30/04/2013

VÍDEOCLIP | "Avesso" - Peixe : Avião


Os peixe : avião estão de volta. Setembro será o mês de lançamento do sucessor de "Madrugada" (2010), pondo fim a um período de três anos, durante o qual os peixe : avião percorreram palcos um pouco por todo o país, procuraram novos processos criativos e novos caminhos para a sua música.

O novo álbum representa, em vários aspectos, um corte com os registos anteriores da banda, tanto em termos de composição, como na sua sonoridade final. No entanto nem tudo é novo, como prova o facto da banda ter, novamente, trabalhado com Nélson Carvalho na materialização do disco.

"Avesso", é a primeira amostra deste trabalho. Aqui fica o vídeo assinado pelo Estúdio RGB/XYZ em colaboração com a fotógrafa Rita Lino.



www.peixeaviao.com

VÍDEOCLIP | "A Resposta é Sempre Não" - Mundo Cão



“A resposta é sempre não”, é este o primeiro avanço para o novo álbum dos Mundo Cão, “O Jogo do Mundo”.



www.facebook.com/MundoCaoOficial

ANAMAR | Lisboa


Para celebrar o regresso de Anamar aos discos e aos espectáculos, numa parceria com a Fnac, será disponibilizada uma edição exclusiva de 120 CDs com oferta de bilhete para o Espectáculo no Teatro São Luiz.

Estes CDs estarão à venda exclusivamente na bilheteira do Teatro São Luiz (Lisboa), no dia 2 de Maio, a partir das 19.00h e até ao início do Espectáculo, às 21.00h.

Todos os que adquirirem o CD poderão vê-lo assinado pela própria Anamar num meet & greet muito especial após o espectáculo. Esta edição exclusiva chega ao público antes da data oficial, no dia 6 de Maio.

Neste espectáculo será apresentado o novo álbum na integra e serão revisitadas algumas das canções emblemáticas da artista. The Legendary Tigerman é o convidado especial de uma noite memorável.

ENTRE ASPAS | "Best Of - 20 Anos"


Os Entre Aspas editam no dia 6 de Maio, um "Best Of" com os maiores êxitos da carreira do grupo. "Best Of - 20 Anos" reúne os melhores temas da banda algarvia em 20 anos de carreira, num álbum que é acompanhado por um DVD com um concerto ao vivo, gravado em 2000 para o canal Sol Música.

Canções como “(Uma) Pequena Flor”, “Criatura da noite”, “Perfume” e “Voltas”, farão parte do alinhamento deste álbum que sintetiza brilhantemente uma das bandas pop mais importantes da música portuguesa. A banda iniciará brevemente uma digressão nacional de comemoração destes 20 anos de carreira.

Alinhamento:

CD

01. (Uma) Pequena Flor

02. Criatura da noite

03. Perfume

04. Voltas

05. Esqueci O Nome Das Coisas

06. Canto Da Sereia

07. Só, Só Por Ti;

08. Sempre Ao Teu Lado

09. (Só) Um Pouco Mais

10. Soltar o olhar

11. Popitude

12. O Sinal

13. Tão Livre Como Nós

14. Tão Estranho

15. Nunca desistir

16. Bem dentro de nós

DVD

01. Nunca Desistir

02. Há de Haver

03. Perfume

04. Tão Livre como Nós

05. A Janela de Sacada

06. Esqueci o nome das Coisas

07. Só, Só por Ti

08. O Sinal

09. Soltar o Olhar

10. Bem Dentro de Nós

11. Só (Um Pouco Mais)

12. O Canto da Sereia

13. Formiga Bossa Nova

14. Criatura da Noite

15. (Uma) Pequena Flor 

BEE KEEPER BANDS


A Bee Keeper foi uma editora independente dos anos 90, gerida desde o sótão de Elsa Pires em Lisboa, que apesar da sua pequena escala e relativa curta duração, deixou a sua marca na segunda vaga da cena indie rock nacional.

A Bee Keeper sempre se demarcou pela sua estética DIY (Faça Você Mesmo), editando cassetes com capas desenhadas à mão e sempre acompanhadas por cartas pessoais. A editora chegou ainda a editar alguns singles em vinil de 7", compilações em vinil 12" e CD, e algumas das bandas do seu catálogo chegaram mesmo a lançar os seus álbuns de estreia pela Bee Keeper.

