31/05/2010

PORTUGAL REBELDE | Destaques

Estes são alguns dos discos em destaque nas emissões do Portugal Rebelde. Emissão para acompanhar na Douro FM, todas as Quartas-feiras, a partir das 22.00h.

VÍDEOCLIP | "Whatever" - Bass-Off

"Whatever", é esta a primeira amostra para o álbum "Ohmónimo" dos Bass-Off. O vídeo é uma sátira aos dias que correm e foca-se num dos nossos mais improváveis sonhos, a chegada ao purgatório após a morte.

MAZGANI | "Song Of Distance"

Mazgani e os respectivos cúmplices recolheram-se no campo e, entre caminhos de cabras e olivais, montaram um estúdio improvisado.
Em cerca de dez dias gravaram "Song of Distance". Um trabalho despojado, que expõe uma voz que canta a solidão dos grandes amores, a falta, a queda e a urgência.
02 de Junho - Fnac GaiaShopping, 22.00h

ABZTRAQT SIR Q | "Extimolotion"

Estão à espera do fim do mundo? Ele já aconteceu e foi documentado pelos AbztraQt Sir Q numa obra genial - "Extimolotion".
Arquétipos musicais e culturais são explodidos sem misericórdia, restando uma música desafiante, inesperada e directa ao nervo.
Este segundo álbum proporciona uma viagem cosmopolita, com travos de krautcabaré pósrocket, algures entre a ibéria e o oriente.
Nu e cru, apenas canções que ferem até ao osso. Só alma a olhar o abismo. A descobrir no Fórum Fnac do MaShopping, no próximo dia 04 de Junho, a partir das 22.00h.

NERVO + ALUCINA

30/05/2010

AT FREDY´S HOUSE | "Lock Full Version"

Depois de grande ansiedade e espera At Freddy’s House, a banda do vocalista bracarense Fred, grava o seu álbum de estreia "Lock Full Version".
Com um resultado despreocupado e intenso, onde não existem conceitos standard, nem sonoridades rígidas.
É-nos possível apreciar um álbum de qualidade excepcional e faixas totalmente viciantes. A espera foi largamente compensada. O disco chega amanhã às lojas.

VÍDEOCLIP | "Soledad" - Amália Hoje

"Soledad", é este o vídeoclip para um dos três temas inéditos que acompanha o DVD/CD dos Amália Hoje ao vivo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

ZELIG | "Joyce Alive"

Depois de em 2009 participarem no álbum "Novos Talentos Fnac", com o tema "Supernoiva" e de em 2010 criarem a banda sonora original da curta metragem "Universo Mya" de Miguel Clara Vasconcelos, os Zelig editam agora o seu álbum de estreia, intitulado "Joyce Alive".
Formados no final de 2006, desenvolvem música original que, assim como o camaleão homónimo de Woddy Allen, se transfigura sb a influência da esfera que a envolve.
É nesse universo musical que se experimentam direcções que dão origem a um zig-zag sonoro onde tudo é possível.
Os Zelig jogam com o som, explorando as potencialidades dos instrumentos que utilizam, sem abdicar do espaço que lhes resta para serem realmente livres: o da criatividade musical.
O recurso a texturas experimentais e arranjos pouco convencionais são recorrentes na sua música.
Os Zelig são formados por Peixe (Ornatos Violeta e Pluto) na guitarra; Eduardo Silva (Pluto e Foge Foge Bandido) no contrabaixo; António Serginho (Foge Foge Bandido e Drumming) na marimba, vibrafone e outras percussões; Nico Tricot (Foge Foge Bandido) na flauta, teclados e percussão; José Marrucho na bateria.
O disco conta ainda com a presença de vários convidados e estará disponível nas lojas a partir de amanhã.

BLIND ZERO | "Luna Park"

Agenda:
31 de Maio - Fnac Santa Catarina, 18.00h
03 de Junho - Fnac Colombo, 17.00h
03 de Junho - Fnac LeiriaShopping, 21.30h
09 de Junho - Fnac Coimbra, 22.00h
10 de Junho - Fnac Braga, 22.00h
13 de Junho - Fnac GaiaShopping, 17.00h

FESTIVAL OUTSIDER

29/05/2010

PORTUGAL REBELDE | Podcast

Já está disponível para Podcast, a última emissão do Portugal Rebelde, com a participação dos Bass-Off.

DEAD COMBO EM DVD

Filmado ao vivo no São Luiz, Lisboa, nos dias 20 e 21 de Novembro de 2009, com realização de Daniel Neves, o DVD "Dead Combo & Royal Orquestra das Caveiras ao Vivo no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz", retrata dois concertos muito especiais do duo de Tó Trips (guitarras) e Pedro Gonçalves (contrabaixo e guitarras), concertos em que a dupla Dead Combo foi acompanhada pela Royal Orquestra das Caveiras: Ana Araújo (piano), João Cabrita (saxofones), João Marques (trompete e fliscórnio), Jorge Ribeiro (trombone) e Alexandre Frazão (bateria).
Este DVD tem distribuição da Universal Music Portugal e sai no dia 8 de Junho juntamente com o jornal "Público".

