31/07/2012

SUPERNADA | Discurso Direto


Dez anos depois de terem nascido, os Supernada editam o primeiro trabalho - "Nada é Possível". Nascida em 2002, precisamente na mesma semana dos Pluto, a banda portuense é composta por Manel Cruz (voz), Ruca Lacerda (guitarra), Eurico Amorim (teclados), Miguel Ramos (baixo) e Francisco Fonseca (baterista). Miguel Ramos  é meu convidado, que em "Discurso Direto" nos fala de "um disco de uma banda bastante peculiar, quer pela sua música, quer pela filosofia. Um disco de retalhos, de corta e cose. Faz lembrar um edredon feito com os mais variados tecidos, e de uma forma muito pouco ortodoxa, mas a costura final revela um edredon (meio) luxuoso."

Portugal Rebelde - “Nada é Possível” é uma espécie de um “puzzle” que foi crescendo com um permanente tira e põe? 
Miguel Ramos - Exactamente. É um “puzzle” que resulta de um processo de cinco anos de experimentação musical e tecnológica. Decidimos gravar o disco pelos nossos meios, nos nossos sítios. Isto deu-nos total liberdade de criação e experimentação, mas também nos responsabilizou para o facto de que tínhamos de ser  nós a  por um “ponto final”. Quando trabalhas com um produtor, muitas vezes é ele quem te diz que “está feito”, “está bom”. No caso do “Nada É Possível”, tendo sido produzido por nós, esse “ponto final” demorou algum tempo. Partimos para o disco com as músicas antigas, que muito rapidamente desvaneceram com o surgimento de novos sons, novas ideias, novos caminhos. Tivemos tempo para aproveitar o “suminho” mais doce das músicas antigas e de registar as musicas que foram surgindo. O resultado final é uma mescla das musicas novas gravadas das mais diversas formas e as musicas antigas “salvas” por novas roupagens. Fizemos questão de dar a conhecer alguns momentos que para nós foram especiais, umas vezes cómicos ou surreais, outras vezes, inspirados ou luminosos.  Momentos estes que, a meu ver, foram um importante contributo para a magia que está sempre à espreita no  disco.  
PR - É verdade, que desde que começaram a gravar este disco em 2006, o disco ganhou contornos de miragem e da impossibilidade, que o seu titulo sugere? 
MR - Sim. Durante todo o processo aconteceu muita coisa na vida dos cinco, naturalmente. Como banda vivemos alguns momentos mais intensos e outros mais desligados. Sinto que o disco foi gravado de uma forma muito particular, de uma forma que só os Super “alinham”. De muitas formas! Muitas vezes fez-me lembrar um grande Navio que estava a afundar-se. O Ruca nunca abandonou o navio e o Manel esteve sempre a tentar consertar o motor! :) Eu, o Xico e o Eurico tratavamos da carga. Cada um à sua maneira tentou fazer com que o Navio não afundasse. Sei que todos chegamos a pensar que não íamos conseguir, e questionamos constantemente se o resultado estaria à altura das nossas expectativas, dos nossos sonhos. Mas o “ Nada É Possível” já vive, foi um parto difícil, uma viagem atribulada. Agora que é real, sinto que todos nós temos um carinho e uma estima muito especial por este disco, estima essa que só é possível sentir por coisas que te deram muito trabalho e algum sofrimento para as alcançar.
PR - Para a realização do vídeoclip/single de “Arte Quis Ser Vida” decidiram juntar-se em estúdio e gravar ao vivo; deste registo resultou uma leitura completamente distinta daquela que está no álbum. Queres falar-nos um pouco desta experiência?
MR - Achámos fixe a ideia de gravar um vídeo “live”, um vídeo no qual estivéssemos a tocar. É claro que a versão iria ficar diferente da do disco, mas  aproveitamos para registar uma interpretação da música anteriormente gravada, agora com a energia de quem tem um trabalho concluído nas mãos e muita vontade para o mostrar. Acho que todos adoramos a experiência, pela música, pelo ambiente, pelo reencontro, pelo ritual que se criou naquela sala.
PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizarias este “Nada é Possível”? 
MR - Um disco de uma banda bastante peculiar, quer pela sua música, quer pela filosofia. Um disco de retalhos, de corta e cose. Faz lembrar um edredon feito com os mais variados tecidos, e de uma forma muito pouco ortodoxa, mas a costura final revela um edredon meio luxuoso... Tenho a certeza de que todos aprendemos imenso com este disco, que todos nos divertimos, e que todos sofremos. Por todas as razões, acho que se trata de um trabalho muito especial. Nem que seja para nós e para as pessoas que acabaram por se envolver no seu processo.
PR - Depois do disco, vamos ter oportunidade de ouvir as canções deste trabalho em palco? 
MR - Espero que sim! Temos vindo a tocar em sítios muito especiais. Espero que continuemos a dar bons concertos, pois sinto que as canções que estão no disco crescem quando as tocamos ao vivo. Agora que temos o concerto montado, que temos uma equipa sólida, e com o bom ambiente que tem vindo a imperar nos dias de concerto a energia da banda está renovada e a meu ver, ainda mais intensa!
PR - Para terminar, o segredo dos Supernada é nunca terem sido uma prioridade? 
MR - O segredo dos Supernada tem a ver com o facto de ainda não sabermos qual é o nosso segredo...:) Continuamos à procura daquilo que nos faz querer fazer mais e melhor música.