Ocorrendo imediatamente antes da explosão da Internet, as movimentações da Bee Keeper quase não foram documentadas, sendo o seu catálogo praticamente impossível de encontrar hoje em dia. Foi esta a principal razão que levou Bruno Simões a focar-se na Bee Keeper para o seu próximo documentário de longa duração. 

Este documentário funcionará não só como uma recordação para aqueles que viveram o movimento, mas também para apresentar o trabalho da editora e das suas bandas a futuras gerações. Essencialmente, este documentário é sobre a juventude, o espírito pioneiro e a capacidade de resistência para criar um movimento musical num país raramente reconhecido pela sua cena musical alternativa.

Para este projeto, o realizador optou por uma abordagem exaustiva, dando a todas as bandas (cerca de quarenta) do catálogo da Bee Keeper a oportunidade de participar, não só relatando a sua experiência com a editora, mas contando também as suas histórias como banda, do início ao fim. 

Estas mesmas histórias acabaram por dar origem a uma série de mini documentários online intitulada "Bee Keeper Bands", em que cada episódio é dedicado a uma das bandas do catálogo da Bee Keeper, funcionando como uma espécie de contagem decrescente para o documentário de longa duração que se focará na história da editora.

Os três primeiro episódios estão já disponíveis online e podem ser vistos nos seguintes endereços:



SONS DO MAR | Funchal

TRIPS À MODA DO PORTO

29/04/2013

HELENA KUPERT | Discurso Direto


"Equilíbrio" (Iplay, 2013) é este o disco de estreia de Helena Kupert. Em "Discurso Direto, a cantora falou ao Portugal Rebelde deste trabalho, "um misto de emoções e de afetos, na sua multiplicidade, nos encontros e desencontros da vida."

Portugal Rebelde - Timbre forte e carismático, determinação, paixão e teimosia, foram estes os condimentos necessários para fazer nascer este “Equilíbrio”?

Helena Kupert - Determinação e teimosia desde sempre; Paixão pela música, nasceu comigo. Só estas 2 afirmações espelham bem o quanto é importante na minha vida, esta envolvência com a música e com o mundo das canções! O meu timbre é forte e carismático, porque contem nesta envolvência, sempre um pedaço de mim, da minha maneira de ser e estar na vida e de sentir o Amor!

PR - De que é nos falam as canções deste disco de estreia?

HK - Amor, porque é o sentimento que nos move, que nos faz sonhar e sentir que tudo é possível, mas também nos fala de amizade, que é a forma mais leal do Amor, porque não exige, aceita, e pode durar uma vida inteira! Esta envolvente retrata perfeitamente, a minha postura na vida e influenciou particularmente a feitura deste disco de estreia.

PR - “O Amor Vem Pra Cada Um” um original de George Harrison (“Love Comes To Everyone”)” foi a canção escolhida para single de apresentação deste disco. É este o tema, que melhor retrata o “espírito” do disco?

HK - Não! Este tema, não é o que retrata melhor o espirito do meu disco, Esta canção é um apelo para o relembrar de um sentimento tão nobre e importante, que é o Amor, pois o Amor é o que nos une e que nos faz sonhar e vibrar. Esta canção é um grito de esperança, para não nos esquecermos que ele pode existir nas nossas vidas, e que cada um de nós, tem algures e em algum momento, um Amor á sua espera, para ser cuidado e acarinhado. Por outro lado, as outras canções que compõem o meu álbum são um espelho do Amor na sua essência, com os encontros, desencontros, abandonos, tristezas, alegrias! A realidade do Amor!

PR - Paulo Gonzo assina dois temas deste disco. Como é que surgiu esta oportunidade?

HK - Esta oportunidade surgiu pela mão do meu produtor musical Rui Fingers. Cheguei ao contato com o Paulo Gonzo, que acedeu colaborar comigo neste trabalho, por entender que ele tinha conteúdo, para além de gostar do meu timbre de voz. Compôs; “ Magia” e “ Tudo o que eu te peço”.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizaria este disco de estreia?