VÍDEOCLIP | "Tudo de Novo" - Klepht

"Tudo de Novo", é este o primeiro avanço para o segundo álbum dos Klepht - "Hipocondria" (Edição de Autor, 2010). O vídeo tem realização de Martim Condeixa.

GAZUA | Lisboa

CARTAZ | Concerto

28/05/2010

M-PEX | Douro IN

É hoje a apresentação oficial da colectânea "Portugal Rebelde". A partir das 22.00h, o Winebar Douro IN, em Peso da Régua, é o palco para a Festa do lançamento do CD "Portugal Rebelde".
M-Pex, é o músico convidado, para animar a noite do Portugal Rebelde. "Phado Mehnor", é um dos temas que irá apresentar no Douro IN.

POP DELL´ARTE | "Ritual Trandisco"

"Ritual Transdisco" é o primeiro single e o tema de abertura de "Contra Mundum", o novo álbum de originais dos Pop Dell'Arte.
Dentro da linha musical da banda, cruzando as influências artísticas mais diversas num resultado único e original, "Ritual Transdisco" foi construído a partir de um poema fonético de João Peste - em continuidade com outros poemas de Peste, também de inspiração dada e futurista, como Querelle, Rio Line ou Turin Welisa Strada.
Este single encontra-se disponível para download gratuito no blog e myspace da banda.

MARIA JOÃO | OndaJazz

RIAFEST | Faro

27/05/2010

TERRAKOTA | "World Massala"

2010 é um ano muito especial para os Terrakota. Pioneiros da multiculturalidade em Portugal, o grupo celebra 10 anos repletos de inúmeros encontros com outras culturas, cores e aromas.
Outro momento alto reservado para este ano é a edição do tão aguardado 4º álbum de originais, cujo ponto de partida é uma viagem à Índia, onde os Terrakota foram convidados a tocar, em Agosto de 2009, nos Himalayas, a 3.500 metros de altitude.
Estes 10 anos vão ser celebrados com um concerto especial no dia 9 de Junho no Cinema S. Jorge em Lisboa.
Aqui irão cruzar-se o passado e o futuro da banda: serão revisitados alguns dos melhores momentos da sua carreira e será aberta a janela sobre o seu próximo trabalho discográfico.
O primeiro single "World Massala" e respectivo vídeoclip serão conhecidos muito em breve. Trata-se de um delicioso groove punjabi reggae construído em cima duma ragga clássica indiana (rag Malkauns do mestre Gurugi Jamini Das).
No vídeoclip, seguimos a banda movendo-se de rickshaw (mototaxi) nas multi-povoadas ruas de Nova Delhi. Prova de que o Mundo é uma grande Massala!

A CARUMA

"Poderiam ser histórias exclusivas de Alfama ou de Santos, de Marvila ou Bairro Alto, mas não são.
Poderiam ser histórias exclusivas de amor engano, de paixão embuste, ou taberna madrugada, mas não são.
O território dos Caruma abrange imensas freguesias, e o seu universo é mais amplo que os motes que sugerem.
O português vernáculo, escolhido a dedo entre o rico léxico da nossa língua, é aqui irónico, reactivo, mordaz, insinuante, provocador, e materializa-se em temas como “Nossa Senhora do SIS”, “Diabetes com Chantilly”, “O vestido a Esvoaçar” ou “Estado Febril”.
Quem nos traz esta pop-marialva traçada a tinto fanfarra com tiques à Emir Kusturica sabe muito destas coisas, e está pronto a correr o risco que uma entrada a pés juntos acarreta!
Claro que não poderiam ser meninos imberbes (e muito menos de coro) quem nos brinda com tão lúcida e apurada iguaria artística.
A proposta chega de malta com sobejante currículo! Ora anotem: Rui Costa (Silence 4, Filarmónica Gil) no baixo; Carlos Martins (Umpletrue, The Clits, Annette Blade) na voz e guitarra; Pedro Santos (Silence 4, Filarmónica Gil) no piano e no euphonium; José Carlos (Dapunksportif, Umpletrue) na bateria; e ainda a emergente Ana Santo na voz secundária.
Com o disco homónimo pronto a sair numa editora de renome (gravado nos estúdios de Rui Veloso), os Caruma dão-nos o privilégio de acolher a sua estreia absoluta ao vivo, num Teatro Miguel Franco que certamente se engalanará para acolher esta aposta cirúrgica do Festival Fade In 2010. Esta malta vai dar muito que falar..." (Carlos Matos)

VÍDEOCLIP | "Extimolotion" - Abztraqt Sir Q

Aqui está o segundo videoclip dos AbztraQt Sir Q - “Extimolotion”, a faixa que dá o título ao segundo álbum da banda. Filmado por David Gonçalves e PZ Pimenta, o vídeo tem realização de PZ Pimenta.