VÍDEOCLIP | "Fizz Limão" - Miguel Araújo


Chama-se "Fizz Limão" e é o mais recente single para o álbum "Cinco Dias e Meio" de Miguel Araújo. Segundo o músico "Fizz Limão" não é uma canção de nostalgia dos anos 80, daquele imaginário da pasta medicinal Couto. Pelo contrário, é uma crítica a tudo isso. Hoje em dia, com os Instagrams, parece que tudo tem de ser a imitar antigo."


BEAUTIFY JUNKYARDS | "From The Morning"


Em pleno Verão chegam tempos quentes para os Beautify Junkyards, desde o lançamento de 4 músicas no seu Bandcamp e video para a sua versão de "From the Morning" de Nick Drake, que a banda tem despertado interesse um pouco por todo o lado, do Reino Unido ao Brasil, dos Estados Unidos ao Canadá, tendo mesmo chegado aos ouvidos dos responsáveis pela editora britânica Fruits de Mer que celebrou um acordo com a banda para lançamento de um single de estreia em vinil colorido.

A Fruits de Mer é considerada por muitos uma das editoras independentes inglesas mais interessantes da actualidade pela sua especialização em singles de vinil com edições limitadas e com design muito cuidado ("Fruits de Mer are in danger of becoming a UK national treasure" on Terrascope).  O single tem edição prevista para 15 Agosto e têm-se sucedido críticas muito positivas em sites de música de vários países.

Também a BBC Radio 6 Music  tem dado destaque aos Beautify Junkyards que têm tido airplay em famosos programas como o de Lauren Laverne (ao lado de nomes como Paul Weller, Fatboy Slim, Blur, Spiritualized, Flaming Lips, ver link  ) e no nocturno Gideon Coe (ao lado de bandas como Tinariwen e Wild Beasts). 

MASTIKSOUL | "“I Can Feel Your Love”


"I Can Feel Your Love" é o novo single de Mastiksoul com a participação de Rita Guerra, incluído no terceiro álbum do Dj e Produtor “Mastiksoul Forever”, editado a 16 de Abril. 

ALTO! | Lamego

CARTAZ | Concerto

THEY'RE HEADING WEST #11 | Lisboa

30/07/2012

VÍDEOCLIP | "Ele Domina" - Mesa


"Ele Domina", é este o mais recente vídeoclip dos Mesa. A ideia original de Nuno Markl que conta com o próprio e Ana Galvão nos papeis principais de um romance retro-futurista, realizado por Jorge Vaz Gomes e produzido pela Longshot Production House. O  video marca também a estreia de Rita Reis a dar voz aos temas dos Mesa.

BELÉM ART FEST | Lisboa


No próximo dia 22 de Setembro irá realizar‐se a primeira edição do Belém Art Fest. Um festival produzido pela Amazing Adventure que assenta num conceito único de fusão cultural, com a abertura de museus à noite com concertos, workshops, exposições e teatro. 

A organização deste evento inédito pretende criar uma ligação emocional entre Museus, Artistas, Instituições e Público, estimando uma audiência de 2.000 pessoas.

Esta primeira edição, que conta com o apoio do Instituto dos Museus e da Conservação e da Câmara Municipal de Lisboa, irá passar‐se em três museus de Belém: Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional dos Coches e Museu de Arte Popular, sendo cada um deles palco de um género musical distinto.

E é de palco em palco que os participantes poderão assistir a concertos de fado, jazz e rock envolvidos em alma e em história, pela voz de artistas portugueses. 

No Museu Nacional dos Coches, serão apresentadas “três abordagens diferentes à canção urbana”, com Pedro Moutinho, Maria Ana Bobone e Teresa Lopes Alves.

Já no Museu Nacional de Arqueologia, as vozes, melodias e ritmos de Elisa Rodrigues e Júlio Resende, dos The Soaked Lamb e de Selma Uamusse levam os convidados a um território sonoro retro, entre o Jazz e o Blues.

No Museu de Arte Popular, a festa começa com muita energia e boa‐disposição com as atuações dos grupos Nice Weather for Ducks, The Doups e Youthless, terminando com DJ set às 04.00h.

“Juntar várias vertentes culturais de forma descontraída e dinâmica, potenciando e dinamizando espaços privilegiados” é um dos objectivos que o artista Pedro Madeira Pinto, ao expor a sua obra no festival, pretende ver atingido com a sua participação neste evento.

Para além da aposta em artistas e bandas nacionais, o Belém Art Fest proporciona simultaneamente a transmissão de diferentes valores da cultura portuguesa, aliando tradição e contemporaneidade, história e inovação. 

+ Info: 

www.belem-art-fest.pt

TRC ZIGURFEST | Lamego


É oficial: o TRC ZigurFest está de volta para a segunda edição, que este ano se realiza a 31 de Agosto e 1 de Setembro.

Produzido e organizado pelo Teatro Ribeiro Conceição, com direcção artística da Zigur Artists, o TRC ZigurFest surge acima de tudo com a vontade de agitar as águas do panorama cultural do interior do país e motivar toda a gente – literalmente toda a gente, dos 7 aos 77 anos – a conhecer a nova música nacional nas suas mais variadas formas e estados.

Em 2012, o TRC ZigurFest decorrerá em dois espaços: durante a tarde, é o Museu da Cidade o espaço anfitrião; à noite, é o Auditório do Teatro Ribeiro Conceição que assume a forma de abrigo e palco, mantendo as portas abertas para os audiófilos e curiosos em igual número.