HK - Este meu disco de estreia, é um misto de emoções e de afetos, na sua multiplicidade, nos encontros e desencontros da vida, dirigido a um público atual e exigente.

PR - Já teve a oportunidade de apresentar ao público algumas das canções do álbum “Equilíbrio”. Qual tem sido o “feedback” recebido?

HK - O feedback tem sido muito positivo. Tenho recebido palavras de agrado e de incentivo para continuar a fazer o que mais gosto… Cantar! O público tem sido sempre caloroso, e como eu costumo dizer, não há nada melhor que o público!

PR - “O carácter das pessoas vê-se nos tempos difíceis”, é este o lema, que, ainda hoje a continua a guiar?

HK - A minha experiencia de vida, tem sido fértil em mostrar exatamente, que esta frase é verdadeira e ainda acrescentaria, que o dinheiro e o poder, potenciam o carácter das pessoas, contudo, e embora tenha sempre presente este lema, consigo viver bem com a vida, adoro as pessoas, e sou uma pessoa muito positiva e feliz!


VÍDEOCLIP | "Ai Margarida" - Camané


"Ai Margarida", é este o primeiro avanço para o álbum "Camané, O Melhor - 1995/2013" (EMI, 2013), que hoje chega às lojas.

Este trabalho reúne os grandes clássicos da sua carreira, desde o lançamento do primeiro álbum de originais de 1995, “Uma Noite De Fados, até ao mais recente “Do Amor E Dos Dias” de 2010.



www.facebook.com/pages/Caman%C3%A9-P%C3%A1gina-oficial/147366071981512

CICLO PREPARATÓRIO | "As Viúvas Não Temem A Morte"


O Ciclo Preparatório, grupo coral pop especial rural-chique delicodoce, formou-se em Março de 2012, no coreto do Jardim da Estrela e, pouco tempo depois, apresentou "Lena Del Rey", o seu primeiro single, incluído na colectânea Novos Talentos Fnac’12. Um ano depois, vêem ser editado o seu primeiro álbum através da editora Optimus Discos.

Com a Direcção Musical assegurada por Pedro de Tróia, "As viúvas não temem a Morte" já se encontra disponível para download legal e gratuito em www.optimusdiscos.pt e tem como single de apresentação "A Volta ao Mundo com a Lena d'Água", que conta com a voz da cantora portuguesa que muitos fez sonhar.

Alinhamento:

01. Mel de Jasmim

02. Lena del Rey

03. Deixem-nos Brincar em Paz

04. Casa da Lamarosa

05. A Volta ao Mundo com a Lena d’Água

06. Tradição

07. A Carpideira

08. Aos Deuses

VÍDEOCLIP | "Já Não Canto Essa Canção" - Miguel Gameiro


Chama-se "Já Não Canto Essa Canção" e é o single de avanço do segundo disco a solo de Miguel Gameiro - "11 Canções" (Farol, 2013). O disco chega hoje às lojas!



www.miguelgameiro.com

CARTAZ | Concerto

PEDRO E OS LOBOS "ATACAM" SESIMBRA

28/04/2013

VÍDEOCLIP | "Samba do Bairro" - Luiz Caracol


"Samba do Bairro", é este o primeiro vídeoclip para o mais recente trabalho de Luiz Caracol, "Devagar".

Luiz Caracol tem partilhado o palco e participado em vários projectos com alguns dos mais interessantes artistas lusófonos, como é o caso de Sara Tavares, Fernanda Abreu, Tito Paris ou Pierre Aderne.



www.facebook.com/caracol.luiz

MINTA & THE BROOK TROUT | "Olympia"


"Olympia" é o segundo trabalho de originais de Minta & The Brook Trout e chega três anos depoois do primeiro.

Francisca Cortesão na voz e guitarra, Mariano Ricardo na voz, baixo e ukelele, Manuel Dordio na guitarra eléctrica e lap steel e Nuno Pessoa na bateria e percussão, usaram esse tempo para escrever as dez canções que compõem este disco e para, com toda a calma do mundo encontrar a melhor forma de as vestir.