FREUD&EU | Agenda

Agenda:
04 de Junho - Fnac Coimbra, 22.00h
05 de Junho - Fnac GaiaShopping, 22.00h
10 de Junho - Fnac Santa Catarina, 18.00h
11 de Junho - Fnac Viseu, 21.30h
12 de Junho - Fnac MarShopping, 22.00h
19 de Junho - Auditório CDGO Porto, 16.00h
26 de Junho - Fnac Guimarães, 21.30h
27 de Junho - Fnac Braga, 17.00h
02 de Julho - Fnac NorteShopping, 22.00h
www.myspace.com/freudeeu

CINTURA EM CONCERTO

INFECTED FEST

26/05/2010

OS DIAS DA RAIVA

"Os “Dias De Raiva” surgem porque assim estava escrito, apesar de nenhum de nós o saber de antemão.
Já faz algum tempo que tínhamos a vontade de fazer algo que nos levasse até há alguns anos atrás, quando o punk-hardcore, o metal e o thrash metal entraram nas nossas adolescências e mudaram as nossas vidas.
No final de 2009 as estrelas e planetas alinharam-se para que pudéssemos juntarmo-nos numa sala de ensaios e dar vazão a alguma raiva acumulada.
Na primeira vez que tocámos todos juntos, criámos dois temas e percebemos rapidamente que a coisa iria funcionar bem entre nós.
A música dos Dias De Raiva, como toda a música feita com a alma, de resto, vem da necessidade. Do prazer. E da necessidade, outra vez. Artística e sociocultural.
Os bebés choram e berram quando se sentem mal. Nós, um tudo nada maiorzitos, choramos por dentro e berramos para fora, na música que tocamos.
Ela é forte, rápida e directa. Gravámo-la em três dias, depois de uma dúzia de ensaios. É inevitável pensarmos nos meados dos anos oitenta e princípios de noventa quando ouvimos os temas do EP que agora sai para as ruas, mas atrevo-me a dizer que aqui se encontra algo de muito fresco. E em português, como não podia deixar de ser". (Carlão)
O EP editado pela Optimus Discos já está disponível para download gratuito no site www.optimusdiscos.com e também numa edição limitada a 500 cópias com venda exclusiva na Fnac.
Alinhamento:
01. Elogio da Raiva
02. Camarada Comunista
03. Amores de Liceu
04. Herança
05. Sem Moral
06. Dança dos Parvos
07. Gota

ANDRÉ INDIANA | "X-Glamour"

André Indiana está de volta com novo disco em 2010. Depois do grande sucesso do tema "Alone With You", em 2006, o artista portuense regressou a estúdio no final de 2009 para gravar o tão esperado 3º álbum da sua discografia.
"X-Glamour", é um registo de puro Rock, Funk e Soul pela mão de um dos músicos mais versáteis na música que se faz por cá. O tema "Best Behind" é a primeira grande aposta junto das rádios.

MIND DA GAP | "Não Pára"

"Não Pára", é este o segundo single retirado do álbum ”A Essência” dos Mind da Gap. Este tema conta com a participação especial de Valete.
www.myspace.com/minddagapoficial

RITA REDSHOES | "Ligths & Darks"

A cantora que surpreendeu o panorama musical em 2008 com o galardoado disco de estreia “Golden Era”, regressa agora com o seu segundo disco de originais: “Lights & Darks”, com lançamento marcado para o dia 14 de Junho.
“Lights & Darks”, composto na íntegra por Rita Redshoes, revela-nos uma artista mais matura, desprendida e directa nas suas canções, e que confirmam em definitivo Rita Redshoes como uma singer-songwriter de excepção.
De acordo com a artista, “Lights & Darks” foi “inspirado em sítios por onde passei nos últimos 10 meses e em livros que fui lendo ao longo deste mesmo período”.
Parte dessas inspirações foram retiradas das mais variadas áreas: na pintura, de ambientes e texturas do Renascimento; na literatura, de escritores como D. H. Lawrence, Albert Camus ou Florbela Espanca; e na música, de alguns compositores como Les Baxter, Henry Mancini ou Arthur Lyman.
“Lights & Darks” contou com a produção de Nelson Carvalho, também produtor de “Golden Era” e de Rita Redshoes, sendo composto por 14 temas.
O tema de abertura do album é “Captain Of My Soul” – o primeiro single retirado de “Lights & Darks” e já a rodar nas rádios nacionais.
Ao nível das presenças nos créditos de “Lights & Darks”, de destacar, Filipe Cunha Monteiro nas guitarras e no baixo (companheiro de Rita desde o grupo onde debutou - Atomic Bees) e Rui Freire na bateria e percussões, que em conjunto com Rita Redshoes asseguraram a instrumentação base do disco. Depois, uma extensa lista de convidados como Dana Colley, o saxofonista da mítica banda Morphine no tema “One Cold Day”; Pedro Gonçalves (Dead Combo) no contrabaixo em quatro temas do álbum; as guitarras de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Ricardo Fiel (ex-Phase, David Fonseca) em “One Cold Day”; Paulo Borges, músico da banda de Rita, no piano em “It’s A Honeymoon” e “Marching In This Life”; e ainda José Pino, guitarrista que iniciou a sua carreira nos anos 60, membro dos grupos “Conjunto Mistério” (os Shadows portugueses) e “The Blue Jeans Band”, em “It’s A Honeymoon”.
Sob este conceito “Lights & Darks”, Rita Redshoes convidou ainda alguns criativos das mais variadas áreas da imagem com quem ao longo da sua carreira se tem cruzado artisticamente para a elaboração de curtas-metragens em torno dos temas deste disco.
O resultado é o DVD que integra a Special Edition “Thirteen Films About Lights & Darks” e que conta com criações de Bruno Pereira, Unit Collective, José Manuel Abrantes, João Pedro Moreira, David Fonseca, Paulo Furtado, Filipe Cunha Monteiro, Joana Faria/Quioto, Pedro Maia, The Question Mark, Augusto Brázio, André Cepeda e também da própria Rita Redshoes.
“Lights & Darks” será editado no dia 14 de Junho nos seguintes formatos: Special Edition – digipack CD + DVD “Thirteen Films About Lights & Darks” (exclusivo FNAC); Standard Edition – digipack CD, Special Digital Edition – digital booklet completo 16 páginas + 14 temas (exclusivo Itunes) e Digital Edition – 14 temas.
Os compradores destas edições terão ainda a possibilidade de efectuar o download de um tema extra no site da artista.
Entretanto, entre os dias 26 de Maio e 10 de Junho, decorre em www.fnac.pt e nas lojas FNAC, a pré-venda de “Lights & Darks” Special Edition com a oferta do vinil “Lights & Darks” (180 gr) e o download gratuito e imediato do single “Captain Of My Soul” numa parceria Fnac/MyWay.
www.myspace.com/ritaredshoes