Outro dos grandes objectivos do TRC ZigurFest é levar toda a gente a aproveitar ao máximo a cidade de Lamego. Com uma saudável dose de risco, o festival pretende ramificar-se pela cidade, procurando imbuir o público do espírito de festa que começa a sentir-se nesta altura do ano - porque há muitos anos que se diz por estes lados que “chegados a Setembro, Lamego não pára mais”.

E fica a promessa de que as imposições comerciais no TRC ZigurFest não serão mais que uma humilde e pertinente articulação com o comércio local, apetitoso e variado, para que a experiência TRC ZigurFest seja tão única quanto convidativa.

ALTO!, dUAS sEMICOLCHEIAS iNVERTIDAS e Galadrop actuam no TRC ZigurFest, no dia 31 de Agosto.

FRIDAYS IN MAR LOUNGE | Matosinhos


A partir de 14 Setembro as noites de sexta-feira no Mar Shopping serão novamente dedicadas à música. Concertos gratuitos, intimistas e exclusivos marcam o regresso do apelidado “Fridays in Mar Lounge”.  

Durante seis meses, estes concertos prometem a todos os visitantes noites de grande sonoridade num dos espaços mais emblemáticos do Mar Shopping, o Mar Lounge.

Após o sucesso do Festival Livre Trânsito, que recebeu nomes como David Fonseca, Clã, Expensive Soul e Aurea, o Mar Shopping apoia os novos valores da música nacional.  

Os concertos ficarão a cargo dos Blues ForSomeOne, Banda 2, Fado In Bossa, darioUnpluggedproject e IDuo e terão lugar no “Mar Lounge”, um espaço com um ambiente confortável e relaxante, a todas as sextas-feiras pelas 21.30h, com entrada gratuita de 14 de setembro a 22 de Fevereiro de 2013.

Blues ForSomeOne é o trio que inaugura, dia 14 de Setembro, pelas 21.30h, o “Fridays in Mar Lounge”, com Vânia Pereira (voz), Allex Miranda (percussão) e Pedro Sá (piano). 

A banda irá promover o seu primeiro álbum (Fluxo) editado em maio de 2012. Uma atuação a não perder, com originais e versões adaptadas que refletem o estilo muito próprio do projeto.  

A 21 de Setembro, pelas 21.30h sobe ao palco a Banda 2, um duo musical formado por Giovani Goulart ao piano e Liliana Ramos na voz, que apresentam um leque de músicas nacionais e internacionais conhecidas com nova roupagem.

Já a 28 de Setembro, completando o cartaz desse mês, é a vez do projeto Fado In Bossa, em que se poderá ouvir a perfeita fusão entre o Fado e os ritmos quentes e relaxados da Bossa Nova, com Ana Gomes na voz e Uriel Varallo no piano. 
  
Agenda:

14 de Setembro - Blues ForSomeOne (21.30h)

21 de Setembro - Banda 2 (2130h)

28 de Setembro - Fado In Bossa (21.30h)

FESTIVAL DE MÚSICA TRADICIONAL FOLK | Chaves

LOUREIRAS BEATS | Alcobaça

29/07/2012

LULULEMON | Discurso Direto


Tudo começou com um concurso de bandas em 2009 quando Pedro Ledo e Tiago Sales se juntaram num power duo demolidor para ganhar alguns trocos. Os blues eram uma referência para os dois músicos e daí até formarem os Lululemon foi um piscar de olhos. Passados 3 anos os Blues alargam-se a outras sonoridades e o resultado é o arrebatador "The Flying Fortress", disco de estreia dos Lululemon.

Portugal Rebelde - Instrumental na sua totalidade, “Flying Fortress” está dividido em IV capítulos. A que se ficou a dever esta opção?

Pedro Ledo - O disco quando ficou completo revelou sonoridades bastante distintas, colocar todas num mesmo patamar poderia parecer que as músicas estavam ali aleatoriamente. Com a organização dividida fica claro que são momentos diferentes.

PR - Com a entrada do Luís Matos o projeto Lululemon começa a ganhar outra complexidade criativa. Os Blues alargam-se a outras sonoridades. É este o “caminho” que sempre desejaram trilhar?

PL - Não pensamos num caminho em específico, é certo que com mais um membro largamos um pouco os blues, mas aconteceu de uma forma natural, e com isto não quer dizer que ele esteja completamente de parte.

PR - A acompanhar o conjunto de originais “Flying Fortress”, está o disco “Thee Ol’ Reliables” composto por 2 EP’s, reeditados agora com uma faixa bónus gravada mais recentemente: “Cpt. Tonic”. De alguma forma esta reedição é uma prenda para todos aqueles que vos acompanham desde 2009?

PL - Sim, sem dúvida. Por ser uma viragem tão grande na banda achamos que era boa ideia lançar juntamente com o disco novo os ep's anteriores para quem de certa forma preferir a "fase antiga".

PR - O álbum “Flying Fortress” arranca com “Blonde Weather e logo ficamos agarrados a um universo que nos transportará para parte incerta. Este é o tema que melhor define o espírito do disco?

PL - Não sei se se pode definir por completo o disco, até porque como já referimos as músicas são bastante diferentes entre si. O que pode definir talvez seja o facto de despertar algumas sensações em cada um, ou uma imagem se quiserem, mas isso também vai depender muito da maneira de ouvir a música entre cada pessoa.

PR - Já tiveram a oportunidade de apresentar as canções deste disco em concerto. Qual tem sido o “feedback” do público?

PL - Há sempre a possibilidade de ser difícil cativar quando as músicas variam bastante, mas para já tem sido positivo, algumas pessoas fazem questão de nos vir dizer no final do concerto que gostaram, e ficamos muito satisfeitos por ouvir isso. 