28 de Abril - Fnac Santa Catarina, Porto (16.00h)

SARA TAVARES E ANA MOURA | Festival Mawazine


Sara Tavares e Ana Moura, são as representantes portuguesas no Festival Mawazine, a decorrer em Rabat (Marrocos) de 24 de Maio a 1 de Junho. Sara Tavares e Ana Moura, atuam respetivamente, nos dias 27 e 29 de Maio!

+ Info:

CAROLINA DESLANDES | Lisboa


24 de Maio marca a apresentação de um espectáculo renovado de Carolina Deslandes, que resultará na fusão do seu primeiro álbum a solo – “Carolina Deslandes”, editado a 22 de Outubro de 2012 - com o projecto Undercover Sessions. A sala escolhida para esta apresentação é o carismático e acolhedor Santiago Alquimista, em Lisboa.

Carolina Deslandes é uma artista pop, com influências R&B e hip-hop. Nos seus temas, o piano acústico surge como um suporte fundamental à voz da Carolina.

ALA DOS NAMORADOS | Setúbal

DEAD COMBO + NORBERTO LOBO | Londres

27/04/2013

UHF CANAL MALDITO - 35 ANOS | RTP1


Hoje, a partir das 23.41h, a RTP1 transmite o documentário UHF Canal Maldito - 35 Anos, da autoria de Nuno Calado.

Com o primeiro concerto dado em 1978 os UHF são uma das bandas mais antigas sempre em atividade do rock nacional. Em 2013 comemoram 35 anos de carreira. Já em 2012 completam-se 30 anos desde a edição de dois discos importantes na carreira dos UHF, o miniálbum - "Estou de Passagem" - e o álbum - "Persona non Grata".

"A ideia não é fazer um documentário onde a banda seja endeusada, mas sim mostrar os muitos sucessos e alguns fracassos de um grupo que desde o seu início sempre foi de alguma forma marginalizado que nunca foi consensual mesmo nos momentos de sucesso inegável ou em momentos em que arriscaram e foram pioneiros como por exemplo no caso de - "No Jogo Da Noite - ao vivo em Almada" o primeiro álbum gravado ao vivo em Portugal por uma banda de rock.

O Canal Maldito , quer buscar igualmente as razões que levaram este lado marginal e pouco in, apesar de todo o sucesso da vida dos UHF em mais de 3 décadas."

MÁRCIA | "Casulo"


No dia 14 de Maio, Márcia, apresenta no Cinema São Jorge, em Lisboa o álbum "Casulo". O concerto de apresentação deste novo trabalho tem início agendado para as 21.00h.



www.facebook.com/marciaOficial

VÍDEOCLIP | "Aguardo" - Artmata


Com realização de Kiko Moreira e dos próprios Artmata, aqui está "Aguardo", o novo vídeoclip do grupo.

"Num momento em que todos nós, portugueses, nos debatemos com uma realidade que teima em não nos deixar sonhar, somos um povo "raptado" pela insegurança, pela austeridade, pela incerteza de um futuro, pela ganância dos que nos governam de dentro da sua redoma.

Aguardamos... esperamos pelo momento em que todas as vozes que gritam em direções diferentes se encontrem num só caminho, sem olhar a ideologias, um caminho onde a diferença e o debate sejam a chave!"



www.facebook.com/artmataa

PEIXE | "Apneia"

SWR BARROSELAS METALFEST XVI

26/04/2013

VÍDEOCLIP | "That Violin Lesson Sucks" - Dear Telephone


"That violin lesson sucks" é o primeiro duma série de vídeos que ilustram a nova viagem dos Dear Telephone: o seu primeiro longa-duração, "Taxi Ballad".

Concebidos como narrativas que se entrelaçam, celebrando o encontro com o interior de um edifício em particular, em diálogo com a luz, a geometria, recantos improváveis. Como se este lugar fosse indissociável da história de todos os seus hóspedes e a banda fosse um veículo para as descodificar e colorir.

Neste primeiro capítulo são os próprios Dear Telephone quem toma conta do espaço, carregando-o com personagens novas, presas na canção, ansiosas que a noite caia.



www.deartelephone.com

NINJA KORE | "Guerrilha Sonora"


Ninja Kore é um projecto de música multiartístico cuja plataforma principal é a produção de música electrónica. As músicas originais que apresentam são um reflexo das muitas inspirações que os movem.

 linhando o digital ao analógico, os instrumentos acústicos às máquinas, os Ninja Kore criaram a sua identidade carismática nos domínios do drum'n'bass e dubstep.