ALTO! | Agenda

25/05/2010

PORTUGAL REBELDE | Douro FM

Contarolando e Bass-Off, são os projectos em destaque na emissão de amanhã do Portugal Rebelde. Emissão para acompanhar na Douro FM, a partir das 22.00h.

MARIA CLEMENTINA

“Veio a Maria Clementina” é o single debutante dos Maria Clementina. A música é inspirada numa das muitas aventuras e desventuras de Maria Clementina, mais precisamente naquela que conta a história de alguém que contratou 3 vilões para capturar a Maria Clementina, vilões esses que acabaram capturados pelos seus encantos.
A canção conta a experiência da alteração da má natureza destes malfeitores que, na presença da Maria Clementina, se tornam incapazes de lhe resistir e praticar o mal.
A Maria Clementina é apresentada como alguém capaz de desfazer os males do mundo da mesma maneira que só uma bebida fresca é capaz de fulminar a mais atroz das sedes.
Para ouvir basta aceder ao MySpace da banda em www.myspace.com/mclementina ou estar atento às estações de rádio. A melodia fica no ouvido e promete fazê-lo assobiar durante todo o Verão.
Frescos, doces e sumarentos, os Maria Clementina prometem ser o projecto musical sensação deste Verão.
Composto por 4 alter-egos de 4 músicos famosos da cena musical nacional (que não querem, porque não querem dizer quem são), os Maria Clementina têm perante a música uma atitude inconformada e descontraída.
Raquel Menina (voz), Juca Pavico (guitarra, piano e voz), Enrique Mita (banjo, baixo e voz) e Manuel de Malta (bateria, theremin, arranjos e outros) são os elementos desta banda responsável por uma obra, para já, tão pequena em extensão como grande em originalidade, irreverência e frescura.
O objectivo do colectivo é o de criar um projecto musical paralelo que aborda a música pop de uma forma leve, fresca e descomprometida na esperança de alcançar com, pelo menos, um dos temas o epíteto de Hit de Verão.
Com um estilo que não hesitam de classificar como ruralo-pop-inconformado, o primeiro
single dos Maria Clementina, “Veio a Maria Clementina” é um prenúncio de algo muito maior.
Para meados de Junho está prometido um EP que com toda a certeza irá surpreender.

CONTAROLANDO

O primeiro trabalho discográfico do projecto Contarolando encontra-se desde ontem nas lojas.
De nome homónimo o disco conta com 12 músicas e um conjunto de ilustrações alusivas a esses mesmos temas. O disco foi produzido por João Filipe e Rui Ferreira e masterizado por Mário Barreiros.
"Contarolando" apresenta-se como um projecto musical de cariz pedagógico e de essência tradicional.
Desta forma o conto associa-se ao canto num entrosamento musical e poético perfeito, sendo o lado moral das lendas que fazem parte das festividades mais abordadas na escola o objecto pedagógico principal.
As letras são, na sua grande maioria, desenvolvidas em torno de festividades como o “Halloween”, o “Dia de S. Martinho”, o Natal e o Carnaval.
Os temas que apresentam estão divididos em duas partes: uma constituída por cinco temas cantados, e outra por cinco temas instrumentais.
A composição e estrutura musical são pensadas, não para facilitar a apreciação de um público-alvo, mas sim para que este procure o desafio da sua compreensão e assim a possa aplicar de uma forma pedagógica.