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este “The Flying Fortress”?

PL - É o disco que reúne um pouco de tudo o que gostamos de tocar e ouvir.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Lululemon?

PL- Não trabalhamos muito por objectivos definidos, só sabemos que queremos tocar o maior número de vezes possível ao vivo e compor cada vez mais e melhores músicas.

VÍDEOCLIP | "Eléctrica Dança" - Orangotang


"Eléctrica Dança", é este o mais recente vídeoclip para o álbum "Apneia" (Ed.Autor, 2011) dos Orangotang. O vídeo tem realização de Bruno Moreira e Filipe Almeida.

A BETA MOVEMENT


Os A Beta Movement vão estar no dia 03 Agosto no Hard Club (Porto), nas eliminatórias para o palco JN, no Festival Paredes de Coura e no dia seguinte no Barco Rock Fest, na capital Europeia da Cultura, em Guimarães. 

A banda do Porto, a finalizar a masterização do EP “Blossom Age”, incorpora agora uma nova secção rítmica analógica e digital, com a inclusão de um músico convidado, Hugo Mesquita, acentuando as dinâmicas indie pop já referenciadas.
 
Sobre o novo EP, que sofreu alguns atrasos, a banda foi obrigada a alterar o produtor, mixing e a masterização de 3 das 4 músicas, agendam-se já os concertos de lançamento de “Blossom Age”, atentem Setembro de 2012.

DAVID FONSECA | Agenda


Agenda:

29 de Julho - Setúbal, Feira de Santiago (22.00h)

10 de Agosto - Graciosa/Açores, (22.00h)

17 de Agosto - Ribeira Grande/Açores, Festival Monte Verde (22.00h)

18 de Agosto - Viseu, Feira de São Mateus (22.00h)

24 de Agosto - Cascais, Festas do Mar (22.00h)

28/07/2012

PRÉMIOS MEGAFONE/SPA


A segunda edição dos Prémios Megafone arrancou oficialmente no passado dia 8 de Junho com a abertura das candidaturas aos Prémios Megafone Música e Megafone Missão.

A partir de agora, e até 31 de Julho, músicos e outras entidades que fazem por projectar a música tradicional portuguesa para o presente e para o futuro têm via aberta para candidatar-se aos prémios inspirados em João Aguardela.

Depois de na sua estreia, em 2010, terem sido entregues aos Galandum Galundaina (Música) e ao realizador Tiago Pereira (Missão), os Prémios Megafone regressam em 2012 com novidades na sua organização.

Graças a uma parceria com a SPA, que entre outras coisas permite este ano a entrega de um prémio monetário ao vencedor da categoria Música, os Prémios Megafone passam em 2012 a designar-se Prémios Megafone/SPA.

Além desta novidade, o júri deste ano será ainda mais alargado e abrangente, com a convocatória de novos músicos e outros especialistas nos sons de raiz tradicional.

Recorde-se que o Prémio Megafone Música é entregue a um músico ou colectivo de músicos que se inspirem e recriem a música tradicional portuguesa e que o Prémio Megafone Missão distingue pessoas ou organizações cuja actividade tem ajudado à criação e divulgação dessa música.

A cerimónia de entrega dos Prémios Megafone/SPA realiza-se no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia 24 de Novembro de 2012.

Regulamento em: http://www.aguardela.com

VÍDEOCLIP | "Maria Alice" - Virgem Suta

"Maria Alice", é este o 2º vídeoclip/single para o álbum "Doce Lar" (Universal, 2012) dos alentejanos Virgem Suta.

POPLUSA | RTP ÁRICA E INTERNACIONAL


Este Domingo, no programa Poplusa, da RTP Internacional e RTP África (18.00h) destaque para a presença de  Miguel Araújo com "Os Maridos das Outras", os Trabalhadores do Comércio com "No Colo do Douro", os a-nimal com "Homem-Sangue" e a Fanfarra Alfares, com "Siga a Dança" entre tantos outros.  Estas e muitas outras razões para não perderem o novo Poplusa!

GAITEIROS DE LISBOA EM CONCERTO

TERRA DA FRATERNIDADE | Tom de Festa

27/07/2012

VÍDEOCLIP | "Throwback" - Orelha Negra


Chama-se "Throwback" e é o mais recente vídeoclip para o segundo álbum dos Orelha Negra.

JORGE PALMA | "Com Todo o Respeito"


O palco transforma-se na sala de estar onde Jorge Palma recebe os fãs tornados amigos. Toca-se, fala-se, canta-se. 

Das actualidades de "Portugal, Portugal" ou "Com Todo o Respeito", o tema que dá nome ao seu último trabalho, editado em 2011, à inspiração e musas de "Página em Branco". 

De coisas etéreas em "Estrela do Mar" ou "Bairro do Amor" às coisas pessoais e intransmissíveis em "Frágil". No fim, Jorge Palma acompanha-nos "à porta" despedindo-se, como sempre faz, com "A Gente Vai Continuar."

"Com Todo o Respeito", o concerto de Jorge Palma, 25 de Outubro no
Tivoli BBVA, em Lisboa.  Para quem gosta de boa música!

www.jorgepalma.pt 

CONCENTRAÇÃO MOTOTURÍSTICA | Góis



É já a partir do próximo dia 16 de Agosto que tem lugar mais uma edição da Concentração Mototurística de Góis, evento de grande tradição no nosso País e que se realiza consecutivamente deste 1991.