Para além da música, existe uma forte mensagem artística no background e um colectâneo de artistas das mais variadas artes que se juntam para trazer dimensão ao universo Ninja Kore.

Após terem vencido o concurso Live Act, no âmbito do Optimus Alive’12, os Ninja Kore foram convidados pela Optimus Discos para registarem alguns temas em estúdio. O resultado dessas gravações vai ser editado num EP, em Junho.

O primeiro single, “Guerrilha Sonora”, conta com a participação de um dos grandes nomes da música Portuguesa contemporânea, Carlos Nobre aka Pacman, ex-vocalista dos Da Weasel, música essa que deu nome ao EP, e que já está disponível para download gratuito em www.optimusdiscos.pt.

Os Ninja Kore são Bruno Mixtec (Produção / Programação), John Hektic (Produção / Programação), Vhati (Bateria / Percussão), Gantz (Piano / Teclado) e Viker (Guitarra ).

Agenda: 

27 de Abril - Vilamoura

28 de Abril - Semana Académica, Bragança

30 de Abril - Semana Académica, Castelo Branco

02 de Maio - Semana Académica, Guarda

www.facebook.com/ninjakore

INDIGNU | "Odyssea"


Indignu apresenta hoje "Odyssea". O sucessor de Fetus in fetu (2010), foi gravado e produzido em Viana do Castelo nos estúdios AMP com Paulo Miranda e masterizado por John Golden, nos Goldenmastering Studios em Ventura, Califórnia.

O quinteto barcelense dá agora à instrumentalidade uma nova força melódica, com paisagens sonoras renovadas, onde a palavra está sobretudo nos ouvidos de quem ouve. Este trabalho conta com um prólogo, cinco capítulos e um epílogo, funcionando em jeito de audio-livro.

"Onde as nuvens se cruzam", o Capítulo I da "Odyssea", é o avanço para o segundo longa-duração da banda. O tema foi retratado em videoclip numa comovente história pelo realizado Daniel Mota. O trabalho artístico desta viagem foi ilustrado pelo artista Mário Vitória. 

Alinhamento: 

01. prólogo
 
02. capítulo I (onde as nuvens se cruzam)
 
03. capítulo II (caravela na ponta dos dedos)
 
04. capítulo III (chovem pedras de fogo do céu)
 
05. capítulo IV (santa helena)
 
06. capítulo V (no fim ninguém quer trevas)
 
07. epílogo
 

CARTAZ | Concerto

INDIGNU + BIAROOZ + WAS AN OUTSIDER | Barcelos

25/04/2013

ISABEL VENTURA | Discurso Direto


"Encontro em Dois Momentos", é este o disco de estreia de Isabel Ventura. "O encontro com dois géneros musicais distintos unidos pelo jazz." É desta forma, que cantora caracteriza o seu primeiro disco, um "encontro" com alguns dos grandes clássicos do jazz e com outros tantos temas em português.

Portugal Rebelde - “Encontro em Dois Momentos”, foi este o nome escolhido para o seu disco de estreia. Que “momentos” quer partilhar com o público?

Isabel Ventura - Concerteza os "Dois Momentos" do meu "Encontro" que passa por uma escolha emocional constituida por quatro dos standards que me têm acompanhado desde sempre e uma escolha mais reflectida, mas igualmente sentida, que inclui temas de autores incontornáveis da nossa música, tais como Fausto, Sérgio Godinho, Rui Veloso e até Trovante. A par destes "momentos" há outros que lhe estão inevitávelmente associados e que naturalmente partilho nos concertos: boas energias, alegria, cumplicidade com os musicos e o público, uma série de emoções que me envolvem quando canto.

PR - ”Round Midnight” e “Summertine”, foram estes os temas que a conquistaram para as “viagens” pelo Jazz?

IV - Sim, pode dizer-se! " Round Midnight" de Monk foi o primeiro tema que aprendi quando me iniciei no jazz e que me conquistou imediatamente. "Summertime" de Gershwin é inevitável. É talvez um dos classicos mais tocados e versionados de sempre, mas demasiadamente belo e intenso para mim, obrigatorio por isso.

