bélgica - Capitole 

04 de Dezembro - Antuérpia/Bélgica, Stadsschouwburg

24/06/2012

VÍDEOCLIP | "Gafanhoto" - Maltês

Chamam-se Maltês,e são uma das bandas que podemos encontrar na coletânea "Novos Talentos Fnac 2012". "Gafanhoto", é o tema que os Maltês nos apresentam.

DAVID FONSECA | "Seasons Rising"


David Fonseca apresenta o seu mais recente disco “Seasons – Rising” ao vivo em Guimarães e na Guarda no final desta semana. 

Assim, o músico irá marcar presença naquela que é a 1ª edição do Festival 360º, a decorrer na Montanha da Penha, em Guimarães, onde irá dividir o palco, não só com artistas nacionais, mas também alguns internacionais como Nouvelle Vague ou Cibelle.

No dia seguinte será a vez do Teatro Municipal da Guarda receber as canções da nova aventura musical de David Fonseca. Músicas como "What Life Is For", o novo single "Under The Willow" ou "Armageddon" e alguns dos temas mais representativos da discografia de David Fonseca, fazem parte do alinhamento.

À semelhança do que tem acontecido nos concertos anteriores os membros do Amazing Cats Club poderão usufruir dos descontos habituais.

Agenda:

29 de Junho - Festival 360º  (Montanha da Penha), Guimarães (22.00h)

30 de Junho - Teatro Municipal, Guarda (21.30h)

06 de Julho - MarShopping, Matosinhos (21.30h)

20 de Julho -  Ponte de Lima (22.00h)

27 de Julho - Casino, Figueira da Foz (21.30h)

UANINAUEI | Évora

MARIA JOÃO E MÁRIO LAGINHA | Montalegre

23/06/2012

VÍDEOCLIP | "Andromeda Girls Are Better" - Elektra Zagreb

“Andromeda Girls Are Better” é este o vídeoclip/single de apresentação do EP de estreia do quarteto luso-russo Elektra Zagreb, formado por Luís Vieira (guitarra e teclas), João Cardoso (baterista), Andrei Davidoff (voz) e Ricardo Andrade (baixo e guitarra). 

O disco chama-se “Giving Birth.The Young Whales”  (NQS Records, 2012) e está em audição integral no bandcamp.

MINTA & THE BROOK TROUT | "From The Ground"


O novo trabalho de Minta & The Brook Trout chega às lojas em Setembro numa edição Optimus Discos. 

"Olympia" foi gravado e misturado nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, por Nelson Carvalho. A produção esteve entregue a Mariana Ricardo e à própria Minta. 

Uma mão-cheia de convidados passam pelo "Olympia", três dos quais se podem ouvir nos coros de "From The Ground", o single de avanço. São eles, Afonso Cabral, Salvador Menezes (You Can't Win, Charlie Brown) e  Madalena Palmeirim (Nome Comum).

OCTOBER FLIGHT | Agenda


Agenda:

27 de Julho - Fnac Coimbra, 22.00h
28 de Julho - Fnac Almada, 17.00h

www.facebook.com/octoberflight

OS ELÉCTRICOS EM CONCERTO


VOID CREATIONS APRESENTA

22/06/2012

SÉTIMA LEGIÃO | 30 Anos de Glória


Este é o ano da Sétima Legião. O 30º aniversário está a ser comemorado com o regresso da banda aos palcos (com a Casa da Música e o Coliseu dos Recreios lotados), a edição do best of "Memória" e a reedição da obra completa da banda. 

A tournée que (que também já passou pelas Caldas da Rainha e pela Figueira da Foz) continua durante o Verão:

27 de Agosto - Grândola, Feira de Agosto

31 de Agosto - Festival do Crato

08 de Setembro - Cascais, Festival Remember Cascais

21 de Setembro - Funchal, Madeira Island Summer Closing

11 de Outubro - Coliseu do Porto

www.myspace.com/stimalegio

FESTIVAL LIVRE TRÂNSITO | Mar de Música


O Mar Shopping irá receber ao longo do mês de julho quatro concertos gratuitos de conceituados artistas nacionais. 

O Festival Livre Trânsito irá apresentar David Fonseca, Clã, Expensive Soul e Aurea num conjunto de atuações intimistas e exclusivas para todos os visitantes numa iniciativa promovida pelo maior Centro Comercial do norte do País.