Para animar as noites deste ano, a Concentração apresenta no Palco Sagres uma série de concertos com algumas das melhores bandas nacionais, como os Buraka Som Sistema e as bandas locais Ponto & Vírgula e The Casket Kings - 17 Agosto e Xutos & Pontapés e os Fingertips - 18 Agosto.

Na Tenda Electrónica, a animação das madrugadas da Concentração começa no dia 16 Agosto com DJ Manuel Melo (conhecido actor de televisão e cantor) e DJ Vassalo (DJ Residente), contando ainda com as presenças de outros DJ’s convidados como DJ Tiago R, DJ Rui Leiria e DJ Gonçalo Henrique.

Este ano, sensível à crise económica que o País atravessa, o Góis Moto Clube decidiu efectuar um esforço baixando o preço dos bilhetes - que no ano passado eram de 35,00€ - passando este ano o acesso aos 3 dias do evento para um bilhete único de 20,00€.

STEREO PARKS | Novos Sons


As sonoridades características do Indie Rock definem na sua generalidade a música dos Stereo Parks. Inspirados por bandas como Arctic Monkeys, The Strokes, Interpol, The Kooks, The Hives, Kings of Leon, White Stripes, a banda traz-nos um rock solarengo e bem disposto, feito de vozes afinadas, refrões que ficam no ouvido e uma base instrumental de fazer inveja a muito boa gente.

Nascidos em 2008 pelas mãos dos guitarristas João Taborda e Manuel Leonardo, só em 2010 é que a formação actual ficou completa.

Nesse mesmo ano concorreram ao Super Bock Super Rock Preload e saíram vencedores. Como prémio tocaram no festival que deu o nome ao concerto desse ano no mesmo dia do mítico concerto de Prince.

Decidiram então fazer uma pausa nos concertos para se dedicarem a compor e gravar um EP que ficou pronto no final de 2011. Neste momento, a banda está em fase de promoção do mesmo e já pensam na
gravação de um longa duração

Gonçalo Teixeira - Voz

João Taborda e Manuel Dias Leonardo - Guitarras

Nuno Henriques - Baixo Eléctrico
  
Filipe Ferreira - Bateria

www.facebook.com/StereoParks

ROCK FEST COSTA VERDE | Póvoa de Varzim

CARTAZ | Concerto

26/07/2012

FESTIVAL ROCK NORDESTE | Vila Real


A 9ª edição do Rock Nordeste - Festival de Música Moderna  realiza-se nos dias 27 e 28 de Julho, no Complexo Codessais, em Vila Real.

À semelhança da anterior, esta edição do festival é organizada pela Associação de Municípios Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro em conjunto com o Município de Vila Real.

A aposta no concurso de bandas de garagem e nos novos valores da música nacional mantém-se e, nesta edição, concorrem entre si, divididas pelos dois dias do festival, as seguintes bandas: 29th Secret, Primal, The Crawlers, Black Turbo, Max Suba, Darwin Hipnoise, Suprah e Spinning.

O Júri que as avalia é composto por: Miguel Pedro, dos Mão Morta, João Carvalho, Director do Festival Paredes de Coura, Nuno Calado, radialista da Antena 3, Jorge Romão, dos GNR, Rui Manuel Santos, radialista, José Mariño, Director de Programas da Antena 3 e Zé Pedro, dos Xutos&Pontapés.

A 9ª edição propõe um cartaz mais completo e tem mais música a oferecer a quem o visita: a banda Thee Orakle abre as portas do festival, no dia 27 de Julho, e nessa mesma noite actuam os Ladrões do Tempo, a primeira noite termina com a actuação do colectivo de Dj's da Antena 3, No Dj's.

A noite de 28 de Julho inicia com a actuação de Pe7erpanic à qual se segue a banda cabeça de cartaz, Blind Zero. Logo a seguir, o actor e dj Nuno Lopes faz da cabine o seu palco e fecha o festival com um som electrónico e dançável.


O Festival Rock Nordeste conta uma vez mais com o apoio do Portugal Rebelde!

OS PONTOS NEGROS | "Eu + Eu = Ninguém"


Os Pontos Negros avançam com um novo single para as rádios nacionais, “Eu + Eu = Ninguém”. Este é o segundo single extraído do disco "Soba Lobi", gravado nos estúdios Abbey Road em Londres, um dos “laboratórios” mais emblemáticos da cultura Pop. 

“Soba Lobi” foi editado a 23 de Abril pela Optimus Discos e é o quarto álbum de originais da banda de Queluz. A edição física está disponível nas lojas e, em simultâneo, para download gratuito em www.optimusdiscos.com.

VIRTUS | Tour Fnac

 
Agenda:
 
27 de Julho - Fnac Santa Catarina,18.00h
 
27 de Julho - Fnac MarShopping, 22.00h
 
28 de Julho - Fnac GaiaShopping, 17.00h
 
28 de Julho - Fnac NorteShopping, 22.00h

BARCO ROCK FEST´12 | Guimarães

THE BLACK MAMBA EM CONCERTO

MÓNICA FERRAZ | Cantanhede

25/07/2012

ALEXANDRE CTHULHU | Discurso Direto


Hoje recebemos no Portugal Rebelde Alexandre Cthulhu, guitarrista por excelência, que em "Discurso Direto" nos fala do seu álbum de estreia - "Fides", um disco para quem gosta de um som personalizado e de uma guitarra “emotiva”.

Portugal Rebelde - Depois da edição do EP “Psyche” em 2011, finalmente vês editado o teu álbum de estreia - “Fides”. O que une e separa estes dois discos?