PR - Para além alguns dos grandes clássicos do jazz, podemos ouvir neste disco outros tantos temas em português assinados por nomes tão importantes como Fausto, Jorge Palma, Sérgio Godinho e Rui Veloso. A que se ficou a dever esta escolha?

IV - Já referi na questão anterior a razão da minha escolha, são nomes que vão ficar para sempre na história da música portuguesa e que foram, por isso, decisivos. Resolvi, em conjunto com o pianista Marco Figueiredo autor dos arranjos, não ficar só pelos clássicos americanos. Foi um “refreshing” e o acrescentar algo de novo a estes temas, dando-lhes uma roupagem jazzistica renovada.

PR - Dos temas, que escolheu para cantar em português, há alguma canção que a toque em particular? Porquê?

IV -  É-me dificil responder...todos são escolhas que me marcam por uma razão ou por outra, contudo ha dois temas a que posso chamar especiais : "Porque me Olhas Assim" de Fausto, pela melodia e letra sublime que nos fala de uma paixão arrebatadora. Um poema! "Balada da Rita" pela admiração enorme que tenho por Sérgio Godinho e pelo carinho por este tema em particular. 

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizaria este “Encontro em Dois Momentos”?

IV - O encontro com dois géneros musicais distintos unidos pelo jazz.

PR - No próximo dia 30 de Abril, dia internacional do Jazz, as canções deste disco vão ser apresentadas no Rivoli Teatro Municipal (Porto). Que “surpresas” estão a ser preparadas para este concerto?

IV - Vai ser um concerto fantástico! Para além dos quatro musicos que constituem o meu quarteto habitual : Marco Figueiredo ao piano, José Carlos Barbosa no contrabaixo e Michel Marques na bateria, vamos ter dois convidados que tambem participaram neste disco: Gileno Santana, Fluegel e Miguel Pedrosa na guitarra. Para além dos seis musicos em palco vai haver um momento muito bonito e especial com a bailarina Cátia Nicolau que vai coreografar dois temas. Um concerto a não perder! 

PR - Para terminar, por onde passa o seu futuro próximo?

IV - Para já quero divulgar ao máximo este meu primeiro trabalho e dá-lo a conhecer ao vivo nos concertos que irei realizar .


ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA | "Trova do Vento que Passa"


No dia em que a Revolução dos Cravos comemora o seu 39º aniversário, o Portugal Rebelde recorda pela voz de Adriano Correia de Oliveira, um dos hinos da resistência contra a ditadura - "Trova do Vento que Passa" - letra de Manuel Alegre e música de Alain Oulman.

VÍDEOCLIP | "Primeiro Dia" - Flávio Torres


Aqui está o "Primeiro Dia", um original de Sérgio Godinho, incluido no álbum "Pano Cru" (1978), que Flávio Torres, agora revisita numa interpretação minimalista.



www.facebook.com/flaviotorresmusica

CHARANGA | "T´acordar"


Depois do enorme sucesso da campanha de financiamento colectivo (www.massivemov.com/bordatu) a Charanga está a finalizar o seu primeiro álbum de originais para lançamento em breve. "T´acordar" é a primeira amostra deste trabalho.

A Charanga é um projecto de criação e performance musicais. Na era digital e cultura actual, o grupo usa computadores, beatboxes, sintetizadores, ferramentas virtuais e influências musicais globalizadas, mas também o tambor, a gaita-de-fole, o violino, a D. Ermelinda que canta a Moda da Ceifa e os adufes. 

O repertório é maioritariamente original, sendo complementado com variações, versões e deambulações inspiradas nas construções melódicas, harmónicas e rítmicas do cancioneiro popular português e galego.