Os concertos terão lugar no Parque Exterior do Centro Comercial todas as sextas-feiras do mês de julho às 21.30h, com entrada gratuita. 

David Fonseca é o artista responsável pelo espetáculo de abertura já no próximo dia 6. Seguem-se os Clã no dia 13, Expensive Soul a 20 de julho e Aurea encerra o Festival a 27.

David Fonseca é um músico, cantor e compositor português reconhecido pela sua bem-sucedida carreira musical como membro da Silence 4 e desde 2003 como artista a solo. 

O seu primeiro álbum de estreia "Sing Me Something New", bem como o segundo "Our Hearts Will Beat As One" (2005) são discos de ouro. O terceiro registo de estúdio voltou a dar cartas na música nacional, que lhe valeu a nomeação de melhor artista do mês pela MTV.

O segundo concerto estará a cargo dos Clã na sexta-feira 13. O grupo de Manuela Azevedo conta já com seis registos de estúdio, dois álbuns ao vivo, um Globo de Ouro, três prémios Blitz e o prémio Arco-Íris 2011. A internacionalização da banda levou-os a apresentarem o seu trabalho em países como EUA, Espanha e Brasil.

Dia 20 de julho sobem ao palco do Festival Livre Trânsito os Expensive Soul. Esta dupla de Leça da Palmeira tem vindo a conquistar o público português desde o lançamento do seu álbum de estreia em 2004 através das suas sonoridades que variam entre o Soul, Reggae, R&B e Hip-Hop. Em 2011 o grupo foi nomeado para os prémios MTV Europe Music Awards, na categoria "Best Portuguese Act".

Dona de uma voz inconfundível, poderosa e cativante, Aurea é a artista que encerrará este festival. Com apenas 24 anos de idade, a cantora é já um dos grandes nomes da música portuguesa, tendo sido considerada a voz revelação nacional de 2010. O seu primeiro álbum, homónimo, atingiu em poucos meses o 1º lugar do Top Nacional de vendas, conseguindo a marca de dupla platina.

O Festival de Música “Livre Trânsito” do Mar Shopping reforça desta forma o compromisso do centro como espaço “family friendly” ao proporcionar, a custo zero, o programa ideal para animar as noites de verão com a família e amigos.

Agenda:

06 de Julho - David Fonseca

13 de Julho - Clã

20 de Julho - Expensive Soul

27 de Julho - Aurea

VÍDEOCLIP | "I wanna know you" - Mikkel Solnado

"I wanna know you", é este o mais recente single/vídeoclip para o disco de estreia de Mikkel Solnado - "It´s only love, Give it away" (Farol, 2012).

MIND DA GAP


Pronto para o S. João? E que tal juntar a esta festa a gravação de um video dos MDG...Não é preciso inscrições, ou concursos...só tens que aparecer e levar toda a tua gera também!

Os MDG convidam-te para "Rokar" e também de pela 1ª vez na sua carreira, filmarem um video em plena Invicta.

23 de Junho, Porto

TRABALHADORES DO COMÉRCIO | Lisboa

B FACHADA | Vila Real

CAVALHEIRO EM CONCERTO

21/06/2012

VALTER LOBO | Discurso Direto


É com um "Novo Talento" da música portuguesa, que comemoramos o Dia Mundial da Música. Chama-se Valter Lobo e aqueceu-nos a alma com a edição do seu EP de estreia - "Inverno" - um disco de emoções à flor da pele.

Portugal Rebelde - "Quando há tanto para dizer e se caminha em cima de sonhos, a música e as palavras surgem naturalmente. São sons que se podem ouvir em paisagens bucólicas ou cidades vazias, com uma melancolia acentuada. Sons que se devem ouvir a sós do lado de dentro de uma janela embaciada. Ou com um amor verdadeiro.” São estas as “emoções”, que saboreamos ao percorrer as 5 canções deste disco de estreia?

Valter Lobo - São, à partida, as emoções que eu tentei imprimir nas canções da forma mais inconsciente e instintiva. Não consigo fazer a música de outra maneira que não seja ligada a uma dimensão cénica, a um local, uma casa, a pessoas ou a falta delas e a todo um ambiente sentimental que circunde estes elementos. Se a música nos transportar no espaço e no tempo, se nos trouxer sensações à flor da pele, é porque fez o seu papel, caso contrário, é descartável.