HUMUS

A BETA MOVEMENT | Porto

CARTAZ | Concerto

24/05/2010

MC JIHAD

O álbum de MC Jihad chegou hoje às lojas. Criado por João Roquette (Preto), MC Jihad promove uma análise despreocupada da dialéctica terrorismo-anti-terrorismo.
Os dois lados da questão são atacados sem misericórdia por acordos lunáticos, beats traumáticos, e letras inspiradas em pleno clima de guerra.
O disco conta com a participação de PZ Pimenta, Kalaf, Beatrice Brown, Nanu, Zé Nando Pimenta entre outros. Uma bomba feita em casa!
Produzido, gravado e misturado por João Roquette com a colaboração de PZ Pimenta, o disco foi masterizado por Zé Nando Pimenta nos estúdios Meifumado.

SUPER BOCK SUPER ROCK | Sesimbra

Os Godmen, Malcontent e os Stereo Parks são os grandes vencedores do concurso Super Bock Super Rock Preload e, por isso, acabam de integrar o cartaz do 16.º Super Bock Super Bock, que vai decorrer na Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco, de 16 a 18 de Julho.
Os primeiros a subir ao palco serão os Godmen no dia 16, seguindo-se os Malcontent no dia 17 e no dia 18 os Stereo Parks.
Nesses dias, as três bandas portuguesas terão a oportunidade de partilhar o palco deste grande festival de Verão com grandes nomes do panorama musical actual, como os Pet Shop Boys, Keane, Hot Chip, The National ou Empire o f the Sun, entre tantos outros já confirmados.
A decisão do júri foi conhecida ontem à noite, num espectáculo que decorreu no MusicBox, em Lisboa.
O potencial, a musicalidade, o estilo, a qualidade, a presença em palco e a adequação ao cartaz do Super Bock Super Rock foram os critérios para seleccionar estes novos talentos da música nacional. De referir que, pela primeira vez, as dez bandas finalistas no concurso actuaram ao vivo, perante o público e o júri.
O júri, composto por Zé Pedro dos Xutos & Pontapés, Alex Cortez do MusicBox, Jwana Godinho da Música no Coração e Miguel Araújo, Ricardo Silva e Patrícia Lima, pela marca Super Bock, foi unânime ao escolher os Godmen, os Malcontent e os Stereo Parks como as três bandas vencedoras da 6.ª edição do concurso.
A presença da marca de cerveja da Unicer na música revela-se uma aposta forte e constante, ano após ano, sendo o grande projecto, o Super Bock Super Rock, o único festival de música do país que se realiza há 16 anos, sucessivamente.
O apoio da Super Bock a este universo estende-se à procura de novos talentos nacionais, através deste concurso, e aos grandes momentos da música em Portugal, já que dá o nome a três festivais e patrocina, anualmente, centenas de iniciativas, eventos e concertos.
Godmen é uma banda de rock alternativo fundada no ano de 2008 no Porto, Portugal. A sua música é inspirada no rock alternativo, no punk rock, no prog rock, no new wave, mas também se encontram outras influências, desde a melancolia de um fado até aos ritmos progressivos contemporâneos.
A sua formação consiste nos seguintes membros Márcio Costa – voz, guitarra e teclados -, Luís Sá – baixo -, Jorge Santos – bateria.
Formados em 2007, Malcontent fazem uma aposta no denominado indie/noise-rock, no qual a distorção das guitarras assume uma posição dominante.
Os malcontent não abdicam, contudo, de um complemento electrónico, o que confere ao projecto uma sonoridade diversificada. Desengane-se, contudo, quem esperar apenas um turbilhão de sons agressivos e sem aparente sentido.
Os malcontent produzem canções envoltas numa barreira sónica que, no entanto, não retira a sua exuberância melódica. Sérgio Costa (voz e guitarra) André Couto, (baixo), Edgar Moreira (samplers) e Filipe Pereira (bateria) são os elementos da banda.
Stereo Parksa, a banda começou a formar-se nos finais de 2007, inicialmente pelos dois guitarristas (João Taborda e Manuel Leonardo) – que começaram a criar algumas ideias e a tocar juntos. Logo depois, juntou-se o baterista (Filipe Ferreira), através da escola de música na qual ambos os guitarristas treinavam – e as músicas começaram a surgir.
O baixista (Nuno Henriques), juntou-se á banda pouco tempo depois, tal como o vocalista (Gonçalo Teixeira).
Da participação no concurso de bandas no “Angel’s” bar em Carcavelos, patrocinado pela “Music Factory”, os Stereo Parks conseguiram o terceiro lugar destacando-se da pré-selecção de 56 bandas e das 16 que participaram.