Alexandre Cthulhu - Há vários aspectos que os diferenciam. Um deles é a abordagem musical, este álbum tem uma sonoridade muito própria, não quis “soar” a nenhum guitarrista conhecido, embora as comparações já tivessem surgido (risos), mas estava focado em personificar o meu som. Depois há uma componente estilística, pois este álbum é um álbum de blues, enquanto o "Psyche" tinha um pouco de hard rock, classic rock, etc.

PR - “Fides” é um álbum instrumental, composto quase na totalidade por ti, exceto “Driving Sideways” da autoria de Freddie King. Este é um disco para amantes da guitarra eléctrica?

AC - É um disco para amantes de guitarra eléctrica e não só. É um disco para quem gosta de um som personalizado e de uma guitarra “emotiva”.

PR - Jimi Hendrix, Muddy Watters ou até mesmo Joe Satriani, são alguns dos guitarristas que mais te influenciaram?

AC- Neste álbum fui beber influencias a Hendrix, Gary Moore, Chuck Berry, Alvin Lee, Steve Ray, etc. As minhas influências são tão díspares, que tínhamos que fazer outra entrevista só para falarmos disso (risos).

PR - Alguns dos teus temas como “Angels” e “Street Racers” já chegaram a passar em rádios das terras do tio Sam. Que “sentimentos” te provocaram?

AC - Sim, é verdade. Esses temas são do EP "Psyche", mas alguns temas deste “Fides”, também já passaram. O sentimento é sempre de satisfação, mas deixa-me frisar que quer isso aconteça nos States, quer aconteça numa radio online da aldeia, o sentimento não se altera…A nossa música tem tanta qualidade (em alguns casos até tem mais) do que a que se faz lá fora. Nós, Portugueses achamos que o que vem de fora é melhor, e muitas vezes menosprezamos o que é feito em Portugal. Mas acredita que um dia vamos dar a volta a isso e voltaremos a dominar o mundo como no séc. XV e XVI (risos).

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este “Fides”?

AC - “Fides é um álbum para ouvir para o resto da vida.

PR - Já tiveste a oportunidade de apresentar este disco em palco. Que “feedback” tens recebido do público?

AC - Sim, já tive oportunidade de o apresentar em palco (Fnac de Cascais) e estou-me a preparar para o 3º concerto da Fides tour/2012 (pensão amor/ Lisboa). O feedback tem sido óptimo. Sabes que eu sou um esfomeado pela estrada, e estares cara-a-cara com quem te apoia e gosta do teu som, é sempre uma cena única na vida de um músico. Estou muito satisfeito com tudo. Com o feedback do público, da imprensa, dos meus pais, do meu cão, de tudo (risos).

PR - Para terminar, por onde passa o teu futuro próximo?

AC - Uma noite numa pensão do Cais do Sodré (risos). Vou continuar a divulgar este trabalho até aos limites dos limites, e vou dá-lo a conhecer ao mundo inteiro - Depois logo se verá. Já agora quero agradecer ao blog Portugal rebelde pela entrevista, a todas as entidades que me apoiam, e quero mandar um mega beijo para as Mosqueteiras. Obrigado por tudo.

VÍDEOCLIP | "Livro de Reclamações" - Anaquim


"Livro de Reclamações", é este o mais recente videoclip para o álbum “Desnecessariamente Complicado” (Sons em Trânsito, 2012) de Anaquim.

AUREA | Festival Livre Trânsito


Aurea atua esta sexta-feira, 27 de julho, no Mar Shopping, inserida no cartaz do Festival Livre Trânsito, iniciativa de quatro concertos gratuitos de conceituados artistas nacionais promovido pelo maior Centro Comercial do norte do País. 

Dona de uma voz inconfundível, poderosa e cativante, a cantora Aurea vai encerrar o Festival Livre Trânsito que teve ao longo do mês de Julho lotação sempre esgotada com David Fonseca, Clã e Expensive Soul.

Com apenas 24 anos de idade, Aurea é já um dos grandes nomes da música portuguesa, tendo sido considerada a voz revelação nacional de 2010. O seu primeiro álbum, homónimo, atingiu em poucos meses o 1º lugar do Top Nacional de vendas, conseguindo a marca de dupla platina.

É um concerto a não perder, que terá lugar no Parque Exterior do Centro Comercial esta sexta-feira, 27 julho às 2130h, com entrada gratuita. 

FESTIVAL INTERNACIONAL JAZZ DE LOULÉ


O Festival Internacional de Jazz de Loulé, um dos mais consagrados certames nacionais de jazz, está de regresso nos próximos dias 26, 27 e 28 de julho, sob a direção artística de Mário Laginha. Na sua 18.ª edição o Festival traz até ao reconhecido Cine-Teatro Louletano alguns dos maiores talentos emergentes do panorama jazzístico nacional.

A 18.ª edição do Festival Internacional de Jazz de Loulé arranca dia 26 de julho com a apresentação inédita do quarteto Wakamono, que se reuniu exclusivamente para este Festival a pedido do diretor artístico Mário Laginha. 

Este momento único, com alguns dos nomes mais proeminentes da nova geração de músicos de jazz portugueses, João Capinha (saxofones), Luís Figueiredo (piano), António Quintino (contrabaixo) e Joel Silva (bateria), terá lugar no Cine-Teatro Louletano às 22.00h. Um espetáculo exclusivo para não perder.