PR - De que é que nos falam as canções deste EP?

VL - As canções falam de emoções. A dicotomia realidade/ilusão paira em todas elas. Há uma vontade de abstração do real e ser envolvido nos sonhos, talvez por constatar que sofremos demasiado em vida. Precisamos de ser menos racionais em relação a tudo, de modo a que se possa viver tudo mais intensamente, desprendido de regras e de opiniões. Somos o que somos e estamos aqui para viver e procurar o que mais nos dá prazer. Falam também de um amor verdadeiro. Um amor desconfortável, desligado de bens materiais, da sociedade. Um amor nu. Daqueles que suspiramos à janela, daqueles que não nos deixa adormecer. Que nos faria abdicar da zona de conforto. Que faria todo o sentido um abraço apertado debaixo de um céu de chuva. Está presente também um pouquinho de esperança, uma janela entreaberta que deixa passar alguns raios de luz e que tudo possa mudar.  

PR - “Eu não tenho quem me abrace neste Inverno” foi a canção escolhida para apresentação deste disco. É este o tema que melhor define o “espírito” deste disco?

VL - Não sei se é o que melhor define, mas achei que o facto de referir literalmente o Inverno, transportaria automaticamente as pessoas  para essa gelidez, para uma distanciação de afectos. Além disso, não é uma música muito vulgar. Há vestígios de um inverno rigoroso na letra e em toda a composição musical. Acho que já marcou muitas pessoas, por isso está a cumprir o seu papel. 

PR - ”Pensei que fosse fácil”, é um dos temas que faz parte da Coletânea "Novos Talentos Fnac 2012". Como é que sentes por teres sido um dos eleitos para fazer parte desta compilação?

VL - Fiquei com o peito cheio de ar. É um sinal de reconhecimento do trabalho mas também da minha identidade. É um trabalho muito pessoal, não é pré-fabricado. Fazer parte deste grupo dá-me a possibilidade de levar estas canções a muito mais pessoas bem como de participar noutro tipo de eventos que me permitem fazer o que mais gosto, que é tocar e fazer música. Espero que seja um bom motivo para fazer mais. Mas mais do que alcançar reconhecimento, quero tocar corações gelados.

PR - As canções deste disco já tiveram oportunidade de serem apresentadas em concerto. Qual tem sido o “feedback” que tens recebido do público?

VL - Apresentei estas canções já em alguns sítios, todos eles com características diferentes e tive reacções surpreendentes, tais como pessoas a cantar o refrão de músicas que estavam a ouvir pela primeira vez, com a mesma vontade do que eu. Foi um sentimento realmente avassalador! Entretanto, as críticas nos meios de comunicação e dos ouvintes em geral têm sido todas muito positivas. Tanto a parte lírica como a musical têm sido muito elogiadas. Dizem-me que as canções têm muita identidade e isso é o que eu quero ouvir.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas - como caracterizarias este EP?

VL - Tenho tanto para dizer que responder de forma sintética é muito difícil. Posso dizer que são canções carregadas de emotividade no seu estado mais puro. Abordo todas as sensações primárias instintivamente, sem preconceitos. Citando uma parte do tema "Canduras Agruras" que faz parte do Inverno Ep: "Meu corpo é um caco partido no chão, cedo ao que ele pedir, cedo ao corpo a pedir...". 

VÍDEOCLIP | "Whatever it Takes" - Frankie Chavez

"Whatever it Takes" é este o mais recente vídeoclip de Frankie Chavez. O vídeo tem realização de Rodrigo Duvens Pinto.

ÁUREA | Vila Real


Com apenas 24 anos de idade, Áurea é já um dos grandes nomes da música portuguesa, tendo sido considerada a voz revelação nacional de 2010. 

O seu primeiro álbum, homónimo, atingiu em poucos meses o 1.º lugar do top nacional de vendas, conseguindo a marca de dupla platina. 

O registo “Áurea ao Vivo no Coliseu dos Recreios”, gravado no dia 18 de Novembro 2011 e lançado um mês depois, conquistou o galardão de ouro no dia de lançamento.

Dona de uma voz inconfundível, poderosa e cativante, Áurea tem sido sinónimo de sucesso, como testemunham o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Individual e o Best Portuguese Act, nos MTV Music Awards.