FINGERTIPS | "Simple Words"

"Simple Words", é a primeira gravação discográfica dos Fingertips com a nova vocalista Joana.
"Simple Words" é uma balada dirigida pela voz doce e sensual da Joana, com uma melodia ternurenta a fazer diálogos permanentes com o piano.
Um solo de guitarra marcado por memórias de outras décadas corta os refrões delicados, cinematográficos mas arrebatadores.
www.thefingertips.com

MÓNICA FERRAZ | "Go Go Go"

Mónica Ferraz, a voz dos Mesa, estreia-se este ano a solo!
"Start Stop" é o disco que apresenta Mónica Ferraz num registo completamente diferente do que nos vem habituando há já cerca de 10 anos, enquanto vocalista dos Mesa.
Cantado em inglês e em ambiências entre o Rock, a Pop e a Soul, a artista surpreende com a maturidade das letras, da composição musical e, claro está, da sua magnífica interpretação.
Tendo já sido reconhecida como uma das novas grandes vozes da música nacional, Mónica Ferraz apresenta o seu primeiro single "Go Go Go", já com grande aceitação por parte da crítica e do público.
"Go Go Go ", está disponível para audição, AQUI.

GLOBOS DE OURO

Amália Hoje, Ana Moura e Xutos & Pontapés, foram os grandes vencedores da última noite dos Globos de Ouro, na categoria Música.
"Gaivota", foi a canção do ano; Ana Moura a melhor intérprete indvidual e os Xutos & Pontapés, eleitos o melhor grupo.

CARTAZ | Concerto

23/05/2010

FEROMONA | "Desoliúde"

"Isto podia vir crivadinho de citações do Heidegger sobre a autenticidade e inautenticidade do dasein. Podia vir e não vem. Reparem na subtileza do “e”... Qualquer selvagem tosco escreveria “mas” – e lá era mais um a cair de borco no lameiro do que não é.
Raio de mania, a dos pares de opostos – quando não há opostos. Nem pares. E isto agora podia vir crivadinho de citações do Lacan, aspas, itálicos e notas de rodapé. Podia vir e não vem.
Podia vir – e para quê? Alicerces de uma esperteza estrangeira para os prédios de Alfama, com barriga e sem? Aqui, aqui ainda cresce o cabelo à santinha de Arcozelo.
Argumente-se, pois, sem muletas; argumente-se miraculado: há muito manco que gosta de jogar à bola. O que vem, o que aí vem, não traz muletas. Traz uma mão-cheia de rebuçados e uma máquina de sulfatar com estricnina. E não manqueja.
O que vem, o que vem aí, são formas físicas visíveis por debaixo da roupa – e sem interiores, com sombras húmidas e despudoradas. Pouca vergonha, felizmente.
Quem já ouviu, diz que é uma espécie de festa debochada no Posto de Comando das Forças Armadas – ou três indivíduos de gabardine nas cercanias de um parque infantil. Ou de um centro de dia. E isto é bom. É justo e é bom.
O que aí vem, pois que vem, é Feromona. Da boa. Caseira! Com cheiro a corpo, ao cheiro que o corpo deixa aqui e ali, à procura. Estranhamente, ou não, cheira também a uma outra qualquer coisa intemporal e recorrente, como lanches de pão com manteiga e leite com chocolate. Resulta.
Já os antigos diziam que era a feromona que trazia isto tudo entregue aos bichos. E agora a Feromona é a seta grande e bem desenhada que, num moderno powerpoint, nos mostra a parede em que esbarramos.
Os bichos riem, nós esfacelamos a testa e juramos pelas alminhas que sim, que vemos o sangue a pingar-nos do sobrolho, que está ali a parede e batemos nela, por destino ou desforço.
Manhosa como só ela, a Feromona, ao segundo clique, é também a segunda seta, grande e bem desenhada, que aponta para a legenda “É cartão, ó estúpido!”. Nem tão pouco tabique; é mesmo só cartão. É brincar aos filmes de isto ser como nos filmes.
O que vem aí, e vem mesmo, são três fulanos a levantar as saias à verdade e a fazer canções que contam o que lá está. Depois de “Uma Vida a Direito”, a Feromona como que pegou n’O Verbo Escuro, de Pascoaes, (sim, este pretende ser o texto mais pretensioso alguma vez escrito sobre um disco) e compenetrou-se de que “A natureza abomina a linha recta.”
Quem já ouviu, diz que é como uma maçã Bravo de Esmolfe, só que de enxerto novo; tem sumo e arranha a garganta – ou um UMM kitado, desabrido Vasco da Gama afora. E isto é bom. É justo e é bom.
É que o que vem, que está mesmo aí a chegar, é o segundo álbum da Feromona, amadurecido em cascos de calvário - voluntarista, claro; dois anos a tocar o bem sem olhar a quem – e marcha que é uma beleza.
Quem já ouviu diz que é mesmo assim: o que aí vem é um disco que nos arranca aquele meio-riso nervoso de quem percebe ‘qu’isto é muita bom’ quando já era essa a expectativa.
Não há surpresa maior que a de confirmarmos que até cidadãos ordinários como vocês, podem, esparsamente, ter razão.
Ela quer, o homem sua, a Feromona nasce – e é uma sorte do caraças que ela venha engarrafada em rodelas de plástico, a preço módico, que se podem ouvir naqueles lasers pequeninos que não dão para operações à próstata. E vem aí. Chega antes do TGV". (Paulo Lopes Graça)