HIGH FLYING BIRD | Agenda


Agenda:

01 de Maio - Fnac Algarve,17.00h

03 de Maio - Entrevista/showcase na Antena 3,15.40h

03 de Maio - Fnac Vasco da Gama, 18.30h

03 de Maio - Fnac Alfragide, 21.30h

04 de Maio - Fnac Colombo, 18.00h

05 de Maio - Fnac Almada, 17.00h

www.facebook.com/highflyingbird.brunolopes

BLIND ZERO | Hard Club

24/04/2013

VÍDEOCLIP | "Fica" - Tambor


Chama-se "Fica" e é, o terceiro single/vídeoclip para o álbum "Electro Pop" dos Tambor. O vídeo, com realização de Hélder Mendes, foi filmado em Lisboa e fará parte de um especial de longa duração sobre a carreira dos Tambor.

"Fica" é um tema de construção simples, que lentamente se insinua e nos conquista, pela melodia e pela voz de Alexandra Valentim.



www.facebook.com/tambormusic

ULTRALEVE | "Ultraleve"


O homónimo álbum de estreia dos Ultraleve vai ser editado no dia 20 de Maio, pela Universal Portugal. Depois de revelarem "A Chata", o primeiro single retirado do disco, os Ultraleve apresentam, agora, a capa do seu debute, ao mesmo tempo que se encontram a ultimar as gravações do teledisco de «Cabeça no Ar», a segunda amostra retirada de "Ultraleve".

Os Ultraleve tornaram-se, muito rapidamente, uma das mais faladas bandas da musica nacional e compreende-se porquê: ao unirem Nuno Figueiredo e Bruno Vasconcelos, respectivamente, elementos dos Virgem Suta e dos Pinto Ferreira, tornaram-se muito mais do que a soma das partes. Ou, como Nuno Markl escreveu, «a verdade é que destes dois universos nasceu um terceiro, diferente, com identidade própria, como quando se pegava em dois frascos dos velhos estojos de química e da mistura desses dois cristais coloridos se conseguia uma nova substância, efervescente e fumegante, capaz de pasmar».

Nos Ultraleve, a pop – a boa pop – é soberana. No entanto, para a descrição ficar completa, há que acrescentar o electro e o rock. Orgulhosamente portugueses, claro! «Mas para lá de todas as etiquetas e referências, o que eles são é os Ultraleve: com versos e observações retiradas das nossas vidas e/ou das da nossa vizinhança», acrescenta ainda Nuno Markl.

Preparem-se para uma das maiores surpresas da música portuguesa. E estejam prontos para começar a dançar!

JOÃO PAULO FELICIANO E LEE RANALDO | Porto


No próximo sábado dia 27 de Abril, pelas 16.00h, inauguram as exposições "The Amps" de João Paulo Feliciano e "Lost Highways" de Lee Ranaldo, na Galeria Pedro Oliveira, no Porto.

"The Amps" de João Paulo Feliciano baseia-se nos amplificadores que acompanham o artista ao longo da sua vida utilizando colagens através do recurso de fotografias, recortes e fotocópias.

 
"Lost Highways" de Lee Ranaldo baseia-se em desenhos de paisagens que foi fazendo no verão de 2012 ao longo da sua tour europeia e americana de apresentação do seu disco "Between The Times And The Tides".

Estas exposições estarão patentes até ao dia 8 de Junho!

ROCKASTRUS 2013


Já é conhecido o alinhamento para as quatro eliminatórias do Rockastrus 2013; a saber:

1ª eliminatória (04-05-2013)

Alfayate - Porto

FFORDD - Madrid

Daily Routine - Felgueiras

The Old Cash - Vila Real

2ª eliminatória (11-05-2013)

Morfina - Castelo Paiva

Soul Fiction - Viana Castelo

Black Sombrero - V.N.Gaia

Modern Jungleman - Aveiro

3ª eliminatória (18-05-2013)

Solar Corona - Barcelos

Circle Birth - Braga

CopyCat - Valença

Essencia Compulsiva - Ovar

4ª eliminatória (25-05-2013)

Okkur - Barcelos

El Coyote - Maia

Charlie Winchester - Porto

Rádio Estrada - Aveiro

Suplentes:

Hellcome

Persona

Madmen Corner

Mantra

MALdito

JOANA PRATA | Fábrica da Pólvora

CARTAZ | Concerto

23/04/2013

VÍDEOCLIP | "Fado do Contra" - Cuca Roseta


Chama-se "Fado do Contra" e é o primeiro single/vídeoclip retirado do novo álbum de Cuca Roseta, "Raíz". Com edição previst para o dia a 6 de Maio, "Raíz" foi produzido por Mário Barreiros e co-produção da fadista, e tem a particularidade de incluir, na sua maioria, fados escritos e compostos pela própria. 