Dia 27 sobe ao palco o grupo The Mingus Project. Este quinteto irá apresentar uma estrondosa homenagem a Charles Mingus, um dos mais importantes músicos norte americanos do século XX, figura incontornável do jazz que, mais do que um excelente contrabaixista foi, inegavelmente, um genial compositor. 

Este espetáculo contará com Dan Hewson no trombone, Ricardo Toscano no saxofone alto, Victor Zamora ao piano, Nelson Cascais no contrabaixo e Vasco Furtado na bateria. Uma atuação que promete surpreender.

O último dia do Festival irá contar com a atuação do quarteto Motor liderado pelo reconhecido guitarrista André Fernandes. Este grupo criado propositadamente para integrar parte do álbum “Imaginário”, de 2009, volta agora a reunir-se para apresentar em Loulé, juntamente com o pianista Óscar Graça, composições originais centradas na linguagem do jazz, mas com influências do rock e da música eletrónica. Um espetáculo que irá reunir alguns dos melhores nomes do Jazz português e que encerrará da melhor forma esta 18.ª edição.

A 18.ª edição do Festival Jazz de Loulé irá decorrer no CineTeatro Louletano a 26, 27 e 28 de Julho. Todos os espetáculos terão início às 22.00h. Os bilhetes encontram-se à venda no Cine-Teatro com o preço de 10€ (dia) e 25€ (três dias), para sócios da Casa da Cultura de Loulé, e 12€ (dia) e 30€ (três dias), para o público geral.

KUMPANIA ALGAZARRA | Agenda


Agenda:

27 de Julho - Animação Verão’12, Alameda 8, Espinho (22.00h)

28 de Julho - Festival Antros Pinos, Taragoña (Espanha)

30 de Julho - Lavre

12 de Agosto - Guca – Festival Internacional de Bandas de Metais (Sérvia)

26 de Agosto - Defesa Jazz Festival, Clube Ferroviário Lisboa

27 de Agosto - Festas do Concelho, Glória do Ribatejo

15 de Setembro - Ciência Viva, Estremoz

30 de Setembro - Meo Out Jazz, Lisboa

www.myspace.com/kumpaniaalgazarra

CARTAZ | Concerto

24/07/2012

VÍDEOCLIP | "Fado Contido" - Rodrigo Costa Félix e Aline Frazão


Com letra de Ana Geraldo e música de Rogério Charraz, "Fado Contido" é o mais recente vídeoclip para o álbum "Fados de Amor" de Rodrigo Costa Félix (Farol, 2012). O tema conta com a participação especial de Aline Frazão.

HELDER MOUTINHO | Zamora


O apreciado Festival de Fados de “Castilla y León”, promovido pela Fundação Rei Afonso Henriques, comemora este ano a sua 10ª edição e Helder Moutinho é um dos convidados.

O espetáculo terá lugar no dia 26 de Julho, pelas 21.30h e o fadista fará acompanhar-se por Ricardo Parreira na guitarra, Marco Oliveira na viola e Francisco Gaspar no baixo.

Helder Moutinho
encontra-se atualmente a gravar um novo disco de originais com edição prevista para Outubro de 2012.

CAMANÉ | Lisboa


No próximo dia 28 de Julho, Camané regressa a Lisboa para uma apresentação no Largo do Intendente no âmbito do programa “Renasce um Largo para a Cidade”.


Este projecto, concretizado pela Câmara Municipal de Lisboa, visa requalificar a Mouraria e voltar a trazer os habitantes da cidade àquela zona. Para tal, criaram uma série de actividades e concertos, sendo Camané um dos nomes convidados para celebrar a nova vida na baixa da cidade.

Assim, Camané apresenta uma viagem pelos seus vários álbuns, desde “Uma noite de fados” até “Do amor e dos dias”, evocando alguns dos fados maiores do repertório do fadista que contribuíram para a afirmação de Camané como uma figura ímpar no panorama geral do Fado no sec. XXI.

A entrada é livre!

FESTIM EM ÁGUEDA COM OS GAITEIROS DE LISBOA


Chega, na próxima quinta-feira 26 de Julho, ao fim a 4ª edição do Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo. 

Os Gaiteiros de Lisboa e o seu novo disco "Avis Rara" dão o seu último concerto, também último do festival, no Largo 1º de Maio (Agitágueda), em Águeda, naquela que promete ser "apenas" mais uma noite memorável do Festim 2012.

Os Gaiteiros de Lisboa foram, ao fim de quatro edições, o primeiro nome nacional no Festim. Tocaram já nos restantes Municípios da rede e chegam agora a Águeda. 

Grupo emblemático e um dos mais originais projectos de reinvenção da música portuguesa, apresentam no Festim o seu disco "Avis Rara”. A criatividade dos Gaiteiros de Lisboa é única: reinventam melodias, poemas, polifonias e até instrumentos.

Nesta 4ª edição, o Festim apresentou um verdadeiro cartaz de luxo, reunindo sete grandes nomes em vinte concertos, numa viagem pela diversidade multicultural, que começou a 1 de Junho com Riccardo Tesi (Itália), e prosseguiu ao som dos Huun Huur Tu (Tuva), Kimmo Pohjonen (Finlândia), Blowzabella (Inglaterra), Eliseo Parra (Espanha) e Taraf de Haïdouks (Roménia), além dos Gaiteiros de Lisboa.

Para o público fiel do festival e para os que o descobriram, igualmente rendidos, pela primeira vez, a parceria em rede entre os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ovar e Sever do Vouga revelou ser, uma vez mais, uma aposta ganha, tendo em conta o modelo singular de programação, que ousa trazer propostas musicais de grande destaque e renome mundial, consolidando o Festim como uma iniciativa ímpar no contexto regional e nacional.