A NAIFA | Guimarães

Depois de um ano de luto, A Naifa regressa aos palcos e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe no próximo dia 28 de Maio, às 22.00h, um dos concertos da tournée nacional que marca o regresso da banda.
A vontade de continuar a fazer música sobrepôs-se à dor da perda de João Aguardela (baixista e principal compositor do projecto, que faleceu em Janeiro de 2009), e uma nova Naifa nasceu no espectáculo de homenagem realizado no Centro Cultural de Belém, em Novembro do ano passado.
Luis Varatojo e Maria Antónia Mendes têm agora a companhia de Sandra Baptista no baixo e Samuel Palitos na bateria, para lançar de novo à terra a semente que já deu frutos.
O reencontro com o público acontece neste mês de Maio, numa tournée nacional que será acompanhada pelo lançamento de um livro/DVD biográfico dos primeiros quatro anos de carreira do grupo.
O livro intitulado “Esta depressão que me anima”, retrata o universo d’ A Naifa, visto de dentro e de fora, os poemas que deram origem às canções dos três discos e as obras gráficas que fizeram as capas; fotografias de mais de uma centena de espectáculos e os testemunhos do público que, em muitos casos, criou com a banda laços afectivos que se prolongaram muito para além do momento dos concertos.
O DVD contém um filme/concerto, gravado na digressão 2008, e um documentário produzido em 2006.
A Naifa nasceu em 2004 através da união de esforços de João Aguardela e Luis Varatojo, músicos com raízes na pop portuguesa dos anos 80 e 90, aos quais se juntou uma nova voz, Maria Antónia Mendes.
Em cinco anos de existência, A Naifa editou três discos de originais e realizou mais de cem espectáculos dentro e fora de Portugal.
Naifa criou um repertório totalmente original, onde as canções, escritas a partir de textos de novos poetas portugueses, e compostas com base em referências da música de raiz portuguesa, organizadas à luz dos códigos de uma estética pós punk/minimal lhe conferem uma forte identidade e uma presença ímpar no meio músical nacional.
Os bilhetes para o concerto encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor, no site da Internet em www.ccvf.pt e em todas as lojas Fnac.

RODRIGO LEÃO & CINEMA ENSEMBLE

Rodrigo Leão inicia na próxima semana uma Tour Europeia para apresentar o seu mais recente trabalho, "A Mãe" em Londres, Milão e Paris.
Inglaterra, Itália e França são alguns dos países que ultimamente editaram este álbum, estando para breve as edições na Bélgica e na Alemanhã.
A crítica europeia tem sido muito favorável, tecendo rasgados elogios ao álbum e ao trabalho de Rodrigo Leão e da sua banda.
Agenda:
25 de Maio - Londres, Barbican
26 de Maio - Milão, Teatro Dell' Arte
28 de Maio - Paris, Café de la Dance

AMÁLIA HOJE EM DVD

22/05/2010

PORTUGAL REBELDE | Douro IN

No próximo dia 28 de Maio é apresentada oficialmente a colectânea "Portugal Rebelde", um CD com 12 projectos da nova música portuguesa.
Este evento está agendado pra o Winebar Douro IN, em Peso da Régua, a partir das 22.00h. M-Pex, é o músico convidado para "animar" o lançamento desta colectânea.

XUTOS & PONTAPÉS | "Estádio do Restelo 09"

O DVD ao vivo "Estádio do Restelo - 2009", dos Xutos & Pontapés, é editado pela banda, com distribuição da Universal Music Portugal, no dia 31 de Maio.
Nesse mesmo dia, às 19.00h, haverá a oportunidade de assistir à sua projecção em écrã gigante, com um visionamento do DVD - que contará com a presença da banda - a decorrer numa das salas de cinema do El Corte Inglês/UCI.
Realizado por José Pinheiro e gravado durante o concerto comemorativo do 30º aniversário dos Xutos & Pontapés, ao qual assistiram mais de 30 mil fãs, este DVD estará disponível em duas versões: uma edição que inclui um duplo-DVD - um com a gravação do concerto, num total de 32 canções, e um segundo com extras ("Making of", "Time lapse" e fotos) - e uma edição especial que ao duplo-DVD junta um duplo-CD audio com o mesmo alinhamento do DVD.
O DVD (e o CD audio) incluem os temas "Não Sou o Único", "Mundo ao Contrário", "Conta-me Histórias", "Gritos Mudos", "Jogo do Empurra", "Enquanto a Noite Cai", "Remar, Remar", "O Que Foi Não Volta a Ser", "Pêndulo", "Homem do Leme", "Esta Cidade", "Circo de Feras", "À Minha Maneira", entre muitos outros, afinal são quase 3 horas de música!
Neste concerto, os Xutos & Pontapés tiveram como convidados Camané, Pacman (Da Weasel), Pedro Gonçalves (Dead Combo) e Manuel Paulo. E são estes os convidados que devem estar presentes na próxima grande produção da banda, a 26 de Junho na arena de Évora.