23 de Junho - Teatro de Vila Real, Auditório Exterior

Entrada Livre

O EXPERIMENTAR NA M´INCOMODA | "2: Sagrado e Profano"


O Experimentar Na M'Incomoda tem um novo disco com lançamento agendado para o próximo mês de Setembro. 

"2: Sagrado e Profano" é uma festa religiosa numa freguesia açoriana com o seu programa dividido em canções de ritual e canções de folia (o programa sagrado e o programa profano da festa). 

O disco pretende retratar uma expressão cultural insuflada, por um lado, de espiritualidade e misticismo movidos a vulcões e tremores de terra, e por outro, de lirismo romântico de homens do campo e do mar.  

Grande parte dos temas foram retirados de "Antologia Sonora da Ilha de São Miguel", recolhas do professor Artur Santos naquela ilha em 1960, e de "Pastor do Verbo" do terceirense José da Lata. 

A electrónica continua presente nos 12 temas que constituem o segundo trabalho d'O Experimentar mas o som é mais orgânico e os ecos da urbe são agora mais ferramenta do que forma. 

As gravações tiveram lugar entre a freguesia do Capelo (Faial), Ponta Delgada e Copenhaga de Fevereiro a Maio deste ano, e as misturas e masterização serão feitas em Lisboa no próximo mês de Julho, ficando à responsabilidade de António Bragança (A Naifa), que já tinha assumido este papel no trabalho anterior. 

O núcleo de músicos repete-se - Pedro Lucas (produção e arranjos), Pedro Gaspar (viola caipira), Jácome Armas (síntese digital), Miguel Machete, Carlos Medeiros e Zeca Medeiros (vozes). 

Entram os convidados Daniel Duarte e Emanuel Silva da Filarmónica União Faialense em tuba contrabaixo, saxofone e clarinete, Pedro Afonso nos coros, e os escandinavos Aage Johnson no hammond e My Larsdotter (My bubba and Mi) na voz. 

O vídeo fica novamente à responsabilidade da realizadora Aurora Ribeiro e a componente gráfica é desenvolvida pelo artista plástico Tiago Bom.

KUMPANIA ALGAZARRA | Agenda


Agenda:

23 Junho - Musicbox, Lisboa

07 Julho - Teatro das Figuras, Faro

28 Julho - Festival Antros Pinos, Espanha

www.myspace.com/kumpaniaalgazarra

MIKKEL SOLNADO | Tour Fnac´s

ROCKASTRUS | 2ª Meia-Final

20/06/2012

THE BLACK MAMBA | Novos Talentos Fnac 2012


Amanhã, dia 21 de Junho, os The Black Mamba vão participar no Festival Novos Talentos Fnac´12 que se vai realizar no Cinema São Jorge, em Lisboa. 

Em modo de celebração do Dia Europeu da Música, o Cinema São Jorge irá receber, nos dias 21 e 22 de Junho, o Festival Novos Talentos Fnac, dois dias de música com projectos musicais que fazem parte das edições do CD Novos Talentos Fnac´12. 

No dia 23 de Junho, o Forum Fnac Colombo recebe os The Black Bamba para um showcase com início agendado para as 1830h.

The Black Mamba, nome do trio formado por Pedro Tatanka (voz e guitarra), Ciro Cruz (baixista) e Miguel Casais (baterista), lançou o seu primeiro disco de originais no dia 7 de Maio. “It Ain´t You”, o single de apresentação, está presente no CD Novos Talentos Fnac.

PZ | Festival Meio Meio


PZ substitui AbztraQt Sir Q no Festival Meio Meio, dias 29 e 30 de Junho, em Braga com Old Jerusalem, Guta Naki e La La La Ressonance.

LISSABON | "IF It´s Only Just a dream..."

Agenda:

27 de Junho - Fnac Vasco da Gama (18.30h)

06 de Julho - Fnac Alfragide (21.30h)

07 de Julho - Fnac Almada (17.00h)

12 de Julho - Fnac Chiado (18.30h)

26 de Julho - Ciniteatro Municipal João Mota, Sesimbra (21.30h) 

28 de Julho - Casa da Música, Porto (22.00h)

SALTO

FESTIVAL DO CRATO

/>