TIM TIM POR TIM TUM | Lisboa

CIRCO DAS ATROCIDADES | Lisboa

23/07/2012

PZ | Discurso Direto


"Rude Sofisticado" (Meifumado, 2012), é esta a nova aventura de Paulo Zé Pimenta. O Portugal Rebelde, esteve recentemente à conversa com PZ, que em "Discurso Direto" nos fala deste novo registo,  "uma viagem subterrânea e subcutânea com paradeiros imprevisíveis e surrealistas povoado por chupistas e maltratado por máquinas de lavar a louça". Se és um freak do género Rude Sofisticado, sê bem-vindo.

Portugal Rebelde - “Reflexões sobre amor, política e sociedade em misto de ironia e convicção, tudo cantado em tom grave e melódico”. É tudo isto que podemos encontrar em “Rude Sofisticado”? 

PZ - Penso que esta frase é um possível resumo de alguém que ouviu o disco de lés-a-lés. São de facto reflexões e interpretações da minha vida traduzida em música através da palavra e dos ambientes electrónicos que a envolvem. A vida não é para ser levada demasiado a sério, gosto de me rir de mim próprio, de inventar personagens criadas por visões que de repente me chegam à cabeça quando estou envolvido numa música, imagens essas que são sempre um espelho do que se passa à minha volta a todos os níveis possíveis desde as Autarquias até aos Croquetes ou mesmo acerca do que se passa no Mundo em geral. 

PR - “Electrónica de intervenção”, foi desta forma que alguém escreveu para falar da tua nova aventura. Estás de acordo? 

PZ - Mais ou menos... Em certas músicas penso que sim, poderá ser uma maneira interessante de catalogar temas como Autarquias, Mundo, mais uma ou outra... Mas como um todo não vejo este disco como um disco de intervenção no sentido clássico. Não peço revoluções na rua nem nada do género, talvez peça de uma maneira não muito consciente uma revolução da mente ou uma maneira diferente de olharmos a realidade através da música. Nesse sentido sim, será um bom motivo para chamar isto electrónica de intervenção. 

PR - Uma música para elogiar os croquetes e outra para falar da corrupção nas autarquias, foram estes os singles de avanço deste “Rude Sofisticado”. São estes os temas, que melhor definem o “espírito” do disco? 

PZ - Para se tentar perceber o espírito de alguma coisa há que analisá-la por inteiro primeiro. No entanto são músicas que sinto que podiam capturar o interesse à primeira. Por alguma razão foram os primeiros singles que escolhi para darem uma visão cinemática do disco que se vai desenvolver à medida que forem lançados mais videoclips. Vêm aí mais 3 vídeos pelo menos... Os singles transformados em vídeos e lançados na net através do youtube e das redes sociais como o facebook são hoje em dia uma excelente maneira de provocar uma reacção instantânea do público para o melhor e para o pior. Como também sou realizador gosto de me envolver no processo e não quero deixar de agradecer ao Alexandre Azinheira pelos excelentes Croquetes e ao Nuno Beato pelas assombrosas Autarquias. Os próximos vídeos serão realizados por mim num tom mais do-it-yourself e mais despreocupado tipo experiência nocturna em frente a uma câmara e editado no computador em transe pós-insónia. 

PR - Numa frase apenas - ou talvez duas - como caracterizarias este “Rude Sofisticado”?

PZ - Uma viagem subterrânea e subcutânea com paradeiros imprevisíveis e surrealistas povoado por chupistas e maltratado por máquinas de lavar a louça. Numa nota mais consciente diria simplesmente que é um disco a sério com piada. 

PR - Já tiveste a oportunidade de apresentar no palco as canções deste disco. Qual tem sido o “feedback” que tens recebido do público? 

PZ - Sim, e ainda bem que decidi aproveitar este disco para me fazer à estrada fosse de que maneira fosse. Quando lancei o Anticorpos decidi não transpor o disco para o palco. Foi um projecto muito intimista, mais até do que o “Rude Sofisticado”. Foi digamos a primeira vez que expus as minhas tripas e o meu coração. Tal como o Rude Sofisticado foi um processo feito sozinho, com vários overdubs, e várias correntes de memória a darem voz a corpos estranhos que cresciam de bases electrónicas. Mas estava muito verde para o palco, nem fazia ideia de como é que podia pôr os Anticorpos ao vivo, o próprio nome do disco levava-me a ter uma teoria estúpida de que iria repelir as pessoas, uma das várias desculpas para disfarçar o medo e fugir com o rabo à seringa. Basicamente não estava preparado mentalmente para me expor em palco da maneira como o fiz nesse disco. Neste caso, com o Rude Sofisticado já tinha mais calo de palco com outros projectos em que participo como os Paco Hunter e a Zany Dislexic Band que me deram rodagem para poder pensar numa ideia mais definida e concreta de como é que iria por o PZ num palco. Decidi então fazer da maneira mais simples e mais pessoal, levar a personagem/pessoa para o palco, vestir o meu pijama, levar uma drum-machine com as bases instrumentais e simplesmente cantar e dançar à minha maneira como se estivesse no meu quarto/estúdio. Estranhamente ou não, é um formato que tem resultado e que leva as pessoas a estranharem a coisa à primeira, mas acho que à segunda música já ficam com uma ideia do que estou a fazer, que é basicamente, a minha cena. 

PR - Para terminar, na tua última ceia a ementa seria croquetes e que se foda o bacalhau? 

PZ - Lol!
/>