VÍDEOCLIP | "The One" - Johnwaynes

"The One" é um dos temas que faz parte do último EP dos aveirenses Johnwaynes. "What is All About" é o título do EP editado pela Optimus Discos e que apresenta ainda mais quatro temas.
Aqui fica o vídeoclip para "The One".

STRËAM | "Follow The Stream"

Depois da passagem pelos palcos da cadeia de Lojas Fnac de Lisboa, Viseu e Porto, bem como pelo Teatro de Vila Real e no Plano B no Porto, os Strëam voltam aos palcos açorianos.
É já no próximo dia 29 de Maio pelas 22.00 h nas Portas do Mar em Ponta Delgada, espectáculo integrado nas comemorações do encerramento dos Jogos das Ilhas que este ano se realiza nos Açores.
O espectáculo servirá de apresentação do álbum de estreia "Follow the stream", a abrir o espectáculo estarão os portuense Be-Dom.
A história da banda... dos Açores para o mundo. Em 2002, a vitória num concurso de bandas local, na ilha Terceira, deu aos Strëam um importante primeiro empurrão.
A tournée que se seguiu fez com que fossem conquistando o reconhecimento do público e levou-os pela primeira vez para fora do arquipélago com uma actuação na Fnac do Porto.
Passados 4 anos, os Strëam voltam à Cidade Invicta com novas canções e mais experiência na bagagem para registar nos IM Studios alguns temas com o produtor Ivo Magalhães.
Dessas gravações sai o single “An other story” que, em finais de 2006, catapulta os Strëam da ilha Terceira directamente para o mundo.
A música faz sucesso na Austrália onde escala o Top 40 da World Indie Countdown, que regista as músicas mais passadas na rádio, até ao 16º lugar.Um sucesso inesperado que gerou interesse nacional pela banda açoriana.
No início de 2008, o single dos Strëam continua a abrir caminho no mercado norte-americano com “An other story” a marcar presença na banda sonora do mais recente filme do comediante Tom Green, Shred, que relata as desventuras de dois snowboarders profissionais em fim de carreira.

LA CHANSON NOIRE

VOID CREATIONS APRESENTA

21/05/2010

PORTUGAL REBELDE | Podcast

Já está disponível para download gratuito e legal, a última emissão do Portugal Rebelde, com a participação de Ronaldo Fonseca, a voz dos Peixe:Avião.

:PAPERCUTZ | "Lylac (Helios rmix)"

Os :papercutz têm o novo álbum de remisturas "Do outro lado do espelho (Lylac ambient reworks)" em pré-venda, com lançamento oficial a 24 Maio pela Inglesa Audiobulb Records.
O tema de avanço "Lylac (Helios remix)", que pode ser ouvido e descarregado do site do grupo, é da responsabilidade do Americano Keith Kenniff (Helios) cujo álbum "Eingya" foi considerado um dos melhores do ano na categoria electrónica instrumental.

Aqui fica o vídeoclip para o tema "Lylac (Helios Remix)".

ROCK N´A VILA | Vila de Rei

AMAI(O) PORTUGUÊS

20/05/2010

RITA REDSHOES | Peso da Régua

Rita Redshoes, sente amanhã o "Peso" da Régua, na Festa do Vinho e Produtos Regionais. O concerto está agendado para o Parque Multiusos de Peso da Régua, a partir das 22.00h.

DAVID FONSECA | "Between Waves"

É já hoje que se dá o aguardado regresso de David Fonseca a território espanhol.
Assim, começa hoje mais uma tournée Ibérica que levará o músico a percorrer no espaço de uma semana a zona da Galiza (Pontevedra e Santiago de Compostela) e Catalunha (Barcelona) e Madrid, com uma passagem pelo meio em, Portugal (Vagos).
Recorde-se que no passado dia 11 de Maio “Between Waves”, o mais recente disco de David Fonseca, foi editado pela Universal Music Espanha.
Lembramos que a presença de David Fonseca no mercado espanhol acontece depois do sucesso assinalável atingido com a edição de “Dreams in Colour” e com os concertos realizados em 2008 e 2009 em Madrid, Barcelona e Terrassa, bem como as primeiras partes da tour que os ingleses Keane realizaram em Espanha.
A confirmar a boa receptividade por parte do público e media espanhóis, David Fonseca estenderá esta mini-tour à Galiza sem esquecer Madrid e Barcelona.
Agenda:
20 de Maio - Pontevedra (Sala Karma)
21 de Maio - Santiago de Compostela (Sala Capitol)
26 de Maio - Barcelona (Sala Bikini)
27 de Maio - Madrid (Sala Caracol)
Entretanto, também por Portugal a “Between Waves Tour” não pára:
23 de Maio - Vagos/Festas do Concelho (23.00h)
Os memoráveis concertos do Coliseu fazem antever algumas novidades para estas novas datas, com concertos ainda mais eléctricos e contagiantes.
/>