A excepção acontece com algumas curiosidades como por exemplo, uma letra de José Avillez. Na gravação, entre outros, Cuca contou com a participação de Pedro Pinhal na viola de fado, Rodrigo Serrão no contrabaixo, tendo a mestria da guitarra portuguesa sido dividida por Bernardo Couto, Luís Guerreiro, Eurico Machado, José Manuel Neto e Bruno Costa.



www.cucaroseta.com

KATIA GUERREIRO EM CONCERTO


Uma das mais internacionais fadistas portuguesas, Katia Guerreiro abraçou o seu fado há 12 anos. Com 6 albúns editados, tem apresentado o Fado por todo o mundo, sendo aplaudida unanimemente pelo público, crítica e pares.

Em Janeiro de 2012 pisou, pela primeira vez, o mítico palco do Olympia, em Paris. Uma noite inesquecível num espectáculo pleno de emoções e registado em DVD a lançar brevemente no mercado nacional.

No dia 1 Junho, Katia Guerreiro revisita este momento único na sua carreira e partilha-o com o seu público no Grande Auditório do CCB,em Lisboa às 21.00h.

CAMANÉ | Lisboa

CLAUD | "Ministério do Amor"

MINTA & THE BROOK TROUT | Agenda

22/04/2013

BLIND ZERO | "Kill Drama"


A uma semana da edição de "Kill Drama", os Blind Zero antecipam em exclusivo no music box o sétimo álbum de originais. “Kill Drama” é, nas palavras da banda, “uma vingança perante tudo o que nos tem sido feito, enquanto país e um disco muito próximo da realidade onde escrevemos sobre as histórias das pessoas que nos rodeiam".

Gravado no estúdio Blackfox pelo produtor Nuno Espinheira, o novo álbum do grupo reflete a emoção, a espontaneidade e a eletricidade de um concerto resultando num disco rock como há muitos anos os Blind Zero já não gravavam. 

Editado pela Red Lemon Music - o selo criado pelo grupo e através do qual também lançaram o bem sucedido "Luna Park" - "Kill Drama" é uma "obra aberta" na qual os Blind Zero contam com a participação de 150 fãs que, a convite do grupo, gravaram coros para algumas músicas no Coliseu do Porto. Temas a que se juntam os já conhecidos singles "I See Desire" e "Down To The Wolves" e que poderão ser ouvidos, em primeira mão, no music box.

Depois de rodadas no music box, as músicas de "Kill Drama" vão poder ser ouvidas ao vivo, no concerto de apresentação que se realiza no Hard Club, dia 30 de Abril. Esta será a primeira vez que os Blind Zero vão tocar os temas novos, embora do alinhamento também façam parte alguns dos temas que marcaram o percurso de 19 anos do grupo. 

VÍDEOCLIP | "Brincar na Banheira" - Fúria do Açucar


"Brincar na Banheira", é este o vídeoclip/single de apresentação do álbum "A Fúria do Açucar Contra-Ataca" (Iplay, 2013) dos Fúria do Açucar. O vídeo É protagonizado por João Didelet e Laura Galvão. Juntos, na banheira!



www.myspace.com/afuriadoacucar

AUREA EM CONCERTO


Aurea actua no Casino de Tróia a 27 de Abril, pelas 22.30h. A cantora apresentará ao vivo o seu novo trabalho “Soul Notes”.

A intérprete de “Scratch my back” e “Nothing left to say’ está também confirmada para actuar na edição deste ano Rock in Rio (Rio de Janeiro).

A cantora actua no Palco Sunset no dia 15 de Setembro 2013. O alinhamento do Palco Sunset no dia 15 de Setembro é composto pelas seguintes actuações: George Benson + Ivan Lins; Kimbra + Olodum; Nando Reis + Samuel Rosa; Aurea + The Black Mamba.

MIGUEL GAMEIRO | "11 Canções"


Agenda:

26 de Abril - Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra (22.00h)

04 de Maio - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (21.30h)

/>